DIZIMOS E OFERTAS
TEXTO: Ml 3.8-12
INTRODUÇÃO: Nós vamos tratar de
um assunto tenso, complexo, um assunto onde não tem existido um consenso entre
pastores, onde a constrangimento da parte de alguns em tocar no assunto e
outros exageram em tocar no assunto. Vamos falar sobre dízimos e ofertas.
·
A pergunta é, dízimos são para hoje? Nós vamos
entender isso dentro da palavra e qual a visão bíblica sobre o assunto.
·
Hoje quando você ensina sobre dízimos, para
alguns você é um herege, para alguns você é um apostata, para alguns é ser
explorador.
·
Nós não queremos ir nem um centímetro além das
escrituras e também não queremos ficar um centímetro aquém das escrituras.
·
Há muitos desvios e excessos sobre o assunto.
Ø É
exatamente esses excessos que tem fortalecido uma resistência contra o assunto.
Ø Quando
se encontra um líder religiosos extremado, ensinando o que não esta na palavra,
usando artifícios, técnicas de comunicação, pressão emocional, ou afasta-se do
ensino bíblico para falar do assunto, quem não é cristão coloca todos nós
pastores no mesmo balaio, rotula a todos como desonestos.
·
Se existe um discurso que o homem quer ouvir é
esse, você está desobrigado de ser dizimista.
Ø Dinheiro
é algo muito sensível
Ø A
única entidade que Jesus tratou de senhor na bíblia foi o dinheiro.
i.
Jesus não chamou o diabo de senhor
ii.
Jesus não chamou Cesar de Senhor
iii.
Jesus não chamou o mundo de senhor
iv.
Mas Jesus chamou o dinheiro de senhor
v.
Ninguém pode servir a dois senhores, a Deus e as
riquezas.
·
O dinheiro é um senhor que exige dedicação
exclusiva.
Ø É
por isso que Jesus descreve que onde estiver o teu tesouro ai estará o teu
coração.
·
Há muitas críticas contra o dizimo.
Ø A
teses de doutorado contra o dizimo.
Ø Há
pastores conceituadíssimos contra o dizimo.
TRANSIÇÃO: Então o que fazer?
Primeiro vamos levantar os desvios sobre o assunto:
1. A
MANIPULAÇÃO PARA LEVANTAR DINHEIRO:
I.
Primeiro: Há lugares que a parte mais elaborada
do culto, é a parte de levantamento de dízimos e ofertas.
·
Quando isso acontece, nota-se claramente que a
intensão daquele pastor ou manipulador é arrancar o último centavo que a pessoa
tem no bolso.
·
São os que usam de artifícios para alcançar esse
propósito.
·
Há lugares que o sucesso do culto é medido pela
quantidade de ofertas que conseguiu arrecadar.
·
Quando um culto público se transforma num
instrumento não de adoração a Deus, mas de arrecadação de dinheiro, perdeu o
sentido.
·
Tem pessoas que forçam um texto para levar
pessoas a darem tudo que tem.
Ø Exemplo:
Quem aborda o texto de Abraão sacrificando seu Isaque e quer levar todos a
sacrificar tudo o que tem.
i.
Você percebe que toda a sua pregação não foi
edificar o povo e sim tirar dinheiro do povo.
Ø Esse
tipo de pratica leva pessoas a se oporem ao dizimo.
Ø Há
pessoas que vão entender que todos vão ser igual a qualquer cidadão que força
um texto da bíblia para arrecadar dinheiro.
II.
Segundo: A ideia da oferta como barganha
·
Nós podemos fazer uma coisa errada com motivação
errada
·
Nós podemos fazer uma coisa errada com motivação
certa
·
Nós podemos fazer uma coisa certa com motivação
errada
·
E nós podemos fazer uma coisa certa com
motivação certa.
·
Exemplo: Existe a lei da semeadura.
Ø Está
escrito: quem semeia pouco, pouco colherá.
Ø Se
eu chego para minha congregação e digo que você tem que dar tanto e se você der
tanto, você vai receber tanto mais...
i.
Se esta for a motivação, virou barganha.
ii.
Esta motivação em ser fiel a Deus, não é para
glorificar a Deus, e nem porque quer que o reino de Deus avance, mas porque
quer mais.
iii.
Se esta pessoa ama dinheiro e pensa que dar dez
vai receber cem, ele pensa que isso é um bom negócio. Isso é um investimento na
bolsa celestial, um sucesso garantido. Esta é a ideia que se tem.
iv.
Neste caso você está fazendo a coisa certa,
porem sua motivação não está boa. Porque virou negócio. Isso nós não podemos
fazer.
v.
Precisamos fazer a coisa certa com motivação
certa.
·
Você não entrega o dizimo prioritariamente para
ter mais.
Ø Se
você faz isso, você está amando o dinheiro, esta amando o lucro.
Ø Esse
projeto aí não é amar a Deus, glorificar a Deus e ver a obra de Deus avançar.
Ø Esse
tipo de motivação não esta boa.
III.
Terceiro: Falta de transparência no trato com o
dinheiro arrecadado.
·
Há hoje igrejas que são empresas
Ø Onde
o patrimônio é do pastor
Ø Onde
tudo que entra é do Pastor
Ø Onde
o que entra ninguém sabe quanto entrou e nem para onde foi.
Ø Esse
tipo de pratica, nós não podemos concordar.
Ø Esse
tipo de pratica não estar de acordo com a escritura.
·
Precisamos lidar com dinheiro com muito cuidado.
Ø Precisamos
manter intacta a credibilidade do ministério
Ø Deve
se manter intacta a integridade das motivações.
·
Exemplo: Quando apostolo Paulo faz um
levantamento de ofertas das igrejas da Judeia.
Ø Paulo
fez isso por um bom tempo.
Ø Paulo
recolheu um dinheiro considerável, porque até o rei ficou interessado no dinheiro
arrecado lá em cesárea.
Ø Ao
levantar os recursos Paulo nomeia uma equipe para levar o dinheiro.
i.
Paulo podia levar sozinho, mas faz questão de
não levar.
ii.
Porque Paulo fez isso? Para manter integridade
no ministério.
·
Não podemos lidar com dinheiro sozinho.
Ø Ainda
que você seja integro, evite a aparência do mal.
·
É preciso ter transparência.
Ø Quanto
entrou, para onde foi e o que foi feito com esse dinheiro.
Ø Qualquer
pessoa pode perguntar sobre a tesouraria da igreja.
IV.
Quarta: O desengavetamento das indulgencias com
novas roupagens.
·
Isso esta na mídia todo dia e toda hora.
·
São igrejas vivendo o misticismo.
·
Se vendia uma lasca da cruz de Cristo lá na
idade média.
Ø Alguém
já fez um cálculo que se juntasse todas as lascas de cruz de Cristo que foi vendido,
dava para fazer a arca de Noé.
·
Hoje as pessoas estão vendendo rosa ungida,
lenço ungido, toalha soada e por aí a fora.
Ø Hoje
até tijolo para construir a nova Jerusalém já estão vendendo.
·
Esse tipo de pratica é que gera a oposição, que
colocam todos na mesma fila.
Ø Nós
não podemos entrar por esse caminho.
2. ARMADILHA
QUE SE USA PARA PEGAR O DINHEIRO DAS PESSOAS.
I.
Do medo, da culpa e da ganancia.
·
Há ideia que se dar, se você não entregar, Deus
vai amaldiçoar sua vida.
·
Se você não entrega é amaldiçoado
·
Se você não entregar vai ficar pobre.
·
Se você não entregar, vai para o inferno, ou vai
ficar capengando na vida.
·
Entendendo que a desobediência traz grave risco
mesmo, mas não precisamos usar truques que ameaçam a pessoa, traz pressão
psicológica para levar a pessoa a obediência.
Ø Fazer
isso é apenas camuflar uma falsa obediência.
Ø As
pessoas estariam vivendo esta falsa obediência por medo e não para gloria de
Deus.
Ø Um
crente convertido naturalmente será fiel a Deus, não por medo, mas porque o
ama.
Ø Nós
podemos e devemos ensinar a bíblia, nem mais e nem menos.
Ø Não
precisamos adocicar a mensagem e nem exagerar na mensagem.
Ø O
foco é nos restringir somente ao ensino bíblico.
II.
Há igrejas hoje chamadas empresas.
·
Onde o púlpito é um balcão.
·
Onde o evangelho é um produto
·
Onde os crentes são consumidores
·
Onde o templo é uma praça de negócios
·
Onde o vetor que move tudo é o lucro.
3. O
MERCADEJAMENTO DA PALAVRA
I.
Onde cantores e pregadores são tratados como
astros de cinema.
·
Isso é chamado de a Tietagem evangélica
Ø Isso
é um pecado grave.
Ø É
o cache que a pessoa cobra para cantar ou para pregar.
Ø A
motivação desse cantor ou pregador não esta boa.
Ø Não
podemos fazer do evangelho comercio.
·
Não estamos dizendo que não podemos ser
generosos em honrar as pessoas que nós convidamos
Ø O
que tratamos aqui é que isso não pode virar um comercio.
Ø A
motivação não pode ser financeira.
Ø Nós
precisamos vigiar o nosso coração.
4. QUAIS
SÃO HOJE AS PRINCIPAIS CRITICAS QUE SE FAZEM A PRATICA DO DÍZIMO?
I.
Primeira crítica: O dizimo é da lei cerimonial,
a lei cerimonial foi abolida por Cristo, logo eu estou desobrigado de ser
dizimista.
·
Primeiro: o dizimo não é da lei cerimonial, ele
foi instituído por Deus antes da lei ser dada.
·
Primeiro registro claro que dizimo na bíblia é
Abraão.
Ø São
430 anos antes da lei ser dada.
Ø O
dizimo faz parte sim da lei, porque foi incluída na lei.
Ø Mas
o dizimo está presente também nos livros históricos e não apenas no pentateuco.
i.
Está presente nos livros poéticos
ii.
Esta presente nos livros proféticos
iii.
Esta presente nos evangelhos
iv.
Esta presente nas epistolas
v.
O dizimo esta presente em toda a bíblia.
·
Os críticos vão dizer que a circuncisão também
vem antes da lei.
Ø Eles
vão dizer que hoje não circuncidamos mais crianças.
Ø É
verdade que a circuncisão é anterior a lei e fez parte da lei.
Ø É
verdade que nós não praticamos mais circuncisão.
i.
Assim pois como a pascoa foi substituída pela
ceia, a circuncisão foi substituída pelo batismo.
ii.
Porém não há nada na bíblia de algo substituindo
o dizimo. Pelo contrario, Jesus ratifica o dizimo.
·
Em Mateus 23.23 Jesus diz: "Ai de vocês, mestres da lei e
fariseus, hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas
têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a
misericórdia e a fidelidade. Vocês devem praticar estas coisas, sem omitir
aquelas.
Ø Aqui ele está fazendo
menção da pratica do dizimo.
Ø O que Jesus está fazendo
uma censura aos fariseus.
Ø Jesus esta combatendo a
pratica errada dos escribas e fariseus
i.
Que pratica errada?
ii.
Os escribas e fariseus usavam o dizimo como
escudo, amuleto e como salvo conduto.
iii.
Eles pensavam assim: eu sou dizimista e agora
esta tudo bem.
iv.
Teve um cidadão que disse que Jó não era dizimista, porque se
fosse nem Deus poderia tocar na vida dele.
v.
Esta era a ideia dos escribas e fariseus
vi.
A ideia é, sou dizimista, estou blindado, sou dizimista e então o
resto é resto.
vii.
A ideia que eles tinham, sou dizimista e então Deus esta obrigado
a me abençoar.
Ø Jesus não combate a
pratica dizimo, Ele combate a pratica errada do dizimo, a pratica da
ostentação.
·
Os que argumentam que não são dizimistas porque o dizimo faz parte
da lei, e não estou mais debaixo da lei e sim da graça, por coerência
hermenêutica também estão isentos da justiça, misericórdia e da fé , porque Justiça,
misericórdia e fé fazem parte da lei.
Ø A pergunta é a pessoa em
sã consciência que esta isento da justiça, misericórdia e da fé?
·
Jesus ele arremata em Mateus 23.23.
Ø Ele esta dizendo que eles
deviam fazer estas coisas, mas estão negligenciando o principal da lei,
justiça, misericórdia e fé.
Ø E Jesus está dizendo que
fazendo também justiça e misericórdia e fé não estão isentos da outras coisas,
a pratica do dizimo.
Ø Não é uma coisa e ou
outra, é uma coisa e outra.
Ø Jesus não combati o
dizimo, ele ratificou.
II.
Segunda crítica: O dizimo era para sustento dos
sacerdotes e levitas, hoje não tem mais sacerdotes e levitas, logo estamos
isentos de entregar o dizimo.
·
É verdade que não temos sacerdotes e levitas, no mesmo aspecto do AT.
·
Quem eram os sacerdotes e levitas? Eram uma
tribo.
·
E hoje quem são os sacerdotes? Todos nós.
Ø A bíblia diz que somos raça eleita e
sacerdócio real.
·
Porem na escritura o mesmo sistema de
contribuição para sacerdotes e levitas, o apostolo Paulo referenda o mesmo
modelo para os obreiros do NT.
Ø Vejamos 1Co 9.7-14: Quem serve como soldado às suas próprias
custas? Quem planta uma vinha e não come do seu fruto? Quem apascenta um
rebanho e não bebe do seu leite? Não digo isso do ponto de vista meramente humano; a Lei não diz a mesma coisa? Pois está escrito na Lei de Moisés: "Não amordace o boi enquanto ele estiver
debulhando o cereal". Por acaso é com bois que Deus está preocupado?
Não é certamente por nossa causa que ele o diz?
Sim, isso foi escrito em nosso favor. Porque "o lavrador quando ara e o
debulhador quando debulha, devem fazê-lo na esperança de participar da
colheita". Se entre vocês semeamos
coisas espirituais, seria demais colhermos de vocês coisas materiais? Se outros têm direito de ser sustentados por vocês,
não o temos nós ainda mais? Mas nós nunca usamos desse direito. Pelo contrário,
suportamos tudo para não colocar obstáculo algum ao evangelho de Cristo.
Vocês não sabem que aqueles que trabalham no
templo alimentam-se das coisas do templo, e que os que servem diante do altar
participam do que é oferecido no altar? Da
mesma forma o Senhor ordenou àqueles que pregam o evangelho, que vivam do
evangelho.
Ø Paulo esta pegando
exatamente a maneira como se sustentava o sacerdote na lei para dizer que este
mesmo modelo é praticado no NT.
·
Abraão pagou o dizimo a quem? Melquisedeque.
·
Jesus é sacerdote de qual ordem? Da ordem dos levitas? Também não.
Ø Jesus é sacerdote da
ordem de Melquisedeque.
Ø Se Abraão pagou o dizimo
a Melquisedeque, nós filhos de Abraão pagamos o dizimo a quem? Aquele que testifica
que vive, Jesus Cristo Hb 7.8;
Ø Observe que o NT não é
contra, ele testifica e fortalece.
III.
Terceira Critica: Eu não sou dizimista, porque o dizimo era
para o templo, e hoje nós somos o templo.
·
É verdade que o dizimo era para o sustento do templo.
Ø Porem Neemias 13 diz que
não entregar o dizimo é desamparar a casa de Deus.
Ø No livro de Ageu quando
povo retornou do cativeiro eles começaram a reconstruir o templo
i.
Depois ouve um embargo legal e eles pararam de construir.
ii.
Eles então começaram a construir a casa deles e deixaram a casa de
Deus
iii.
Ageu disse que eles estavam fazendo errado.
iv.
Ageu disse que se você não é fiel entregando o dizimo, ele diz que
é como você receber o seu salário e colocar num saco furado.
v.
E Ageu também diz que se você der sobra para Deus, Deus vai soprar
isso, porque Deus não é Deus de resto.
vi.
Deus é Deus de primícias.
·
O dizimo não era só para o templo, sacerdotes e levitas.
Ø Ele era para viúvas, para
os órgãos e estrangeiros.
Ø Na antiga aliança era uma
necessidade centrípeta, hoje é centrífuga, para fora.
i.
Não só para construir templos, mas para ajudar os
necessitados.
IV.
Quarta critica: Eu não entrego o dizimo, porque não entregar
o dizimo é ser amaldiçoado, mas Jesus já levou minha maldição sobre a cruz.
·
É verdade que Jesus levou a maldição sobre a cruz.
·
É verdade que quem esta em Cristo não esta debaixo dessa maldição
condenatória.
·
Mas também é verdade que um crente peca seja por ignorância, seja
por rebeldia, ele esta sujeito as consequências do seu pecado.
Ø O pecado de um crente é
mais grave, é mais hipócrita e é mais danoso do que o pecado de um incrédulo.
i.
Porque o crente peca contra o conhecimento
ii.
O crente combate o pecado em publico e as vezes o comete em
secreto.
iii.
Quando um crente peca é um escanda-lo no céu e escândalo na
terra.
·
Ao invés de
ficarmos criando desculpas para reter o que é de Deus, eu deveria procurar motivos
para ser generoso com o que é de Deus.
Ø Exemplo:
Compre um jarro de cristal para você e coloque em cima da mesa da sala. Não
coloque flor lá, coloque terra. Para que? Todos os dias você vai passar ali e vai olhar
para jarra de terra te lembra duas coisas. Primeiro de onde você veio, do pó, e
segundo para onde você vai, para o Pó. Quem é você? Apenas um traço entre pó e
pó. Pergunto: Do pó que você veio quanto você trouxe, nada. Do pó que você vai,
quanto você vai levar? Nada. Não tem caminhão de mudança em enterro e nem
gaveta em caixão. Então você também não tem nada.
Ø Tudo
que esta nas nossas mãos é de Deus.
Ø Nós
somos mordomos de Deus.
Ø Paulo
diz em 1Co 4.2 que Deus espera dos seus mordomos é sermos encontrados fieis.
Ø Se
o dono é generoso e você é mordomo do dono, a única maneira de sermos fieis ao
dono é sermos generosos com o que é do dono.
·
O maior problema que as pessoas tem em ser dizimistas
e ofertas é a síndrome de dono.
Ø Porque
se eu acho que eu sou dono eu quero para mim.
Ø Queremos
para nosso deleite e para o nosso conforto.
Ø Mas
se entendemos que eu não sou dono e o dono me constituiu como mordomo dos seu
bens, a única maneira de ser encontrado fiel é ser generoso com o que é dEle.
Ø Quando
alguém não é generoso, é porque o seu coração ainda é prisioneiro do dinheiro.
i.
O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males.
V.
Quinta crítica: eu não sou dizimista porque a
contribuição do NT deve ser voluntaria e não imposta.
·
Eles dizem assim: Paulo ensinou que cada um
contribua segundo propôs no seu coração...
·
Pegar este texto de 2Co 9.7 e aplicar para o
dizimo é ferir a hermenêutica sagrada.
Ø Paulo
aqui não esta tratando de dizimo.
Ø 1Co
16. 2Co 8 e 9 Paulo esta tratando de uma coleta especial, oferta especial para
enviar para os crentes pobres da Judeia.
·
Dizimo eu não pago, eu entrego. Eu não dou
dizimo, eu dou o que é meu.
·
Malaquias diz 3.8: Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te
roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.
Ø A
palavra roubar aqui não é de batedor de carteira, é de assaltante.
Ø Aqui
é de alguém colocar o 38 na cara do cidadão e dizer me dar o que você tem, a
força afrontosamente.
Ø O
crente que não entrega dizimo está afrontando a Deus, assaltando a Deus.
VI.
Sexta crítica: eu não sou dizimista porque o
dizimo era o imposto do estado teocrático e hoje nós pagamos imposto de renda.
·
Pergunto: Quando acabou o regime teocrático do período
dos juízes e Samuel unge Saul como rei, passando da teocracia para monarquia, o
povo foi dispensado de ser dizimistas? Não
·
Jesus disse Mateus 22.21: E ele lhes disse: "Então, dêem a
César o que é de César e a Deus o que é de Deus".
Ø Você
tem compromisso com o estado e você tem compromisso com Deus.
VII.
Sétima crítica: Eu não sou dizimista porque não
sobra.
·
Primeiro que Deus não é Deus de sobra.
·
No antigo AT eles davam sobra para os cães. Hoje
pet tem vida melhor que gente.
Ø Se
gasta mais dinheiro com cachorro e gato no Brasil do que com crianças.
·
A bíblia diz Pv 3.9: Honra ao Senhor com os teus bens, e com a primeira parte de todos os
teus ganhos;
VIII.
Oitava critica: Eu não sou dizimista porque a
igreja não administra bem o dizimo que eu entrego.
·
Deus não te constituiu juiz sobre o seu dizimo.
·
A bíblia diz que você deve entregar.
·
Se você percebeu isso na sua igreja, procure o
pastor e converse com ele.
Ø Se
não mudou nada, então vá para outra igreja e seja fiel a Deus.
5. A
POSTURA DO APOSTOLO PAULO.
I.
Paulo abriu mão do seu sustento em 1Co 9.
·
Em qual igreja? Corinto. E por que abriu mão? Porque
corinto era uma igreja mão de vaca. Pão dura.
·
Quando Paulo saiu da igreja de Corinto e foi
para Éfeso, ele manda uma carta para igreja de Corinto.
Ø Paulo
puxa a orelha da igreja, por que? Porque a igreja não tinha pagado para ele o
seu salário.
Ø Observe
2Co 11.8,9: Outras igrejas despojei eu para
vos servir, recebendo delas salário; e quando estava presente convosco, e tinha
necessidade, a ninguém fui pesado. Porque os irmãos que vieram da macedônia supriram a
minha necessidade; e em tudo me guardei de vos ser pesado, e ainda me guardarei.
Ø Observe que outra igreja
pagou o salário de Paulo para ele ser pastor lá em Corinto.
Ø Quem pagava o salário de
Paulo em corinto era os irmãos da Macedônia.
i.
Esses irmãos eram inclusive pobres.
ii.
Irmãos mais pobres pagaram o salário de Paulo
para servir em outra igreja.
II.
Olha o tiro de misericórdia que Paulo dar a
igreja de Corinto:
·
Observe o texto 2 Co 12.13: Pois, em que tendes vós sido inferiores às
outras igrejas, a não ser que eu mesmo vos não fui pesado? Perdoai-me este
agravo.
Ø Sabe o que Paulo diz aqui? Ele esta
dizendo que a igreja de Corinto foi inferior a todas as outras igrejas, neste
quesito, vocês não pagaram o meu salário.
Ø E Paulo pede perdão a igreja porque
eles deixaram eles fazerem isso.
·
O
obreiro tem o direito de receber o seu digno salário.
III.
Não
podemos ser pastor por causa de dinheiro, mas porque temos um chamado.
·
Nossa
motivação não é dinheiro.
·
Nossa
motivação é crer o reino de Deus
·
Não
construímos um reino para nós, mas um reino para Deus.
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