INTRODUÇÃO:
·
Seu Método: Deus chama homens para exercerem as
mais distintas tarefas em sua obra, e, como Ele é soberano em seus desígnios,
então não existe um método definido para a chamada divina. Existe, sim, o
método divino, soberano e poderoso. A bíblia registra a chama de vários servos
de Deus, e , por uma questão didática apenas, queremos abordar este assunto sob
dois aspectos:
I.
Método direto
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Deus tem chamado homens de um modo direto. Entre
esses, encontramos:
Ø Noé:
Então, disse Deus a Noé: Resolvi dar cabo
de toda carne, porque a terra esta cheia da violência dos homens: eis que os
farei perecer juntamente com a terra.... Gn 6.13).
a) O
tempo era terrível, pois a sociedade estava corrompida à vista de deus. A violência,
a hostilidade e pecaminosidade eram o ambiente natural daquela época. Em meio a
esse ambiente conturbado, Deus chamou Noé, e deu-lhe a ordem de construir uma
arca.
b) A
chamada de Noé era para construir.
c) Imagine
as ironias, pressões, contestações e ate mesmo hostilidades que Noé sofreu
quando começou seu projeto de construir a arca. Ele foi tido como louco e paranóico.
d) Noé
tinha plena certeza de sua chamada e missão dada diretamente por Deus Gn
6.8-12).
Ø Abraão:
Ora, disse o Senhor a Abraão: Sai da tua terá,
da tua parentela e da casa de teu pai, e vai para a terra que te mostrarei...
Gn 12.1
a) A
chamada de Abraão era para deixar seu povo, sua cidade, seus parentes, amigos e
até mesmo alguns bens, e ir para uma terra que ele não conhecia.
b) Essas
decisões exigiu fé e ousadia, e somente uma poderosa chamada de Deus poderia
arrancar Abraão de sua terra para ir em busca de uma nova terra.
c) Os
homens consideram isso uma aventura, um golpe no ar.
d) Naquele
tempo, certamente muitos amigos e parentes o aconselhavam a abandonar essa idéia
de ir para a terra prometida.
e) Abraão
tinha certeza de sua chamada, e por isso, obedeceu Gn 12.4
Ø Moises:
vem, agora, e Eu te enviarei a Faraó,
para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito... Êx 3.12
a) Moises
fracassou em sua primeira tentativa de ajudar o seu povo (Êx 2.11-13), e, sem
duvida, esse revés marcou sua vida, e ele passou a se julgar incapaz para
qualquer tipo de empreitada dessa ordem.
b) A
chamada de Moisés contem o antídoto para sua frustração interior. Deus o
chamou, primeiramente para si: “Vem agora”
e se identificou como o Deus de seus pais, Abraão, Isaque e Jacó (Êx
3.1-22). Moises precisava conhece-lo.
c) Ele
não tinha nenhuma experiência com Deus, a não ser os ensinamentos da infância,
recebidos de sua mãe. Quem é chamado por Deus deve conhecê-lo.
d) Deus
o enviou e o comissionou: Essa extraordinária chamada é que deu condição a Moises
de realizar tão notável empreendimento.
Ø Samuel:
Todo o Israel, desde Dã ate Berseba,
conheceu que Samuel estava confirmado como profeta do Senhor... 1Sm 3.20
a) Os
filhos de Eli, que seriam seus sucessores, tinham se tornado execráveis diante
de Deus e do povo em virtude dos abusos que praticavam, violando a lei, que
deviam cumprir e ensinar e fazer o povo obedecer.
b) Por
esse motivo a palavra do Senhor se tornou rara em todo o território de Israel, isso
é, não havia profetas nem profecias.
c) Deus
se revelou a Samuel e lhe fez ciente de seu j8uizo sobre os filhos de Eli (1Sm
3.1-14).
d) Essa
experiência foi básica na qualificação de Samuel para o ministério profético.
Ø Isaias:
Vai, e dize a este povo... Is 6.9
a) A
chamada de Isaias deu-se em meio a uma visão maravilhosa, onde se destaca a
santidade do Senhor.
b) Na
visão, Isaias se conscientiza de três coisas: Deus é Santo, ele (Isaias) é
impuro e o povo esta desviado dos retos caminhos do Senhor (Is 6.1-8).
c) Essa
visão marca todo o ministério profético de Isaias o que é demonstrado ao longo
de seu livro.
d) A
chamada de Isaias é muito semelhante a chamada neotestamentária: o pregador
precisa conhecer a justiça de Deus e a necessidade do pecador, e a redenção em
Cristo.
Ø Os
apóstolos: E Jesus disse: Vinde após mim,
e Eu farei que sejais pescadores de homens... (Mc 1.17).
a) O
Senhor chamou pessoalmente cada um dos doze apóstolos.
b) Por
que o Senhor Jesus fez questão de chamá-los pessoalmente e ficar tanto tempo
com eles? Porque a missão era muito importante.
Ø Paulo:
Pelo que, ó rei Agripa, não fui desobediente
à visão celestial... At 26.19
a) O
arrogante Paulo se considerava justo diante de Deus pela justiça da lei (Fp
3.6) e achava que matando os cristãos estava prestando grande serviço a Deus
(At 8.1,3; 9.1,2).
b) Não
seria qualquer chamada que iria mudar a vida deste homem. Por isso houve uma
chamada inusitada. O impacto daquele encontro com o Senhor transformou tudo (At
9.3-19).
c) A
Conversão de Paulo tornou-se no acontecimento mais importante desde o
Pentecoste ate nossos dias.
d) Logo
após a conversão Paulo já começou testemunhar de Cristo.
e) Alguns
dias depois de sua conversão, Paulo foi encaminhado para sua terra natal, a
cidade de Tarso. Dez anos mais tarde barnabé foi buscá-lo e é nessa época que
Paulo inicia seu ministério apostólico (At 9.30; 11.25,26).
II.
Método indireto: Deus não somente chama de forma
direta, mas também vemos na bíblia que Deus usou método indireto com grande
objetividade.
·
José: Ainda moço, José teve alguns sonhos que
indicavam sua proeminência ou liderança sobre seus irmãos, porem, não se
tratava de uma chamada definida (Gn 37.5-10).
·
Josué: Então
disse o Senhor a Moises: Toma para ti a Josué, filho de Num, homem em quem há o
Espírito, e põe a tua mão sobre ele... (Nm 27.18)
Ø Josué
é fruto de um discipulado. Ele esteve ao lado de Moises desde o inicio da
jornada no deserto.
Ø A
primeira missão que lhe coube foi selecionar homens para guerrear contra Amaleque
(Êx 17.9).
Ø Em
seguida ele esta servindo Moises (Êx 24.13)
Ø Esteve
presente em todas as jornadas criticas no deserto.
Ø No
serviço e na obediência ele tornou-se um grande líder.
Ø E Josué filho de Num, estava cheio de espírito
de sabedoria, porquanto Moises tinha posto sobre ele as suas mãos; assim os
filhos de Israel lhe deram ouvidos e fizeram como o Senhor ordenara a Moises...
(Dt 34.9).
Ø Grandes
homens de Deus aprenderam o discipulado com seus lideres espirituais.
Ø Durante
anos foram dias de oportunidade de demonstrar obediência, fidelidade e submissão.
Quando estavam preparados, Deus os chamou e confirmou a sua obra.
Ø O
grande problema de hoje é que muitos não querem esperar, obedecer, e
submeter-se, por isso foram rejeitados.
·
Timóteo: Saúda-vos
Timóteo, meu cooperador... Rm 16.21
Ø Timóteo
é o exemplo típico do ministro do novo testamento, fruto do discipulado
contínuo.
Ø Desde
jovem tornou-se companheiro e cooperador do apostolo Paulo (At 16.1 ;17.14).
Ø Ele
mirou-se no exemplo, firmeza e fidelidade do grande apostolo.
III.
SUA RAZÃO:
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Por que é importante a chamada divina para o
ministério?
·
Qual a razão da chamada?
·
Vamos responder a esta perguntas e dizer a
chamada divina e seus propósitos:
a) Esclarecer
que o ministério, seja qual for, nunca foi uma profissão na antiga aliança,
muito menos na dispensação. No AT o sacerdócio era privativo aos filhos de
Arão, e os profetas eram chamados pelo Senhor.
b) O
ministério neotestamentário é um dom e uma vocação de Deus.
Ø E ele mesmo concedeu uns para apóstolos,
outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e
mestres... Ef 4.11.
c) A
partir desta premissa básica, o homem chamado pelo Senhor deve estar consciente
de que:
Ø Do
Senhor vem a recompensa (1Pe 5.2-4)
Ø Pelo
Senhor ele será julgado (1Co 4.3-5).
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A certeza da chamada de Deus faz o servo do
Senhor superar obstáculos considerados, pelo homem comum, insuperáveis ou alem
de qualquer possibilidade humana, senão vejamos:
Ø Como
compreender a posição de Moises diante das rebeliões e tumultos que ele
enfrentou no deserto? (Nm 12.1-16; 14.1-9; 16.1-19).
Ø Como
compreender sua fervorosa oração intercessória quando deus quis destruir o povo
israelita e fazer dele um novo e grande povo? (Nm 14.10-19).
Ø Somente
um homem chamado por Deus poderia ter capacidade, calma e equilíbrio para
vencer nesses momentos críticos.
Ø Moises
não era um super homem, mas um homem chamado pelo Senhor.
Ø Como
entender a perseverança de Paulo que foi dado por morto, depois de ser
apedrejado pelos judeus opositores do evangelho da graça, em continuar na sua
missão de pregar essas boas novas (At 14.19-22)
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A CHAMADA É ACOMPANHADA DE UMA MISSÃO
Ø Ninguém
que é chamado pelo Senhor vive um lado para outro, de um trabalho para o outro,
sem nunca ter certeza da vontade de Deus. Deus, quando chama, comissiona seu servo para
uma missão especifica.
IV.
SUA OCASIÃO.
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Se Deus chama como quer, Isto é, de modo
soberano, é lógico que Ele também chama quando quiser.
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Não há faixa etária privilegiada.
Ø Jeremias
1.5 desde o ventre Deus chamou a Jeremias e Paulo (Gl 1.15,16).
Ø O
Senhor chamou Samuel sendo este bem jovem (1Sm 3.3,4,20) Também Davi (1Sm
16.11-13) e possivelmente Timóteo (At 16.1-3).
V.
SUA NATUREZA
·
Quanto a natureza intrínseca, a chamada para o ministério
neotestamentário apresenta as seguintes características:
Ø Divina:
A responsabilidade da chama é do Senhor. E
Ele mesmo concedeu uns para ... Ef 4.11
Ø Pessoal:
A chamada para a salvação é universal. É para todos. A chamada para o
ministério é pessoal. Deus tem o ministério ou missão certa para a pessoa
certa.
Ø Soberana:
A soberania de Deus é ainda pouco entendida para muitos, e para se começar a
entende-la, é necessário que levemos em conta alguns aspectos acerca da personalidade
do Senhor:
a) Ele
é a origem de todas as coisas.
b) Ele
é soberano porque a sabedoria e o poder são atributos de sua pessoa.
c) O
servo do Senhor, ao ser chamado, deve aceitar com humildade, submissão, e como
ato de soberania divina.
d) Definitiva,
a chamada para o ministério é também uma chamada para discipulado.
e) O
ministro deve exercer seu ministério sem interesse de recompensa material
f) Que
a prioridade maior entre as suas atividades seja o próprio Senhor Jesus.
g) Que
haja no ministro abnegação e renuncia. Em primeiro lugar estará a vontade de
Deus.
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