domingo, 6 de agosto de 2017

QUASE SALVO

TEXTO: Depois Agripa disse a Paulo: É permitido que te defendas. Então Paulo, estendendo a mão em sua defesa, respondeu: Tenho-me por feliz, ó rei Agripa, de que perante ti me haja hoje de defender de todas as coisas de que sou acusado pelos judeus; Mormente sabendo eu que tens conhecimento de todos os costumes e questões que há entre os judeus; por isso te rogo que me ouças com paciência. Quanto à minha vida, desde a mocidade, como decorreu desde o princípio entre os da minha nação, em Jerusalém, todos os judeus a conhecem, Sabendo de mim desde o princípio (se o quiserem testificar), que, conforme a mais severa seita da nossa religião, vivi fariseu. E agora pela esperança da promessa que por Deus foi feita a nossos pais estou aqui e sou julgado. À qual as nossas doze tribos esperam chegar, servindo a Deus continuamente, noite e dia. Por esta esperança, ó rei Agripa, eu sou acusado pelos judeus. Pois quê? julga-se coisa incrível entre vós que Deus ressuscite os mortos? Bem tinha eu imaginado que contra o nome de Jesus Nazareno devia eu praticar muitos atos; O que também fiz em Jerusalém. E, havendo recebido autorização dos principais dos sacerdotes, encerrei muitos dos santos nas prisões; e quando os matavam eu dava o meu voto contra eles. E, castigando-os muitas vezes por todas as sinagogas, os obriguei a blasfemar. E, enfurecido demasiadamente contra eles, até nas cidades estranhas os persegui. Sobre o que, indo então a Damasco, com poder e comissão dos principais dos sacerdotes, Ao meio-dia, ó rei, vi no caminho uma luz do céu, que excedia o esplendor do sol, cuja claridade me envolveu a mim e aos que iam comigo. E, caindo nós todos por terra, ouvi uma voz que me falava, e em língua hebraica dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa te é recalcitrar contra os aguilhões. E disse eu: Quem és, Senhor? E ele respondeu: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; Mas levanta-te e põe-te sobre teus pés, porque te apareci por isto, para te pôr por ministro e testemunha tanto das coisas que tens visto como daquelas pelas quais te aparecerei ainda; Livrando-te deste povo, e dos gentios, a quem agora te envio,
Para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus; a fim de que recebam a remissão de pecados, e herança entre os que são santificados pela fé em mim. Por isso, ó rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial.
Antes anunciei primeiramente aos que estão em Damasco e em Jerusalém, e por toda a terra da Judéia, e aos gentios, que se emendassem e se convertessem a Deus, fazendo obras dignas de arrependimento. Por causa disto os judeus lançaram mão de mim no templo, e procuraram matar-me. Mas, alcançando socorro de Deus, ainda até ao dia de hoje permaneço dando testemunho tanto a pequenos como a grandes, não dizendo nada mais do que o que os profetas e Moisés disseram que devia acontecer, Isto é, que o Cristo devia padecer, e sendo o primeiro da ressurreição dentre os mortos, devia anunciar a luz a este povo e aos gentios. E, dizendo ele isto em sua defesa, disse Festo em alta voz: Estás louco, Paulo; as muitas letras te fazem delirar. Mas ele disse: Não deliro, ó potentíssimo Festo; antes digo palavras de verdade e de um são juízo. Porque o rei, diante de quem também falo com ousadia, sabe estas coisas, pois não creio que nada disto lhe é oculto; porque isto não se fez em qualquer canto. Crês tu nos profetas, ó rei Agripa? Bem sei que crês. E disse Agripa a Paulo: Por pouco me queres persuadir a que me faça cristão!
E disse Paulo: Prouvera a Deus que, ou por pouco ou por muito, não somente tu, mas também todos quantos hoje me estão ouvindo, se tornassem tais qual eu sou, exceto estas cadeias.
INTRODUÇÃO: Nós estamos diante de um dos maiores gigantes da história. Um dos maiores paladinos do evangelho. O grande bandeirante do cristianismo. Um plantador de igrejas. Um doutrinador de igreja. Um grande ganhador de almas. Estamos diante do apostolo Paulo.
·         Desde a sua conversão Paulo enfrentou muitas lutas
Ø  Paulo suportou cadeias
Ø  Paulo sofreu açoites
Ø  Paulo foi perseguido
Ø  Paulo foi açoitado com varas
Ø  Paulo foi preso
Ø  Paulo enfrentou também naufrágios
Ø  Esse homem trazia no corpo as marcas do Senhor Jesus
·         Paulo foi atacado por todos os lados pelos dardos mais inflamados do maligno.
·         Paulo sofreu
Ø  Paulo sofreu fome
Ø  Paulo sofreu sede
Ø  Paulo sofreu injustiças da mais severas das mãos dos homens
·         Paulo atravessou províncias
Ø  Ele rompeu fronteiras
Ø  Andou por estradas
Ø  Cruzou desertos
Ø  Navegou por mares agitados
Ø  Percorreu cidades, campos, vilas e desertos
Ø  Paulo entrou nos templos e nas sinagogas
Ø  Paulo falou nas praças, nas ilhas, na praia, nas escolas, nas prisões, nos régios salões das altas cortes pregando o evangelho.
·         Para quem Paulo pregava:
Ø  A escravos e a livres
Ø  A reis e a vassalos
Ø  A grandes e a pequenos
Ø  A sábios e a ignorantes
Ø  A multidões e a solitários
·         Sempre falando com intento fervor e ardor
Ø  Com saúde ou doente
Ø  Preso ou em liberdade
Ø  Na cadeia ou nas praças,
Ø  Acolhido ou escorraçado
Ø  Aplaudido ou apedrejado
Ø  Amado e também odiado
Ø  Na pobreza ou na fartura. 
Ø  Esse Paulo pregando o evangelho.
·         Paulo fez três viagens missionarias:
Ø  Província da Galáxia
Ø  Província da Macedônia
Ø  Província da Acácia
Ø  Província da Ásia menor
Ø  Em suas viagens plantando igrejas.
TRANSIÇÃO: E agora Paulo estava de volta a Jerusalém.
·         Ele não estava ali para se aposentar.
·         Não era para se assentar numa cadeira de balanço
·         Ele não estava ali para vestir um pijama.
·         Paulo volta com as mãos cheias de ofertas ao pobres da Judéia 
·         Quando Paulo chegou em Cesárea Âgapo profetiza que ele seria preso
Ø  Paulo seria preso em Jerusalém.
Ø  Porem Paulo estava disposto a morrer pelo nome de Jesus.
Ø  Paulo foi para Jerusalém e foi preso.
Ø  Armaram ciladas contra ele e resolveram mata-lo, porem Deus o livrou.
·         Paulo foi transferido para Cesárea Marítima e ali acusado por dois anos.
Ø  O inferno levantou contra ele toda a sua fúria
Ø  O diabo levantou contra ele toda a sua corja de demônios.
Ø  Diante da frouxidão de Festo que o estava para entregar ao sinédrio que armava para mata-lo, Paulo decide como cidadão Romano a ser julgado diante de Cesar
EXORDIA: É neste momento que Festo em Cesárea recebe a visita do rei Agripa, Acompanhado de Berenice sua mulher
·         Foi diante desta visita que Paulo foi chamado para dar seu testemunho diante do rei.
Ø  Ali Paulo vai fazer o seu discurso e abre o seu coração
Ø  Paulo narra o que Jesus fez na sua vida.
Ø  Paulo vai apresentar como ele era um carrasco, bárbaro, perseguidor e assolador
Ø  Paulo descreve como ele aprovava a perseguição e a morte de muitos cristãos.
Ø  Paulo discursa como foi que ele se converteu no caminho para Damasco.
i.                     Neste discurso Festo o interrompe e diz, estas louco Paulo, as muitas letras te fazem delirar.
ii.                   Paulo lhe responde: Eu não estou louco, falo palavras de verdade e bom senso
iii.                 Paulo deixa Festo de lado e dirige ao rei Agripa e diz acredita lei e nos profetas? E ele responde bem sei que acreditas.
·         O rei Agripa responde a Paulo:
Ø  Por pouco me persuades a me tornar Cristão.
·         Neste responda do rei encontramos o grande perigo.
Ø  Aqueles que são quase salvos.
1.      HÁ MUITAS COISAS QUE SÃO QUASE FEITAS, MAS NÃO FEITAS DE MODO NENHUM.
I.                    Por exemplo:
·         Um viajante chega no aeroporto quase no horário do embarque, mas não embarcou.
·         Um estudante quase passou na prova do vestibular
·         Um general que quase ganhou uma batalha perdeu.
·         Um lutador quase ganhou a luta e perdeu.
·         Quase é a confissão da derrota.
·         Quando se trata das coisas rotineiras da vida a sempre outra oportunidade.
Ø  Um viajante pode pegar o próximo voo
Ø  Um estudante pode passar no próximo vestibular
Ø  Um general pode ganhar a próxima batalha.
Ø  Um lutador pode ganhar a próxima luta.
·         A ocasiões que o quase é irreparável
Ø  Nas questões da vida ou da morte não há quase.
Ø  Aqui existe duas categorias, os que ficam vivos e os que morrem.
Ø  Um cirurgião quando faz uma cirurgia não pode ter um quase, senão o paciente morre.
Ø  Numa enchente onde há sobreviventes, as pessoas dependendo de barcos salva vidas, os barcos não podem chegar quase na hora, porque as pessoas perecem.
II.                  Pode ser que para alguém hoje possa faltar quase nada para ser salvo.
·         Para alguns faltam quase nada para se tornar um filho de Deus.
·         Esse quase é o intervalo entre o homem e a salvação.
·         Esse quase é a distancia entre o desejo de ser salvo.
·         Esse quase é a ponte que o homem precisa atravessar, para que ele seja salvo.
III.                Quase não adianta para nenhum de nós.
·         O rei Agripa entrou no rol daqueles que foram quase salvos.
·         Parece que o Rei Agripa chegou na porta do seu e não entrou, porque ficou no quase.
·         Gente que diz eu vou deixar para receber Jesus amanhã, hoje não, são aqueles que ficam no quase.
·         Eu vou buscar a Deus depois, são aqueles que ficam no quase.
·         Aqueles que conhecem, mas não vivem, são os que ficam no quase.
·         Aqueles que tem ortodoxia e não tem piedade, são os que ficam no quase.
·         Os que estão no rol de membro da igreja, mas não são da igreja, estão no quase.
IV.                Deixar para depois é uma armadilha para sua vida.
·         É sempre deixar Deus para depois
·         É ser escravo da sua liberdade.
V.                  E quando você não diz eu não quero decidir nada.
·         Quando você diz isso, já é uma decisão
·         Há indecisão é a indecisão de não decidir
·         Quem decide não decidir, não decide a favor de Cristo.
Ø  Jesus disse assim: Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha... Lucas 11:23
VI.                Aqueles que nunca pensaram no céu, vão se lembrar dele no primeiro minuto de inferno.
·         Lucas capitulo 16 conta a história do Rico e do Lazaro.
VII.              Hoje Deus nos convida a converter.
·         Jesus disse: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei... Mateus 11:28
·         ‘Convertei-vos agora cada um do seu mau caminho e da malignidade das suas atitudes; e habitareis na terra que Yahweh deu a vós e a vossos antepassados, desde os tempos da antiguidade e para sempre. Jr 25.5
·         Converter é necessário, porque um dia vamos morrer.
2.      O QUE NOS LEVA A FICAR SEMPRE NO QUASE.
I.                    Amor ao dinheiro
·         Tem gente que já vendeu sua alma para o diabo por causa do dinheiro
·         Tem gente que já negociou os princípios absolutos por causa do lucro.
·         Tem pessoas que por causa do dinheiro fazem qualquer coisa.
·         Gente que pensa que tendo dinheiro tem tudo e esta seguro.
Ø  O dinheiro te dar uma boa casa, mas não te dar um lar
Ø  O dinheiro te dar uma bonita roupa, mas não te dar saúde.
Ø  O dinheiro te dar bom alimento, mas não dar para você apetite.
Ø  O dinheiro te dar um rico funeral, mas não te dar a vida eterna.
II.                  Amor ao mundo.
·         O que temos de pessoas apaixonadas com o mundo.
·         Pessoas vivendo os prazeres desse mundo.
·         Essas pessoas acham que servir Jesus é não ser feliz e precisam do mundo.
Ø  Esse ser feliz ou alegre é um engano e uma vida mascarada.
·         Há que pessoas que são amigas do evangelho.
Ø  Pessoas que gostam do evangelho
Ø  Vão até as igrejas.
Ø  Pessoas que até gostam de cantar as musicas
Ø  Mas são pessoas que nunca romperam com o mundo.
Ø  São pessoas quase salvas.
III.                Há pessoas que ficam no quase por causa das amizades.
·         Pessoas que foram influenciadas por amizades
·         Pessoas influenciadas amigos das escolas e faculdades.
IV.                Pessoas que ficam no quase, por causa da família.
·         Mt 10.37, 37: Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. E aquele que não toma a sua cruz e não me segue, também não é digno de mim. …
3.      QUEM É ESSE REI AGRIPA:
I.                    Esse faz parte da família herodiana.
·         A bíblia fala de 4 Herodes.
Ø  Herodes o grande, o que  mandou matar as crianças de Belém.
Ø  Herodes Antipas, aquele que prendeu João Batista e degolou-o, o mesmo que zombou de Jesus no seu julgamento.
Ø  Herodes Agripa I, o que ouviu os evangelhos pelos os apóstolos.
i.                     Esse perseguiu a igreja em Jerusalém, mandou passar a espada a Tiago, mandou prender Pedro e esse morreu comido de bicho porque não deu gloria a Deus.
Ø  Agora o último membro, Herodes Agripa II.
i.                     Esse estava diante do maior evangelista da igreja, o apostolo Paulo.
II.                  Mesmo ouvindo a Paulo, ele diz: por pouco foi persuadido a ser cristão.
4.      HOJE É O DIA DA SALVAÇÃO.
I.                    Somos semelhantes aos dois ladrões da cruz do calvário.
·         Não somos diferentes deles.
·         Mas um deles tomou a decisão.
Ø  Aquela era a ultima decisão da sua vida.

Ø  Esse não ficou no quase. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário