TEXTO: Depois
Agripa disse a Paulo: É permitido que te defendas. Então Paulo, estendendo a
mão em sua defesa, respondeu: Tenho-me por feliz, ó rei Agripa, de que
perante ti me haja hoje de defender de todas as coisas de que sou acusado pelos
judeus; Mormente sabendo eu que tens
conhecimento de todos os costumes e questões que há entre os judeus; por isso
te rogo que me ouças com paciência. Quanto
à minha vida, desde a mocidade, como decorreu desde o princípio entre os da
minha nação, em Jerusalém, todos os judeus a conhecem, Sabendo de mim desde o princípio (se o quiserem
testificar), que, conforme a mais severa seita da nossa religião, vivi fariseu.
E agora pela esperança da promessa que por Deus
foi feita a nossos pais estou aqui e sou julgado. À qual as nossas doze tribos esperam chegar, servindo
a Deus continuamente, noite e dia. Por esta esperança, ó rei Agripa, eu sou
acusado pelos judeus. Pois quê? julga-se
coisa incrível entre vós que Deus ressuscite os mortos? Bem tinha eu imaginado que contra o nome de Jesus
Nazareno devia eu praticar muitos atos; O
que também fiz em Jerusalém. E, havendo recebido autorização dos principais dos
sacerdotes, encerrei muitos dos santos nas prisões; e quando os matavam eu dava
o meu voto contra eles. E, castigando-os
muitas vezes por todas as sinagogas, os obriguei a blasfemar. E, enfurecido
demasiadamente contra eles, até nas cidades estranhas os persegui. Sobre o que, indo então a Damasco, com poder e
comissão dos principais dos sacerdotes, Ao
meio-dia, ó rei, vi no caminho uma luz do céu, que excedia o esplendor do sol,
cuja claridade me envolveu a mim e aos que iam comigo. E, caindo nós todos por terra, ouvi uma voz que me
falava, e em língua hebraica dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa
te é recalcitrar contra os aguilhões. E
disse eu: Quem és, Senhor? E ele respondeu: Eu sou Jesus, a quem tu persegues;
Mas levanta-te e põe-te sobre teus pés, porque
te apareci por isto, para te pôr por ministro e testemunha tanto das coisas que
tens visto como daquelas pelas quais te aparecerei ainda; Livrando-te deste povo, e dos gentios, a quem agora te
envio,
Para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus; a fim de que recebam a remissão de pecados, e herança entre os que são santificados pela fé em mim. Por isso, ó rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial.
Antes anunciei primeiramente aos que estão em Damasco e em Jerusalém, e por toda a terra da Judéia, e aos gentios, que se emendassem e se convertessem a Deus, fazendo obras dignas de arrependimento. Por causa disto os judeus lançaram mão de mim no templo, e procuraram matar-me. Mas, alcançando socorro de Deus, ainda até ao dia de hoje permaneço dando testemunho tanto a pequenos como a grandes, não dizendo nada mais do que o que os profetas e Moisés disseram que devia acontecer, Isto é, que o Cristo devia padecer, e sendo o primeiro da ressurreição dentre os mortos, devia anunciar a luz a este povo e aos gentios. E, dizendo ele isto em sua defesa, disse Festo em alta voz: Estás louco, Paulo; as muitas letras te fazem delirar. Mas ele disse: Não deliro, ó potentíssimo Festo; antes digo palavras de verdade e de um são juízo. Porque o rei, diante de quem também falo com ousadia, sabe estas coisas, pois não creio que nada disto lhe é oculto; porque isto não se fez em qualquer canto. Crês tu nos profetas, ó rei Agripa? Bem sei que crês. E disse Agripa a Paulo: Por pouco me queres persuadir a que me faça cristão!
E disse Paulo: Prouvera a Deus que, ou por pouco ou por muito, não somente tu, mas também todos quantos hoje me estão ouvindo, se tornassem tais qual eu sou, exceto estas cadeias.
Para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus; a fim de que recebam a remissão de pecados, e herança entre os que são santificados pela fé em mim. Por isso, ó rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial.
Antes anunciei primeiramente aos que estão em Damasco e em Jerusalém, e por toda a terra da Judéia, e aos gentios, que se emendassem e se convertessem a Deus, fazendo obras dignas de arrependimento. Por causa disto os judeus lançaram mão de mim no templo, e procuraram matar-me. Mas, alcançando socorro de Deus, ainda até ao dia de hoje permaneço dando testemunho tanto a pequenos como a grandes, não dizendo nada mais do que o que os profetas e Moisés disseram que devia acontecer, Isto é, que o Cristo devia padecer, e sendo o primeiro da ressurreição dentre os mortos, devia anunciar a luz a este povo e aos gentios. E, dizendo ele isto em sua defesa, disse Festo em alta voz: Estás louco, Paulo; as muitas letras te fazem delirar. Mas ele disse: Não deliro, ó potentíssimo Festo; antes digo palavras de verdade e de um são juízo. Porque o rei, diante de quem também falo com ousadia, sabe estas coisas, pois não creio que nada disto lhe é oculto; porque isto não se fez em qualquer canto. Crês tu nos profetas, ó rei Agripa? Bem sei que crês. E disse Agripa a Paulo: Por pouco me queres persuadir a que me faça cristão!
E disse Paulo: Prouvera a Deus que, ou por pouco ou por muito, não somente tu, mas também todos quantos hoje me estão ouvindo, se tornassem tais qual eu sou, exceto estas cadeias.
INTRODUÇÃO:
Nós estamos diante de um dos maiores gigantes da história. Um dos maiores
paladinos do evangelho. O grande bandeirante do cristianismo. Um plantador de
igrejas. Um doutrinador de igreja. Um grande ganhador de almas. Estamos diante
do apostolo Paulo.
·
Desde a sua conversão Paulo enfrentou muitas
lutas
Ø Paulo
suportou cadeias
Ø Paulo sofreu
açoites
Ø Paulo foi
perseguido
Ø Paulo foi
açoitado com varas
Ø Paulo foi
preso
Ø Paulo
enfrentou também naufrágios
Ø Esse homem
trazia no corpo as marcas do Senhor Jesus
·
Paulo foi atacado por todos os lados pelos
dardos mais inflamados do maligno.
·
Paulo sofreu
Ø Paulo sofreu
fome
Ø Paulo sofreu
sede
Ø Paulo sofreu
injustiças da mais severas das mãos dos homens
·
Paulo atravessou províncias
Ø Ele rompeu
fronteiras
Ø Andou por
estradas
Ø Cruzou
desertos
Ø Navegou por
mares agitados
Ø Percorreu
cidades, campos, vilas e desertos
Ø Paulo entrou
nos templos e nas sinagogas
Ø Paulo falou
nas praças, nas ilhas, na praia, nas escolas, nas prisões, nos régios salões
das altas cortes pregando o evangelho.
·
Para quem Paulo pregava:
Ø A escravos e
a livres
Ø A reis e a
vassalos
Ø A grandes e
a pequenos
Ø A sábios e a
ignorantes
Ø A multidões
e a solitários
·
Sempre falando com intento fervor e ardor
Ø Com saúde ou
doente
Ø Preso ou em
liberdade
Ø Na cadeia ou
nas praças,
Ø Acolhido ou
escorraçado
Ø Aplaudido ou
apedrejado
Ø Amado e
também odiado
Ø Na pobreza
ou na fartura.
Ø Esse Paulo
pregando o evangelho.
·
Paulo fez três viagens missionarias:
Ø Província da
Galáxia
Ø Província da
Macedônia
Ø Província da
Acácia
Ø Província da
Ásia menor
Ø Em suas
viagens plantando igrejas.
TRANSIÇÃO: E agora Paulo estava
de volta a Jerusalém.
·
Ele não estava ali para se aposentar.
·
Não era para se assentar numa cadeira de
balanço
·
Ele não estava ali para vestir um pijama.
·
Paulo volta com as mãos cheias de ofertas ao
pobres da Judéia
·
Quando Paulo chegou em Cesárea Âgapo
profetiza que ele seria preso
Ø Paulo seria
preso em Jerusalém.
Ø Porem Paulo
estava disposto a morrer pelo nome de Jesus.
Ø Paulo foi
para Jerusalém e foi preso.
Ø Armaram
ciladas contra ele e resolveram mata-lo, porem Deus o livrou.
·
Paulo foi transferido para Cesárea Marítima e
ali acusado por dois anos.
Ø O inferno
levantou contra ele toda a sua fúria
Ø O diabo
levantou contra ele toda a sua corja de demônios.
Ø Diante da
frouxidão de Festo que o estava para entregar ao sinédrio que armava para
mata-lo, Paulo decide como cidadão Romano a ser julgado diante de Cesar
EXORDIA: É neste momento que
Festo em Cesárea recebe a visita do rei Agripa, Acompanhado de Berenice sua
mulher
·
Foi diante desta visita que Paulo foi chamado
para dar seu testemunho diante do rei.
Ø Ali Paulo
vai fazer o seu discurso e abre o seu coração
Ø Paulo narra
o que Jesus fez na sua vida.
Ø Paulo vai
apresentar como ele era um carrasco, bárbaro, perseguidor e assolador
Ø Paulo
descreve como ele aprovava a perseguição e a morte de muitos cristãos.
Ø Paulo discursa
como foi que ele se converteu no caminho para Damasco.
i.
Neste discurso Festo o interrompe e diz,
estas louco Paulo, as muitas letras te fazem delirar.
ii.
Paulo lhe responde: Eu não estou louco, falo
palavras de verdade e bom senso
iii.
Paulo deixa Festo de lado e dirige ao rei
Agripa e diz acredita lei e nos profetas? E ele responde bem sei que acreditas.
·
O rei Agripa responde a Paulo:
Ø Por pouco me
persuades a me tornar Cristão.
·
Neste responda do rei encontramos o grande
perigo.
Ø Aqueles que
são quase salvos.
1. HÁ MUITAS
COISAS QUE SÃO QUASE FEITAS, MAS NÃO FEITAS DE MODO NENHUM.
I.
Por exemplo:
·
Um viajante chega no aeroporto quase no horário
do embarque, mas não embarcou.
·
Um estudante quase passou na prova do
vestibular
·
Um general que quase ganhou uma batalha
perdeu.
·
Um lutador quase ganhou a luta e perdeu.
·
Quase é a confissão da derrota.
·
Quando se trata das coisas rotineiras da vida
a sempre outra oportunidade.
Ø Um viajante
pode pegar o próximo voo
Ø Um estudante
pode passar no próximo vestibular
Ø Um general
pode ganhar a próxima batalha.
Ø Um lutador
pode ganhar a próxima luta.
·
A ocasiões que o quase é irreparável
Ø Nas questões
da vida ou da morte não há quase.
Ø Aqui existe
duas categorias, os que ficam vivos e os que morrem.
Ø Um cirurgião
quando faz uma cirurgia não pode ter um quase, senão o paciente morre.
Ø Numa enchente
onde há sobreviventes, as pessoas dependendo de barcos salva vidas, os barcos
não podem chegar quase na hora, porque as pessoas perecem.
II.
Pode ser que para alguém hoje possa faltar
quase nada para ser salvo.
·
Para alguns faltam quase nada para se tornar
um filho de Deus.
·
Esse quase é o intervalo entre o homem e a
salvação.
·
Esse quase é a distancia entre o desejo de
ser salvo.
·
Esse quase é a ponte que o homem precisa
atravessar, para que ele seja salvo.
III.
Quase não adianta para nenhum de nós.
·
O rei Agripa entrou no rol daqueles que foram
quase salvos.
·
Parece que o Rei Agripa chegou na porta do
seu e não entrou, porque ficou no quase.
·
Gente que diz eu vou deixar para receber
Jesus amanhã, hoje não, são aqueles que ficam no quase.
·
Eu vou buscar a Deus depois, são aqueles que
ficam no quase.
·
Aqueles que conhecem, mas não vivem, são os
que ficam no quase.
·
Aqueles que tem ortodoxia e não tem piedade,
são os que ficam no quase.
·
Os que estão no rol de membro da igreja, mas
não são da igreja, estão no quase.
IV.
Deixar para depois é uma armadilha para sua
vida.
·
É sempre deixar Deus para depois
·
É ser escravo da sua liberdade.
V.
E quando você não diz eu não quero decidir nada.
·
Quando você diz isso, já é uma decisão
·
Há indecisão é a indecisão de não decidir
·
Quem decide não decidir, não decide a favor
de Cristo.
Ø Jesus disse
assim: Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta,
espalha... Lucas 11:23
VI.
Aqueles que nunca pensaram no céu, vão se
lembrar dele no primeiro minuto de inferno.
·
Lucas capitulo 16 conta a história do Rico e
do Lazaro.
VII.
Hoje Deus nos convida a converter.
·
Jesus disse: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos,
e eu vos aliviarei... Mateus 11:28
·
‘Convertei-vos agora cada um do seu mau caminho e da
malignidade das suas atitudes; e habitareis na terra que Yahweh deu a vós e a
vossos antepassados, desde os tempos da antiguidade e para sempre. Jr
25.5
·
Converter
é necessário, porque um dia vamos morrer.
2. O QUE NOS
LEVA A FICAR SEMPRE NO QUASE.
I.
Amor ao dinheiro
·
Tem gente que já vendeu sua alma para o diabo
por causa do dinheiro
·
Tem gente que já negociou os princípios absolutos
por causa do lucro.
·
Tem pessoas que por causa do dinheiro fazem
qualquer coisa.
·
Gente que pensa que tendo dinheiro tem tudo e
esta seguro.
Ø O dinheiro
te dar uma boa casa, mas não te dar um lar
Ø O dinheiro
te dar uma bonita roupa, mas não te dar saúde.
Ø O dinheiro
te dar bom alimento, mas não dar para você apetite.
Ø O dinheiro
te dar um rico funeral, mas não te dar a vida eterna.
II.
Amor ao mundo.
·
O que temos de pessoas apaixonadas com o
mundo.
·
Pessoas vivendo os prazeres desse mundo.
·
Essas pessoas acham que servir Jesus é não
ser feliz e precisam do mundo.
Ø Esse ser
feliz ou alegre é um engano e uma vida mascarada.
·
Há que pessoas que são amigas do evangelho.
Ø Pessoas que
gostam do evangelho
Ø Vão até as
igrejas.
Ø Pessoas que
até gostam de cantar as musicas
Ø Mas são
pessoas que nunca romperam com o mundo.
Ø São pessoas
quase salvas.
III.
Há pessoas que ficam no quase por causa das
amizades.
·
Pessoas que foram influenciadas por amizades
·
Pessoas influenciadas amigos das escolas e
faculdades.
IV.
Pessoas que ficam no quase, por causa da família.
·
Mt 10.37, 37: Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que
a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é
digno de mim. E aquele que não toma a sua
cruz e não me segue, também não é digno de mim. …
3. QUEM É ESSE
REI AGRIPA:
I.
Esse faz parte da família herodiana.
·
A bíblia fala de 4 Herodes.
Ø Herodes o
grande, o que mandou matar as crianças de
Belém.
Ø Herodes
Antipas, aquele que prendeu João Batista e degolou-o, o mesmo que zombou de
Jesus no seu julgamento.
Ø Herodes Agripa
I, o que ouviu os evangelhos pelos os apóstolos.
i.
Esse perseguiu a igreja em Jerusalém, mandou
passar a espada a Tiago, mandou prender Pedro e esse morreu comido de bicho
porque não deu gloria a Deus.
Ø Agora o último
membro, Herodes Agripa II.
i.
Esse estava diante do maior evangelista da
igreja, o apostolo Paulo.
II.
Mesmo ouvindo a Paulo, ele diz: por pouco foi
persuadido a ser cristão.
4. HOJE É O DIA
DA SALVAÇÃO.
I.
Somos semelhantes aos dois ladrões da cruz do
calvário.
·
Não somos diferentes deles.
·
Mas um deles tomou a decisão.
Ø Aquela era a
ultima decisão da sua vida.
Ø Esse não
ficou no quase.
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