sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

ORAÇÃO DA FÉ ORAÇÃO DO JUSTO



TEXTO: Tg 5.13-16

INTRODUÇÃO: Oração continua sendo a chave do avivamento e a respiração da vida espiritual. A oração é a grande oportunidade espiritual de sermos parceiros de Deus naquilo que Ele esta criando e fazendo. 
TRANSIÇÃO: Quando se fala em oração, a questão que mais frisamos é a fé. A culpa de muitos fracassos é sempre colocada sobre a falta de fé.
·        A fé é capaz de orações sobrenaturais e isso é sempre muito abordado.
·        Tiago vai alem da oração da fé ao explicar a eficácia da oração do justo.
Ø Isso demonstra como o caráter de uma pessoa pode afetar o desempenho da oração.
Ø É necessário, não apenas fé, mas caráter para a eficácia da oração.
·        Na verdade, a oração é apenas uma consequência da nossa intimidade com Deus.
·        Oração não é apenas do que fazemos para Deus, mas de quem somos n’Ele.
·        Isso quer dizer que para Deus responder orações, primeiro é preciso ter caráter.
Ø É necessário o abandono de uma vida de iniquidades:
Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça...Isaías 59:2
EXORDIA: Vamos fazer uma analisar o que Tiago diz sobre oração da fé e oração do justo.
1.     ORAÇÃO DA FÉ:
                   I.            Jesus ensinou que o mais importante em relação a fé não é o seu tamanho, mas o fato de você exercitá-la.
·        Você pode ter uma fé como um grão de mostarda e mesmo assim transportar montes.
·        Analisemos cuidadosamente os textos sobre o assunto:
Mateus 17.20 diz: “E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível”.
Ø Outra passagem bíblica semelhante à outra Lucas 17.6 E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui; e planta-te no mar; e ela vos obedeceria”.
Ø O que é dito no senso comum? É que, se tivermos uma Fé do tamanho do grão de mostarda, poderíamos realizar o impossível. Está correto isto? Não!
Ø Não é bem isto que o texto diz; e você sabe: uma vírgula ou palavra mal colocada pode mudar o sentido do texto ou da frase
Ø O que o texto diz é: “Se tiverdes fé COMO…”. Este COMO faz toda a diferença!!
Ø Quando eu falo que temos que ter “Fé do tamanho”; eu estou afirmando; ou seja, deve ser assim!
Ø  Já quando eu digo que temos que ter “Fé igual”; eu estou dando uma margem para interpretação maior que a anterior.
Ø Porém, quando eu digo, e, o texto bíblico diz, que temos que ter “Fé COMO”; estou dizendo que a nossa FÉ tem que ser comparada ao grão de mostarda.
·        A grande questão é: O que acontece com o grão de mostarda? Graças ao Senhor, a própria bíblia responde.
Ø A resposta está em Lucas mesmo, cap. 13.18,19: “É semelhante ao grão de mostarda que um homem, tomando-o, lançou na sua horta; e cresceu, e fez-se grande árvore, e em seus ramos se aninharam as aves do céu”.
Ø A questão é que, embora seja a menor de todas as sementes (Marcos 4.31), o grão de mostarda (a Fé) quando plantado em nossos corações deve crescer, crescer e crescer até se tornar uma Fé madura, fruto da intimidade com Deus, em Cristo Jesus.
·        Se você reparar na trajetória dos discípulos/apóstolos, você poderá traçar o ANTES  e o DEPOIS, ou seja o divisor de águas na vida deles.
                II.            Antes de Tiago falar sobre a oração do justo, ele fala sobre a oração da fé.
             III.            Três coisas são importantes para desencadear a oração da fé:
a)     A missão da liderança: Tg 5.14 Esta alguém entre vos doente? Chame os presbíteros...
·        O aspecto centra da submissão aqui é a transparência.
·        Toda cobertura espiritual deve ser correspondida com humildade e transparência.
·        Aqui é um tremendo principio de fé e uma das principais rotas de milagres.
·        Exemplo: Mateus 8.4 ...vai, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moises determinou...
Ø Jesus honrou o principio da submissão ordenando que aquele leproso se expusesse à sua liderança.
Ø Aqui a cobertura espiritual entra em ação.
b)    A unção da liderança: “... e estes orem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor” Tg 5.14.
·        A unção é uma capacitação sobrenatural.
·        A unção determina o tamanho da obra que Deus vai fazer.
·        Existe uma unção adquirida pessoalmente e outra recebida, legada pelo principio da autoridade.
·        Não podemos deixar de mencionar o perigo da imposição de mãos impuras.
Ø Imposição de mãos acarreta não só da unção, mas do espírito da pessoa:
Então, Eu descerei, e ali falarei contigo, e tirarei do Espírito que está sobre ti, e o porei sobre eles; e contigo levarão a carga do povo, para que tu sozinho o não leves... Nm 11.17
Ø Se o espírito da pessoa esta contaminado ou enfermo, isso também será transmitido às pessoas.
Ø Lideres em adultério ou com um espírito possessivo reproduzirá essa mesma condição sobre as pessoas que lideram.
c)     O perdão da liderança: Tg 5.15 E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e , se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados...
·        Todos nós precisamos de muita cura e perdão.
·        A oração da fé transmite cura e restauração.
·        Quando expomos nossos pecados e somos perdoados, então podemos nos perdoar.
·        A principal característica do ministério sacerdotal é o coração perdoador e reconciliador Hb 5.1-3
Ø Porque todo o sumo sacerdote, tomado dentre os homens, é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados; E possa compadecer-se ternamente dos ignorantes e errados; pois também ele mesmo está rodeado de fraqueza. E por esta causa deve ele, tanto pelo povo, como também por si mesmo, fazer oferta pelos pecados.
·        O perdão dos lideres não apenas fecha a porta dos fundos a igreja, mas regata a centésima ovelha.
2.     ORAÇÃO DO JUSTO:
·        O que seria um justo?
·        No sentido etimológico, ímpio é aquele que não pratica a piedade; é injusto; é desumano; é iníquo.
·        Mas a bíblia diz: Não há nem um justo sequer... Rm 3.10.
Ø Quando estamos sem Deus nossa justiça não passa um trapo de imundícia. Porem quando aceitamos a Cristo fomos justificados por Ele.
Ø Rm 5.1 “Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo.
Ø Rm 5.9 Logo, muitos mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvo da ira.
·        A bíblia diz que Noé eram homem justo em sua geração, pois ele andava com Deus (Gênesis 6:9 ; 7:1).
·        Por intercessão de Abrão, o Senhor declarou que se encontrasse dez justos na cidade de Sodoma e Gomorra não a destruiria por amor aos dez, mas só havia Ló e sua filhas (Genesis 18 : 23 – 32)
·        Daniel foi achado justo diante de Deus e do rei Dario e o Senhor fechou a boca dos leões.
       I.            O que liga a oração da fé a oração do justo é a confissão. Tg 5.15,16.
    II.            O caráter do intercessor, o conteúdo da oração gera um impacto nos céus e na terra. OBSERVEMOS o verso 17, a oração de Elias.
·        A oração de Elias não é a oração de um homem qualquer.
·        Observe que Tg diz que Elias era homem sujeito as mesmas paixões que nós.
Ø Elias escolheu ser diferente.
Ø Numa época de densas trevas e idolatria Elias fez a diferença em sua geração.
·        A oração de Elias estava afetando toda a nação.
·        A oração Elias, A oração do justo e o juízo de Deus: “... e orou com fervor para que não chovesse, e por três anos e seis meses não choveu sobre a terra... Tg 5.17”.
Ø O juízo sempre começa pela casa de Deus.
Ø O juízo de Deus vem para incomodar os acomodados.
Ø O que leva uma pessoa a orar pela seca?
Ø Acredito que seja o discernimento em relação aos benefícios produzidos pelo juízo de Deus.
·        O juízo de Deus sempre tem um tempo limitado ao arrependimento.
Ø Aqui temos um conflito entre líder e profeta.
Ø Acabe era líder e Elias o profeta.
Ø Quando esse conflito foi resolvido, os céus se abriram e a chuva veio.
Ø Foi assim entre Elias e Acabe, Natã e Davi, Ageu e Zorobabeu.
 III.            A oração do justo gera restauração da terra : “... e orou outra vez e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto... Tg 5.18”.
·        O propósito da seca de Deus é gerar fome e sede de justiça em uma sociedade.
·        O juízo vem para remover o engano e a sedução do pecado.
·        Quando Acabe se arrependeu a oração de Elias mudou de direção.
Ø Quando Tiago diz que Elias orou outra vez, isso quer dizer que ele orou de outra forma.
Ø Era uma oração diferente que mudaria a realidade da nação.
·        A oração do justo destranca os céus e o refrigério chega.
·        Elias correu na chuva do avivamento de tal forma que ultrapassou Acabe na sua carruagem.
Ø O avivamento nos faz correr com os que vão a cavalos.
IV.            A oração do justo e a restauração dos desviados: “ meus irmãos, se alguém dentre vós se desviar da verdade e alguém o converter, sabei que aquele que fizer converter um pecador do erro do seu caminho salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados... Tg 5.19-20.
·        Este é um coração de um justo.
·        Elias retirou uma nação que estava em cima do muro.
·        Eles estavam não apenas indecisos mais desviados.
·        Serviam a Deus e a Baal.
CONCLUSÃO: A oração do justo pode muito em seus efeitos.


Um comentário:

  1. com certeza a oracao e a chave da vitoria deus abencoe a paz do senhor jesus.tem poucos videos volta a gravar irmao tenha fe uma hora vai dar certo

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