sábado, 22 de abril de 2017

UMA CHAMADA PARA O MINISTÉRIO


INTRODUÇÃO:
·         Seu Método: Deus chama homens para exercerem as mais distintas tarefas em sua obra, e, como Ele é soberano em seus desígnios, então não existe um método definido para a chamada divina. Existe, sim, o método divino, soberano e poderoso. A bíblia registra a chama de vários servos de Deus, e , por uma questão didática apenas, queremos abordar este assunto sob dois aspectos:
        I.            Método direto
·         Deus tem chamado homens de um modo direto. Entre esses, encontramos:
Ø  Noé: Então, disse Deus a Noé: Resolvi dar cabo de toda carne, porque a terra esta cheia da violência dos homens: eis que os farei perecer juntamente com a terra.... Gn 6.13).
a)      O tempo era terrível, pois a sociedade estava corrompida à vista de deus. A violência, a hostilidade e pecaminosidade eram o ambiente natural daquela época. Em meio a esse ambiente conturbado, Deus chamou Noé, e deu-lhe a ordem de construir uma arca.
b)      A chamada de Noé era para construir.
c)       Imagine as ironias, pressões, contestações e ate mesmo hostilidades que Noé sofreu quando começou seu projeto de construir a arca. Ele foi tido como louco e paranóico.
d)      Noé tinha plena certeza de sua chamada e missão dada diretamente por Deus Gn 6.8-12).
Ø  Abraão: Ora, disse o Senhor a Abraão: Sai da tua terá, da tua parentela e da casa de teu pai, e vai para a terra que te mostrarei... Gn 12.1
a)      A chamada de Abraão era para deixar seu povo, sua cidade, seus parentes, amigos e até mesmo alguns bens, e ir para uma terra que ele não conhecia.
b)      Essas decisões exigiu fé e ousadia, e somente uma poderosa chamada de Deus poderia arrancar Abraão de sua terra para ir em busca de uma nova terra.
c)       Os homens consideram isso uma aventura, um golpe no ar.
d)      Naquele tempo, certamente muitos amigos e parentes o aconselhavam a abandonar essa idéia de ir para a terra prometida.
e)      Abraão tinha certeza de sua chamada, e por isso, obedeceu Gn 12.4
Ø  Moises: vem, agora, e Eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito... Êx 3.12
a)      Moises fracassou em sua primeira tentativa de ajudar o seu povo (Êx 2.11-13), e, sem duvida, esse revés marcou sua vida, e ele passou a se julgar incapaz para qualquer tipo de empreitada dessa ordem.
b)      A chamada de Moisés contem o antídoto para sua frustração interior. Deus o chamou, primeiramente para si: “Vem agora” e se identificou como o Deus de seus pais, Abraão, Isaque e Jacó (Êx 3.1-22). Moises precisava conhece-lo.
c)       Ele não tinha nenhuma experiência com Deus, a não ser os ensinamentos da infância, recebidos de sua mãe. Quem é chamado por Deus deve conhecê-lo.
d)      Deus o enviou e o comissionou: Essa extraordinária chamada é que deu condição a Moises de realizar tão notável empreendimento.
Ø  Samuel: Todo o Israel, desde Dã ate Berseba, conheceu que Samuel estava confirmado como profeta do Senhor... 1Sm 3.20
a)      Os filhos de Eli, que seriam seus sucessores, tinham se tornado execráveis diante de Deus e do povo em virtude dos abusos que praticavam, violando a lei, que deviam cumprir e ensinar e fazer o povo obedecer.
b)      Por esse motivo a palavra do Senhor se tornou rara em todo o território de Israel, isso é, não havia profetas nem profecias.
c)       Deus se revelou a Samuel e lhe fez ciente de seu j8uizo sobre os filhos de Eli (1Sm 3.1-14).
d)      Essa experiência foi básica na qualificação de Samuel para o ministério profético.
Ø  Isaias: Vai, e dize a este povo... Is 6.9
a)      A chamada de Isaias deu-se em meio a uma visão maravilhosa, onde se destaca a santidade do Senhor.
b)      Na visão, Isaias se conscientiza de três coisas: Deus é Santo, ele (Isaias) é impuro e o povo esta desviado dos retos caminhos do Senhor (Is 6.1-8).
c)       Essa visão marca todo o ministério profético de Isaias o que é demonstrado ao longo de seu livro.
d)      A chamada de Isaias é muito semelhante a chamada neotestamentária: o pregador precisa conhecer a justiça de Deus e a necessidade do pecador, e a redenção em Cristo.
Ø  Os apóstolos: E Jesus disse: Vinde após mim, e Eu farei que sejais pescadores de homens... (Mc 1.17).
a)      O Senhor chamou pessoalmente cada um dos doze apóstolos.
b)      Por que o Senhor Jesus fez questão de chamá-los pessoalmente e ficar tanto tempo com eles? Porque a missão era muito importante.
Ø  Paulo: Pelo que, ó rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial... At 26.19
a)      O arrogante Paulo se considerava justo diante de Deus pela justiça da lei (Fp 3.6) e achava que matando os cristãos estava prestando grande serviço a Deus (At 8.1,3; 9.1,2).
b)      Não seria qualquer chamada que iria mudar a vida deste homem. Por isso houve uma chamada inusitada. O impacto daquele encontro com o Senhor transformou tudo (At 9.3-19).
c)       A Conversão de Paulo tornou-se no acontecimento mais importante desde o Pentecoste ate nossos dias.
d)      Logo após a conversão Paulo já começou testemunhar de Cristo.
e)      Alguns dias depois de sua conversão, Paulo foi encaminhado para sua terra natal, a cidade de Tarso. Dez anos mais tarde barnabé foi buscá-lo e é nessa época que Paulo inicia seu ministério apostólico (At 9.30; 11.25,26).
      II.            Método indireto: Deus não somente chama de forma direta, mas também vemos na bíblia que Deus usou método indireto com grande objetividade.
·         José: Ainda moço, José teve alguns sonhos que indicavam sua proeminência ou liderança sobre seus irmãos, porem, não se tratava de uma chamada definida (Gn 37.5-10).
·         Josué: Então disse o Senhor a Moises: Toma para ti a Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e põe a tua mão sobre ele... (Nm 27.18)
Ø  Josué é fruto de um discipulado. Ele esteve ao lado de Moises desde o inicio da jornada no deserto.
Ø  A primeira missão que lhe coube foi selecionar homens para guerrear contra Amaleque (Êx 17.9).
Ø  Em seguida ele esta servindo Moises (Êx 24.13)
Ø  Esteve presente em todas as jornadas criticas no deserto.
Ø  No serviço e na obediência ele tornou-se um grande líder.
Ø  E Josué filho de Num, estava cheio de espírito de sabedoria, porquanto Moises tinha posto sobre ele as suas mãos; assim os filhos de Israel lhe deram ouvidos e fizeram como o Senhor ordenara a Moises... (Dt 34.9).
Ø  Grandes homens de Deus aprenderam o discipulado com seus lideres espirituais.
Ø  Durante anos foram dias de oportunidade de demonstrar obediência, fidelidade e submissão. Quando estavam preparados, Deus os chamou e confirmou a sua obra.
Ø  O grande problema de hoje é que muitos não querem esperar, obedecer, e submeter-se, por isso foram rejeitados.
·         Timóteo: Saúda-vos Timóteo, meu cooperador... Rm 16.21
Ø  Timóteo é o exemplo típico do ministro do novo testamento, fruto do discipulado contínuo.
Ø  Desde jovem tornou-se companheiro e cooperador do apostolo Paulo (At 16.1 ;17.14).
Ø  Ele mirou-se no exemplo, firmeza e fidelidade do grande apostolo.
    III.            SUA RAZÃO:
·         Por que é importante a chamada divina para o ministério?
·         Qual a razão da chamada?
·         Vamos responder a esta perguntas e dizer a chamada divina e seus propósitos:
a)      Esclarecer que o ministério, seja qual for, nunca foi uma profissão na antiga aliança, muito menos na dispensação. No AT o sacerdócio era privativo aos filhos de Arão, e os profetas eram chamados pelo Senhor.
b)      O ministério neotestamentário é um dom e uma vocação de Deus.
Ø  E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres... Ef 4.11.
c)       A partir desta premissa básica, o homem chamado pelo Senhor deve estar consciente de que:
Ø  Do Senhor vem a recompensa (1Pe 5.2-4)
Ø  Pelo Senhor ele será julgado (1Co 4.3-5).
·         A certeza da chamada de Deus faz o servo do Senhor superar obstáculos considerados, pelo homem comum, insuperáveis ou alem de qualquer possibilidade humana, senão vejamos:
Ø  Como compreender a posição de Moises diante das rebeliões e tumultos que ele enfrentou no deserto? (Nm 12.1-16; 14.1-9; 16.1-19).
Ø  Como compreender sua fervorosa oração intercessória quando deus quis destruir o povo israelita e fazer dele um novo e grande povo? (Nm 14.10-19).
Ø  Somente um homem chamado por Deus poderia ter capacidade, calma e equilíbrio para vencer nesses momentos críticos.
Ø  Moises não era um super homem, mas um homem chamado pelo Senhor.
Ø  Como entender a perseverança de Paulo que foi dado por morto, depois de ser apedrejado pelos judeus opositores do evangelho da graça, em continuar na sua missão de pregar essas boas novas (At 14.19-22)
·         A CHAMADA É ACOMPANHADA DE UMA MISSÃO
Ø  Ninguém que é chamado pelo Senhor vive um lado para outro, de um trabalho para o outro, sem nunca ter certeza da vontade de Deus.  Deus, quando chama, comissiona seu servo para uma missão especifica.
    IV.            SUA OCASIÃO.
·         Se Deus chama como quer, Isto é, de modo soberano, é lógico que Ele também chama quando quiser.
·         Não há faixa etária privilegiada.
Ø  Jeremias 1.5 desde o ventre Deus chamou a Jeremias e Paulo (Gl 1.15,16).
Ø  O Senhor chamou Samuel sendo este bem jovem (1Sm 3.3,4,20) Também Davi (1Sm 16.11-13) e possivelmente Timóteo (At 16.1-3).
      V.            SUA NATUREZA
·         Quanto a natureza intrínseca, a chamada para o ministério neotestamentário apresenta as seguintes características:
Ø  Divina: A responsabilidade da chama é do Senhor. E Ele mesmo concedeu uns para ... Ef 4.11
Ø  Pessoal: A chamada para a salvação é universal. É para todos. A chamada para o ministério é pessoal. Deus tem o ministério ou missão certa para a pessoa certa.
Ø  Soberana: A soberania de Deus é ainda pouco entendida para muitos, e para se começar a entende-la, é necessário que levemos em conta alguns aspectos acerca da personalidade do Senhor:
a)      Ele é a origem de todas as coisas.
b)      Ele é soberano porque a sabedoria e o poder são atributos de sua pessoa.
c)       O servo do Senhor, ao ser chamado, deve aceitar com humildade, submissão, e como ato de soberania divina.
d)      Definitiva, a chamada para o ministério é também uma chamada para discipulado.
e)      O ministro deve exercer seu ministério sem interesse de recompensa material
f)       Que a prioridade maior entre as suas atividades seja o próprio Senhor Jesus.
g)      Que haja no ministro abnegação e renuncia. Em primeiro lugar estará a vontade de Deus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário