TEXTO: Tg 5.13-16
INTRODUÇÃO: Oração continua sendo a chave do
avivamento e a respiração da vida espiritual. A oração é a grande oportunidade
espiritual de sermos parceiros de Deus naquilo que Ele esta criando e
fazendo.
TRANSIÇÃO: Quando se fala em oração, a questão que
mais frisamos é a fé. A culpa de muitos fracassos é sempre colocada sobre a
falta de fé.
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A fé é capaz de
orações sobrenaturais e isso é sempre muito abordado.
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Tiago vai alem da
oração da fé ao explicar a eficácia da oração do justo.
Ø Isso demonstra como o caráter de uma pessoa pode
afetar o desempenho da oração.
Ø É necessário, não apenas fé, mas caráter para a
eficácia da oração.
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Na verdade, a
oração é apenas uma consequência da nossa intimidade com Deus.
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Oração não é
apenas do que fazemos para Deus, mas de quem somos n’Ele.
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Isso quer dizer
que para Deus responder orações, primeiro é preciso ter caráter.
Ø É necessário o abandono de uma vida de iniquidades:
Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e
o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos
ouça...Isaías
59:2
EXORDIA: Vamos fazer uma analisar o que Tiago diz
sobre oração da fé e oração do justo.
1. ORAÇÃO DA FÉ:
I.
Jesus ensinou que
o mais importante em relação a fé não é o seu tamanho, mas o fato de você
exercitá-la.
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Você pode ter uma
fé como um grão de mostarda e mesmo assim transportar montes.
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Analisemos
cuidadosamente os textos sobre o assunto:
Mateus 17.20 diz:
“E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos
digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa
daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível”.
Ø Outra passagem bíblica semelhante à outra Lucas 17.6 “E disse o Senhor: Se tivésseis fé
como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui; e
planta-te no mar; e ela vos obedeceria”.
Ø O que é dito no senso comum? É que, se tivermos uma Fé
do tamanho do grão de mostarda, poderíamos realizar o impossível.
Está correto isto? Não!
Ø Não é bem isto que o texto diz; e você sabe: uma
vírgula ou palavra mal colocada pode mudar o sentido do texto ou da frase
Ø O que o texto diz é: “Se tiverdes fé COMO…”.
Este COMO faz toda a diferença!!
Ø Quando eu falo que temos que ter “Fé do tamanho”; eu
estou afirmando; ou seja, deve ser assim!
Ø Já quando eu
digo que temos que ter “Fé igual”; eu estou dando uma margem para interpretação
maior que a anterior.
Ø Porém, quando eu digo, e, o texto bíblico diz, que
temos que ter “Fé COMO”; estou dizendo que a nossa FÉ tem que ser comparada ao
grão de mostarda.
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A grande questão
é: O que acontece com o grão de mostarda? Graças ao Senhor, a própria bíblia
responde.
Ø A resposta está em Lucas mesmo, cap. 13.18,19: “É semelhante ao grão de mostarda que um
homem, tomando-o, lançou na sua horta; e cresceu, e fez-se grande árvore, e em
seus ramos se aninharam as aves do céu”.
Ø A questão é que, embora seja a menor de todas as
sementes (Marcos 4.31), o grão de mostarda (a Fé) quando plantado em nossos
corações deve crescer, crescer e crescer até se tornar uma Fé madura, fruto da
intimidade com Deus, em Cristo Jesus.
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Se você reparar
na trajetória dos discípulos/apóstolos, você poderá traçar o ANTES e
o DEPOIS, ou seja o divisor de águas na vida deles.
II.
Antes de Tiago
falar sobre a oração do justo, ele fala sobre a oração da fé.
III.
Três coisas são
importantes para desencadear a oração da fé:
a) A missão da liderança: Tg 5.14 Esta alguém entre vos doente? Chame os presbíteros...
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O aspecto centra
da submissão aqui é a transparência.
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Toda cobertura
espiritual deve ser correspondida com humildade e transparência.
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Aqui é um
tremendo principio de fé e uma das principais rotas de milagres.
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Exemplo: Mateus
8.4 ...vai, mostra-te ao sacerdote, e
apresenta a oferta que Moises determinou...
Ø Jesus honrou o principio da submissão ordenando que
aquele leproso se expusesse à sua liderança.
Ø Aqui a cobertura espiritual entra em ação.
b) A unção da liderança: “... e estes orem sobre ele,
ungindo-o com óleo em nome do Senhor” Tg 5.14.
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A unção é uma
capacitação sobrenatural.
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A unção determina
o tamanho da obra que Deus vai fazer.
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Existe uma unção
adquirida pessoalmente e outra recebida, legada pelo principio da autoridade.
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Não podemos
deixar de mencionar o perigo da imposição de mãos impuras.
Ø Imposição de mãos acarreta não só da unção, mas do
espírito da pessoa:
Então, Eu
descerei, e ali falarei contigo, e tirarei do Espírito que está sobre ti, e o
porei sobre eles; e contigo levarão a carga do povo, para que tu sozinho o não
leves... Nm 11.17
Ø Se o espírito da pessoa esta contaminado ou enfermo,
isso também será transmitido às pessoas.
Ø Lideres em adultério ou com um espírito possessivo
reproduzirá essa mesma condição sobre as pessoas que lideram.
c) O perdão da liderança: Tg 5.15 E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e , se
houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados...
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Todos nós
precisamos de muita cura e perdão.
·
A oração da fé
transmite cura e restauração.
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Quando expomos
nossos pecados e somos perdoados, então podemos nos perdoar.
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A principal
característica do ministério sacerdotal é o coração perdoador e reconciliador
Hb 5.1-3
Ø
Porque todo o sumo sacerdote, tomado dentre os homens,
é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que
ofereça dons e sacrifícios pelos pecados; E possa compadecer-se ternamente dos
ignorantes e errados; pois também ele mesmo está rodeado de fraqueza. E por
esta causa deve ele, tanto pelo povo, como também por si mesmo, fazer oferta
pelos pecados.
·
O perdão dos
lideres não apenas fecha a porta dos fundos a igreja, mas regata a centésima
ovelha.
Ø
Irmãos,
se algum dentre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter, Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu
caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de
pecados. Tg 5.19-20.
2. ORAÇÃO DO JUSTO:
·
O que seria um
justo?
·
No sentido
etimológico, ímpio é aquele que não pratica a piedade; é injusto; é desumano; é
iníquo.
·
Mas a bíblia diz:
Não há nem um justo sequer... Rm 3.10.
Ø Quando estamos sem Deus nossa justiça não passa um
trapo de imundícia. Porem quando aceitamos a Cristo fomos justificados por Ele.
Ø Rm 5.1
“Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus
Cristo.
Ø Rm 5.9 Logo,
muitos mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvo da
ira.
·
A bíblia diz que
Noé eram homem justo em sua geração, pois ele andava com Deus (Gênesis 6:9 ; 7:1).
·
Por intercessão
de Abrão, o Senhor declarou que se encontrasse dez justos na cidade de Sodoma e
Gomorra não a destruiria por amor aos dez, mas só havia Ló e sua filhas (Genesis 18 : 23 – 32)
·
Daniel foi achado
justo diante de Deus e do rei Dario e o Senhor fechou a boca dos leões.
I.
O que liga a
oração da fé a oração do justo é a confissão. Tg 5.15,16.
II.
O caráter do
intercessor, o conteúdo da oração gera um impacto nos céus e na terra.
OBSERVEMOS o verso 17, a oração de Elias.
·
A oração de Elias
não é a oração de um homem qualquer.
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Observe que Tg
diz que Elias era homem sujeito as mesmas paixões que nós.
Ø Elias escolheu ser diferente.
Ø Numa época de densas trevas e idolatria Elias fez a
diferença em sua geração.
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A oração de Elias
estava afetando toda a nação.
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A oração Elias, A
oração do justo e o juízo de Deus: “... e
orou com fervor para que não chovesse, e por três anos e seis meses não choveu
sobre a terra... Tg 5.17”.
Ø O juízo sempre começa pela casa de Deus.
Ø O juízo de Deus vem para incomodar os acomodados.
Ø O que leva uma pessoa a orar pela seca?
Ø Acredito que seja o discernimento em relação aos
benefícios produzidos pelo juízo de Deus.
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O juízo de Deus
sempre tem um tempo limitado ao arrependimento.
Ø Aqui temos um conflito entre líder e profeta.
Ø Acabe era líder e Elias o profeta.
Ø Quando esse conflito foi resolvido, os céus se abriram
e a chuva veio.
Ø Foi assim entre Elias e Acabe, Natã e Davi, Ageu e
Zorobabeu.
III.
A oração do justo
gera restauração da terra : “... e orou outra vez e o céu deu chuva, e a terra
produziu o seu fruto... Tg 5.18”.
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O propósito da
seca de Deus é gerar fome e sede de justiça em uma sociedade.
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O juízo vem para
remover o engano e a sedução do pecado.
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Quando Acabe se
arrependeu a oração de Elias mudou de direção.
Ø Quando Tiago diz que Elias orou outra vez, isso quer
dizer que ele orou de outra forma.
Ø Era uma oração diferente que mudaria a realidade da
nação.
·
A oração do justo
destranca os céus e o refrigério chega.
·
Elias correu na
chuva do avivamento de tal forma que ultrapassou Acabe na sua carruagem.
Ø O avivamento nos faz correr com os que vão a cavalos.
IV.
A oração do justo
e a restauração dos desviados: “ meus
irmãos, se alguém dentre vós se desviar da verdade e alguém o converter, sabei
que aquele que fizer converter um pecador do erro do seu caminho salvará da
morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados... Tg 5.19-20.
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Este é um coração
de um justo.
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Elias retirou uma
nação que estava em cima do muro.
·
Eles estavam não
apenas indecisos mais desviados.
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Serviam a Deus e
a Baal.
CONCLUSÃO: A oração do justo pode muito em seus
efeitos.
com certeza a oracao e a chave da vitoria deus abencoe a paz do senhor jesus.tem poucos videos volta a gravar irmao tenha fe uma hora vai dar certo
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