domingo, 24 de março de 2013

Esboço de pregação: A diferença entre Deus e o dinheiro







TEMA: A DIFERENÇA ENTRE DEUS E O DINHEIRO
TEXTO: Sl 118.1; 1Tm 6.10
TRANSIÇÃO: O dinheiro é bom? A bíblia como palavra de Deus e infalível não diz que é bom. Mas o salmista diz “o Senhor é bom... Sl 118.1” 

EXODIA: Podemos tomar como exemplo a mulher do fluxo de sangue em “Mc 10.17-22”, onde o evangelho descreve a respeito de uma mulher que tinha condições financeiras, mas não tinha saúde e isso não mudou a sua vida, mas em um primeiro momento com Cristo logo sua vida mudou, Jesus a curou, Ele poderia a ter denunciado, pois havia um costume em Israel que quando uma mulher possuía um fluxo de sangue era considerada impura e deveria ficar fora do arraial, pois isso a levaria a morte se fosse descoberto. Isso nos traz certa diferença entre Deus e o dinheiro. Então quem é bom aqui nesse trecho da bíblia Deus ou o dinheiro. Qual é a diferença então entre Deus e o dinheiro?

INTRODUÇÃO: Fazer uma pequena explanação do texto de 1Tm 6.9,10 e depois de Sl 106.1; 107.1; 118.1.

1.     UM EXEMPLO DO QUE O DINHEIRO FAZ NA VIDA DE UM HOMEM.
(O jovem rico Mc 10.17-22)
                               I.      Não sabia o que fazer para herdar a vida eterna (Mc 10.17)
                            II.      Não basta somente guardar alguns mandamentos (Mc10.19-22)
                         III.      Estava muito apegado ao dinheiro e o colocou como centro da sua vida (Mc 10.21-22)
                        IV.      Jesus não foi colocado em primeiro lugar na sua vida por isso não o seguiu (Mc 10.21,22)
                           V.      Jesus mostrou para ele que o mais importante era segui-lo, mas a tristeza demonstra que esse não era o seu maior interesse (Mc10.22).
                        VI.      Salvação não pode ser comprada com dinheiro.
2.     EXEMPLOS DO QUE DEUS FAZ NA VIDA DE UM HOMEM.
                               I.      Deus muda a sua casa (Lc 19.1.9) exemplo de Zaquel
                            II.      Ele traz a vida (Jo 11.41-44) exemplo de Lazaro
                         III.      Cuida da sua família (Mc 5.22-24,38-42) exemplo de Jairo
                        IV.      O maior exemplo vivo do que Deus faz é você.
                           V.      Ele dar a vida Eterna (Lc 23.39-43)
                        VI.      Ele te dar o Espírito Santo (Jo 16.8)
3.     PARALELO ENTRE DEUS E O DINHEIRO:
                               I.      O dinheiro compra uma casa, mas não compra uma família que tem paz.
*Jesus é o príncipe da paz.
                            II.      O dinheiro compra remédios e paga os melhores médicos, mas não compra saúde.
*Jesus é o medico dos médicos, Ele faz o impossível.
                         III.      O dinheiro compra um pedaço de terra, mas não compra moradia no céu.
*Jesus disse que iria nos preparar lugar no céu, pense no que Ele tem preparado em todos esses anos Jo 14.1.-3.
                        IV.      O dinheiro compra o melhor caixão para um enterro, mas não compra salvação.
*A salvação esta em um único nome Jesus (At 4.10-12)
                           V.      O dinheiro compra as melhores roupas luxuosas e sapatos caríssimos, mas não compra vestes lavadas no sangue de Jesus que simboliza santidade.
                        VI.      O dinheiro não compra uma alma para salvação.
  *Jesus já pagou o preço que vale a sua alma na cruz do calvário para                 salvação (Cl 2.14)
                     VII.      O homem rico quando perde tudo, muitos procuram o suicido porque teem o dinheiro como solução para tudo, mas aqueles que esperam em Deus nunca perdem a esperança, continuam firmes, exemplo disso é Jó.

CONCLUSÃO: O dinheiro pode ajudar o homem a viver melhor, mas não pode ser o centro de sua vida, pois pode corrompê-lo, Jesus deve ser sempre o centro de sua vida, pois onde estiver o vosso tesouro ali estará o vosso coração, então deixe que o seu tesouro seja Cristo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário