TEXTO: Fp 2.1,2
INTRODUÇÃO: Existem na
teologia dois tipos de comunhão:
· A comunhão com Deus: Vivendo uma vida de profunda amizade
com o criador, ao passe de ser conhecido como amigo de Deus, como Abraão (Is
41.8). Andar com Deus significa estar tão próximo a Ele. Sendo assim podemos
definir comunhão com Deus, como sendo o grau de mais intima experiência que o
homem pode ter. É relacionamento com Deus.
· A comunhão com os homens: De acordo com o dicionário da Bíblia de Almeida:
“Associação com uma pessoa, envolvendo amizade com ela e incluindo participação
nos seus sofrimentos, nas suas experiências e nas suas vivências.
Relacionamento que envolve propósitos e atividades comuns; parceria.”
TRANSIÇÃO:
· Mais precisamente podemos dizer que
comunhão é relacionamento.
· No Novo Testamento, a palavra é sempre usada em
assuntos espirituais, nunca para atividades sociais. A palavra envolve,
usualmente, dois elementos: relação e ação.
· Alguém trouxe a ideia de que comunhão
significa comer pão juntos talvez por causa de At 2.42.
· Comunhão
é uma palavra de origem grega “KOINONIA”. O ato de usar uma coisa em comum. A
palavra ainda assume o sentido de: companheirismo, compartilhar, congregação de
pessoas de comum interesse. Ter em comum, usar juntos, participação,
parceirismo.
1. A BÍBLIA É A HISTORIA DO DESENVOLVIMENTO
DO PLANO DE DEUS PARA RESTAURAR A COMUNHÃO DELE COM O HOMEM.
I.
Deus
criou o homem para ter comunhão com Ele.
· Deus criou o homem perfeito.
· Deus criou o homem em comunhão com Ele.
II.
Quando
o homem pecou, todo plano de Deus é restaurar a comunhão com Ele através de seu
filho Jesus.
· Jesus veio para reconciliar o homem com
Deus.
· João 3.16 mostra o interesse de Deus em
restaurar relacionamento do homem com Deus.
III.
Estar
em comunhão com Deus é a maior dádiva que alguém pode possuir.
· É ter autoridade.
· E esta próximo do impossível e todas as
possibilidades.
· É estar seguro de tudo.
IV.
Comunhão
com Deus é viver o maior mandamento da graça (Mc 12.30).
V.
A bíblia chama a
falta de comunhão com Deus como sendo o homem desviado.
VI.
O relacionamento
com Deus é a base para o nosso relacionamento com o próximo, com os irmãos. Estão
intimamente relacionados (1 Jo 4.20-21).
2. A FALTA DE COMUNHÃO E O SEUS PERIGOS:
I.
Não
ter comunhão com irmãos é deixar de viver o segundo mandamento da graça (Mc
12.31).
II.
Deus
não aceita sua oferta se você tem problema com algum irmão (Mt 5.23,24).
· Temos que nadar contra a correnteza da nossa natureza
humana, entrar na contramão dos nossos instintos.
· É preciso zera a divida com seu irmão.
· Jesus esta te chamando para ser alguém acima da média.
III.
Falta
de comunhão é impedimento para minhas orações (Mt 6. 12; Mc 11.25,26)
· Se você não perdoa, Deus também não te
perdoa, logo ele não perdoou os seus pecados, e Deus não houve oração de
pecadores.
IV.
A
falta e comunhão gera a falta do perdão de Deus pelos nossos pecados (Mt 6.12).
V.
Esta
escrito: Aquele que odeia o seu irmão é homicida (1Jo 3.15).
· Homicídio no antigo testamento é cometer
um ato, no novo é odiar o irmão.
VI.
Não
ter comunhão com irmãos é tomar da ceia indignamente.
VII.
A
falta de comunhão quer dizer que há rancor, ódio, magoa, ressentimentos e raiz
de amargura.
· Nós chamamos isso de lixo.
· No céu não entra sujeira.
· Vejamos como o irmão do filho pródigo esta
deixando vazar ressentimentos:
Ø
mas ele se indignou e não queria entrar
(Lc 15.28).
“A magoa acaba com a parceria”
“A magoa nos impedi de conviver nos mesmos lugares da comunhão”.
Ø
Eis que te sirvo há tantos anos (Lc 15.
29)
(Há aqueles que querem reivindicar tempo de casa e se acha mais
importante).
Ø
Nunca me deste um cabrito para alegrar-me
com os meus amigos (Lc 15.29).
(A síndrome do cabrito).
Ø
Vindo, porem, este teu filho (Lc 15.30).
(observe que ele não disse vindo porem o meu irmão e o pai o
corrigiu Lc 15.32).
3. COMUNHÃO TRAZ SUAVIDADE E NOS LEVA A DEUS.
I.
Esta
escrito: Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém vera a Deus
(Hb 12.14).
II.
Esta
escrito: Sl 133.1-3.
· O texto esta dizendo viver no vs. 1.
(praticar).
· O texto no verso 2 traz a pessoa de Arão que era o sumo sacerdote que
servia a comunidade e a mais alta figura religiosa.
· Era responsabilidade de Arão produzir
unidade na fé e na pratica.
· A barba era altamente respeitada pelos
hebreus, sendo sinal de distinção e sabedoria.
· O óleo fala da unção, e um sacerdote
recebia o óleo sobre a sua cabeça que escorria até a barba e descia até os
ombros e suas vestes.
· O óleo simbolizava a unidade nacional, sob
a bênção do único Deus.
· O orvalho do Hermom era algo que pela
manhã era como se estivesse chovido.
III.
A
comunhão significa o irmão completar o que esta faltando em mim (1Co12.12-31).
4. O MAIOR EXEMPLO DE COMUNHÃO É A TRINDADE.
I.
Na
criação o pai planejou, o filho realizou e o Espírito Santo Consumou.
II.
Trabalham
juntos.
III.
A
mesma essência.
IV.
São
três em um. O mesmo Deus.
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