domingo, 1 de janeiro de 2017

GENEALOGIA DE JESUS, O GRANDE PLANO DE DEUS

TEXTO: Mt 1.1-17
INTRODUÇÃO: Muitas pessoas já tiveram contato através da leitura ou pelo menos já ouviram falar nas genealogias de Jesus Cristo apresentadas na Bíblia nos dois Evangelhos sinóticos, Mateus e Lucas.
·         Infelizmente pouquíssimas pessoas se aprofundam nessas passagens encontradas nos dois Evangelhos, chegando a ponto de pularem esses versículos em suas leituras, exceto, alguns exegetas bíblicos e acadêmicos de teologia, mesmo assim, a maioria ainda segue uma linha ortodoxa e tendenciosa em suas investigações, não permitindo assim, uma leitura mais imparcial e libertadora de dogmas pré-concebidos.
·         Marcos e João não tratam da genealogia de Jesus Cristo, por causa do propósito para o qual escreveram.
ØMarcos, escrevendo para os romanos, apresenta Jesus como servo e destaca suas obras mais do que suas palavras.
Ø   João, escrevendo um evangelho universal, tem como escopo apresentar Jesus como o Filho de Deus e como tal, ele não tem genealogia.
TRANSIÇÃO: A genealogia de Jesus no Evangelho de Mateus (Mt.1.1-17) apresenta quarenta e dois antepassados divididos em três módulos de catorze gerações cada:
Ø  De Abraão a Davi, em seguida até o cativeiro babilônico, chegando por último em José, marido de Maria, mãe de Jesus.
·          Em Lucas (Lc.3.23-38), esta genealogia é diferente, são descritos cinquenta e quatro antepassados, sendo que a partir de Davi, a lista segue por Natan e não por Salomão como está em Mateus.
·         No caso de Mateus, a intenção seria apresentar Jesus como o Messias Rei da linhagem de Davi, que veio para libertar o povo eleito do julgo da escravidão.
Ø  "Pode-se afirmar que Mateus apresenta a genealogia "legal"
·         Em Lucas, a preocupação do autor encontra-se em apresentar Jesus como o Salvador Universal (Sóter), que tem sua linhagem desde Adão, ou seja, Jesus seria um segundo Adão, que veio para resgatar a humanidade da queda ocorrida no Éden.
Ø   Lucas a genealogia "natural"
Ø  Sendo a primeira referente a José a segunda a Maria. Embora aparentemente se refiram ambas a José, não se deve esquecer que José e Maria seriam primos
1.     A IMPORTÂNCIA DA GENEALOGIA:
       I.            Para o povo judeu o memorial familiar é de suma importância, pois representa, entre outras coisas, o direito de posse da terra e de pertencimento ao “povo eleito”.
    II.             O costume era que o patriarca gravasse o nome de seus antepassados em seu cajado ao lado do nome de seus parentes diretos, costume observado com zelo pelos seus futuros descendentes.
 III.            A genealogia de Jesus em Mateus está disposta com o propósito de apresentá-lo como Jesus de Nazaré, o Rei Messias da profecia hebraica que por direito divino deveria assumir o governo do povo de Deus.
IV.            Lucas, tendo em vista um público grego bem mais amplo, dirige-se para o interesse grego de ver Jesus como o homem perfeito (era o que buscava o pensamento grego).
·         Assim, ele traça a linha genealógica de Jesus até o primeiro homem, Adão (Lc 3:38).
·         O propósito de Lucas, por outro lado, é mostrar Cristo como verdadeiramente humano.
Ø  Então ele vai de Cristo a Nata, filho de Davi, seguindo a genealogia de Maria, sua mãe de fato, pela qual Jesus pode declarar ser perfeitamente humano e o redentor da humanidade.
2. A GENEALOGIA MOSTRA, DEUS NÃO FAZ ASCEPÇÃO DE PESSOAS:
I. Vemos na genealogia de Jesus Cristo mulheres em cuja vida há marcas reprováveis.
* Tamar coabitou com o seu próprio sogro Judá e gerou dele dois filhos gêmeos Perez e Zera;
* Raabe era prostituta em Jericó;
* Rute era moabita
* Bate-Seba, mãe de Salomão, adulterou com Davi.
·         *Mui provavelmente nenhum personagem gostaria de destacar em sua biografia mulheres com esse passado.
·         * Mas por que elas estão inseridas na genealogia de Jesus Cristo?
·       *  Para reforçar a verdade de que o Filho de Deus se identificou com os pecadores a quem veio salvar.
II. Vemos na genealogia de Jesus homens em cuja vida há marcas de mentira. 
·        * Os patriarcas mencionados aqui, Abraão, Isaque e Jacó tiveram momentos de fraqueza na área da mentira.
·          *Eles não só se omitiram, mas esconderam a verdade e inverteram os fatos com medo de sofrerem com as consequências de  seus atos.
·          *Foram fracos e repreensíveis.
·          *Isso prova que Deus nos escolhe não pelos nossos méritos, mas apesar dos nossos deméritos.
III. Vemos na genealogia de Jesus homens em cuja vida há marcas de violência.
·        * Na lista da genealogia de Jesus há homens como Davi, cujas mãos estavam cheias de sangue.
·          *Roboão governou Judá com truculência.
·        * O rei Acaz queimou seus filhos, perseguiu seu próprio povo e cerrou ao meio o profeta Isaías.
·          *Manassés foi muito violento. Ele encheu Jerusalém de sangue. Foi um monstro. Um tormento para seu próprio povo.
·        * Jamais escolheríamos homens dessa estirpe para integrar nossa família.
   A genealogia de Jesus Cristo aponta-nos para a infinita misericórdia de Deus!
      > Ele ama com amor eterno os mais indignos.
IV. Vemos na genealogia de Jesus homens em cuja vida há marcas de idolatria. 
·        * Salomão, por causa de suas muitas mulheres, sucumbiu à idolatria.
·          *Roboão, fez um bezerro de ouro e construiu novos templos em Israel para desviar o povo de Deus.
·          *Acaz fechou a casa de Deus e encheu Jerusalém de ídolos abomináveis.
·          *Manassés foi astrólogo, idólatra e feiticeiro. Levantou altares pagãos e prostrou-se diante de todo o exército dos céus.
·          *Na esteira da genealogia de Jesus Cristo temos pessoas que nos deixam perplexos.
    Isso prova, de forma incontestável, que Deus nos ama e enviou Jesus para identificar-se com os pecadores e salvá-los de seus pecados.
CONCLUSÃO: Antes de ficarmos assombrados com esta lista, olhemos para nós mesmos.
·         Somos indignos. Somos pecadores. Somos culpados. Nosso coração é desesperadamente corrupto.
·         Por que Deus nos escolheu?
Ø   Por que ele nos amou? Por que ele não poupou o seu próprio Filho, antes por todos nós o entregou, para morrer em nosso lugar?

Ø  A resposta é: Por causa de sua graça, que é maior do que o nosso pecar!

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