TEXTO: Mt
1.1-17
INTRODUÇÃO: Muitas
pessoas já tiveram contato através da leitura ou pelo menos já ouviram falar
nas genealogias de Jesus Cristo apresentadas na Bíblia nos dois Evangelhos
sinóticos, Mateus e Lucas.
·
Infelizmente pouquíssimas pessoas se aprofundam nessas passagens encontradas
nos dois Evangelhos, chegando a ponto de pularem esses versículos em suas
leituras, exceto, alguns exegetas bíblicos e acadêmicos de teologia, mesmo
assim, a maioria ainda segue uma linha ortodoxa e tendenciosa em suas
investigações, não permitindo assim, uma leitura mais imparcial e libertadora
de dogmas pré-concebidos.
·
Marcos e João não tratam da genealogia de Jesus Cristo, por
causa do propósito para o qual escreveram.
ØMarcos, escrevendo para os romanos, apresenta
Jesus como servo e destaca suas obras mais do que suas palavras.
Ø João, escrevendo um evangelho universal, tem
como escopo apresentar Jesus como o Filho de Deus e como tal, ele não tem
genealogia.
TRANSIÇÃO: A
genealogia de Jesus no Evangelho de Mateus (Mt.1.1-17) apresenta quarenta e dois antepassados divididos em três módulos
de catorze gerações cada:
Ø De Abraão a
Davi, em seguida até o cativeiro babilônico, chegando por último em José,
marido de Maria, mãe de Jesus.
·
Em Lucas (Lc.3.23-38), esta
genealogia é diferente, são descritos
cinquenta e quatro antepassados, sendo que a partir de Davi, a lista segue
por Natan e não por Salomão como está em Mateus.
·
No caso de Mateus, a intenção
seria apresentar Jesus como o Messias Rei da linhagem de Davi, que veio
para libertar o povo eleito do julgo da escravidão.
Ø "Pode-se
afirmar que Mateus apresenta a genealogia "legal"
·
Em Lucas, a
preocupação do autor encontra-se em apresentar Jesus como o Salvador Universal (Sóter),
que tem sua linhagem desde Adão, ou seja, Jesus seria um segundo Adão, que veio
para resgatar a humanidade da queda ocorrida no Éden.
Ø Lucas a
genealogia "natural"
Ø Sendo a
primeira referente a José a segunda a Maria. Embora aparentemente se refiram
ambas a José, não se deve esquecer que José e Maria seriam primos
1. A
IMPORTÂNCIA DA GENEALOGIA:
I. Para o povo
judeu o memorial familiar é de suma importância, pois representa, entre outras
coisas, o direito de posse da terra e de pertencimento ao “povo eleito”.
II. O
costume era que o patriarca gravasse o nome de seus antepassados em seu cajado
ao lado do nome de seus parentes diretos, costume observado com zelo pelos seus
futuros descendentes.
III. A genealogia
de Jesus em Mateus está disposta com o propósito de apresentá-lo como Jesus de
Nazaré, o Rei Messias da profecia hebraica que por direito divino deveria
assumir o governo do povo de Deus.
IV. Lucas, tendo
em vista um público grego bem mais amplo, dirige-se para o
interesse grego de ver Jesus como o homem perfeito (era o que
buscava o pensamento grego).
·
Assim, ele traça a linha genealógica de Jesus até o primeiro homem, Adão
(Lc 3:38).
·
O propósito de Lucas, por outro lado, é mostrar Cristo como
verdadeiramente humano.
Ø Então ele
vai de Cristo a Nata, filho de Davi, seguindo a genealogia de
Maria, sua mãe de fato, pela qual Jesus pode declarar ser
perfeitamente humano e o redentor da humanidade.
2. A GENEALOGIA MOSTRA, DEUS NÃO
FAZ ASCEPÇÃO DE PESSOAS:
I. Vemos na genealogia de Jesus Cristo mulheres em cuja vida há
marcas reprováveis.
* Tamar coabitou com o seu próprio sogro Judá e
gerou dele dois filhos gêmeos Perez e Zera;
* Raabe era
prostituta em Jericó;
* Rute era
moabita
* Bate-Seba,
mãe de Salomão, adulterou com Davi.
· *Mui provavelmente
nenhum personagem gostaria de destacar em sua biografia mulheres com esse
passado.
· * Mas por
que elas estão inseridas na genealogia de Jesus Cristo?
· * Para reforçar a verdade de que o Filho de Deus se
identificou com os pecadores a quem veio salvar.
II. Vemos na genealogia de Jesus homens em cuja vida há marcas de
mentira.
· * Os patriarcas mencionados aqui, Abraão, Isaque e
Jacó tiveram momentos de fraqueza na área da mentira.
·
*Eles não
só se omitiram, mas esconderam a verdade e inverteram os fatos com medo de
sofrerem com as consequências de seus atos.
· *Foram
fracos e repreensíveis.
·
*Isso prova
que Deus nos escolhe não pelos nossos méritos, mas apesar dos nossos deméritos.
III. Vemos na genealogia de Jesus homens em cuja vida há marcas de
violência.
· * Na lista da genealogia de Jesus
há homens como Davi, cujas mãos estavam cheias de sangue.
·
*Roboão governou Judá com truculência.
· * O rei Acaz queimou seus filhos,
perseguiu seu próprio povo e cerrou ao meio o profeta Isaías.
·
*Manassés foi muito violento. Ele encheu
Jerusalém de sangue. Foi um monstro. Um tormento para seu próprio povo.
· * Jamais escolheríamos homens dessa
estirpe para integrar nossa família.
A genealogia de Jesus
Cristo aponta-nos para a infinita misericórdia de Deus!
> Ele ama com amor eterno os mais indignos.
> Ele ama com amor eterno os mais indignos.
IV. Vemos na genealogia de Jesus homens em cuja vida há marcas de
idolatria.
· * Salomão, por causa de suas muitas
mulheres, sucumbiu à idolatria.
·
*Roboão, fez um bezerro de ouro e construiu
novos templos em Israel para desviar o povo de Deus.
·
*Acaz fechou a casa de Deus e encheu Jerusalém
de ídolos abomináveis.
·
*Manassés foi astrólogo, idólatra e feiticeiro.
Levantou altares pagãos e prostrou-se diante de todo o exército dos céus.
·
*Na esteira da genealogia de Jesus Cristo temos
pessoas que nos deixam perplexos.
Isso prova, de forma incontestável, que Deus nos ama e enviou
Jesus para identificar-se com os pecadores e salvá-los de seus pecados.
CONCLUSÃO: Antes de ficarmos assombrados com esta lista, olhemos para
nós mesmos.
·
Somos indignos. Somos pecadores.
Somos culpados. Nosso coração é desesperadamente corrupto.
·
Por que Deus nos escolheu?
Ø Por que ele nos amou?
Por que ele não poupou o seu próprio Filho, antes por todos nós o entregou,
para morrer em nosso lugar?
Ø A resposta é: Por causa de sua graça, que é maior do que o
nosso pecar!
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