domingo, 18 de março de 2018

RECEBENDO CAPACIDADE NA AFLIÇÃO


TEXTO: Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. Procura vir ter comigo depressa,  Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica, Crescente para Galácia, Tito para Dalmácia. Só Lucas está comigo. Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério. Também enviei Tíquico a Éfeso. Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos. Alexandre, o latoeiro, causou me muitos males; o Senhor lhe pague segundo as suas obras. Tu, guarda-te também dele, porque resistiu muito às nossas palavras. Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado. Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem; e fiquei livre da boca do leão. E o Senhor me livrará de toda a má obra, e guardar-me-á para o seu reino celestial; a quem seja glória para todo o sempre. Amém. 2Tm 4,6-18
INTRODUÇÃO: Estamos cientes que esta é a última carta que Paulo escreveu.
·         Ele escreveu em sua segunda prisão em Roma
·         A primeira prisão de Paulo aconteceu por volta do ano 61 a 63 dc.
Ø  Ela tinha por traz os judeus que por ciúmes perseguiram a Paulo de forma implacável.
·         A na segunda prisão que ocorre do ano 66 a 67dc tem por traz uma perseguição política.
Ø  No dia 17 de julho do ano 64 a cidade de Roma foi incendiada
Ø  Os historiadores dizem eu o incêndio de Roma fora provocado pelo próprio imperador.
Ø  O imperador assiste o espetáculo das chamas do alto da Torre de Mecenas, tangendo sua lira.
Ø  As chamas devoram a cidade de Roma por 7 dias e a cidade fora devastada.
Ø  Mais de 70% da cidade fora destruída.  
Ø  Quando o incêndio terminou, Nero colocou a culpa do incêndio nos crentes.
Ø  Isso por que a região que não fora atingida pelo fogo, os bairros, eram povoados densamente por judeus e cristãos.
i.                    Isso deu um Álibi para Nero colocar a culpa neles.
·         Começou então uma caçada e perseguição cruel.
Ø  Foi um banho de sangue e uma carnificina.
Ø  Os historiadores afirmam que a perseguição foi tão feroz que faltou madeira para fazer cruz, tamanha fora a quantidade de crentes crucificados.
i.                    Os crentes eram amarrados em portes e cobertos de pinche e queimados vivos, para iluminar as noites de Roma.
·         Paulo era o grande líder do cristianismo
Ø  Ele era caçado como o líder dos incendiários.
Ø  Até que Paulo foi preso novamente.
Ø  Talvez fora preso em Trôade na casa de Carpo.
Ø  Paulo não conseguiu levar consigo seus pergaminhos e suas capas.
·         Paulo chega a afirmar na carta que em virtude desta perseguição no capitulo 1.15, que todos da Ásia o abandonaram.
Ø  Houve uma debandada geral.
Ø  Ficar ligado a Paulo era correr o risco de ser preso e martirizado.
·         No capítulo 2.9 Paulo vai informar agora que ele está preso agora não como um apostolo, mas como um bandido e um malfeitor, como líder dos incendiários.
Ø  Paulo chega a dizer que estava sofrendo até algemas, como malfeitor.
Ø  Paulo não tem duvidas de que nesta perseguição e aflição não existe mais esperança de liberdade.
i.                    Ele diz no capitulo 4.6: Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo...
ii.                  Paulo vai testemunhar no verso 16 que na sua primeira defesa ninguém foi a seu favor.
iii.                Paulo estava diante do martírio e da morte.
iv.                Este homem que foi convertido na estrada de Damasco, passou três anos na Arábia, este homem que retorna a Damasco e eles tentam mata-lo, este homem que sobe para Jerusalém e é não é recebido, este homem que precisa sair de Jerusalém, porque a igreja entende que ele seria morto.
·         Este homem que é um plantador de igrejas.
Ø  Ele plantou igrejas em Antioquia da Picídea, Iconio, Derbe e Listra.
·         Este homem vai para segunda viagem missionaria e deixa igrejas estabelecidas.
Ø  Ele abre igrejas em Filipos, em Tessalonica, em Bereia.
Ø  Ele passa por Atenas e prega o evangelho e se estabelece em Corinto.
Ø  Paulo fica 18 meses em Corinto e deixa uma igreja estabelecida.
·         Este homem que vai para terceira viagem missionaria
Ø  E aí fica três anos em Éfeso, e dali planta igrejas em todas as províncias da Ásia menor.
i.                   Igrejas como Esmirna, Pergamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia, Laodicéia, Ierapolis e Colossos.
·         Porem ele agora vai a Jerusalém e é preso.
Ø  Ele foi transferido para Cesárea e fica dois anos preso.
Ø  Ele vai para Roma para ser julgado diante de Cesar.
Ø  Este homem sai numa viagem de barco e sofre naufrágio, vai parar na ilha chamada de Malta e é picado por uma cobra.
Ø  Chega em Roma na primeira prisão algemado.
Ø  Quando chega ele diz algo extraordinário para a igreja de Felipos:
i.                   Eu quero que vocês saibam que as coisas que tem me acontecido tem antes contribuído para o progresso do evangelho.
Ø  Que coisas foram essas?
i.                   Ele foi perseguido em Damasco,
ii.                 ele foi rejeitado em Jerusalém,
iii.              ele foi esquecido em Tarso,
iv.               ele foi apedrejado em Listra,
v.                 ele foi preso e açoitado em Felipos,
vi.               ele foi chamado de tagarela em Atenas
vii.            ele foi chamado de imposto em Corinto.
viii.          Ele enfrentou feras em Efeso
ix.               Ele enfrentou naufrágios para Roma
x.                 Ele foi picado por uma cobra na ilha de Malta
xi.               Ele chega preso e algemado, mas entende que as aflições abre o sorriso de Deus e as portas do evangelho para tanta gente.
TRANSIÇÃO; Então vamos ver o que aprendemos:
1.      A VIDA CRISTÃ, NÃO É VIAJAR DE FÉRIAS.
I.                    A vida cristã não é um parque de diversões.
II.                 A vida cristã não é um clube espiritual
III.              Paulo foi um homem que andou com Deus.
·         Era um homem de oração
·         Um discipulador
·         O maior teólogo da vida cristã
·         O homem cheio de marcas
IV.              Se você está enfrenando aflições não murmure.
·         Entenda que Deus tem um proposito nisso.
·         Paulo teve um espinho na carne e pediu para Deus tirar e Deus disse a minha graça te aperfeiçoa na tua fraqueza.
2.      A GRAÇA NOS CAPACITA PARA VIVER VITORIOSAMENTE APESAR DAS LUTAS.
I.                    Paulo estava no final da vida, ele diz nos versos 9 a 18.
·         Ele diz na sua carta Filemon que ele já era velho.
·         Ele diz na carta aos Galatas que trago no meu corpo as marcas de Cristo.
·         E ele esta enfrentando no final de sua vida alguns dramas.
Ø  O drama da solidão, confira no versos 9, 21.
Ø  Não é simples viver o drama da solidão
i.                    Quem viveu a vida diante de grandes multidões e agora está sozinho e abandonado.
ii.                  Todos tinham medo de associar-se com ele.
iii.                Ele diz para Timóteo, meu filho venha de pressa.
iv.                É importante entender que a graça de Deus não nos livra da solidão, mas nos assiste na solidão.
Ø  O drama do abandono vs 10.
i.                    Paulo diz que Demas o abandonou.
ii.                  Imagine você ser abandonado por todos.
iii.                Não é fácil ser abandonado no final da vida.
iv.                Não é fácil ser abandonado quando você precisa de mais ajuda.
v.                  O abandono doi.
vi.                A graça de Deus não nos livra do abandono, mas nos assiste quando somos abandonado pelos homens.
Ø  O drama da Traição vs 10.
i.                    Os historiadores afirmam que foi esse Alexandre o ladroeiro que delatou o apóstolo Paulo na sua segunda prisão.
ii.                  Esse homem puxou o seu tabete.
iii.                A traição doi.
iv.                A graça de Deus não nos livra da traição, mas a graça de Deus nos assiste mesmo quando enfrentamos traição.
Ø  O drama do frio vs 13.
i.                    Paulo estava numa masmorra.
ii.                  A masmorra já era fria e o inverno estava chegando.
iii.                E gente velha sente mais frio que gente mais nova.
iv.                Paulo pede para Timóteo correr e lhe trazer a sua capa.
v.                  Ele estava privado do que era essencial.
vi.                A graça de Deus não nos livra do essencial, mas nos assiste.
vii.              Nós temos que parar de murmurar, porque nós temos de tudo.
viii.            O maior missionário, teólogo do cristianismo, evangelista e apostolo não tinha uma capa velha e surrada para se cobrir no inverno.
Ø  O drama da ingratidão vs 16.
i.                    Imagine na cabeça de Paulo, quando vai para audiência para ser julgado, ele pensando que vai ter uma multidão de crente la.
ii.                  Talvez ele criar a esperando dizendo todo mundo sabe que eu não sou bandido e nem malfeitor.
iii.                Todo mundo sabe que as acusações não são verdadeiras e sou inocente.
iv.                Todo mundo conhece o meu trabalho.
v.                  Vai ter uma multidão la para dizer que sou inocente.
vi.                Quando chega lá não tem uma pessoa.
vii.              Isso é a dor da ingratidão, ninguém foi lá para ajuda lo.
viii.            Ele esta desamparado.
ix.                A graça de Deus não nos livre da ingratidão, mas nos assiste mesmo quando as pessoas não ingratas.
3.      A GRAÇA NOS DAR VALORES DE VIDA MAIS EXCELENTES DIANTE DAS CRISES.
I.                    Confira no verso 7, ele olha para sua historia e seu passado e diz:
·         Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
·         Todos os verbos estão no passado.
·         Ele faz um resumo e uma análise.
·         Ele faz uma investigação de como foi a sua vida.
·         Ele esta dizendo que não ficou no meio do caminho.
·         Ele não desviou.
·         Eu não vendi minha consciência.
·         Eu não vendi o meu ministério.
II.                 Ele já esta na beira da morte, olhe o verso 6.
·         Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo.
·         Aqui tem duas coisas lindas.
Ø  Ele esta dizendo o seguinte: não é Roma que vai me matar, é eu que vou me entregar.
i.                   E interessante que não vai se entregar para Cesar e nem para Roma, mas para Deus.
ii.                 A sua morte era uma libação para cristo.
Ø  Segundo, ele está dizendo que não vai morrer, mas vai partir.
i.                   Aqui ele está dizendo que morrer é tirar o peso, é estar com Cristo.
ii.                 Para um crente morrer é mudar de endereço, é ir para casa do Pai.
·         Paulo esta consciente que vai partir e tem algo preparado para ele, olhe o verso 8.
Ø  Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário