quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

SANSÃO, BRINCANDO COM O PECADO



TEXTO: Jz 13.2-5

E havia um homem de Zorá, da tribo de Dã, cujo nome era Manoá; e sua mulher, sendo estéril, não tinha filhos.E o anjo do Senhor apareceu a esta mulher, e disse-lhe: Eis que agora és estéril, e nunca tens concebido; porém conceberás, e terás um filho. Agora, pois, guarda-te de beber vinho, ou bebida forte, ou comer coisa imunda. Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre; e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus. Juízes 13:2-5
INTRODUÇÃO: Juízes retrata um período entre 1200 e 1020 AC, descrevendo a continuação da conquista da Terra Prometida e a vida das tribos até o início da monarquia. Destaca-se que:
·        Era um tempo de democracia tribal (Jz 17,6; Jz 21,25) e cheio de dificuldades.
·         As tribos eram governadas por chefes que tinham um cargo vitalício (juízes menores); nos momentos de grande dificuldade surgiam chefes carismáticos (juízes maiores), que uniam e lideravam as tribos na luta contra os inimigos.[3]
·        Os Juízes eram então suscitados por Deus para libertar o seu povo eleito da opressão dos inimigos, devolver-lhe a paz e a posse de suas terras.
·        Estes líderes agiam em nome Justiça divina e, movidos por profundo senso de fidelidade a Deus.
TRANSIÇÃO: Foram quinze Juízes mencionados na bíblia e depois veio o tempo dos reis. Temos entre eles:
·        Otniel – livramento da opressão Mesopotâmica (Juízes 3:7-11).
·        Eúde – livramento da opressão Moabita (Juízes 3:12-30). Governou por 80 anos
·        Sangar – livramento da opressão Filistéia (Juízes 3:31).
·        Débora e Baraque – livramento da opressão Cananéia (Juízes 4:1 até 5:31). Governaram por 40 anos.
·        Gideão – livramento da opressão Midianita (Juízes 6:1 até 8:35 ). Governou por 40 anos.
·        Tola – tempos conturbados sob Abimeleque (Juízes 9:1 até 10:2). Governou por 23 anos.
·        Jair – tempos conturbados sob Abimeleque (Juízes 10:3-5 ). Governou por 22 anos.
·        Jefté – livramento da opressão Amonita (Juízes 10:6 até 12.7). Governou por 6 anos.
·        Ibsã – livramento da opressão do Período da Judicatura (Juízes 12:9). Governou por 7 anos.
·        Elom – livramento da opressão do Período da Judicatura (Juízes 12:11). Governou por 19 anos.
·        Abdom – livramento da opressão do Período da Judicatura (Juízes 12:14 ). Governou por 8 anos.
·        Sansão – livramento da opressão Filistéia (Juízes 13:1 até 16:31). Governou por 20 anos.
·        Eli – 40 anos (1 Samuel 1:1 até 4:22).
·        Samuel – livramento do jugo dos filisteus ; organização do Reino; último juiz (1 Samuel 7:15-17). Governou por 40 anos.
EXORDIA: Na nossa mensagem de hoje queremos falar sobre Sansão, o penúltimo juiz na historia de Israel. Eis aqui um homem que brincou muito com o pecado, ele podia ter voltado atrás, mas cada dia mais se afundava, cada vez mais, pois um abismo chama outro abismo, e Sansão mesmo sendo um escolhido de Deus, Nazireu, brincou com o pior.
1.     QUEM FOI SANSÃO?
       I.            Sansão era uma promessa de Deus.
·        Sansão era um homem chamado por Deus desde o ventre de sua mãe.
·        O seu nascimento foi profético (Jz  13.2-5).
Ø Seu nascimento foi um milagre, devido sua mãe ser estéril.
Ø Era era escolhido por Deus desde o ventre de sua mãe.
Ø Sansão estava vindo a este mundo com um propósito.
·        O chamado de Sansão começou antes mesmo de ele ter nascido.
    II.            Nascido em Zorá, na tribo de Dã, em Israel, filho de Manoá.
·        Manoá seu pai era um devoto adorador de Jeová.
 III.            A bíblia diz que o menino Sansão cresceu e o Senhor o abençoou... vs 24.
·        Sansão nasceu debaixo de uma promessa.
·        Cresceu Abençoado por Deus.
2.     SANSÃO ERA UM HOMEM DE UMA CONSAGRAÇÃO DIFERENCIADA:
       I.            Sansão era um nazireu.
·        A palavra nazireu não aparece com grande frequência na bíblia. Ela pode ser soletrada de duas maneiras ‘nazareu’ (com um ‘a’) ou ‘nazireu’ (com um ‘i’). Isso porque a palavra contem duas raízes hebraicas. Uma delas é a raiz hebraica ‘nazir’ (de onde vem nazireu) que significa ‘separado para Deus, santificado, consagrado para refletir a gloria de Deus.
Ø   Em essência, ‘nazir’ significa ‘removido dos padrões comuns a fim de alcançar o padrão de Deus’.
Ø Segunda raiz é ‘nazar’ (de onde recebemos a palavra ‘nazareu’) que tem um significado semelhante: ‘elevado acima dos outros, separados, que recebeu autoridade sobre a nação’.
Ø  Definição: Combinadas, as duas palavras hebraicas falam sobre ‘ser separado, purificado, ser criado para refletir a glória de Deus, levantado acima do normal e receber autoridade sobre a nação.
    II.            O voto de nazireu consistia em três compromissos:
·         O nazireu não podia beber vinho (Nm 6.3,4) equivalente no NT (Ef 5.18).
Ø  Beber vinho moderadamente era um prazer legitimo para os Israelitas.
Ø Era símbolo de alegria e celebração.
Ø  As uvas, as passas, e o vinho eram os doces na sociedade judaica.
Ø Os nazireus não podiam porque era uma maneira de negar a si mesmos.
Ø  Eles negavam os prazeres legítimos desta vida a fim de experimentarem mais plenamente os supremos prazeres de conhecerem a Deus.
Ø Os nazireu era um homem celestial, ele vive para Deus.
·        Nenhuma navalha passará sobre a sua cabeça (Nm 6.5).
Ø O nazireu não deveria cortar o seu cabelo durante sua consagração.
Ø  O cabelo longo era o símbolo da sua força e vitalidade de vida.
Ø O cabelo era a marca publica de consagração e uma forma de responsabilidade publica.
Ø    As pessoas sabiam pelo cabelo que Aquele era nazireu.
Ø  O cabelo não cortado trazia a seguinte mensagem:
 Até que ponto eu consigo chegar em minha consagração a Deus? Até que ponto Deus te deixara ir? Quão consagrado permitiras que eu seja?
·         Não se aproximará de um corpo Morto (Nm 6.6).
Ø Toda a pessoa natural enterra os seus mortos, mas um nazireu era conduzido a fazer o contrario.
Ø  Os cadáveres eram impuros de acordo com a lei judaica, e tocar num cadáver era ficar impuro durante sete dia.
Ø  Se o nazireu tocasse num cadáver sua consagração terminaria ali.
Ø   O nazireu é símbolo de uma pureza absoluta.
Ø Certamente eles viviam pressões terríveis quando se tratava de enterrar familiares.
 III.            Sansão era um homem de uma consagração diferenciada.
·        Ele Sansão tinha um ministério poderoso.
·        Sansão tinha uma força sobrenatural fora do comum em relação a um homem natural.
·        Sansão matou um leão com as suas próprias mãos
·        Sansão matou 1000 filisteus com uma queixada de jumento.
·        Ele colocava terror nos seus inimigos.
3.     COMO VEIO O GRANDE DECLINIO:
       I.            PRIMEIRO: Sansão era um homem que andava na carne.
·        Ele era dirigido pelos seus desejos e não pela visão de Deus.
·        "Desceu Sansão a Timna; vendo em Timna uma das filhas dos filisteus..." (14:1)
Ø Aqui observamos o primeiro erro: Julgo desigual .
·        Ele desobedece seu pai e sua mãe para ficar com a mulher:
Ø Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo o meu povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos? E disse Sansão a seu pai: Toma-me esta, porque ela agrada aos meus olhos...Juízes 14:3
·        Depois outra ocasião parecida:
Ø "Sansão foi a Gaza, e viu ali uma prostituta, e coabitou com ela" (16:1)
Ø Sansão se prostituiu com uma mulher. (isso o tornava um prostituto).
·        Mais tarde Sansão se afeiçoou a uma mulher (Dalila)
Ø "Depois disto, aconteceu que seafeiçoou a uma mulher do vale de Soreque, a qual se chamava Dalila" (16:4). 
Ø Curiosamente o nome Dalila significa fraco.
·        Quando somos carnais perdemos nossa consagração.
·        Sansão se deixou levar pelas paixões
·        Seus desejos eram carnais.
Ø A palavra "carnal" é traduzida da palavra grega "sarkikos", a qual significa literalmente "mundano". 
Ø Observamos o que Paulo diz: E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis, Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?... 1 Coríntios 3:1-3
Ø Todas as vezes que somos ciumentos, brigões, beberrões, idolatras, cobiçando, invejosos, rebeldes, insubmissos, fazendo disputas, fofocas, maledicências, e etc, estamos sendo carnais.
Ø Onde esta a nossa consagração quando fazemos isso?
Ø Como queremos ser cheios de Deus ou abençoados, sendo carnais? Que vergonha.
Ø Quando Deus manifestará sua gloria, quando na maioria das vezes somos mais carnais do que espirituais.
·        Paulo nos diz: FAZEI, POIS MORRER, A VOSSA NATUREZA CARNAL…” (CL 3:5A)
·        Romanos 8.6-8 “Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus... Romanos 8:6-8
·        Porem aos que andam no Espírito temos uma outra certeza:
Ø Rm 8.1 “Portanto, agora nenhuma condenação há para aqueles que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito...”
    II.            Sansão quebrou o seu voto, ele parou de se consagrar.
·        Tocou no cadáver de um leão (14.9).
·        Bebeu bebida forte (14.10: “banquete”, literalmente “uma festa de bebidas”).
·        Sansão também deixou que cortassem o seu cabelo. (Jz 16.19).
·        Tudo que satanás quer é acabar com a sua vida de consagração.
·        Satanás fará de tudo para que você deixe a oração, jejum e a leitura da palavra.
·        Satanás fará de tudo para que você pare de ir a igreja.
 III.            Sansão se tornou um palhaço na mão dos seus inimigos.
·        O brincar com o pecado faz isso com o homem.
·        Ele serviu de chacota na mão dos seus inimigos.
·        Aquilo que mais o trairá, os seus olhos foram vazados, ele ficou cego.
4.     O GRANDE FEITO DE SANSÃO ESTA NA SUA MORTE (Jz 16.25-31).
       I.            Estavam numa grande festa os filisteus.
    II.            Eles se reuniram no templo do seu deus chamado dagom.
·        Era uma grande celebração.
·        Haviam tantos que somente no telhado havia 3 mil homens e mulheres
 III.            Sansão fez uma oração.
·        Grande segredo começou aqui oração (Jz 16.28).
·        Quando oramos tudo se torna possível.
IV.            Sansão derrubou duas colunas e matou mais filisteus na sua morte do que em vida.
·        Outro segredo, quando morremos é que estamos vencendo.
·        Morrendo para o mundo, para as obras da carne, para o nosso eu para vivermos com Cristo.

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