TEXTO: Então Elias,
o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR Deus de
Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá,
senão segundo a minha palavra.Depois veio a ele a palavra do Senhor,
dizendo:Retira-te daqui, e vai para o oriente, e esconde-te junto ao
ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.E há de ser que beberás do
ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem. Foi, pois, e fez conforme a palavra do Senhor; porque
foi, e habitou junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.
E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã;
como também pão e carne à noite; e bebia do ribeiro.
E sucedeu que, passados dias, o ribeiro se secou, porque não tinha havido chuva na terra. Então veio a ele a palavra do Senhor, dizendo: Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente.
Então ele se levantou, e foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou, e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco de água que beba... 1 Reis 17:1-10
E sucedeu que, passados dias, o ribeiro se secou, porque não tinha havido chuva na terra. Então veio a ele a palavra do Senhor, dizendo: Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente.
Então ele se levantou, e foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou, e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco de água que beba... 1 Reis 17:1-10
INTRODUÇÃO: Afirmar
hoje que estamos vivendo numa crise aguda, agônica, endêmica e sistêmica não
produz impacto em mais ninguém. Parece que a palavra de ordem hoje é a palavra
crise.
·
Sobre tudo crise de integridade.
Ø No
governo, no congresso nacional, na câmara dos deputados
Ø No
poder executivo, legislativo e judiciário
Ø A
crise esta presente na família e até na igreja.
·
Porem a mais de 2 mil anos o profeta
Elias estava enfrentando uma crise mais aguda do que a nossa.
·
No ano de 931 Ac com a morte do rei Salomão,
depois de 120 anos de monarquia em Israel o reino é divido.
Ø Das
12 tribos dez seguem a liderança de Jeroboão formando o reino do Norte, cuja
capital era Samaria.
Ø Esse
reino do norte durou apenas 209 anos, dos anos 931 Ac à 722 Ac.
Ø Quando
a Síria tomou esse reino e levou para o cativeiro, o reino do norte nunca mais
foi estabelecido como soberania nacional.
Ø Esse
reino que durou 209 anos teve 19 reis:
a)
Foram 8 dinastias diferentes.
b)
Nenhum desses reis andou com Deus.
c)
Todos eles foram maus, ímpios, idolatras
e perversos.
·
O rei que governa agora recebe o apelido
de o pior rei de Israel, o rei Acabe.
Ø Se
isso não fosse o suficiente ele casou-se com a pior mulher do mundo.
Ø A
mulher era feiticeira, assassina e mandona.
Ø Acabe
era apenas um boneco na sua mão.
Ø Foi
Jezabel que a força de lei impôs o culto a Baal como extra oficia.
Ø Jezabel
também passou a perseguir e matar os profetas de Deus.
·
Foi nesse tempo de crise política,
moral, religiosa e espiritual que Deus levantou:
Ø Não
um partido
Ø Não
uma denominação
Ø Não
um sistema, mas um homem para fazer a diferença na historia dessa nação.
TRANSIÇÃO: Precisamos
conhecer esse homem, quem era esse homem?
·
Observe o verso primeiro: Então
Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR Deus
de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva
haverá, senão segundo a minha palavra.
1 Reis 17:1
1 Reis 17:1
·
Quando diz Elias o tisbita não esta
falando do sobre nome dele e família dele.
Ø Faz
menção da procedência geográfica dele, porque Elias vem de Tisbe.
Ø O
que era Tisbe?
a)
Um lugarejo insignificante, incrustado la
nas montanhas de Gileade da Galileia, um lugar pequeno e desconhecido.
·
Elias é desconhecido:
Ø Ele
vem de um lugar desconhecido e de uma família desconhecida.
Ø Elias
não era profeta e não era discípulo de profeta.
Ø Elias
não vem de uma família sacerdotal e não vem de uma família rica.
Ø Elias
não tem diplomas enfeitando a parede e não tem cartas de recomendação.
Ø Ele
é apenas Elias o Tisbita, o homem desconhecido, de uma família desconhecida e
de um lugar desconhecido.
Ø Mas
um homem levantado por Deus.
EXORIDA: Vamos aprender
algumas lições com isso:
1. AQUI APRENDEMOS: DEUS NÃO PRECISA
DE ESTRELAS PARA FAZER A SUA OBRA:
I.
Deus não precisa de figurões para fazer
a sua obra.
·
Um dos maiores problemas da igreja, é que
nós temos figurões de mais.
·
São muitas estrelas.
·
Gente que se julga importante demais.
·
Mas aqui aprendemos uma coisa: AS ESTRELAS SÓ BRILHAM, QUANDO O SOL NÃO
ESTA BRILHANDO.
Ø Quando
o sol esta brilhando não tem espaço para outras estrelas brilharem.
Ø Se
o sol da justiça (Jesus Cristo) estiver sendo exaltado não tem espaço para a
exaltação do homem na igreja.
II.
Talvez um dos grandes pecados da igreja seja
exatamente tratar pregadores, cantores e pastores como se fossem astros de
cinema.
·
Cometemos o Pecado da tietagem na igreja
evangélica brasileira.
Ø O
que é tietagem?
a)
É uma admiração fora do comum a uma
pessoa.
b)
Tietagem é uma adoração a celebridades.
·
A igreja coloca lideres em pedestais.
III.
Não há nada que Deus abomine mais, do
que o culto a personalidade.
·
Colocar homens em destaque.
·
Precisamos entender que na igreja de
Deus todos nós estamos nivelados como servos.
IV.
Paulo denuncia essa tendência em 1 aos Coríntios.
·
A igreja estava dividia em grupos.
Ø Tinha
o grupo de Paulo.
Ø Grupo
de Cefas
Ø Grupo
de Apolo
Ø Grupo
de Cristo.
·
A igreja era pluripartidária.
Ø Havia lá o PLP>
partido liberal de Paulo, os fundadores da igreja.
a)
Tem gente que tem síndrome de dono de
igreja.
Ø Havia o PCP>
partido conservador de Pedro.
a)
Talvez os mais conservadores do Judaísmo.
b)
Esses eram os legalistas, os radicais.
c)
Mais a lei de Moises.
d)
Esses se achavam os mais crentes da
igreja.
Ø Tinha lá o PFA>
partido filosófico de Apolo.
a)
Um homem que era um grande orador,
grego, mentalidade grega, de Alexandria do Egito.
b)
Era o homem que falava bonito, tinha eloqüência.
Ø Tinha
o PCJ> partido Cristão de Jesus.
a) Talvez
os que se julgavam mais espirituais da igreja.
V.
Paulo põe um basta nesta tolice de culto
a personalidade:
·
Paulo pergunta: Mas quem é Paulo? Quem é
Apolo? Apenas servos através do qual vocês conheceram a Deus.
·
Paulo diz: Eu plantei, Apolo regou, mas
o crescimento vem de Deus.
·
Paulo diz: De tal maneira que quem
planta ou rega é coisa alguma, mas Deus que dar o crescimento.
VI.
Como tratamos pregadores hoje?
·
A pregadores que chegam à igreja com
seguranças.
Ø Ha
medida que ele entra o povo fica de pé e as luzes vão ascendendo em cima dele.
·
Pregadores que pregam em púlpito blindado.
·
Pregadores que só pregam em grandes
encontros.
Ø Gente
que se acha mais importante que Jesus que pregou para uma pessoa só.
Ø Paulo
pregava publicamente e também de casa em casa.
2. UM HOMEM QUE SE LEVANTA DIANTE DOS
HOMENS, PORQUE PRIMEIRO SE PROSTOU DIANTE DE DEUS:
I.
Ainda no verso 01: Vive o SENHOR
Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva
haverá, senão segundo a minha palavra... 1 Reis 17:1b
·
Como um homem vai dizer com tanta precisão
que não vai chover?
·
Porque tamanha certeza ou ousadia de
Elias?
·
O texto não responde. Mas a responde
esta em Tiago 5.17
Ø Elias era homem
sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três
anos e seis meses, não choveu sobre a terra.
Tiago 5:17.
Tiago 5:17.
II.
Só pode se
levantar diante dos homens, quem primeiro se prosta diante de Deus.
·
Elias se levantou diante do rei porque
primeiro se prostou diante do Rei dos reis.
·
Aqui esta uma das maiores tragédias de
piedade na igreja:
Ø Nós
separamos pregação da oração.
Ø Temos
gigantes do saber no púlpito e nanico na oração.
Ø Gente
que tem luz na cabeça e não tem fogo no coração.
Ø Gente
que tem fome de livro, mas não tem fome de Deus.
Ø Gente
que conhece muito a respeito de Deus, mas não conhece a intimidade de Deus.
·
Precisamos de ministérios crescendo na
intimidade de Deus.
Ø Pessoas
que conhecem muito mais não tem frutos.
Ø Diante
de Deus você não vai apresentar o seu conhecimento, mas os seus frutos, suas
boas obras.
3. AGORA DOS HOLOFOTES PARA O DESERTO:
I.
Elias era um homem desconhecido que de
repente aparece e fala com o rei.
·
Um homem que ninguém conhecia.
·
Ele saiu do anonimato e foi para os
holofotes.
II.
Agora no verso 3 observamos: Retira-te
daqui, e vai para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está
diante do Jordão... 1 Reis 17:3
·
Deus tira Elias dos holofotes e leva
para o deserto para se esconder.
Ø Isso
é uma coisa estranha, parece não fazer sentido.
Ø Por
que Deus fez isso?
·
Deserto não é um acidente de percurso,
deserto é uma agenda de Deus na sua vida.
Ø É
Deus quem matricula você na escola do deserto.
Ø O
deserto é a escola superior do Espírito Santo, onde Deus treina os seus lideres
mais importantes.
Ø No
deserto Deus primeiro trabalha em você, para depois trabalhar através de você.
Ø Deus
esta mais interessado em quem você é, do que no que você faz.
·
Vida precede ministério.
Ø A
maior prioridade da sua vida não é fazer a obra de Deus.
Ø A
maior prioridade da sua vida é conhecer o Deus da obra.
Ø Quando
Jesus chamou os apóstolos, não os chamou de imediato para pregar, mas para
estarem com Ele.
Ø Vida
com Deus precede trabalho para Deus.
4. NO DESERTO VOCÊ DEPENDE DO
PROVEDOR, MAIS DO QUE DA PROVISÃO:
I.
Observemos o verso 4: E há de ser
que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem...
II.
Elias bebia do ribeiro e Deus
mandava os corvos levarem comida para ele.
III.
Agora observamos o verso 7: E sucedeu
que, passados dias, o ribeiro se secou, porque não tinha havido chuva na terra...
1 Reis 17:7
·
Quando sua provisão acaba Deus sabe onde
você esta, para onde você deve ir e o que você deve fazer.
·
A sua provisão pode acabar, mas a de
Deus não.
·
A sua dispensa pode esta vazia, mas os
celeiros de Deus estão cheios.
·
A sua fonte pode secar, mas os
mananciais de Deus continuam jorrando
IV.
Deus quer que você entenda você
depende mais dele do que da sua provisão.
5. DEUS NOS LEVA PARA FORNALHA.
I.
Observemos agora o verso 9: Levanta-te,
e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma
mulher viúva que te sustente.1 Reis 17:9
·
Deus manda Elias para Sarepta.
Ø Sarepta
significa fornalha.
Ø Deus
ainda esta trabalhando em Elias, para depois trabalhar através de Elias.
·
Sidom
ficava fora de Israel.
·
A gente imagina, coitado de Elias.
Ø Nesse
tempo que Elias ficou no ribeiro de Querite, Acabe o procura em Israel e nas
nações vizinhas para matá-lo.
Ø Quando
Elias saiu de lá, saiu porque Deus mandou, senão poderia morrer.
II.
Elias sai de Querite para não
morrer de sede, e vai para Sarepta e quase morre de fome.
·
Lá em Sarepta a viúva estava passando
fome.
·
É como se Deus dissesse para você: vai
que a porta vai esta aberta, você chega e a porta esta fechada.
Ø Isso
acontece porque Deus ainda esta trabalhando em você, para depois trabalhar através
de você.
Ø Deus
esta ensinando, não dependa da provisão, mas do provedor.
III.
A viúva conheceu a Deus na cozinha:
·
Deus multiplica a farinha da panela e o
azeite da botija.
IV.
Na mesma casa onde tem milagre, também
tem uma tragédia.
·
O filho único da viúva morre.
·
Ser crente não significa esta isento de tragédias
ou dores.
·
Deus nunca nos prometeu que nossa vida
seria fácil.
V.
O gravidez da tragédia, é que a
mulher põe a culpa em Elias.
·
Então ela disse a Elias: Que tenho eu contigo, homem de Deus?
vieste tu a mim para trazeres à memória a minha iniqüidade, e matares a meu
filho?1Reis 17:18
·
Há uma tendência do ser humano de
transferir e projetar suas dores.
Ø As
pessoas querem buscar um culpado dos dramas que enfrentam.
Ø O
membro da igreja tem os seus problemas, culpado é o pastor.
·
O grande drama do líder é ser acusado
por aquilo que ele não deve.
Ø Interessante
é que Elias não se defendeu, mesmo tendo ele razão.
·
Elias ele pede para mulher, me der seu
filho morto aqui.
Ø E ele disse: Dá-me
o teu filho. E ele o tomou do seu regaço, e o levou para cima, ao quarto, onde
ele mesmo habitava, e o deitou em sua cama,
E clamou ao Senhor, e disse: Ó Senhor meu Deus, também até a esta viúva, com quem me hospedo, afligiste, matando-lhe o filho?1 Reis 17:19,20
E clamou ao Senhor, e disse: Ó Senhor meu Deus, também até a esta viúva, com quem me hospedo, afligiste, matando-lhe o filho?1 Reis 17:19,20
Ø Elias
ele foi orar, ele abriu a sua boca para falar com Deus.
Ø Aqui
nós aprendemos que se nós orássemos mais, nós brigaríamos menos.
Ø Se
nós orássemos mais, teríamos menos problemas.
Ø Se
nós orássemos mais,
Ø Se
orássemos mais viríamos mais milagres de Deus acontecendo.
·
Elias ele teve coragem de fazer um
pedido inédito para Deus.
Ø Não
há na bíblia nenhum relato de ressurreição até aqui.
Ø Se
formos pedir algo inédito para Deus, nós o chamamos de herético.
Ø Elias
pede para Deus ressuscitar o menino e Deus ressuscitou.
VI.
Elias não faz propaganda de si
mesmo.
·
Elias não é semelhante a alguns
pregadores da nossa geração.
·
A muitos que talvez chamaria primeiro
uma coletiva de imprensa.
·
Elias entregou o menino nas mãos de sua mãe.
Ø Isso
nos mostra que se Deus esta usando você coloque a boca no pó.
Ø Deus
não divide a sua gloria com ninguém.
Ø Não
existe um grande servo de Deus ou um grande homem de Deus, existem servos servindo ao grande Deus.
Ø Somente
Deus é grande e merece gloria.
6. QUANDO VOCÊ HONRA A DEUS, DEUS HONRA
VOCÊ.
I.
Observemos o verso 24: Então
a mulher disse a Elias: Nisto conheço agora que tu és homem de Deus, e que a
palavra do Senhor na tua boca é verdade.
II.
Não precisamos buscar reconhecimento, e sim a gloria para
Deus.
·
A
maior necessidade nossa é sermos conhecidos como homens de Deus.
III.
O que impressiona é que a mulher diz: a palavra de Deus na sua boca é verdade
·
Então
ficamos curioso e com tremor, porque é possível então que a palavra Deus não seja verdade na minha boca.
·
Uma
coisa é proferir a palavra de Deus, outra coisa é ser boca de Deus.
·
A
grande pergunta é: Por que chega um pregador e profere uma verdade e nada
acontece e chega outro pregador e diz a mesma mensagem e os corações se
derretem?
Ø Porque
um é boca de Deus e outro não.
Ø Para
ser boca de Deus tem que abastecer na fonte, passar pela escola de Deus.
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