TEXTO: Jz 13.2-5
E havia um homem de Zorá, da tribo de Dã, cujo nome era Manoá; e sua
mulher, sendo estéril, não tinha filhos.E o anjo do Senhor apareceu a esta
mulher, e disse-lhe: Eis que agora és estéril, e nunca tens concebido; porém
conceberás, e terás um filho. Agora, pois, guarda-te
de beber vinho, ou bebida forte, ou comer coisa imunda. Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre
cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde
o ventre; e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus. Juízes 13:2-5
INTRODUÇÃO: Juízes
retrata um período entre 1200 e 1020 AC, descrevendo a continuação da conquista
da Terra Prometida e a vida das tribos até o início da monarquia. Destaca-se que:
·
As tribos eram governadas por chefes que
tinham um cargo vitalício (juízes menores); nos momentos de grande dificuldade
surgiam chefes carismáticos (juízes maiores), que uniam e lideravam as tribos
na luta contra os inimigos.[3]
·
Os
Juízes eram então suscitados por Deus para libertar o seu povo eleito da
opressão dos inimigos, devolver-lhe a paz e a posse de suas terras.
·
Estes
líderes agiam em nome Justiça divina e, movidos por profundo senso de
fidelidade a Deus.
TRANSIÇÃO: Foram quinze Juízes mencionados na bíblia e
depois veio o tempo dos reis. Temos entre eles:
·
Otniel –
livramento da opressão Mesopotâmica (Juízes 3:7-11).
·
Eúde – livramento
da opressão Moabita (Juízes 3:12-30). Governou por 80 anos
·
Sangar –
livramento da opressão Filistéia (Juízes 3:31).
·
Débora e Baraque
– livramento da opressão Cananéia (Juízes 4:1 até 5:31). Governaram por 40
anos.
·
Gideão – livramento
da opressão Midianita (Juízes 6:1 até 8:35 ). Governou por 40 anos.
·
Tola – tempos
conturbados sob Abimeleque (Juízes 9:1 até 10:2). Governou por 23 anos.
·
Jair – tempos
conturbados sob Abimeleque (Juízes 10:3-5 ). Governou por 22 anos.
·
Jefté – livramento
da opressão Amonita (Juízes 10:6 até 12.7). Governou por 6 anos.
·
Ibsã – livramento
da opressão do Período da Judicatura (Juízes 12:9). Governou por 7 anos.
·
Elom – livramento
da opressão do Período da Judicatura (Juízes 12:11). Governou por 19 anos.
·
Abdom –
livramento da opressão do Período da Judicatura (Juízes 12:14 ). Governou por 8
anos.
·
Sansão –
livramento da opressão Filistéia (Juízes 13:1 até 16:31). Governou por 20 anos.
·
Eli – 40 anos (1
Samuel 1:1 até 4:22).
·
Samuel –
livramento do jugo dos filisteus ; organização do Reino; último juiz (1 Samuel
7:15-17). Governou por 40 anos.
EXORDIA: Na nossa mensagem de hoje queremos falar
sobre Sansão, o penúltimo juiz na historia de Israel. Eis aqui um homem que brincou muito com o pecado, ele podia
ter voltado atrás, mas cada dia mais se afundava, cada vez mais, pois um abismo
chama outro abismo, e Sansão mesmo sendo um escolhido de Deus, Nazireu, brincou
com o pior.
1.
QUEM FOI SANSÃO?
I.
Sansão era uma
promessa de Deus.
·
Sansão era um
homem chamado por Deus desde o ventre de sua mãe.
·
O seu nascimento
foi profético (Jz 13.2-5).
Ø Seu nascimento foi um milagre, devido sua mãe ser
estéril.
Ø Era era escolhido por Deus desde o ventre de sua mãe.
Ø Sansão estava vindo a este mundo com um propósito.
·
O chamado de Sansão
começou antes mesmo de ele ter nascido.
II.
Nascido
em Zorá, na tribo de Dã, em Israel, filho de Manoá.
·
Manoá seu pai era
um devoto adorador de Jeová.
III.
A bíblia diz que
o menino Sansão cresceu e o Senhor o
abençoou... vs 24.
·
Sansão nasceu
debaixo de uma promessa.
·
Cresceu Abençoado
por Deus.
2.
SANSÃO ERA UM
HOMEM DE UMA CONSAGRAÇÃO DIFERENCIADA:
I.
Sansão era um
nazireu.
·
A palavra nazireu
não aparece com grande frequência na bíblia. Ela pode ser soletrada de duas
maneiras ‘nazareu’ (com um ‘a’) ou ‘nazireu’ (com um ‘i’). Isso porque a
palavra contem duas raízes hebraicas. Uma delas é a raiz hebraica ‘nazir’ (de
onde vem nazireu) que significa ‘separado para Deus, santificado, consagrado
para refletir a gloria de Deus.
Ø Em
essência, ‘nazir’ significa ‘removido dos padrões comuns a fim de alcançar o
padrão de Deus’.
Ø Segunda raiz é ‘nazar’ (de onde recebemos a palavra
‘nazareu’) que tem um significado semelhante: ‘elevado acima dos outros,
separados, que recebeu autoridade sobre a nação’.
Ø Definição: Combinadas, as duas palavras hebraicas
falam sobre ‘ser separado, purificado, ser criado para refletir a glória de
Deus, levantado acima do normal e receber autoridade sobre a nação.
II.
O voto de nazireu
consistia em três compromissos:
·
O
nazireu não podia beber vinho (Nm 6.3,4) equivalente no NT (Ef 5.18).
Ø Beber vinho moderadamente era um prazer legitimo para
os Israelitas.
Ø Era símbolo de alegria e celebração.
Ø As uvas, as passas, e o vinho eram os doces na
sociedade judaica.
Ø Os nazireus não podiam porque era uma maneira de negar
a si mesmos.
Ø Eles negavam os prazeres legítimos desta vida a fim de
experimentarem mais plenamente os supremos prazeres de conhecerem a Deus.
Ø Os nazireu era um homem celestial, ele vive para Deus.
·
Nenhuma navalha
passará sobre a sua cabeça (Nm 6.5).
Ø O nazireu não deveria cortar o seu cabelo durante sua
consagração.
Ø O cabelo longo era o símbolo da sua força e vitalidade
de vida.
Ø O cabelo era a marca publica de consagração e uma
forma de responsabilidade publica.
Ø As
pessoas sabiam pelo cabelo que Aquele era nazireu.
Ø O cabelo não cortado trazia a seguinte mensagem:
Até que ponto eu consigo chegar em minha consagração a
Deus? Até que ponto Deus te deixara ir? Quão
consagrado permitiras que eu seja?
·
Não
se aproximará de um corpo Morto (Nm 6.6).
Ø Toda a pessoa natural enterra os seus mortos, mas um
nazireu era conduzido a fazer o contrario.
Ø Os cadáveres eram impuros de acordo com a lei judaica,
e tocar num cadáver era ficar impuro durante sete dia.
Ø Se o nazireu tocasse num cadáver sua consagração
terminaria ali.
Ø O
nazireu é símbolo de uma pureza absoluta.
Ø Certamente eles viviam pressões terríveis quando se
tratava de enterrar familiares.
III.
Sansão era um
homem de uma consagração diferenciada.
·
Ele Sansão tinha
um ministério poderoso.
·
Sansão tinha uma
força sobrenatural fora do comum em relação a um homem natural.
·
Sansão matou um
leão com as suas próprias mãos
·
Sansão matou 1000
filisteus com uma queixada de jumento.
·
Ele colocava
terror nos seus inimigos.
3.
COMO VEIO O
GRANDE DECLINIO:
I.
PRIMEIRO: Sansão
era um homem que andava na carne.
·
Ele era dirigido
pelos seus desejos e não pela visão de Deus.
·
"Desceu Sansão a Timna; vendo em Timna uma das filhas dos
filisteus..." (14:1)
Ø Aqui
observamos o primeiro erro: Julgo desigual .
·
Ele desobedece seu pai e sua mãe para ficar
com a mulher:
Ø Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre
as filhas de teus irmãos, nem entre todo o meu povo, para que tu vás tomar mulher
dos filisteus, daqueles incircuncisos? E disse Sansão a seu pai: Toma-me esta,
porque ela agrada aos meus olhos...Juízes 14:3
·
Depois outra
ocasião parecida:
Ø "Sansão foi a Gaza, e
viu ali uma prostituta, e coabitou com ela" (16:1)
Ø Sansão
se prostituiu com uma mulher. (isso o tornava um prostituto).
·
Mais tarde Sansão
se afeiçoou a uma mulher (Dalila)
Ø "Depois
disto, aconteceu que seafeiçoou a uma mulher do vale de Soreque, a qual se
chamava Dalila" (16:4).
Ø Curiosamente o nome Dalila significa fraco.
·
Quando somos carnais
perdemos nossa consagração.
·
Sansão se deixou levar
pelas paixões
·
Seus desejos eram
carnais.
Ø A palavra "carnal" é
traduzida da palavra grega "sarkikos", a qual significa literalmente
"mundano".
Ø Observamos
o que Paulo diz: E eu, irmãos, não vos pude falar como
a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não
podíeis, nem tampouco ainda agora podeis, Porque
ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não
sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?... 1 Coríntios 3:1-3
Ø Todas as vezes que somos ciumentos, brigões,
beberrões, idolatras, cobiçando, invejosos, rebeldes, insubmissos, fazendo
disputas, fofocas, maledicências, e etc, estamos sendo carnais.
Ø Onde esta a nossa consagração quando fazemos isso?
Ø Como queremos ser cheios de Deus ou abençoados, sendo
carnais? Que vergonha.
Ø Quando Deus manifestará sua gloria, quando na maioria
das vezes somos mais carnais do que espirituais.
·
Paulo
nos diz: FAZEI, POIS
MORRER, A VOSSA NATUREZA CARNAL…” (CL 3:5A)
·
Romanos 8.6-8 “Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é
vida e paz. Porquanto a inclinação
da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em
verdade, o pode ser. Portanto, os que
estão na carne não podem agradar a Deus... Romanos 8:6-8”
·
Porem aos que
andam no Espírito temos uma outra certeza:
Ø Rm 8.1 “Portanto,
agora nenhuma condenação há para aqueles que estão em Cristo Jesus, que não
andam segundo a carne, mas segundo o espírito...”
II.
Sansão quebrou o
seu voto, ele parou de se consagrar.
·
Tocou
no cadáver de um leão (14.9).
·
Bebeu
bebida forte (14.10: “banquete”, literalmente “uma festa de bebidas”).
·
Sansão
também deixou que cortassem o seu cabelo. (Jz 16.19).
·
Tudo que satanás
quer é acabar com a sua vida de consagração.
·
Satanás fará de
tudo para que você deixe a oração, jejum e a leitura da palavra.
·
Satanás fará de
tudo para que você pare de ir a igreja.
III.
Sansão se tornou
um palhaço na mão dos seus inimigos.
·
O brincar com o
pecado faz isso com o homem.
·
Ele serviu de
chacota na mão dos seus inimigos.
·
Aquilo que mais o
trairá, os seus olhos foram vazados, ele ficou cego.
4.
O GRANDE FEITO DE
SANSÃO ESTA NA SUA MORTE (Jz 16.25-31).
I.
Estavam numa
grande festa os filisteus.
II.
Eles se reuniram
no templo do seu deus chamado dagom.
·
Era uma grande
celebração.
·
Haviam tantos que
somente no telhado havia 3 mil homens e mulheres
III.
Sansão fez uma
oração.
·
Grande segredo
começou aqui oração (Jz 16.28).
·
Quando oramos
tudo se torna possível.
IV.
Sansão derrubou
duas colunas e matou mais filisteus na sua morte do que em vida.
·
Outro segredo,
quando morremos é que estamos vencendo.
·
Morrendo para o
mundo, para as obras da carne, para o nosso eu para vivermos com Cristo.
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