domingo, 8 de abril de 2018

APOSTASIA E SEUS PERIGOS




TEXTO: E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério. Porque a terra que embebe a chuva, que muitas vezes cai sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção de Deus; Mas a que produz espinhos e abrolhos, é reprovada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada... Hebreus 6:6-8
INTRODUÇÃO: Esse é um dos textos mais difíceis de interpretação da carta aos hebreus. Esse texto talvez seja o texto mais difícil do novo testamento.
·         Houve muitos debates sobre esta passagem.
·         Até hoje não há um consenso entre os crentes sobre o verdadeiro sentido e significado desta passagem.
·         O autor aos hebreus depois de exortar sobre os perigos da negligencia espiritual, ele faz isso no capitulo 5.12.
Ø  Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento.
Ø  Ele agora passa a tratar sobre um assunto mais grave, o problema da apostasia.
·         O contexto aqui é que esta carta foi escrita para judeus Cristãos compostas de judeus.
Ø  Estes convertidos a Cristo deixaram o judaísmo e fizeram parte da igreja.
Ø  Em virtude da perseguição que levantou se contra os cristãos, muitos perdendo as suas casas, posses, famílias etc, com medo da perseguição para fugir dela, estavam de malas prontas para voltar para o judaísmo.
Ø  Esses estavam voltando as costas para Jesus.
Ø  O autor aos hebreus entra com esse assunto advertindo a igreja a cerca deste real perigo que é a apostasia.
Ø  O autor já tratou desta matéria no capitulo 3.12-19 quando descreve a questão da apostasia naquele texto.
i.                     Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim.
Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação. Porque, havendo-a alguns ouvido, o provocaram; mas não todos os que saíram do Egito por meio de Moisés.
Mas com quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura com os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto? E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes? E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade...
Hebreus 3:12-19
ii.                   Aqui ele descreve até o 19 a dureza do coração do povo de Israel no deserto.
Ø  Depois volta a tratar do assunto no capitulo 10.29-31:
i.                     Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,
Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários. Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas.
De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça? Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo... Hebreus 10:26-31
Ø  Estes textos estão citando pessoas que estavam na igreja e caíram.
i.                     Pessoas que pagam de crente.
ii.                   Pegou jeito dos crentes
iii.                 Gente que está na igreja e nunca foi convertido.
iv.                 Pessoas que até possam se torna líderes e depois se desviam.
v.                   O exemplo disso é Judas Iscariotes, que era apostolo e líder e não era convertido.
vi.                 Podemos citar Demas que foi cooperador do apostolo Paulo e abandonou a fé.
vii.               Podemos citar Simão mago que se batizou na igreja e tornou-se membro, mas estava em amargura.
viii.             Podemos lembrar a fala do apostolo João em 1Jo 2.19: Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós...
·         Quando você ver alguém saindo da igreja você não deve colocar em duvida a doutrina da segurança da salvação, mas deve colocar em cheque a verdadeira conversão desta pessoa.
TRANSIÇÃO: Vamos analisar esta passagem:
1.      A QUEM O AUTOR SE REFERE NESTA PASSAGEM:
I.                    Observando os versos 4-8: Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro,
E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.
Porque a terra que embebe a chuva, que muitas vezes cai sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção de Deus;
Mas a que produz espinhos e abrolhos, é reprovada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada...
·         O texto esta tratando de pessoas que eram membros da igreja Cristã que por causa da perseguição estão voltando ao judaísmo.
·         Será que aqui ele faz distinção entre os salvos e não salvos? Sim ele faz.
Ø  No capitulo 6.9: Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e coisas que acompanham a salvação, ainda que assim falamos.
i.                     Aqui ele fala para os salvos, nos textos anteriores ele faz para os apostatas.
Ø  Esta mesma expressão é usada no capitulo 10.38 e 39: Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.
Ø  Notemos que o autor esta admitindo que dentro da igreja visível existem pessoas salvas e não salvas.
i.                     Dentro desta igreja tem pessoas salvas e não salvas
ii.                   Dentro desta igreja tem pessoas que nasceram de novo e outros não nasceram de novo.
iii.                 Nós não temos capacidade e nem a liderança ou conselho da igreja de identificar quem é salvo e quem não é salvo, somente Deus.  
·         Aqueles que são membros da igreja e não nasceram de novo:
Ø  Estes receberam o batismo, mas não o batismo com Espirito Santo
Ø  Que foram colocados no rol de membros da igreja e não tem o nome escrito no livro da vida
Ø  Estas pessoas em um dado momento, em alguma circunstância podem chegar a virar as costas para Jesus e se desviarem da fé.
Ø  É isso que o autor aos hebreus esta tratando.
·         Há uma diferença quando um crente cai e um apostata.
Ø  O crente não deve cair, mas pode cair.
Ø  Quando um crente cai, ele se levanta e se arrepende, confessa seus pecados e abandona seu pecado.
Ø  O crente peca e não tem prazer no pecado.
Ø  O crente quando peca ele fica desesperado, inquieto, sem sossego, amargurado e quer mudar.
Ø  Quando um apostata que parecia ser um crente cai ele vira as costas e nunca vai demostrar quebrantamento, arrependimento e desejo de voltar.
·         Esta é a diferença entre Judas e Pedro:
Ø  Um trai Jesus e outro nega Jesus
Ø  Um importa se vai para o inferno e outro se arrepende.
2.      QUAL O SIGNIFICADO DAS EXPERIENCIAS NESTE TEXTO:
I.                    Observe os versos 4-5: Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro,
·         Se observar todas estas experiências são também descritas no capitulo 3.12-19.
·         Agora observe 1Co 10.1-11 Todas estas experiências foram vividas neste capítulo.
Ø  Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar. E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar, E todos comeram de uma mesma comida espiritual, E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo. Mas Deus não se agradou da maior parte deles, por isso foram prostrados no deserto. E estas coisas foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram. Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles, conforme está escrito: O povo assentou-se a comer e a beber, e levantou-se para folgar. E não nos forniquemos, como alguns deles fizeram; e caíram num dia vinte e três mil. E não tentemos a Cristo, como alguns deles também tentaram, e pereceram pelas serpentes. E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor. Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos.
i.                     Observe atentamente que este povo descrito no deserto experimentou tudo isso, porem pereceram.
ii.                   Isso porque rebelaram, prostituiram, se tornaram amargos, caíram na idolatria e se tornaram rebeldes a Deus.
·         O texto esta mostrando que para quem ele escreve esta carta estão considerando abandonar Cristo por medo da perseguição e voltar para judaísmo, eles estão negando a única fonte da salvação.
·         Jesus tratou diversas vezes disso, veja em João 17.12: Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.
Ø  É possível esta alguém na igreja e não ser membro da verdadeira igreja cujos nomes estão arrolados no céu.
II.                  Por que é impossível renovar estas pessoas para arrependimento:
·         O texto responde verso 6: de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério...
·         Aqui ele ilustra com uma figura muito simples:
Ø  Observe o texto 7 e 8: Porque a terra que embebe a chuva, que muitas vezes cai sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção de Deus; Mas a que produz espinhos e abrolhos, é reprovada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada.
Ø  Observe: você tem duas terras:
i.                     Tem chuva sobre ambas as terras
ii.                   Uma terra produz semente boa e produtiva, A outra terra produz espinhos e abrolhos
iii.                 Observe que a mesma chuva caiu sobre ambas, uma produz semente e outra espinhos e abrolhos.
iv.                 A mesma pessoa que vem para o culto e escuta o mesmo sermão, ouve os mesmos hinos, ler a mesma bíblia, recebe a mesma oração, uma é a terra que vai produzir frutos e outra espinhos e abrolhos.
·         Alguns tentaram remediar o texto, porque é muito duro:
Ø  Observe hebreus 6.6:
i.                     Erasmo de Roterdã disse que deveríamos traduzir a palavra impossível por difícil, dar uma amaciada.
ii.                   Ambrósio e Tomas de Aquino disseram assim, na verdade é impossível para o homem, mas para Deus é possível.
iii.                 West disse que este caso é apenas um caso hipotético, isso nunca vai acontecer.
iv.                 F Es browser disse que o texto é categórico em dizer que o autor faz uma advertência real de um perigo real.
v.                   Calvino disse que este não era um pecado comum, neste caso aqui.
Ø  É possível que um salvo cometa pecados, mas se arrepende e é restaurado.
i.                     Davi pecou e foi restaurado.
ii.                   Pedro negou Jesus e foi restaurado.
·         Quando um crente cai, ele pode correr até Jesus e encontrar perdão.
Ø  Observe capitulo 4. 16: Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno...
Ø  Uma coisa é um crente cair e outra coisa é apostasia.
Ø  Um crente salvo nunca vai apostatar.
Ø  Um apostata é alguém que nunca nasceu de novo.
Ø  É fácil entender isso olhando para a parábola do semeador.
·         Qual é a evidencia que uma pessoa é realmente salva?
Ø  Não é apenas uma profissão de fé.
i.                     O diabo pode fazer as grandes profissões de fé.
ii.                   Sabes que Ele é um único Deus fazes bem, até os demônios creem e tremem e estremecem.
iii.                 O diabo é muito mais ortodoxo do que os teólogos liberais.
iv.                 A prova que você é salvo é você perseverando na fé.
·         Porque estas pessoas não podem ser recuperadas então?
Ø  Porque nunca haverá no coração delas arrependimento para vida.
Ø  Elas não querem ser recuperadas
Ø  Elas não se voltam para Deus e o coração está endurecido.
Ø  Você encontra isso na parábola do semeador.
Ø  No sermão da montanha Mt 7.22: Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
Ø  Marcos 3.29 Jesus fala da blasfêmia contra o Espirito Santo que não tem perdão nem nesse mundo nem no vindouro, porque a pessoa não se arrependi.
Ø  1 João 5.16 ele fala do pecado para morte que você não precisa nem orar, pecado da apostasia.
Ø  Atos 8.9-13 fala de Simão Magico que embora recebido na igreja não era convertido.
Ø  Em 1 Timóteo 4.1 diz: Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;
i.                     Alguém que um dia professou a fé, recebeu e creu, recebido na igreja e de repente crer m doutrinas de demônios
Ø  Em 2 Pedro 2.20-22: Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro.
Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado;
Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama.
Ø  João conclui assim: saíram dos nossos porque não foram dos nossos, se fossem dos nossos teriam permanecido conosco.
·         Apostasia é rebelião consumada.
·         O salvo é aquele que persevera até o fim.
III.                E texto termino:
·         Observe os versos 7-8: Porque a terra que embebe a chuva, que muitas vezes cai sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção de Deus; Mas a que produz espinhos e abrolhos, é reprovada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada.
·         Repare que a chuva cai frequentemente.
Ø  Assim é o coração do homem, um ouve a palavra e produz frutos e outro produz espinhos e abrolhos
Ø  Um abraça o evangelho e outro somente por um momento.
Ø  Esta advertência é para você e para mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário