terça-feira, 12 de janeiro de 2016

REVELADOS COMO NÓS SOMOS



TEXTO: 2Co 5.9-10

“Estamos constantemente ambiciosos e nos esforçamos ardentemente para sermos agradáveis a Ele. Porque devemos todos comparecer e ser revelados tal como somos diante do tribunal de Cristo, para que cada um possa receber o seu pagamento de acordo com o que fez por meio do corpo, seja bem ou mal, considerando qual tenha sido o seu propósito e motivo, e o que ele conquistou, com que se ocupou e para cuja realização dedicou sua vida e sua atenção...
INTRODUÇÃO: Haverá na historia da humanidade dois julgamentos:
·         O tribunal de Cristo, no grego bema, esse será somente para igreja.
Ø Aqui é perda ou ganho de recompensa.
Ø Aqui não se trata de condenação e salvação.
Ø Esse tribunal é exclusivamente para igreja. Tudo que fizemos no corpo ou fora do corpo. Trata de tudo que fizemos pelo reino de Deus.
·        O juízo final é o julgamento do diabo e seus anjos e todos aqueles infiéis a Deus e ímpios.
Ø Aqui nesta caso é para condenação.
Ø Neste julgamento não existe inocente e não haverá escape.
Ø Aqui só haverá condenação.
TRANSIÇÃO: Nossa mensagem de hoje tem como respaldo o texto que abrange o que sucederá no tribunal de Cristo. Não iremos falar do juízo final e sim de um quesito que nos chama a atenção no tribunal de Cristo. Quero convidá-los a observarmos as palavras: revelados tal como somos. Todos os seres humanos possuem três imagens: a sua imagem projetada, a sua imagem percebida e é claro, a sua imagem real.
·        A imagem projetada é o modo como você deseja que os outros o vejam.
·        A sua imagem percebida é como os outros o vêem.
·        A sua imagem real é quem você realmente é.
EXORDIA: Vamos analisar cuidadosamente  o que significa isso para nossas vidas.
·        Vejamos o caso de Jesus:
Ø Jesus foi rejeitado por muitos, difamado pelos influentes, governantes mentiram a seu respeito, foi visto pela igreja da época como herege ou alguém inspirado por demônios.
Ø A imagem percebida de Jesus não era favorável aos olhos de muitos, principalmente dos notáveis.
Ø Mas a sua imagem real era muito diferente, as escrituras afirmam que Ele é a imagem expressão do Pai:
O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas; Hebreus 1:3
Ø Jesus disse explicitamente na ultima ceia “Quem me vê a Mim, vê o Pai”(Jo 14.9).
Ø Muitos que tinham reputação ou influencia se concentravam na imagem percebida de Jesus, ao posso que Deus só via a Sua imagem real.
Ø Vejamos a imagem que o Pai tinha de Jesus: Este é o Meu Filho amado, em quem Me comprazo (Mt 3.17).
Ø O prazer de Deus nesse primeiro momento citado de Mateus não se baseou nas realizações de Jesus porque Ele ainda não tinha realizado um único ato de ministério.
Ø A declaração do Pai provinha do fato de que Jesus havia permanecido fiel a quem Ele era em vez de ceder à tentação de querer “ser alguém”.
·        Estou certo de que Jesus era perturbado até mesmo por seus irmão de sangue:
Ø Vamos lá Jesus, faça algo espetacular.
Ø Depois de batizado seus irmãos o pressionavam a viver uma imagem projetada, eles podiam dizer: Vá para onde os seus seguidores possam ver os milagres.
·        A Imagem percebida de Jesus era exatamente como Ele era.
Ø Se você vê Jesus, você vê o Pai. Foi isso que Ele disse a Filipe (Jo 14.9).
Ø Ele não procurava louvores dos homens e a aprovação dos homens.
Ø Não devemos ser diferentes, mas ser exatamente como Jesus.
·        PARA MUITOS CRISTÃOS A IMAGEM PERCEBIDA DELES É O QUE IMPORTA.
Ø A reputação deles é mais importante para eles que os verdadeiros motivos de seus corações.
Ø Isso faz com que eles se projetem da maneira que querem ser percebidos.
Ø Os esforços deles se concentram na aparência, no status, nos títulos, no orgulho próprio.
·        A IMAGEM PROJETADA E PERCEBIDA NÃO É O QUE SERÁ REVELADO DIANTE DE TODA A ASSEMBLEIA DO CÉU.
Ø Será revelado a nossa imagem real, os verdadeiros motivos e intenções do coração.
Todos nós compareceremos e seremos revelados tal como somos diante do tribunal de Cristo... (2Co 5.10).
1.     VOCÊ SERVIRÁ AQUELE A QUEM TEME:
                   I.            Paulo nos traz um achado no verso 11.
·        E porque conhecemos este solene temor do Senhor que nos esforçamos tanto...
·        Observe o que Paulo diz: solene temor do Senhor.
                II.            O temor do Senhor nos mantém em contato com a nossa imagem real.
·        A falta de temor do Senhor nos leva a sermos dependentes da nossa imagem projetada.
             III.            Você serve a quem você teme.
·        Se você teme a Deus, obedecerá a Deus, se você teme a homem, finalmente obedecerá aos desejos do homem.
·        É mais difícil para nós ofender a pessoa que estamos vendo se queremos sua amizade e amor, em vez daquela a quem não vemos.
            IV.            Paulo temia a Deus e não estava preocupado com a aprovação dos homens:
·        Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo...Gálatas 1:10
               V.            No capitulo dois de Galatas vemos um confronto de Paulo com Pedro sobre a sua imagem projetada:
·        Lembre-se, você serve a quem teme.
·        Pedro tinha medo dos seus amigos conservadores de Jerusalém.
·        Ele desejava profundamente ter a aprovação de Tiago e dos outros lideres.
·        Pedro estava focado na imagem projetada porque desejava que a imagem percebida que eles tinham dele fosse favorável.
·        Provérbios 29.25 diz: É perigoso ter medo dos outros...
·        Paulo teve a coragem de repreender Pedro pessoalmente.
2.     O QUE É TEMOR DO SENHOR?
                   I.            Antes de qualquer coisa, não é ter medo de Deus.
                II.            Como podemos ter intimidade com alguém de quem temos medo?
             III.            Para entendermos isso, vejamos a historia da saída de Israel do Egito:
·        Quando Moisés conduziu os filhos de Israel para fora do Egito, ele os levou direto para o Monte Sinai, o lugar onde Deus havia ser revelado a Moisés em uma sarça. Muitos pensam que o destino dele era a terra prometida. Isso não é verdade. Moisés disse a Faraó diversas vezes que a palavra do Senhor era: “Deixa o meu povo ir, para que eles possam me adorar no deserto (Êx 7.16). Por que Moisés iria querer levá-los para Terra prometida antes de apresentá-los primeiramente Àquele que a havia prometido? Vejo um contraste impressionante entre Moisés e o povo que ele conduzia. Os israelitas haviam sofrido abusos no Egito, haviam sido espancados, seus filhos assassinados, haviam trabalhado por toda vida para construir a herança dos egípcios, moravam em favelas, alimentavam-se mal e se vestiam de trapos. Mas após terem saído do Egito, eles reclamavam constantemente e desejavam voltar.
·        Moisés ele havia vivido na casa do homem mais rico do mundo, havia comido a melhor comida, vestia as melhores roupas da moda, tinha criados prontos para atende-los, e tinha a melhor educação, no entanto, ele saiu do Egito e não pediu para voltar nem uma vez.
·        QUAL A RAZÃO DESSA DIFERENÇA?
Ø Moisés havia tido um encontro intimo com Deus na sarça.
Ø Os israelitas receberam a oferta de terem o mesmo tipo de encontro mas recusaram.
·        Deus ofereceu descer na montanha e se apresentar aos hebreus e eles fugiram da presença:
Ø Não temais; Deus veio para vos provar e para que o Seu temor esteja diante de vós, a fim de que não pequeis (Êx 20.20).
Ø Em outras palavras: Não tenham medo, porque Deus veio para ver se o temor Dele está diante de vocês.
·        Qual a diferença entre medo e temor:
Ø A pessoa que tem medo de Deus é porque ela tem algo a esconder.Ex: Adão e Eva se esconderam no paraíso.
Ø A pessoa que teme a Deus ela não tem nada a esconder. Ela na verdade tem medo de ficar longe de Deus. 
            IV.            Quando tememos a Deus, não escondemos nada e compareceremos diante dEle como realmente somos e não como o nosso eu projetado.
3.     UMA FIRME DECISÃO DO CORAÇÃO:
                   I.            Se ficarmos focados na nossa imagem projetada, perdermos a bênção de sermos a imagem de Jesus.
                II.            Você precisa perguntar: Quero viver para agradar a Deus ou para ser popular entre as pessoas?
·        Corremos o risco de viver aparência de Cristianismo, mas que esta diante do coração de Deus.
             III.            Você pode ler uma enorme quantidade de livros, ouvir inúmeras mensagens em CD ou DVD, frequentar diversos cultos e ouvir varias pregações e mesmo assim não ter sabedoria.
·        O temor do Senhor é o principio da sabedoria (Sl 111.10).
            IV.            A intimidade com o Senhor vem quando o tememos.
·        A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança (Sl 25.14).
CONCLUSÃO: Sejamos sinceros com nós mesmos, com Deus e com a igreja. Se queremos sabedoria então precisamos temer a Deus e não aos homens. Se queremos intimidade com Deus precisamos temê-lo e cresceremos em Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário