domingo, 31 de março de 2013

ESBOÇO DE PREGAÇÃO: NINGUÉM ESTAR LONGE DEMAIS



TEMA: NINGUÉM ESTAR LONGE DEMAIS
TEXTO: Lc 19.1-10

TRANSIÇÃO: Qual é o alcance do amor de Deus? João 3.16 nos diz “porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. O alcance do amor de Deus é o mundo.

EXORDIA: Não importa quão alto ou quão baixo uma pessoa está ou pensa estar, o amor Deus em Cristo Jesus é capaz de alcançá-lo.

INTRODUÇÃO: De um lado, há pessoas que se acham tão boas que nem imaginam que precisam de salvação; de outro lado, há pessoas tão assumidamente más que ninguém acredita que podem ser salvas, nem eles mesmas.

1.     QUEM ERA ZAQUEU?
a)     Zaqueu do gr. puro. Era um homem rico de Jericó, judeu e chefe dos coletores de impostos (Lc 19.2).
b)    Zaqueu como todos os coletores de impostos tinham dificuldades de relacionamento com as pessoas, era chamado de pecador.

2.     QUANDO ELE ESTAVA LÁ NO ALTO:
a)     Muitas pessoas têm subido em arvores para ver Jesus, mas o que isso significa:
·        Zaqueu não subiu naquela arvore para ser discípulo de Jesus.
(Os discípulos andavam ao lado de Jesus).
·        Zaqueu pretendia dar uma olhada para matar a curiosidade.
·        A fama de Jesus era tão grande que Zaqueu queria pelo menos ter visto o homem de quem tanto era falado na época.

3.     UMA GRANDE DIFERENÇA.
a)     Jesus era acompanhado por uma grande multidão, mas ninguém na multidão chamou a atenção de Jesus.
b)    Existe uma grande multidão de pessoas que precisam entender que mesmo estando ao lado de Jesus precisam assumir a condição de pecadores.
c)     Havia pessoas que se achavam mais santos do que Zaqueu.
d)    Zaqueu no meio de um grande fluxo de pessoas que passavam por aquele caminho foi o único que chama a atenção do mestre.

4.     O QUE ZAQUEU PRECISAVA?
a)     Zaqueu não precisava de dinheiro, ele era rico (Lc 19.2).
b)    Zaqueu não queria uma cura ou milagre, ele não estava doente.
(repare que ele subiu numa arvore, uma pessoa muito doente não faria isso).
c)     Zaqueu também não estava possesso por demônios.
d)    A bíblia também não diz que Zaqueu tinha problemas com a família.

5.     QUANDO ZAQUEU DESCEU:
a)     Zaqueu desceu convidado para ir para sua própria casa com Jesus (Lc 19.5)
b)    Foi o primeiro encontro e Jesus o chamou pelo próprio nome (Lc 19.5), Jesus nos conhece muito bem.
c)     O plano de Deus na vida de Zaqueu começa quando ele atendeu o chamado de Jesus.
·        Zaqueu poderia ter recusado o convite.
·        Zaqueu poderia ter ignorado.
·        Mas a resposta de Zaqueu foi imediata e com alegria (Lc 19.6).

6.     NA SUA CASA:
a)     Zaqueu o recebe com alegria (Lc 19.6), como você recebe um hospede?
b)    Zaqueu se arrepende dos seus pecados (Lc 19.8).
c)     Jesus lhe perdoa os pecados e lhe garante salvação (Lc 19.9,10)

CONCLUSÃO: O que Zaqueu precisava era de um encontro com Deus para mudar a sua vida e lhe trazer salvação e isso o dinheiro não pode fazer somente Jesus.

sábado, 30 de março de 2013

ESTUDO VIDA CRISTÃ: FÉ, SANTIDADE E EQUILIBRIO NA CARREIRA PROPOSTA.


 
TEMA: VIDA CRISTÃ: FÉ, SANTIDADE E EQUILIBRIO NA CARREIRA PROPOSTA.
TEXTO: Hb 12.1,2

INTRODUÇÃO: A principal marca da Igreja ou do povo de Deus é a SANTIDADE. A Igreja é a comunidade dos "santificados em Cristo", daqueles que foram chamados para uma vida de santificação. Cada cristão é um "santificado" que precisa crescer em santificação 1Co 1.1,2
O desprezo à santificação é a causa de todos os problemas espirituais da igreja, ontem e hoje. Escândalos sexuais, soberba, glutonaria, embriaguez, falta de compromisso com as coisas espirituais são apenas sintomas da ausência de santificação. Infelizmente, há, hoje, um grande desprezo com a prática da santificação. Buscamos soluções carnais, para problemas espirituais. Queremos resolver o problema do pecado com conversas fúteis, com estratégias de comunicação, com dinâmicas de grupo, com programas de entretenimento. Se há desprezo com a santificação, à causa do problema está identificado: "Porquanto Deus não nos chamou para a impureza e sim para a santificação. Desse modo, quem rejeita estas cousas não rejeita o homem e sim a Deus, que também vos dá o seu Espírito Santo" (1Ts 4.7-8).

Gostaria de destacar quatro aspectos bíblicos da doutrina da santificação.

Primeiro: santificação significa "separação".
O conceito bíblico de santidade é simples e inquestionável: santificação = separação. Este termo aparece pela primeira vez na Bíblia, em Êxodo 3.5: "Deus continuou: não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa". A expressão "terra santa" significa "terra separada", isto é, o que faz daquele espaço ser santo é a presença de Deus. O que faz a diferença entre o povo de Deus e o mundo é o fato de que Deus habita "com" e "no" seu povo. Somos santos porque somos habitação de Deus (2 Co 6.14-18; 1 Co 6.19-20). 

Segundo: santificação deve ser separação "de" e "para".
Quando uma pessoa é convertida por Deus é separada do mundo para dedicação exclusiva a Deus. Ela é separada "de" uma vida mundana "para" uma vida de santificação.

Um dos paradigmas diabólicos que precisamos quebrar hoje, na Igreja, é o de que podemos servir a Deus sem rompermos com o mundo, ou as práticas mundanas. Há pessoas que acham que podem servir a Deus, mesmo convivendo com as práticas mundanas. Paulo adverte-nos que a santidade cristã é oposta à dissolução (Ef 4.17-24). Maus hábitos devem ser substituídos por hábitos santos (1Pe 1.15-16). 

Terceiro: santificação deve seguir o padrão divino.
Toda cultura tem o seu padrão de "sagrado". Esses padrões são também chamados de "tabu" e são relativos de cultura para cultura. Todo tipo, porém, de santidade criada pelo homem é inútil! (Cl 2.20-23).
Para que alguém seja considerado santo aos olhos de Deus, precisa ser santificado por Ele. Somente aquele que recebe a Jesus Cristo como seu salvador pessoal, é perdoado e santificado por Deus. A santificação, também, é um processo que tem como referencial a revelação de Deus. No contexto cristão, "sagrado" significa aquilo que é "separado para Deus". Na Lei do Antigo Testamento aprendemos que a santificação envolvia pessoas, comportamentos, objetos, lugares e tempos santos. (Lv 27.30). Tudo era estabelecido por Deus e dedicado a Ele.
Jesus condena toda tradição humana que tenta substituir os princípios da Sua Palavra, no processo de santificação pessoal (Mc 7.1-23). 

Quarto: santificação requer apresentação.
No ato da conversão ou da santidade da salvação, Deus opera de forma soberana e irresistível. No processo de santificação, Deus trabalha naqueles que se oferecem. A participação do crente é requerida por Deus. Leiamos o que diz Paulo: "Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional" (Rm 12.1). O termo "apresentar" significa "oferecer" ou "dedicar exclusivamente" Observe que "apresentar" não é uma ordem, mas um convite; "apresentar" é um convite para os "irmãos", e não para os incrédulos; "apresentar" não é um ato separado da salvação, mas contínuo a mesma. 

Conclusão: 
 Meus irmãos: o caminho de Deus para o seu povo é a santidade. Sem santificação, jamais veremos ao Senhor! Apresente-se a Deus em ato de dedicação exclusiva. Rompamos com o pecado, com o mundo e com os hábitos do velho homem.

sexta-feira, 29 de março de 2013

ESTUDO: MÃE, ÁRDUA RESPONSABILIDADE OU FELIZ OPORTUNIDADE




 
TEMA: MÃE, ÁRDUA RESPONSABILIDADE OU FELIZ OPORTUNIDADE.
TEXTO: Sl 127.3
TRANSIÇÃO: É uma vida árdua hoje ser mãe? Sabemos que hoje as responsabilidades são enormes, e existem vários fatores que exigem de que acima de tudo ser mãe é saber criar bem seus filhos, não só o fato de tê-los colocado no mundo, mas a verdadeira virtude esta na criação, carinho, nos valores transmitidos, na educação e nos cuidados necessários.
1.     DESAFIOS PARA SER MÃE:
a)     O primeiro é de naturalmente dar a luz a filhos (1Sm 1.2,5-8).
·        Havia uma cultura para povo de Israel, que a mulher estéril, ou seja, que não tivesse filhos é porque ela estava amaldiçoada.
b)    As dores de parto e os riscos de vida.
2.     O AMOR DE MÃE, AMOR MATERNO.
·        Hagar por seu filho: GÊNESIS 21:16 ! "E foi assentar-se em frente, afastando-se à distância de um tiro de arco; porque dizia: Que eu não veja morrer o menino. E assentou-se em frente, e levantou a sua voz, e chorou."
·        Mãe de Moisés: ÊXODO 2:3! "Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos, e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à margem do rio."
·        As duas mães julgadas por Salomão (1Rs 3.26)
·        Mãe Cananéia: MATEUS 15:22 ! "E eis que uma mulher cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoniada."
3.     É DEVER DOS PAIS ORAR PELOS FILHOS.
a)     Abraão por Ismael: GÊNESIS 17:18 ! "E disse Abraão a Deus: Quem dera que viva Ismael diante de teu rosto!"
b)    Davi pela vida do seu filho: II SAMUEL 12:16 ! "E buscou Davi a Deus pela criança; e jejuou Davi, e entrou, e passou a noite prostrada sobre a terra."
c)     Davi por Salomão: I CRÔNICAS 29:19 ! "E a Salomão, meu filho, dá um coração perfeito, para guardar os teus mandamentos, os teus testemunhos, e os teus estatutos; e para fazer tudo, e para edificar este palácio que tenho preparado."
d)    Jó por seus filhos: JÓ 1:5 ! "Sucedia, pois, que, decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Talvez pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente."
e)     O pai pelo filho endemoniado: MATEUS 17:15 ! "Senhor, tem misericórdia de meu filho, que é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo, e muitas vezes na água;"
f)      A mãe siro-fenícia: MARCOS 7:26 ! "E esta mulher era grega, siro-fenícia de nação, e rogava-lhe que expulsasse de sua filha o demônio."
4.     COMO CRIAR NOSSOS FILHOS?
a)     PROVÉRBIOS 22:6 ! "Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele."
b)    O caminho certo é ensinar aos nossos filhos que eles devem amar ao Senhor nosso Deus de todo o seu coração, de toda sua alma e todas as tuas forças.
c)     Filhos são a maior riqueza que um casal pode adquirir durante a vida conjugal. Eles são herança do Senhor (SALMOS 127:3).
d)    Não sendo negligente com eles na hora da correção e disciplina.
e)     Cuidado com as influencias más:
·        II CRÔNICAS 22:3 ! "Também ele andou nos caminhos da casa de Acabe, porque sua mãe era sua conselheira, para proceder impiamente."
·        JEREMIAS 9:14 ! "Antes andaram após o propósito do seu próprio coração, e após os baalins, como lhes ensinaram os seus pais."
·        EZEQUIEL 20:18 ! "Mas disse eu a seus filhos no deserto: Não andeis nos estatutos de vossos pais, nem guardeis os seus juízos, nem vos contamineis com os seus ídolos."
·        AMÓS 2:4 ! "Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Judá, e por quatro, não retirarei o castigo, porque rejeitaram a lei do Senhor, e não guardaram os seus estatutos, antes se deixaram enganar por suas próprias mentiras, após as quais andaram seus pais."
·        MATEUS 14:8 ! "E ela, instruída previamente por sua mãe, disse: Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João o Batista."
f)      Cultive as boas influencias:
·        II TIMÓTEO 1:5 ! "Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti."
·        I REIS 9:4 ! "E se tu andares perante mim como andou Davi, teu pai, com inteireza de coração e com sinceridade, para fazeres segundo tudo o que te mandei, e guardares os meus estatutos e os meus juízos,"
·        II CRÔNICAS 17:3 ! "E o Senhor era com Jeosafá; porque andou nos primeiros caminhos de Davi seu pai, e não buscou a Baalins."
·        II CRÔNICAS 20:32 ! "E andou no caminho de Asa, seu pai, e não se desviou dele, fazendo o que era reto aos olhos do Senhor".
·        PROVÉRBIOS 31:1 ! "Palavras do rei Lemuel, a profecia que lhe ensinou a sua mãe."
5.     AS MÃES DEVEM SER RESPEITADAS COMO SÃO E AMADAS.
a)     Começando pelo marido (Ef 5.25-28).
·        Existem aqueles que são violentos, para isso temos a lei para punir tais atos, uma delas é a lei 11340 de 7de agosto de 2006 também chamada de lei Maria da Penha.
Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8o do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Descriminação contra as Mulheres e da Convenção Inter americana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências.
b)    Ou pai dos filhos.
·        Existem aqueles que fazem filhos e não querem ajudar cria-los, para isso também existe a lei para cuidar do assunto, lei de 5478 de 25 de julho de 1968 sobre pensão alimentícia.

c)     Os filhos (Ef 6.1-3)
6.     FAÇA DEVOCIONAIS EM CASA.
a)     O primeiro passo para colocar seus filhos no caminho do Senhor, é manter o costume de aprender de Deus a adorá-Lo como uma família.
b)    Devemos ficar atentas para os problemas, tentações e mudanças de atitudes que você nota ou que sente em seus filhos. Filhos podem desejar falar sobre algo que está o perturbando, mas o diabo o faz pensar que se falarem, seus pais vão brigar. Trate assuntos delicados com muito carinho para não impedir o diálogo e a confiança de seus filhos. Use histórias bíblicas que tratam de situações similares aos problemas dele (a) e mostre como Deus nos ensina a resolver tais problemas. NÃO explique a história de maneira que seu filho se sinta um objeto de uma "lição de moral". Também o ajude a aprender versículos como "Escondi tua palavra no meu coração para não pecar contra ti". (SALMOS 119:11)
c)     Acompanhe-os de perto. Adolescentes estão numa fase de vida em que começam fazer suas próprias decisões. É um período em que estão se tornando adultos fisicamente sem ter sempre a capacidade de se controlar em suas escolhas e emoções. Os erros por eles cometidos trazem grandes sentimentos de culpa.
d)    Filho menor de idade ter relação sexual ou comprar bebidas e cigarros é crime, tome cuidado. Respeite a lei, porque ela cuida de você da comunidade e traz ordem.

CONCLUSÃO: Mães: "Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo." (COLOSSENSES 2:8), antes faça como Noé fez – "Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé." (HEBREUS 11:7)