quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

O DRAMA DE JÓ



TEXTO: Jó 1.1

INTRODUÇÃO:  Livro de Jó é uma das mais belas historias contadas pelas escrituras . É o livro que menciona maior número de vezes o nome de Satanás é o de Jó. São ao todo quatorze citações, que aparecem apenas nos dois primeiros capítulos, o equivalente a pouco mais de 25% de todas as ocorrências. Quanto a toda a Escritura, apenas em Apocalipse Satanás é tão devastador como em Jó Jó é citado apenas duas vezes em toda a Escritura (Ez 14.12-23; Tg 5.11), fora do livro que leva o seu nome. 
·         Veio ainda a mim a palavra do Senhor, dizendo: Filho do homem, quando uma terra pecar contra mim, se rebelando gravemente, então estenderei a minha mão contra ela, e lhe quebrarei o sustento do pão, e enviarei contra ela fome, e cortarei dela homens e animais. Ainda que estivessem no meio dela estes três homens, Noé, Daniel e Jó, eles pela sua justiça livrariam apenas as suas almas, diz o Senhor DEUS. Se eu fizer passar pela terra as feras selvagens, e elas a desfilharem de modo que fique desolada, e ninguém possa passar por ela por causa das feras; E estes três homens estivessem no meio dela, vivo eu, diz o Senhor DEUS, que nem a filhos nem a filhas livrariam; eles só ficariam livres, e a terra seria assolada. Ou, se eu trouxer a espada sobre aquela terra, e disser: Espada, passa pela terra; e eu cortar dela homens e animais; Ainda que aqueles três homens estivessem nela, vivo eu, diz o Senhor DEUS, que nem filhos nem filhas livrariam, mas somente eles ficariam livres. Ou, se eu enviar a peste sobre aquela terra, e derramar o meu furor sobre ela com sangue, para cortar dela homens e animais, Ainda que Noé, Daniel e Jó estivessem no meio dela, vivo eu, diz o Senhor DEUS, que nem um filho nem uma filha eles livrariam, mas somente eles livrariam as suas próprias almas pela sua justiça. Porque assim diz o Senhor DEUS: Quanto mais, se eu enviar os meus quatro maus juízos, a espada, a fome, as feras, e a peste, contra Jerusalém, para cortar dela homens e feras? Mas eis que alguns fugitivos restarão nela, que serão levados para fora, assim filhos e filhas; eis que eles virão a vós, e vereis o seu caminho e os seus feitos; e ficareis consolados do mal que eu trouxe sobre Jerusalém, e de tudo o que trouxe sobre ela. E sereis consolados, quando virdes o seu caminho e os seus feitos; e sabereis que não fiz sem razão tudo quanto nela tenho feito, diz o Senhor DEUS...                                                                          Ezequiel 14:12-23
·         Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso...Tiago 5:11
Na primeira passagem, salienta-se a retidão e o poder de intercessão de Jó, que é colocado ao lado de outros homens especiais (Noé e Daniel). Na segunda, fala-se de sua capacidade de lidar com o sofrimento. 
TRANSIÇÃO: Logo no início do livro, Jó é apresentado como homem extremamente correto, inculpável, íntegro, irrepreensível, justo, precavido (“evitava fazer o mal”), reto (“andava na linha”) e temente a Deus (Jó 1.1).  Era um homem especial, fora de série, um exemplo impressionante em sua época e em nosso tempo. Duas vezes o próprio Deus afirma que Jó era sem igual: “No mundo inteiro não há ninguém tão bom e honesto como ele” (Jó 1.8; 2.3) 
EXORDIA: Jó não era sem igual só no terreno ético. No que diz respeito à prosperidade, ele era aprovado e bem-sucedido em tudo.
·          Jó tinha saúde, família, riquezas e muita gente a seu serviço.
·         Era “o homem mais rico do oriente”.
ENTÃO NOS DEPARAMOS COM AS DESVENTURAS DE JÓ:
·          Possuía 11.500 cabeças de gado. De uma hora para outra, perdeu tudo.
·          Em um mesmo dia, Jó recebeu quatro más notícias seguidas, uma imediatamente após a outra.
·         As perdas foram provocadas pelos povos vizinhos (os sabeus e os caldeus) e por desastres naturais (raios caídos do céu e uma terrível ventania vinda do deserto).
Ø  Todo o gado (7.000 ovelhas, 3.000 camelos, 1.000 bois e 500 jumentos); 
Ø  Todos os empregados (administradores, agricultores, boiadeiros, carreiros, cortadores de lã, guardas das torres de vigia, plantadores de capim, roçadores de pastos, tiradores de leite, tratadores de animais, vendedores de gado etc). Só escaparam aqueles que vieram trazer essas notícias. 
Ø  Todos os dez filhos (três mulheres e sete homens). Estavam todos comendo e bebendo na casa do irmão mais velho, quando o furacão atingiu a casa e a derrubou sobre eles. No dia seguinte, havia dez caixões de defuntos para Jó enterrar. 
Ø  Pouco depois da perda de quase todos os bens e de todos os filhos, Jó perdeu a saúde, o mais precioso bem que alguém pode possuir. A doença era tão grave que o obrigava a pensar na morte.
Ø   
1.      O QUE LEVA UM HOMEM A TÃO GRANDE PROVAÇÃO:
       I.            Se Jó é um homem integro, reto, sincero e que desviava do mal, por que ele passaria por tudo isso?
    II.            Apesar de Jó ter um testemunho inquestionável, havia algo de errado com Jó.
 III.            A grande mensagem do livro de Jó é que o homem mais justo da face da terra (Jó1.8) era injusto, devido sua justiça própria.
·         Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus... Romanos 10:3
·         O termo “estabelecer a própria Justiça” pode ser interpretado no original como “causar a permanência como um monumento.
Ø  Isso não para gloria de Deus e sim para sua própria.
·         A justiça própria é uma armadura que enclausura o perfeccionista.
Ø  Arrancar essa armadura é algo doloroso.
Ø  Dificilmente o perfeccionista admite a possibilidade de estar errado.
Ø  O perfeccionista se coloca como o dono da razão.
·         Justiça própria anda de mãos dadas com a soberba.
Ø  É isso que dificulta a tarefa do Espírito Santo em revelar sua justiça divina.
·         O perfeccionista é um candidato ao ressentimento contra Deus.
Ø  Ele não consegue entender o juízo de Deus contra a sua vida.
Ø  Cada vez que Deus o resiste, ele só consegue entender que Deus estar sendo injusto com ele.
 IV.            OBSERVARMOS:  Jó se considerava justo demais e perfeito que se ressentiu ao ponto de culpar a Deus pela sua situação:
·         farás tu vão também o meu juízo, ou me condenaras para te justificares a ti? Jó40.8.
·         Quanta cegueira havia em Jó!
    V.            Jó foi o homem que Deus precisou tratar mais duramente na bíblia.
·         Será que as provações duras da sua vida é Deus tratando com você?
·         Quanto mais duro fomos com Deus, mais duro Ele será conosco.
·         O desafio é sermos vencidos por Deus.
Ø  Quanto mais resistimos, maiores serão os juízos.
 VI.            Antes de Deus revelar sua justiça a Jó, Ele precisava quebrar toda aquela casca de justiça própria.
·         O que Jó chamava de justiça própria, Isaías chamou de trapos de imundície.
VII.            Deus levou Jó além do seu limite para revelar o que ele não enxergava:
·         com os ouvidos eu ouvira falar de ti, mas agora te veem os meus olhos. Pelo que me abomino, e me arrependo no pó e na cinza... Jó 42.5,6”.
Ø  Todo esse processo foi suficiente para levar Jó ao arrependimento.
Ø  O processo leva Jó também a uma profunda revelação de Deus.
2.      O GRANDE GOLPE FINAL SOBRE O ORGULHO DE JÓ:
       I.            O Senhor ministra a ele a sua bondade em dobro.
·         É como se Deus estivesse dizendo: Tudo que você tem foi Eu quem te dei, nada é de você mesmo.
    II.            Quando Deus julga uma pessoa, o próximo passo é abençoar e usar essa pessoa para abençoar.
Ø  Jó foi interceder pelos seus amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário