quinta-feira, 11 de abril de 2013

ESBOÇO DE PREGAÇÃO: O BOM SOLDADO DE CRISTO.





TEMA: O BOM SOLDADO DE CRISTO
TEXTO: 2Tm 1.8-18; 2.1-3
TRANSIÇÃO: O apóstolo Paulo, quando escreveu está carta, ele estava enfrentando o frio e a solidão em sua masmorra. Mais mesmo estando na prisão ele escreveu ao jovem Timóteo, seu filho na fé, dando-lhe instruções de como ser um soldado de Cristo Jesus.

EXORDIA: Aprisionado em Roma mais uma vez, o apóstolo Paulo se sentiu sozinho e abandonado. Paulo percebeu que a sua vida terrena provavelmente estaria em breve chegando ao fim. O livro de 2 Timóteo é essencialmente as "últimas palavras" de Paulo. Paulo olhou além da sua própria situação para expressar preocupação com as igrejas e especificamente com Timóteo. Paulo queria usar suas últimas palavras para encorajar Timóteo, e todos os outros crentes, a perseverar na fé (2 Timóteo 3:14) e proclamar o evangelho de Jesus Cristo (2 Timóteo 4:2).

INTRODUÇÃO: O bom soldado: A profissão militar caracteriza-se por exigir do indivíduo inúmeros sacrifícios, inclusive o da própria vida em benefício da Pátria. Valores, Deveres e Ética Militares são os fatores mais relevantes na avaliação.
·        " A carreira militar não é uma atividade inespecífica e descartável, um simples emprego, uma ocupação, mas um ofício absorvente e exclusivista, que nos condiciona e auto limita até o fim.
·        Ela não nos exige as horas de trabalho da lei, mas todas as horas da vida, nos impondo também nossos destinos.
·        A farda não é uma veste, que se despe com facilidade e até com indiferença, mas uma outra pele, que adere à própria alma, irreversivelmente para sempre".
1.     OS DEVERES DE UM SOLDADO:
      I.            Ele deve amar a sua pátria e defende-la
   II.            Ele deve ser cívico.
·        Ter sentimento.
·        Respeitar
·        Lembrar-se da historia de heróis de sua pátria e respeitar datas comemorativas.
III.            Ele deve ter fé na sua missão
IV.            Ele deve amar a profissão
·        Vibrar
·        Estar entusiasmado
·        Dedicação total
·        Trabalhar por prazer
   V.            Espírito de corpo
·        Orgulhar-se pelo o que faz
·        Tratar bem os seus compatriotas.
VI.            Ele deve ter capacitação profissional.
2.     VISÃO PANORÂMICA DO TEXTO 2 Tm 2.3:
Sofre, pois, comigo, as aflições como bom soldado de Jesus Cristo...
       I.            Neste trecho da carta que o apóstolo Paulo escreveu ao seu jovem discípulo Timóteo, ele demonstra a dificuldade que é andar nos caminhos do Senhor, servindo a Deus com integridade e santidade, andando na estrada correta, entrando pela porta estreita e trilhando o caminho apertado, indo para o alvo, para o prêmio da nossa vocação em Cristo Jesus. Ele compara o cristão a um soldado. O soldado precisa ter disciplina, ser submisso à hierarquia a que é submetido, estar sempre pronto para o combate, vigiando na sentinela, dormindo abraçado com a sua arma.
3.     AS QUALIDADES DO BOM SOLDADO DE CRISTO:
       I.            Como soldado irá suportar adversidades, dificuldades, sofrimentos e lutas espirituais.
    II.            Combatendo o bom combate (1 Tm 6.12).
 III.            Sem envolvimentos com negócios desta vida (2 Tm 2.4).
IV.            Enfrentando o frio, o calor, a fome, desertos, falsos irmãos, falsos apóstolos, falsos ministros, falsos amigos,  açoites, calunias, injurias, pedradas, tentações, principados, potestades, hostis espirituais da maldade, solidões e conflitos existenciais.
   V.            O bom soldado Defende o evangelho e a palavra.
VI.            Ama o seu Senhor.
VII.            Tem entusiasmo pelo que faz e nunca se cansa de pregar o evangelho.
VIII.            Dar a sua vida pelo evangelho.
IX.            Seu tempo é integral.
   X.            Seu objetivo é cumprir a missão (o ide) ganhar almas (seu dever cívico).
XI.            Ele obedece ao seu superior (O seu Senhor) Cristo.
4.     PAULO EXEMPLO DE UM BOM SOLDADO DE CRISTO: (1Co11.1).
       I.            Como começou sua historia: (At 9)
·        Sua biografia: O nome original do Apóstolo Paulo era Saulo; no judaico Saulo, em hebreu Shaul (Saul) e no grego Saulus. O Apóstolo Paulo nasceu entre os anos 5 e 10 dC, na cidade de Tarso da Cilícia . Por isso era e é chamado Paulo ou Saulo de Tarso. Estudou aos pés do doutor Gamaliel e era fariseu.
·        O caminho para Damasco: Foi o seu encontro com Jesus (At 9).
    II.            As aflições de Paulo e lutas (2 Co 11.16-28)Outra vez digo: Ninguém me julgue insensato, ou então recebei-me como insensato, para que também me glorie um pouco. O que digo, não o digo segundo o Senhor, mas como por loucura, nesta confiança de gloriar-me. Pois que muitos se gloriam segundo a carne, eu também me gloriarei. Porque, sendo vós sensatos, de boa mente tolerais os insensatos. Pois sois sofredores, se alguém vos põe em servidão, se alguém vos devora, se alguém vos apanha, se alguém se exalta, se alguém vos fere no rosto. Envergonhado o digo, como se nós fôssemos fracos, mas no que qualquer tem ousadia (com insensatez falo) também eu tenho ousadia. São hebreus? também eu. São israelitas? também eu. São descendência de Abraão? também eu. São ministros de Cristo? (falo como fora de mim) eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes. Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um. Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos; Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez. Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas. Quem enfraquece, que eu também não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu me não abrase? Se convém gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza. O Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que é eternamente bendito, sabe que não minto. Em Damasco, o que governava sob o rei Aretas pôs guardas às portas da cidade dos damascenos, para me prenderem. E fui descido num cesto por uma janela da muralha; e assim escapei das suas mãos.
 III.            Que homem é esse que evangelizou um continente.
IV.            Um plantador e doutrinador de igrejas.
   V.            Um homem que faz discípulos.
VI.            Mantendo-se integro e não se corrompendo com nada deste mundo.
VII.            O homem que não teme a morte (Fp 1.21).
VIII.            O homem cheio do Espírito Santo.
CONCLUSÃO: E se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente... (2 Tm 2. 5).  O verdadeiro soldado é assim. A sua missão esta acima de qualquer coisa deste mundo.



Um comentário: