TEXTO: E
recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a
eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério. Porque a terra que embebe a chuva, que
muitas vezes cai sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é
lavrada, recebe a bênção de Deus; Mas
a que produz espinhos e abrolhos, é reprovada, e perto está da maldição; o seu
fim é ser queimada... Hebreus 6:6-8
INTRODUÇÃO: Esse é um dos textos
mais difíceis de interpretação da carta aos hebreus. Esse texto talvez seja o
texto mais difícil do novo testamento.
·
Houve muitos debates sobre esta passagem.
·
Até hoje não há um consenso entre os crentes
sobre o verdadeiro sentido e significado desta passagem.
·
O autor aos hebreus depois de exortar sobre os
perigos da negligencia espiritual, ele faz isso no capitulo 5.12.
Ø Porque, devendo já ser mestres pelo tempo,
ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros
rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de
leite, e não de sólido mantimento.
Ø Ele
agora passa a tratar sobre um assunto mais grave, o problema da apostasia.
·
O contexto aqui é que esta carta foi escrita
para judeus Cristãos compostas de judeus.
Ø Estes
convertidos a Cristo deixaram o judaísmo e fizeram parte da igreja.
Ø Em
virtude da perseguição que levantou se contra os cristãos, muitos perdendo as
suas casas, posses, famílias etc, com medo da perseguição para fugir dela,
estavam de malas prontas para voltar para o judaísmo.
Ø Esses
estavam voltando as costas para Jesus.
Ø O
autor aos hebreus entra com esse assunto advertindo a igreja a cerca deste real
perigo que é a apostasia.
Ø O
autor já tratou desta matéria no capitulo 3.12-19 quando descreve a questão da
apostasia naquele texto.
i.
Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração
mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. Antes,
exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje,
para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; Porque nos tornamos participantes de Cristo, se
retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim.
Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação. Porque, havendo-a alguns ouvido, o provocaram; mas não todos os que saíram do Egito por meio de Moisés.
Mas com quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura com os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto? E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes? E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade... Hebreus 3:12-19
Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação. Porque, havendo-a alguns ouvido, o provocaram; mas não todos os que saíram do Egito por meio de Moisés.
Mas com quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura com os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto? E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes? E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade... Hebreus 3:12-19
ii.
Aqui ele
descreve até o 19 a dureza do coração do povo de Israel no deserto.
Ø Depois volta
a tratar do assunto no capitulo 10.29-31:
i.
Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o
conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,
Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários. Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça? Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo... Hebreus 10:26-31
Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários. Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça? Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo... Hebreus 10:26-31
Ø Estes textos estão citando pessoas que estavam na igreja e caíram.
i.
Pessoas que pagam de crente.
ii.
Pegou jeito dos crentes
iii.
Gente que está na igreja e nunca foi
convertido.
iv.
Pessoas que até possam se torna líderes e
depois se desviam.
v.
O exemplo disso é Judas Iscariotes, que era
apostolo e líder e não era convertido.
vi.
Podemos citar Demas que foi cooperador do apostolo
Paulo e abandonou a fé.
vii.
Podemos citar Simão mago que se batizou na
igreja e tornou-se membro, mas estava em amargura.
viii.
Podemos lembrar a fala do apostolo João em
1Jo 2.19: Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós,
ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós...
·
Quando você ver alguém saindo da igreja você
não deve colocar em duvida a doutrina da segurança da salvação, mas deve
colocar em cheque a verdadeira conversão desta pessoa.
TRANSIÇÃO: Vamos analisar esta
passagem:
1. A QUEM O
AUTOR SE REFERE NESTA PASSAGEM:
I.
Observando os versos 4-8: Porque
é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom
celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, E provaram a boa palavra de
Deus, e as virtudes do século futuro,
E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.
Porque a terra que embebe a chuva, que muitas vezes cai sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção de Deus;
Mas a que produz espinhos e abrolhos, é reprovada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada...
E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.
Porque a terra que embebe a chuva, que muitas vezes cai sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção de Deus;
Mas a que produz espinhos e abrolhos, é reprovada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada...
·
O texto esta tratando de pessoas que eram
membros da igreja Cristã que por causa da perseguição estão voltando ao judaísmo.
·
Será que aqui ele faz distinção entre os
salvos e não salvos? Sim ele faz.
Ø No capitulo
6.9: Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e coisas que acompanham
a salvação, ainda que assim falamos.
i.
Aqui ele fala para os salvos, nos textos
anteriores ele faz para os apostatas.
Ø Esta mesma
expressão é usada no capitulo 10.38 e 39: Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha
alma não tem prazer nele. Nós,
porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que
crêem para a conservação da alma.
Ø Notemos que
o autor esta admitindo que dentro da igreja visível existem pessoas salvas e
não salvas.
i.
Dentro desta igreja tem pessoas salvas e não
salvas
ii.
Dentro desta igreja tem pessoas que nasceram
de novo e outros não nasceram de novo.
iii.
Nós não temos capacidade e nem a liderança ou
conselho da igreja de identificar quem é salvo e quem não é salvo, somente Deus.
·
Aqueles que são membros da igreja e não
nasceram de novo:
Ø Estes receberam
o batismo, mas não o batismo com Espirito Santo
Ø Que foram
colocados no rol de membros da igreja e não tem o nome escrito no livro da vida
Ø Estas pessoas
em um dado momento, em alguma circunstância podem chegar a virar as costas para
Jesus e se desviarem da fé.
Ø É isso que o
autor aos hebreus esta tratando.
·
Há uma diferença quando um crente cai e um
apostata.
Ø O crente não
deve cair, mas pode cair.
Ø Quando um
crente cai, ele se levanta e se arrepende, confessa seus pecados e abandona seu
pecado.
Ø O crente
peca e não tem prazer no pecado.
Ø O crente
quando peca ele fica desesperado, inquieto, sem sossego, amargurado e quer
mudar.
Ø Quando um
apostata que parecia ser um crente cai ele vira as costas e nunca vai demostrar
quebrantamento, arrependimento e desejo de voltar.
·
Esta é a diferença entre Judas e Pedro:
Ø Um trai
Jesus e outro nega Jesus
Ø Um importa
se vai para o inferno e outro se arrepende.
2. QUAL O
SIGNIFICADO DAS EXPERIENCIAS NESTE TEXTO:
I.
Observe os versos 4-5: Porque é impossível que os
que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram
participantes do Espírito Santo, E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do
século futuro,
·
Se observar todas estas experiências são também
descritas no capitulo 3.12-19.
·
Agora observe 1Co 10.1-11 Todas estas experiências
foram vividas neste capítulo.
Ø Ora, irmãos, não
quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos
passaram pelo mar.
E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no
mar, E todos comeram de uma mesma
comida espiritual, E beberam todos
de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os
seguia; e a pedra era Cristo. Mas
Deus não se agradou da maior parte deles, por isso foram prostrados no deserto.
E estas coisas foram-nos feitas em figura, para
que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram. Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles,
conforme está escrito: O povo assentou-se a comer e a beber, e levantou-se para
folgar. E não nos forniquemos,
como alguns deles fizeram; e caíram num dia vinte e três mil. E não tentemos a Cristo, como alguns deles também
tentaram, e pereceram pelas serpentes. E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo
destruidor. Ora, tudo isto lhes
sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados
os fins dos séculos.
i.
Observe atentamente que este povo descrito no
deserto experimentou tudo isso, porem pereceram.
ii.
Isso porque rebelaram, prostituiram, se
tornaram amargos, caíram na idolatria e se tornaram rebeldes a Deus.
·
O texto esta mostrando que para quem ele
escreve esta carta estão considerando abandonar Cristo por medo da perseguição
e voltar para judaísmo, eles estão negando a única fonte da salvação.
·
Jesus tratou diversas vezes disso, veja em
João 17.12: Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho
guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da
perdição, para que a Escritura se cumprisse.
Ø É possível esta
alguém na igreja e não ser membro da verdadeira igreja cujos nomes estão
arrolados no céu.
II.
Por que é impossível renovar estas pessoas
para arrependimento:
·
O texto responde verso 6: de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao
vitupério...
·
Aqui ele ilustra com uma figura muito
simples:
Ø Observe o
texto 7 e 8: Porque a terra que embebe a chuva, que muitas vezes cai sobre
ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção
de Deus; Mas
a que produz espinhos e abrolhos, é reprovada, e perto está da maldição; o seu
fim é ser queimada.
Ø Observe:
você tem duas terras:
i.
Tem chuva sobre ambas as terras
ii.
Uma terra produz semente boa e
produtiva, A outra terra produz espinhos e abrolhos
iii.
Observe que a mesma chuva caiu
sobre ambas, uma produz semente e outra espinhos e abrolhos.
iv.
A mesma pessoa que vem para o
culto e escuta o mesmo sermão, ouve os mesmos hinos, ler a mesma bíblia, recebe
a mesma oração, uma é a terra que vai produzir frutos e outra espinhos e abrolhos.
·
Alguns tentaram remediar o texto,
porque é muito duro:
Ø Observe
hebreus 6.6:
i.
Erasmo de Roterdã disse que deveríamos traduzir
a palavra impossível por difícil, dar uma amaciada.
ii.
Ambrósio e Tomas de Aquino disseram assim, na
verdade é impossível para o homem, mas para Deus é possível.
iii.
West disse que este caso é apenas um caso hipotético,
isso nunca vai acontecer.
iv.
F Es browser disse que o texto é categórico em
dizer que o autor faz uma advertência real de um perigo real.
v.
Calvino disse que este não era um pecado comum,
neste caso aqui.
Ø É possível
que um salvo cometa pecados, mas se arrepende e é restaurado.
i.
Davi pecou e foi restaurado.
ii.
Pedro negou Jesus e foi restaurado.
·
Quando um crente cai, ele pode correr até Jesus
e encontrar perdão.
Ø Observe
capitulo 4. 16: Cheguemos, pois, com
confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar
graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno...
Ø Uma coisa é um crente
cair e outra coisa é apostasia.
Ø Um crente salvo nunca vai
apostatar.
Ø Um apostata é alguém que
nunca nasceu de novo.
Ø É fácil entender isso
olhando para a parábola do semeador.
·
Qual é a evidencia que uma pessoa é realmente
salva?
Ø Não é apenas
uma profissão de fé.
i.
O diabo pode fazer as grandes profissões de
fé.
ii.
Sabes que Ele é um único Deus fazes bem, até
os demônios creem e tremem e estremecem.
iii.
O diabo é muito mais ortodoxo do que os teólogos
liberais.
iv.
A prova que você é salvo é você perseverando
na fé.
·
Porque estas pessoas não podem ser
recuperadas então?
Ø Porque nunca
haverá no coração delas arrependimento para vida.
Ø Elas não
querem ser recuperadas
Ø Elas não se
voltam para Deus e o coração está endurecido.
Ø Você encontra
isso na parábola do semeador.
Ø No sermão da
montanha Mt 7.22: Muitos
me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em
teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
Ø Marcos 3.29
Jesus fala da blasfêmia contra o Espirito Santo que não tem perdão nem nesse
mundo nem no vindouro, porque a pessoa não se arrependi.
Ø 1 João
5.16 ele fala do pecado para morte que você não precisa nem orar, pecado da
apostasia.
Ø Atos 8.9-13
fala de Simão Magico que embora recebido na igreja não era convertido.
Ø Em 1 Timóteo
4.1 diz: Mas
o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé,
dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;
i.
Alguém que um dia professou a fé, recebeu e
creu, recebido na igreja e de repente crer m doutrinas de demônios
Ø Em 2 Pedro
2.20-22: Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do
mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez
envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o
primeiro.
Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado;
Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama.
Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado;
Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama.
Ø João
conclui assim: saíram dos nossos porque
não foram dos nossos, se fossem dos nossos teriam permanecido conosco.
·
Apostasia é rebelião consumada.
·
O salvo é aquele que persevera até o fim.
III.
E texto termino:
·
Observe os versos 7-8: Porque a terra que embebe a
chuva, que muitas vezes cai sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles
por quem é lavrada, recebe a bênção de Deus; Mas a que produz espinhos e
abrolhos, é reprovada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada.
·
Repare que a
chuva cai frequentemente.
Ø Assim
é o coração do homem, um ouve a palavra e produz frutos e outro produz espinhos
e abrolhos
Ø Um
abraça o evangelho e outro somente por um momento.
Ø Esta
advertência é para você e para mim.
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