TEXTO: E me farão um santuário, e habitarei no
meio deles...Êxodo 25:8
INTRODUÇÃO: Está aqui um dos versículos mais importantes da
bíblia
·
Compreender
o que esse texto significa para nós hoje pode revolucionar nossa vida
espiritual.
·
A
bíblia diz que Deus criou o homem a sua imagem e semelhança.
Ø Colocou um casal, homem e mulher no
jardim do Éden, lugar de delicias.
Ø Deus tinha plena comunhão com esse
casal.
Ø Deus conversava com eles
Ø Porem eles pecaram contra Deus e
perderam a comunhão com Ele.
Ø O pecado os separou de Deus, do
próximo, de si e da natureza.
Ø Quando Deus na sua providencia
generosa vinha ter contato com eles, eles tinham medo de Deus.
Ø A teofania das apresentações de Deus
causavam neste homem muitas vezes pavor.
·
Então
Deus tomou uma decisão fundamental rompes.
Ø Deus mandou Moises fazer um santuário
para que Ele pudesse habitar no meio do povo.
Ø Observe que não é o homem que procura
Deus, mas é Deus quem procura o homem.
Ø É Deus quem desce.
Ø É Deus que toma a iniciativa de vir
habitar entre nós.
·
Quando
nós examinamos esta passagem concluímos:
Ø Ela é o início de uma progressiva
Ø Ela aponta para frente, para igreja e
para nós que somos o verdadeiro santuário de Deus.
Ø Nosso corpo é a habitação de Deus
Ø Este texto está aqui para nós como um
exemplo, como um tipo, um modelo daquilo que Deus vai trabalhar e fazer quando
a bíblia diz que nós somos a morada de Deus
TRANSIÇÃO: Para que nós possamos entender esta figura, precisamos
entender como esse santuário foi feito e tirarmos aqui lições.
1.
Deus
disse para Moises fazer e lhe deu rigorosamente uma planta.
·
Moises
não iria fazer nada da cabeça dele, nada do gosto dele.
Ø Tudo foi dado por Deus precisamente
como ele deveria fazer.
Ø Isso apontava para igreja, para todos
nós.
I.
Dada
a ordem, a primeira coisa que Moises precisava saber é com qual material ele
iria trabalhar.
Ø Observe que Deus lhe deu a planta e
também lhe disse qual material para fazer.
Ø Moises não iria colocar os materiais
que ele quisesse ou achasse melhor.
Ø Deus lhe disse para fazer o santuário
de madeira de acácia.
i.
Acácia
é uma madeira dura e cheia de noz.
ii.
Ele
é uma madeira retorcida e produzida no deserto.
iii.
Nenhum
marceneiro gostaria de trabalhar com uma madeira dessa.
iv.
É
uma madeira muito difícil de ser trabalhada.
Ø Mas por que Deus não escolheu outra
madeira como o cedro do Líbano?
i.
Que
é uma madeira nobre e macia, fácil de ser manipulada.
ii.
É
porque a madeira de acácia sendo uma madeira dura cheia de noz é um símbolo da
nossa natureza pecaminosa.
Ø Deus escolheu habitar em nós, apesar
de saber que somos madeira acácia, madeira dura, cheia de noz, retorcida e
difícil de ser trabalhada.
II.
Segundo,
depois de escolhida a madeira é precisa sair a campo e derrubar as arvores.
Ø A primeira coisa que precisamos
entender é que nós não podemos ser morada de Deus, até que o machada de Deus
rompa as nossas raízes.
Ø A não ser que você morra, você não
pode ser morada de Deus.
Ø Primeiro é preciso morrer para nós
mesmos, para vivermos para Deus.
i.
As
vezes o machado de Deus precisa passar nas suas raízes, derrubar você e matar
você, para que você possa viver para Deus e ser habitação de Deus.
III.
Terceiro,
o santuário não poderia ser feito das toras de madeira de acácia.
Ø Deus deu outra ordem para Moises de
serrar as toras em tabuas
Ø O detalhe é que deveria ser tabuas
iguais.
i.
Não
podia ser uma tabua maior e outra menor, uma mais larga e outra fina.
Ø Por que tabus iguais?
i.
Porque
aos olhos de Deus você sendo rico ou pobre, doutor ou analfabeto, ser banco,
pardo ou negro, não importa a sua formação acadêmica, não importa em que bairro
você mora ou casa habita, para Deus todos nós somos iguais.
Ø Indo mais além, Deus disse para
Moises que as tabuas não deveriam ser colocadas em posição horizontal e sim
vertical. Por que?
i.
Porque
a posição da igreja não é de ficar deitada em berço esplêndido.
ii.
A
posição da igreja é de ficar de pé, posição de ação e combate.
Ø Todos esses símbolos estão olhando
para a igreja.
IV.
Quarto,
esse santuário deveria ser levantado no deserto.
Ø O que nos chama a atenção é que o
deserto é um símbolo do mundo e do pecado.
Ø Como estas tabuas poderiam ser
fincadas nas areias do deserto?
Ø Deus na sua sabedoria disse que as
tabuas não seriam fincadas na areia do deserto.
Ø Estas tabuas seriam colocadas sobre
uma base de prata, e por que prata?
i.
Porque
prata fala de redenção.
ii.
Em
outras palavras, você está no mundo porem você não é do mundo.
iii.
Entre
você e o mundo a uma base de prata.
iv.
Entre
você e o mundo existe a cruz de Cristo.
v.
Você
é como uma canoa dentro de um rio, você esta no rio, mas o rio não esta dentro
de você.
vi.
Jesus
disse: Eu não rogo para que os tire do mundo, mas os guarde do mal.
vii.
No
mundo você desse ser a luz de Cristo.
V.
Quinto,
quando você derruba uma arvore, a arvore esta viva, a madeira esta verde.
Ø Se você serrar uma madeira verde e
fazer tabuas verdes, elas vão encolher.
Ø Se você colocar uma do lado da outra
elas vão ter fendas.
Ø Deus mandou então mandou fazer
engastes nestas tabuas.
i.
Estas
tabuas não estavam apenas juntas, elas estavam aliançadas.
ii.
Ela
estão presas um as outras, e não dava para separar uma das outras.
Ø O que isso significa?
i.
Significa
que nós somos mais do que um agrupamento de crentes, somos uma família.
ii.
Nós
estamos juntos e aliançados.
iii.
Quando
um si alegra, todos se alegram com ele.
iv.
Quando
um sofre e chora, todos vão sofrer e chorar com ele.
v.
Por
isso é coisa estranha espiritualmente você ver um crente batendo no outro e
machucando o outro.
vi.
Nós
somos um só na presença de Deus.
VI.
Sexto,
vejamos agora este santuário de pé.
Ø Quem olha de longe ver acácia. Acácia
é símbolo da natureza pecaminosa.
Ø O que Deus faz?
i.
Deus
manda Moises cobrir estas madeiras de ouro puro. Quem olha não ver mais acácia,
mas ver ouro.
ii.
O
que significa isso?
iii.
Significa
que nós sendo pecadores fomos justificados e fomos revestidos com justiça de
Cristo.
iv.
Quando
Deus olha para nós, Ele não ver mais nosso pecado, Ele ver a justiça de Cristo
imputa a nós.
v.
Quando
Deus olha para nós, a acácia que é símbolo da natureza pecaminosa foi tragada
pelo ouro da gloria Deus.
vi.
A
justiça do Filho esta em nós, nós fomos cobertos por ela.
vii.
É
por isso que a bíblia diz que não há mais condenação para quem esta em Cristo
Jesus.
2.
O
santuário tinha três partes: O átrio, o lugar santo e o santo dos santos.
I.
No
átrio: No átrio havia dois mobiliários:
·
Primeiro
o altar de bronze. Por que bronze?
i.
Porque
bronze fala do juízo.
ii.
Era
no altar de bronze que o cordeiro era sacrificado e o sangue vertido.
Ø Nenhum sacerdote poderia entrar neste
santuário para adorar a Deus, a não ser que primeiro passasse pelo altar de
bronze, pelo sacrifício.
Ø O que isso significa para nós?
i.
Ninguém
pode adorar a Deus sem primeiro passar pela cruz.
ii.
A
não ser que você esteja coberto pelo sangue de Cristo, você não pode ser um
adorador.
iii.
Primeiro
tem que passar pelo altar de bronze, ninguém chega lá sem passar pelo altar.
iv.
Ninguém
é habitação de Deus sem passar pelo altar.
v.
Ninguém
presta culto a Deus sem passar pela cruz.
·
Segundo
móvel, era uma bacia de bronze com agua.
Ø O sacerdote antes de entrar no lugar
santo tinha que lavar as mãos e os pés.
Ø O que isso significa?
i.
Embora
você já foi justificado você continua pecando.
ii.
Qualquer
pessoa que tinha percepção da vida sabe que nós continuamos pecando ainda.
iii.
Pecados
em palavras, ações, omissões e pensamentos.
iv.
Quanto
mais perto de Deus estivermos, mais consciência temos disso. Mais longe de
Deus, menos consciência temos disso.
Ø Para chegarmos diante de Deus para
adorar temos que ter mãos limpas e pés purificados.
Ø Temos que passar constantemente pelo
processo da santificação.
Ø Depois de tudo isso o sacerdote
entrava no lugar santo.
II.
O
lugar santo. No lugar santo tem três mobiliários.
·
Primeiro
a mesa com os pães da proposição.
Ø Esta mesa fala de Jesus.
Ø A primeira coisa quando você entra
para adorar, quando estamos na igreja, nós vamos para nos alimentar.
Ø Jesus é o pão da vida. Ele é o pão
que desceu do céu.
·
Segundo
o altar de incenso
Ø Esse incenso era queimado de manhã e
de tarde e noite.
Ø Esse fogo do altar não podia apagar.
Ø Esse incenso fala de oração
Ø É quando nos alimentamos de Cristo é
que chegamos até Deus por meio da oração.
i.
Não
chegamos até a Deus pelos nossos esforços, mas quando estamos em Cristo, e assim oramos e
a oração sobe como aroma suave até a Deus.
·
Terceiro,
depois do altar vem o Candelabro com luz.
Ø É quando nos alimentamos de Cristo,
temos vida de oração, podemos brilhar e testemunhar ao mundo.
III.
Havia
uma cortina entre o lugar santo e o lugar santíssimo.
·
Só
o sumo sacerdote podia entrar além daquela cortina
Ø Ele fazia isso uma vez por ano com o
sangue.
Ø Dentro dela está a aria chamada santo
dos santos.
Ø O sacerdote não podia entra, somente
o sumo sacerdote uma vez por ano.
·
No
lugar santo havia somente um mobiliário chamado de arca da aliança.
Ø Se o santuário fala da igreja, a arca
da aliança fala de Jesus.
Ø E por que? Porque Jesus está em nós e
Jesus em nós é a esperança da gloria.
Ø E do que foi feito a arca? Qual
material?
i.
A
arca foi feita de madeira de acácia.
ii.
Mas
como assim? Nós somos pecadores. A acácia é símbolo do pecado.
iii.
É
porque Ele (Jesus) não tendo pecado se fez pecado por nós.
iv.
Quando
Jesus foi para cruz, Deus lançou sobre Ele a iniquidade de todos nós.
v.
O
meu e o seu e nosso pecado foram lançados sobre Jesus na cruz.
Ø Mas arca também foi toda coberta de
ouro.
i.
Porque
Jesus pagou o preço pelos nossos pecados.
ii.
Adquiriu
para nós a vida eterna e redenção
iii.
Nele
nós somos perfeitos aos olhos de Deus.
·
Dentro
da arca tinha três coisas: As tabuas da lei, o vazo com o maná, a vara de Arão
que floresceu.
Ø Esses três elementos falam de Jesus.
Ø Nas tabuas da lei, Jesus é a
verdadeira palavra de Deus.
Ø No vazo com maná, Jesus é o pão que
desceu do céu.
Ø Na vara de Arão que floresceu, Jesus
ao morrer tornou-se vara seca, mas ao ressuscitar a vara seca floresceu.
Ø Jesus é a nossa esperança
Ø Jesus habita em nós
Ø Tudo isso aponta para o que nós
devemos ser.
·
Depois
desse tabernáculo móvel, veio um templo fixo, mas Deus deu um passo a mais.
Ø Esta escrito: e o verbo se fez carne e habitou entre nós...
Ø O próprio Deus, mas agora não por
meio de símbolos, mas a própria pessoa desceu.
Ø Ele vestiu pele humana, calçou a
sandália da humildade, pisou o nosso chão, bebeu a nossa agua, comeu o nosso
pão, sentiu a nossa dor, chorou a nossa lagrima, carregou sobre si o nosso
pecado.
Ø Ele pessoalmente veio morar conosco.
Ø Ele veio não apenas falar acerca de
Deus, mas para mostrar Deus.
i.
Esta
escrito: E vimos a sua gloria como o
unigênito do Pai...
Ø Jesus disse: quem me ver a mim, ver o Pai, porque Eu e o Pai somos um...
Ø Vemos aqui Deus se aproximando, Deus
buscando, Deus nos atraindo.
Ø E Jesus disse aos seus discípulos: convém que eu vá... E eu vos enviarei o
Espírito Santo
·
E
Deus não veio mais habitar entre nós, mas veio habitar dentro de nós.
Ø Repare que no AT Deus veio em
símbolos, nos evangelhos Ele habitou entre nós, mas agora Ele veio habitar em
nós.
Ø Ao enviar o seu Espirito, esse
Espirito veio habitar em nós.
Ø Vejamos o texto de 1Co 3.16-17: Não sabeis vós que sois o templo de Deus e
que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá;
porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.
i.
A palavra templo aqui não é templo, na língua grega é santo dos
santos.
ii.
Nós não somos apenas um templo, um santuário, mas o santos dos
santos.
iii.
O nosso corpo é exatamente o palco da gloria de Deus em que se
manifesta.
Ø A bíblia diz que quando
Jesus morreu, o véu se rasgou até embaixo.
i.
Isso significa que naquele momento estava acabando o sacerdócio
levítico.
ii.
Naquele momento estava encerrando um ciclo.
iii.
Agora não tem mais um sumo sacerdote
iv.
Agora não tem mais ninguém para representar você.
v.
Agora todos nós fomos feitos sacerdotes
vi.
Todos nós podemos entrar com ousadia na presença de Deus.
Ø Observamos agora 1 Co
6.19-20: Ou
não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós,
proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai,
pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
i.
Se nos entendermos esta verdade, ela pode mudar por completo nossa
vida.
ii.
Exemplo: Nós temos noção do que é profano e sagrado. O simples
fato de entramos na igreja, nós já temos uma postura diferente. Na igreja não
falamos qualquer coisa. Embora seja de
madeira, tijolos, ferro, pedras, cimento ela foi consagrada para o serviço de
Deus. Mas o santuário que Deus habita
não é um santuário feito por mãos humanas. Mas o verdadeiro santuário de
Deus é o nosso corpo. É no nosso
corpo que Deus habita. É ele que é o santo dos santos.
iii.
Quem habita em nós, nos leva para efésios 3.19 quando Paulo diz
que sejamos cheios de toda a plenitude de Deus.
iv.
Leva nos também a efésios 1.23 quando diz que o seu corpo é a
plenitude que tudo enche.
v.
Levamos também para efésios 5.18 quando Paulo diz enchei-vos do
Espirito.
vi.
Nós não somos apenas a morada do Espirito, mas do Pai, do Filho e
do Espírito Santo.
vii.
E mais, nós somos a morada da plenitude do Pai, da plenitude do
Filho e da plenitude do Espírito Santo.
Ø A bíblia diz que nem os céus
dos céus podem conter, mas a bíblia está dizendo que nós (igreja) somos a
morada do Pai, do filho e do Espirito Santo.
Ø Nós somos um vazo de
honra.
i.
Mas a honra, grandeza desse vazo, esse santuário, não está no santuário,
mas quem mora nesse santuário.
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