sábado, 27 de abril de 2013

ESBOÇO DE PREGAÇÃO: OS QUATRO CAMINHOS DE PROVERBIOS 30.19.




TEMA: OS QUATRO CAMINHOS DE PROVÉRBIOS 30.19
TEXTO: Pv 30.18, 19
INTRODUÇÃO: O capitulo trinta começa apresentando o seu autor.
·        Quem foi Agur? Filho de Jaqué, autor de uma coleção de provérbios encontrado na Bíblia, em Provérbios 30. Ele era um célebre professor que se converteu à uma sabedoria maior que a dos homens: A sabedoria de Deus!
·         De onde era Agur? Agur era um professor árabe de uma tribo ismaelita do norte da Arábia, nomeada Massá (Gênesis 25:13-14). Este escreveu a dois de seus alunos: Itiel e Ucal.
EXORDIA: Gostaria de refletir uma passagem pouco conhecida da Sagrada Escritura, mas que contém um ensinamento digno e salutar. É um trecho do Livro dos Provérbios, que ensina aos Jovens como namorar: “Existem três coisas difíceis para mim e a quarta que não compreendo: o caminho da águia no céu, o caminho da serpente nas pedras, o caminho do navio em alto mar e o caminho de um homem junto a uma jovem” (Pv 30,18-19). Essa passagem é um enigma a ser desvendado, e temos que encontrar uma ligação entre as quatro situações. O homem citado na passagem está noivando com uma jovem. O seu noivado deve ser de dedicação, amor e, sobretudo, de respeito.
1.     O CAMINHO DA AGUIA – CARACTERIZA (VISÃO).
       I.            A águia, no céu, tem visão ampla.
    II.            Lá de cima ela vê tudo, observa o perigo, é cuidadosa.
 III.            Não tem olhos apenas para sua presa. Ela dá um voo rasante, ao contrário e se lambuzam na carniça, correndo o risco de serem atacados por outros animais.
·        Os abutres e os urubus distraem-se e só olham para a carne que estão devorando. Ficam desatentos.
Ø REFLEXÃO: Ademais, a águia quando está no céu, ela tem uma visão extraordinária, completa de tudo que está ao seu derredor, pois quanto mais alto estamos, mais vemos ao longe, e ainda ela consegue enxergar sete vezes mais do que uma pessoa normal OU SEJA, quanto mais perto de Deus, maior será sua visão.
·        Não tenha visão de galinha. Só ver as coisas terrenas.  A galinha só olha para os lados e para baixa, nunca para o alto. O que ela faz é ciscar a terra. Nós buscamos as coisas que são de cima.
Ø APLICAÇÃO: No caminho da águia ela tem direção, objetivo e propósito.
·        Direção (sabe o que vai fazer e onde esta indo)
·        Objetivo (trazer alimento)
·        Seu propósito (dividir os recursos)
IV.            O segredo e ficar perto de Deus (o mais alto) isso aumenta a visão.
2.     O CAMINHO DA COBRA NA PENHA – SEM MARCA, MANCHA E RASTRO
·        A cobra, esse animal peçonhento, ele não possui visão, porem as suas toxinas, a sua habilidade em rastejar, quando passa pela terra, ela facilmente demarca o lugar com seu rastro, e seu cheiro, para que quando ela quiser voltar a aquele mesmo ponto, ela encontre.
       I.            É uma vereda sem marcas e sem pegadas... Não há rastros... Não há manchas para trás.
    II.            Jesus é a rocha.
·        Construa sua casa na rocha que é Cristo (Mt 7.24-27). Construa sua historia.
REFLEXÃO: É a pessoa ficar firme em Cristo Jesus. Ela não deixa escândalos, manchas, perigos. Não traz uma historia deturpada, ela esta na rocha.
APLICAÇÃO: Cuidado com sua caminhada. Não caia, não falhe, não manche sua historia.  A bíblia diz: aquele, pois, que estar em pé, olhe que não caia (1Co10.12).
·        Não der uma fugidinha.
·        Não saia da rocha.
·        O seu testemunho de vida é muito importante, ele pode salvar vida.
3.     O CAMINHO DO NAVIO NO MEIO DO MAR – AS ESTRELAS (OLHE PARA O CÉU), SOMOS GUIADOS PELO CÉU.
·        Para traçarmos o caminho do navio no meio do mar, primeiramente devemos dizer que ele nunca sai de um porto, de sua cidade, sem ter um destino e uma rota a seguir, e para está viagem são necessários alguns itens de auxilio para o capitão, como a vela, um bom vento, os remadores que ficam no convés, e os passageiros.
       I.            Sim, é caminho que se guia [no passado...] apenas pelos céus, pelos mapas escritos nas estrelas, era assim que se navegavam pelos mares.
·        REFLEXÃO: É o caminho de quem não se assusta com as vagas, os vagalhões, com as ondas gigantes, com os monstros marinhos, e com o abismo...
·        Você olha para Cristo e não para Cristo e não para o homem.
·        APLICAÇÃO: Somos guiados pelos céus. Andamos na direção de Deus.
4.     O CAMINHO DO HOMEM COM UMA VIRGEM – PUREZA
·        Esta palavra vem do termo hebraico "rb - bor" e do grego "agneia - hagneia" e tem a ver com "castidade", "inocência", "limpeza".
       I.            O texto esta abordando assunto de noivado.
    II.            Isso nos mostra fugir da aparência do mal.
 III.            Isso nos mostra compromisso.
 IV.            Obrigação imposta, "Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!", 1 Co 9.16.
    V.            Isso nos mostra esperança.
·        Quando existe a troca de alianças na cerimônia de noivado, surge também a esperança do casamento que fica cada vez mais perto. A partir daquele momento, tanto o noivo, como a noiva começam a se preparar para o grande dia!
CONCLUSÃO: O segredo dos caminhos é visão, o bom testemunho de uma vida estruturada, olhe para os céus e seja guiado por Deus e mantenha uma vida de santidade.

16 comentários:

  1. o q eu tenho duvidas tbm é na minha biblia fala do abutre e n da aguia q conclusao eu deveria tirar ja q n sao os mesmos animais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tradução original ė Ave de rapina Grande.Uns traduzem por abutre e outros por águia. O certo é que a águia se destaca dos demais abutres. Os abutres são aves comum, diferente da águia que é uma ave nobre. O vôo dos abutres não chama a atenção como da águia. Prefiro entender que essa ave falada por Gur em Pvc 30.19 é uma águia.

      Excluir
    2. Paz do senhor meu irmão.... Busque conhecimento acerca do abutre... E veja o quê a sabedoria divina irá lhe proporcionar..... Deus fala conosco de formas maravilhosas até uma simples folha quando estamos sensível ele nos mostra qual é a boa perfeita e agradável vontade dele para nossas vidas.....

      Ilustre o abutre com a águia.... Porque os dois são aves

      mas diferentes. Tudo que está escrito na Bíblia quer nos ensinar alguma coisa.......... Lembrando o abutre e a águia são aves

      Excluir
  2. outra duvida é o porque
    ele diz? "e a quarta q eu n compreendo "..!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A quarta é como uma mulher casada pode reclamar do casamento. O autor fala como se casamento pra mulher fosse um favor do homem ou uma coisa que ela não merecesse e de repente ganhasse, como se fosse algo esplendido, maravilhoso em sua essência independente do caráter do marido. Como sempre e em todas as épocas a discriminação de gênero está presente em todas as épocas e níveis sociais. A bíblia foi escrita num período patriarcal, numa época em que a mulher só servia pra cozer e procriar.

      Excluir
    2. E quarta q eu não entendo a minha dúvida

      Excluir
    3. A quarta ele não compreende pq é uma virgem só o noivo após o casamento que irá compreender.

      Excluir
    4. Paz do Senhor meus amados...

      Precisamos entender que ele tá falando de caminhos........ Se pararmos para analisar o texto iremos entender que simplesmente tem coisa que nós seres humanos não iremos entender de formas humanas....... Versículo 12345 ele está falando de uma sabedoria a qual o homem não pode explicar.......... Já 6789 ele ora a Deus pedindo pedindo esclarecimento revelação da sua palavra...... Para não ser envergonhado e ne chamado de mentiroso....... É preciso entender que ele tá direcionando estas palavras aos seus discípulos ou seja aqueles que andam com ele.... Que não se tratava apenas de palavra humana mas de revelação divina.... E aí volta ele novamente em 3e4

      Ele faz ilustrações mostrando para os servos.. que antes de fazer coisa. Pense primeiro na escolha que fará

      porque sua escolha te levará a caminhos que não conseguirá se explicado

      Ele está falando de caminhos escolhas direções e etc etc.

      Um homem com Deus trilhar o caminho de Deus... Um homem sem Deus trilhar a caminho sem Deus...... Essa é a minha compreensão espiritual

      Excluir
  3. Muito bacana muito mesmo que Deus continue te dando muita sabedoria.
    Que Deus abençoe

    ResponderExcluir
  4. SINDY MAIRA, AS respostas são simples, para que você comprenda a primeira é necessário deixar claro que sua tradução pode até ser diferente, as veses a traduções está equivocada, mais não significa que está errada, são apenas duas palavras diferentes, mais talvez a tradução mais próxima seja águia, não significa como já falei que está errada, quanto a segunda a rsposta é mais teologica um pouco, provérbios é considerado um livro poético,e como tal apresenta muitas características de poesia, veja o que diz jó,outro livro poético, jó 5:19 diz:em seis angustias te livrará e na sétima o mal não te tocará, porque esta escrito assim, na sétima o mal não te tocará? Simples esta é apenas uma característica da literatura hebraica, e está presente em todos os livros poéticos da bíblia, simplismente porque o Espírito Santo inspirou os mais de 40 autores, mais também respeitou as particularidades de cada, regra básica para entender as escrituras, não há como entender a bíblia sem entender seu contexto histórico e cultural. A paz de Cristo ,espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  5. SINDY MAIRA, AS respostas são simples, para que você comprenda a primeira é necessário deixar claro que sua tradução pode até ser diferente, as veses a traduções está equivocada, mais não significa que está errada, são apenas duas palavras diferentes, mais talvez a tradução mais próxima seja águia, não significa como já falei que está errada, quanto a segunda a rsposta é mais teologica um pouco, provérbios é considerado um livro poético,e como tal apresenta muitas características de poesia, veja o que diz jó,outro livro poético, jó 5:19 diz:em seis angustias te livrará e na sétima o mal não te tocará, porque esta escrito assim, na sétima o mal não te tocará? Simples esta é apenas uma característica da literatura hebraica, e está presente em todos os livros poéticos da bíblia, simplismente porque o Espírito Santo inspirou os mais de 40 autores, mais também respeitou as particularidades de cada, regra básica para entender as escrituras, não há como entender a bíblia sem entender seu contexto histórico e cultural. A paz de Cristo ,espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  6. Muito maravilhoso essa explicação tem muito sabedoria dada por Deus Deus abençoe grandemente

    ResponderExcluir
  7. Que benção, eu sempre tive duvida sobre este versículo, mas foi muito bem explicado. Que o Espírito Santo continue te dando sabedoria para ensinar.

    ResponderExcluir
  8. Ótimo estudo que Deus abençoe sempre e continue assim nos abençoando com esses estudos ricos na palavra

    ResponderExcluir
  9. otimo amei a explicação tudo anotado

    ResponderExcluir