TEXTO: Am 4.12
INTRODUÇÃO: Em um contexto
conturbado, de injustiça social tão gritante, de escândalos tão ruidosos e da
desesperança, o livro de Amós é uma trombeta de Deus que deve ser tocada no
palácio, no parlamento e nos tribunais. A mensagem de Amós deve ser
anunciada nas universidades, nas ruas de comércio e nas praças, repleta de
pessoas.
TRANSIÇÃO: Amós teve uma missão difícil. Este pastor de
ovelhas de Judá foi enviado por Deus para a nação de Israel, durante o reinado
próspero de Jeroboão II, para alertar o povo que Deus estava prestes a
destruí-los.
·
A pregação dele parecia ridícula.
Ø Como poderia uma
nação forte, vivendo na luxúria do poder militar, ser tão rapidamente
destruí-da?
Ø O povo ficou
perturbado pela sombria mensagem deste pregador estrangeiro.
Ø Até mesmo
os líderes religiosos, rejeitaram a pregação de Amós.
·
Amós
não foi criado para ser um profeta.
Ø Ele não recebeu
treinamento especial em alguma escola para formar profetas.
Ø Ele era apenas um homem comum, que proclamou
uma mensagem de Deus.
Ø Reis e
sacerdotes não gostaram de sua mensagem, mas era a verdade.
·
Amós
não era alguém conveniente, ele era um verdadeiro homem de Deus.
Ø Ele
não pregava ou anunciava uma mensagem para agradar a todos.
·
Quem era Amós: Vejamos o texto: Amós
replicou: "Eu não
sou profeta, nem discípulo de profeta, mas boieiro e colhedor de
sicômoros. Mas o Senhor me tirou de após o gado e o Senhor me
disse: Vai e profetiza ao meu povo de Israel. Ora, pois, ouve a
palavra do Senhor. Tu dizes: Não profetizarás contra Israel, nem
falarás contra a casa de Isaque. Portanto, assim diz o Senhor . . ." (7:14-17).
·
Amós é um megafone de Deus. Ele é um outdoor ambulante com
uma solene mensagem para a nação de Israel. Ele faz soar a trombeta de Deus
trazendo uma mensagem solene. Nos capítulos 3, 4 e 5 deste livro, Amós proclama
três mensagens:
Ø
Explicação (3.1-15),
Ø
Acusação (4.1-13)
Ø
E lamentação (5.1-6.14).
·
Todas elas começam com a ordem: “Ouvi”.
EXORDIA: Amós é uma
mensagem que denuncia aqueles que se preparam para viver, mas não se preparam
para morrer.
·
Vivemos em um tempo que nossa geração se prepara somente para
viver, mas não estão preparados para morrer.
·
Amós capítulo 4 nos fala de um encontro com
Deus.
Ø
Mas aqui é um acerto de contas.
·
Quais foram os pecados que levaram a esse acerto
de contas?
Ø
Opressão aos pobres (4.1-3);
Ø
Corrupção na adoração (4.4,45);
Ø
Incorrigibilidade sob divino julgamento
(4.6-11).1
1.
A CORROSÃO DOS VALORES MORAIS (4.1-3)
·
Israel estava vivendo obstinadamente no pecado.
·
Tornara-se pior do que as nações pagãs.
·
Amós menciona alguns desses terríveis pecados:
I.
O culto ao corpo (4.1)
·
Basã é o território situado ao leste do rio
Jordão entre o monte Hermon e as montanhas de Gileade.
Ø
As vacas de Basã eram notórias por sua condição
de bem nutridas e fortes, porque as pastagens dessa região eram luxuriantes (Dt
32.14; Sl 22.12; Ez 39.18).
Ø
Ao chamar as mulheres de Samaria de vacas de
Basã Amós está dizendo que elas só se preocupavam com o corpo, com a aparência,
com a sensualidade e prazer.
Ø
Havia uma influencia das mulheres elegantes na
corrupção da vida social e econômica do povo de Israel.
Ø
Era uma
geração hedonista que vivia para atender os desejos do corpo.
Ø
Vivia para gratificar os ditames da carne.
Ø
Era o corpo e não a alma que preenchia as suas
horas ativas. Hoje vivemos numa geração que idolatra o corpo. É o culto ao
corpo.
II.
A busca desenfreada do prazer (4.1)
·
As mulheres viviam entregues à bebedeira.
·
Entregavam-se aos excessos, em festas caras e
requintadas.
·
A vida girava em torno do prazer.
·
Essas “mulheres da sociedade” passavam todo o
dia ociosas, bebendo vinho e dizendo aos maridos o que fazer.
III.
A ganância insaciável aliada à opressão do pobre (4.1)
·
As mulheres instruíam e empurravam seus maridos
para tomar o pouco do pobre
Ø
Para alimentarem sua ganância e satisfazerem
seus desejos carnais.
Ø
As mulheres viviam de forma fútil e nas custas
dos pobres
Ø
O luxo de suas casas, as taças de vinho
reluzentes eram o pão arrancado da boca do pobre.
Ø
As mulheres oprimiam os pobres.
IV.
A inversão dos papéis no casamento (4.1)
Ø
Os homens estavam sendo mandados pelas mulheres
e o estão fazendo pelos piores motivos.
V.
O justo juízo de Deus sobre o pecado (4.2,3)
·
Amós fala sobre duas coisas solenes nesses dois
versos:
Ø
Em primeiro lugar, o juramento de Deus (4.2). O
pecado jamais fica impune.
Ø
Em segundo lugar, o cativeiro humilhante
(4.2,3).
2.
A HIPOCRISIA NA PRÁTICA RELIGIOSA (4.4,5)
·
Tanto a vida social quanto a vida religiosa eram
governadas pelo mesmo princípio, o hedonismo.
·
Eles faziam tudo não para agradar a Deus, mas
agradar a si mesmos.
·
A
religião deles perdeu seu propósito de glorificar a Deus e passou a ser mais um
instrumento para satisfazer seus próprios caprichos.
I.
Uma religião eivada pelo sincretismo (4.4,5)
·
O rei Jeroboão I construiu novos santuários em
Betel e Dã e ali introduziu um bezerro de ouro para o povo adorar.
Ø
O culto foi paganizado.
Ø
A idolatria foi assimilada no culto.
Ø
O povo queria chegar até Deus por meio de um
ídolo.
Ø
Houve um mistura do culto cananita (adoração do
bezerro) com o culto ao Senhor. A religião israelita tornou-se sincrética.
·
O culto é bíblico ou anátema.
Ø
Deus não
quer sacrifício, ele requer obediência (1Sm 15.22,23).
Ø
Não podemos sacrificar a verdade para atrair as
pessoas à igreja
Ø
. Ele busca o que dá resultados e não o que é
verdade.
Ø
Ele tem
como objetivo agradar o homem e não a Deus.
Ø
O sincretismo passou a estar na moda.
II.
Uma religião fortemente ritualista (4.4,5)
·
Eles continuam vindo aos cultos, ofertavam e
dizimavam, celebravam suas festas, mas tinham perdido o foco.
·
Pensavam
que Deus se agradava de seus ritos ao mesmo tempo em que andavam em
escandalosas práticas da pecado.
·
Oferta sem vida é abominação para Deus.
Ø
Primeiro apresentamos a vida no altar, depois
trazemos nossa oferta.
·
Há muito cuidado com a tradição e pouco com a
verdade.
III.
Uma religião eminentemente humanista (4.4,5)
·
A motivação do culto em Betel e Gilgal não era
glorificar a Deus, mas agradar a eles mesmos.
·
A religião não era uma expressão de adoração,
mas de autogratificação.
·
A
religião era um meio de fazerem cócegas em sua própria vaidade carnal.
·
Eles iam ao templo não para buscar a Deus, mas
porque disso gostavam.
Ø
Tudo girava em torno deles mesmos. Suas músicas,
seus ritos e seus sacrifícios eram apresentados não a Deus, mas eles mesmos.
IV.
Uma religião debaixo do desgosto e reprovação de Deus
(4.4,5)
·
Betel significa “Casa de Deus”, lugar de
encontro com Deus e de transformação de vida.
Ø
Eles vinham a Betel para pecar. Vinham para
transgredir. Eles freqüentavam o templo, mas não adoravam a Deus. Eles traziam
ofertas, mas não o coração.
·
Gilgal significa o lugar da posse da bênção, o lugar
da conquista e da vitória.
Ø
Mas, eles vinham a Gilgal e voltavam vazios,
derrotados pelos seus pecados.
·
Eles viviam um aparente avivamento, mas só
aparência
Ø
Mas estavam derrotados pelos seus pecados.
3.
A OBSTINAÇÃO DIANTE DA DISCIPLINA (4.6-11)
I.
Há contínuo chamado de Deus ao arrependimento (4.6-11)
·
O profeta Amós enumera várias formas sérias da
disciplina de Deus, chamando seu povo ao arrependimento:
Ø
Em primeiro lugar, a fome (4.6). A expressão
“dentes limpos” significa fome.
Ø
Em segundo lugar, a seca (4.7,8).
Ø
Em terceiro lugar, a destruição das colheitas
(4.9).
Ø
Em quarto lugar, a enfermidade (4.10a).
Ø
Em quinto lugar, a guerra (4.10b).
Ø
Em sexto lugar, a catástrofe (4.112.A contínua
obstinação do povo (4.6-11)
·
ELES NÃO DERAM OUVIDOS.
4.
O INEVITÁVEL JUÍZO DE DEUS (4.12,13)
I.
A certeza do juízo (4.12)
·
Nós nos preparemos para viver e não nos
preparamos para morrer.
Ø
Jesus falou de um homem que se preparou para
viver, mas não se preparou para morrer. Ajuntou bens e disse: “Agora, ó minha
alma regala-te por longos anos”. Mas enquanto refestelava-se com sua
abundância, ouviu uma voz a trovejar-lhe na alma: “Louco! Esta noite te pedirão
tua alma, e o que tens preparado para quem será?”.
II.
A necessidade de preparo para o juízo (4.12)
para mim foi uma 10 melhores explicações de Amós ao mesmo tempo que é resumida é detalhada e profunda no que realmente Deus queria e quer falar para nós onde Deus mostra através de Amós a nossa tendência egoísta e gananciosa enquanto que a de Deus é mudar isso em nós através de Cristo
ResponderExcluirDeus continue te abençoando
ResponderExcluirPaz meu nobre pastor...
ResponderExcluirRealmente uma mensagem muito linda com riqueza de detalhes, esta me ajudando muito, para preparação de um sermão bíblico sobre Amós 4,12
Deus continue te abençoando muito...