terça-feira, 28 de agosto de 2018

TRANSFORMANDO CRISE EM OPORTUNIDADE

TEXTO: Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano. E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia; E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos. E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé. E Estêvão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.

E levantaram-se alguns que eram da sinagoga chamada dos libertinos, e dos cireneus e dos alexandrinos, e dos que eram da Cilícia e da Asia, e disputavam com Estêvão. E não podiam resistir à sabedoria, e ao Espírito com que falava. Então subornaram uns homens, para que dissessem: Ouvimos-lhe proferir palavras blasfemas contra Moisés e contra Deus. E excitaram o povo, os anciãos e os escribas; e, investindo contra ele, o arrebataram e o levaram ao conselho. E apresentaram falsas testemunhas, que diziam: Este homem não cessa de proferir palavras blasfemas contra este santo lugar e a lei;
Porque nós lhe ouvimos dizer que esse Jesus Nazareno há de destruir este lugar e mudar os costumes que Moisés nos deu. Então todos os que estavam assentados no conselho, fixando os olhos nele, viram o seu rosto como o rosto de um anjo. Atos 6:1-15
INTRODUÇÃO: A igreja de Jerusalém estava crescendo, e crescendo torrencialmente. E não tem crescimento de igreja sem oposição, senão dos homens e pelo menos do diabo.
·         Não há crescimento de igreja sem enfrentamento de dificuldades
·         E a igreja de Jerusalém enfrentou três tentativas de barra o seu crescimento.
Ø  Primeira tentativa foi ataque de fora para dentro.
i.                    Os líderes foram presos, intimidados e a igreja foi acuada.
ii.                   A igreja responde esse ataque terrível com oração e pregação e avança ainda mais.
iii.                 Esta tentava falhou.
Ø  A segunda tentava de barrar o crescimento esta no capitulo 5, e agora não foi perseguição, foi infiltração.
i.                    Dentro da igreja tem um casal chamado de Ananias e Safira e ao ver Barnabé fazer uma robusta contribuição para igreja pensaram: Esse homem recebe reconhecimento da igreja e é isso que nós queremos
ii.                   Ananias e Safira vendem um campo, escondem uma parte do dinheiro e dão outra parte para igreja afirmando que seria todo o valor do campo.
iii.                 Porem a dissimulação desse casal foi desmascarada
iv.                 O diabo não consegue destruir a igreja de fora para dentro, então ele queria destruir a igreja de dentro para fora.
v.                   A dissimulação, mania de grandeza, desejo de poder e reconhecimento, satanás queria trazer isso para dentro da membresia da igreja
vi.                 A igreja resolve isso com mais oração e mais pregação
Ø  A terceira tentativa esta no capitulo.
i.                    O problema não era ruim, era assistência social.
ii.                   Porem aqui vemos o perigo da distração
iii.                 O texto diz no verso 1: Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano.
iv.                 A igreja no verso 1 não cresce por adição e sim por multiplicação
v.                   A medida que a igreja cresce, também cresce os problemas.
vi.                 O problema agora é que havia dois tipos de judeus em Jerusalém.
vii.               Haviam os judeus nascidos em Jerusalém que falam o aramaico e hebraico e os judeus helenistas nascidos fora de Israel.
viii.             Estes judeus helenistas em virtude do pentecostes estavam vivendo em Israel, porem em contato com outros povos, muitos deles não falavam mais o hebraico e aramaico, mas o grego.
ix.                 Havia uma fissura racial entre eles, embora todos judeus, isso trouxe injustiça.
x.                   Começou a existe uma murmuração porque as viúvas dos helenistas estavam sendo esquecidas na justa distribuição.
xi.                 O problema é que esta murmuração recai sobre os apóstolos.
xii.               Porque o problema recai sobre os apóstolos? Vamos ver o capitulo 4.34-37: Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos. E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha. Então José, cognominado pelos apóstolos Barnabé(que, traduzido, é Filho da consolação), levita, natural de Chipre, Possuindo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos.
xiii.             Quem era encarregado da ação social da igreja era os apóstolos, mas devido o que acontecia isso gerou murmuração, e murmuração aqui no grego é zumbido de abelha. Havia um zum zum zum na igreja. Uma fermentação de pé de ouvido.
xiv.             A murmuração é uma crise que gera na igreja, porque coloca uma pessoa contra a outra.
·         O problema da igreja estava identificado.
Ø  Um grupo na igreja se sente gente de segunda classe e sem valor.
Ø  Os apóstolos então providenciaram uma solução.
Ø  Os 12 convocaram a comunidade dos discípulos.
i.                    Aqui não foi uma decisão de gabinete, mas com todos.
·         Os apóstolos tem uma decisão
Ø  Veja o verso 2: E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas.
Ø  Eles tomam uma decisão de valor.
Ø  Existem aqui duas diaconias: A diaconia da palavra e a das mesas. A pregação da palavra e a ação social.
Ø  Eles não estão dizendo que uma é mais importante que a outra.
Ø  Eles estão dizendo que foram chamados por Jesus para pregar
·         Os apóstolos aqui estavam diante de um grande dilema, a distração:
Ø  Nem sempre aquilo nos tira do foco é uma coisa ruim, pode ser boa
Ø  Os apóstolos estão entendendo que as primeiras coisas precisam vir primeiro.
Ø  O que os apóstolos estão entendendo é que nem sempre a liderança precisa fazer tudo na igreja.
Ø  O que os apóstolos entendem é que o trabalho precisa ser dividido.
Ø  Não tem crescimento de igreja onde o se acumula na mão de poucos e muitos quase nada fazem ou não fazem nada.
Ø  Para trabalha tenha plena realização é necessário distribuir as necessidades.
Ø  Então se cria um serviço social para servir as mesas
·         Os apóstolos poderiam ter duas atitudes diferentes antes desta solução:
Ø  Eles poderiam pensar que crente reclama mesmo e murmura mesmo e não tem ninguém sendo injustiçado.
Ø  Eles poderiam dizer que eles eram doze e poderiam trabalhar mais e se esforçar mais, mas não fizeram isso.
Ø  Veja o verso 4: Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.

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