TEXTO: Quando o SENHOR trouxe do cativeiro os que voltaram a
Sião, estávamos como os que sonham. Então
a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia
entre os gentios: Grandes coisas fez o Senhor a estes. Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais
estamos alegres. Traze-nos outra
vez, ó Senhor, do cativeiro, como as correntes das águas no sul. Os que
semeiam em lágrimas segarão com alegria.
Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos... Salmos 126:1-6
Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos... Salmos 126:1-6
INTRODUÇÃO: Todos nós precisamos
de restauração. Embora Deus já tenha feito coisas grandes, lindas e magnificas,
mas não estamos vivendo tudo aquilo que Deus quer e tem para nós. Deus tem mais
para nós, e Deus tem infinitamente mais.
·
As nossas vidas precisam mais de Deus
·
Este salmo retrata essa verdade para todos nós.
Ø Este
salmo trata de restauração
·
Este salmo olha para vida em três respectivas
analises distintas.
Ø Primeiro:
Nos versos 1-3 é uma visão do retrovisor, um olhar para o passado.
i.
Quando olhamos para o passado a semelhança de
Israel, nós temos uma história para contar, a história da nossa salvação.
ii.
Nós temos um passado de gloria a agradecer a
Deus.
iii.
Estávamos perdidos e fomos achados, vivíamos como
prisioneiros e fomos livres.
iv.
Quando olhamos para cruz esta historia vem com
muita beleza e eloquência.
Ø Segundo:
Temos um olhar para o presente.
i.
O presente esta marcado por uma grande crise.
ii.
Por isso o pedido é este: Restaura Senhor a
nossa sorte, como as correntes do Neguebe.
Ø Terceiro:
O texto tambem tem a visão para o alto, a visão do futuro.
i.
Os versos 5-6 nos revela que temos um
investimento futuro a fazer.
ii.
Porem esses versos não nos falam apenas de
investimento, mas tambem de uma promessa: Quem sai andando e chorando enquanto
semeia voltará com jubilo, trazendo os seus feixes.
·
Não podemos olhar para esse texto não apenas
como um aspecto histórico
Ø Não
podemos ficar somente viajando rumo ao passado.
Ø Precisamos
enxergar neste texto, Deus esta aqui.
Ø O
que Deus fez, Ele faz de novo.
Ø Ele
não muda.
Ø Ele
é o mesmo de ontem, hoje e eternamente.
Ø Ele
restaurou no passado, Ele restaura no presente.
Ø É
o mesmo Deus que tirou o povo de Israel do cativeiro, de uma amarga vida, Ele é
o Deus que esta aqui para tirar você do cativeiro existencial
TRANSIÇÃO: Vamos olhar para este
texto em três perspectivas:
·
AS MARAVILHAS QUE DEUS FEZ DEVE NOS INSPIRAR A
BUSCAR A DEUS COM MAIS FERVOR HOJE.
Ø Se
Deus fez, Ele pode fazer de novo.
Ø Se
Deus operou maravilhas, Ele pode realizar novamente.
·
Nós somos uma igreja histórica, mas nós não
vivemos apenas de história.
·
Nós olhamos para o passado, não para morarmos no
passado, nós olhamos para passado para arrancarmos esperança para o presente e
avançarmos para o futuro.
EXORIDA: A luz dos textos de 1 a
3 vemos algumas lições:
1. A
INTERVENÇÃO DE DEUS É MAIOR DO QUE A NOSSA EXPECTATIVA.
I.
Observe o verso 1: Quando o SENHOR trouxe do cativeiro os que voltaram a
Sião, estávamos como os que sonham.
·
Quando o povo estava vivendo a escravidão muitos
achavam que não tinham mais saída.
Ø Eles
tinham perdido a sua pátria, sua bandeira, sua cidade, suas casas, suas terras,
suas famílias, seus cultos e suas festas.
Ø Eles
haviam sido massacrados, e alguns sobreviventes arrancados de sua pátria e
levados para Babilônia.
·
Agora eles estavam lá com algumas crises
fortemente no peito.
Ø Primeiro
as crises das desinstalações, as margens dos rios da Babilônio
i.
Eles não estavam no templo, não em Jerusalém
e nem nas festas.
Ø Segundo
a crise das apatias os assentavam
i.
Eles estavam todos reunidos para costurar a linguagem do desespero e não
da esperança
Ø Terceiro
a crise da melancolia
i.
Eles chorávamos
ii.
Não havia nem um projeto, nenhuma esperança, nenhuma
luz no fim do túnel
Ø Quarto
a crise da nostalgia
i.
Eles lembravam de Sião
ii.
Ficavam olhando para trás
iii.
Ficavam apenas no passado
iv.
Eles não tinham nenhuma perspectiva para o
presente e nem para o futuro.
Ø Quinto
a crise da magoa incurável
i.
O salmo 137 relata esse fato, eles diziam: Feliz
é aquele oh Babilônia que esmagar os seus filhos numa pedra.
ii.
Eles queriam vingança
iii.
Estavam cercados de magoa e de dor.
iv.
Eles talvez pensavam que não tinham mais chance
v.
Mas aquilo que parecia impossível Deus fez, Deus
arrancou Nabucodonosor do seu trono e levou para meio dos animais.
vi.
A babilônia cai e levanta outro império e esse
novo monarca abre a porta do cativeiro e o povo retorna a sua cidade.
vii.
Aqui quando eles recordam deste fato, foi maior
do que eles esperavam.
viii.
Eles diziam: Quando o SENHOR trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos
como os que sonham.
ix.
Nós temos um Deus que pode quebrar correntes
e nos tornar livres.
x.
Deus pode fazer muito mais na expectativa do
nosso coração.
2.
A
INTERVENÇÃO DE DEUS PRODUZ UMA ALEGRIA INDIZIVEL:
I.
Observe o texto verso 2: Então a nossa boca se encheu de riso e a
nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o
Senhor a estes.
·
Hoje
talvez tenha gemido, tenha dor, tenha tristeza ou lamento, mas Deus pode
transformar o seu choro em alegria.
3.
A
INTERVENÇÃO DE DEUS PRODUZ IMPACTO NOS OUTROS:
I.
Observe o verso 2B: então se
dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o Senhor a estes.
·
Nossos
vizinhos vão ver, nossos parentes vão ver, nossos colegas de trabalho vão ver o
que Deus há de fazer na nossa vida.
·
Muitas
das vezes olhamos para a nossa luta e pensamos, não há mais saída.
Ø Quando você acha que não tem mais saída,
Deus restaura a sua sorte.
Ø Deus cura o seu coração
Ø Deus renova o seu ânimo.
Ø Deus faz isso para que seja visto por
todos.
4.
A
INTERVENÇÃO DE DEUS GERA RECONHECIMENTO SINCERO:
I.
Observe o texto 3: Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas
quais estamos alegres.
·
Deus
lhes deu vida, saúde, inteligência, casa para morar, prosperidade, um cônjuge,
filhos, pais, igreja, lhe deu amigos, lhe deu a salvação, lhe deu bênçãos, o
perdão de pecados, libertação da sua escravidão espiritual e hoje é dia de
dizer quanto coisa linda Deus já fez na minha vida.
5.
DEPOIS
DO OLHAR PARA TRAS COM GRATIDÃO, OLHAMOS PARA O PRESENTE.
I.
Observe o verso 4: Traze-nos outra vez, ó Senhor, do
cativeiro, como as correntes das águas no sul.
·
Todos
os verbos usados nos versos 1 a 3 estão no passado.
·
Agora
o verbo esta no presente.
·
Os
lugares secos agora, podem ser fontes de vida abundante amanhã.
II.
Tiramos
aqui nesse verso lições
·
Um
passado de gloria não é garantia de um presente glorioso.
Ø Quantos se lembram que já teve uma
vida mais plena de Deus lá traz?
i.
Lembra
so seu primeiro amor?
ii.
Lembra
como você ia com alegria a casa de Deus?
iii.
Lembra
como você lia a bíblia com mais entusiasmo?
iv.
Lembra
como você orava com mais fervor?
v.
Lembra
de como você evangelizava e tinha pressa em ganhar almas?
vi.
Lembra
do tempo em que seu coração exultava em Deus?
vii.
O
fato de que você tenha vivido dias maravilhosos no passado não significa que
esteja vivendo tudo que já viveu.
·
Preste
atenção nisso:
Ø Você andou cheio do Espirito Santo
ontem, precisa ser hoje
Ø Andou com Deus ontem, precisa andar
hoje.
Ø Você foi fiel a Deus ontem, precisa
ser fiel hoje.
·
O
fato de você andado com Deus ontem, não é garantia de que você terá vitória hoje.
Ø Hoje você precisa andar com Deus de
novo.
Ø Por isso é trazei-nos outra vez
Senhor, do cativeiro...
Ø Igrejas, cidades e nações que viveram
poderosos avivamentos estão vivendo uma sequidão espiritual.
Ø Igrejas no passado foram cheias de
vida estão morrendo.
Ø Por que tudo isso acontece?
i.
Porque
as vitorias do passado não servem para hoje.
ii.
Hoje
é dia de andar com Deus também.
III.
A
sequidão de hoje não é motivo para desanimo, mas para clamar a Deus.
·
O
texto diz: Restaura-nos Senhor a nossa
sorte...
·
Se
sua vida esta com o coração seco e deserto, não retroceda, clame a Deus.
·
Os
grandes avivamentos nasceram da crise.
Ø É quando chegamos a conclusão, nós
estamos secos, gelados, áridos, vazios.
Ø Isso desperta um avivamento
espiritual.
Ø Quando concluímos que precisamos de
Deus, ficamos inconformados com o hoje, então clamamos restaura-nos Senhor.
Ø Num tempo de crise veio avivamento em
pentecostes.
IV.
A
restauração é obra soberana de Deus.
·
A
restauração da igreja não passa por decretos, nem por documentos e nem por concílios.
Ø Somente Deus traz avivamento.
Ø O avivamento não é agendado pela
igreja
Ø O avivamento não é promovido pela
igreja
Ø O avivamento não é obra da igreja,
mas de Deus.
Ø Por isso o texto diz: Traze-nos
outra vez, ó Senhor
·
Nós
temos a mania de pensar que nós promovemos o avivamento.
Ø E nisso começamos a dizer o que nós
fizemos.
Ø Começamos a traçar caminhos para o
que vamos fazer.
Ø Começamos a procurar melhores métodos,
e Deus está a procura de melhores homens.
V.
Avivamento
é fruto de uma oração fervorosa.
·
Por
isso o verso 4 diz: Traze-nos outra vez, ó Senhor do cativeiro.
·
Vamos conclamar a todos para orar.
Ø Não vamos orar apenas na igreja, mas
em todos os lugares.
VI.
A
restauração é um milagre de Deus.
·
O
verso 4 em outras traduções diz:
Restaura-nos Senhor outra vez a nossa sorte, como as correntes do neguebe.
Ø O Neguebe é o maior deserto da Judeia
no sul de Israel.
i.
Toda
a região da Judeia é um deserto.
ii.
São
11 meses de seca e sol implacável.
iii.
São
11 meses de aridez implacável.
Ø Quando chega o mês das chuvas há um fenômeno
milagroso no deserto.
i.
As
aguas começam a brotar das montanhas e descem como cachoeiras
ii.
Onde
estas aguas passam vai se formando o que chamamos de vades e começa tudo a florescer
novamente.
·
Salmista
conhecia bem esta geografia e esse fenômeno
Ø Ele esta dizendo faça conosco como as
correntes do Neguebe.
Ø O que esta sem vida venha ter vida
abundante.
6.
A
SEMEADURA COM AGRIMAS É O PRELUDIO CERTO DE UMA COLHEITA ABUNDANTE.
I.
Agora
ele não olha para o passado e nem para o presente, mas para o futuro.
·
Observe os versos 5 e 6: Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria.
Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.
Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.
·
Primeiro: a Semeadura é dinâmica.
Ø Evangelização não é um programa
é um estilo de vida.
Ø A gente sai para o
trabalho, escola, viajar, para descansar e quando chega lá você um campo maduro
para ceifar.
i.
É quando você sai que você ver a necessidade.
·
Segundo: quando sai andando e chorando.
Ø Por que chorando?
Ø Porque a semeadura é difícil
e árdua.
Ø As vezes o solo esta duro
Ø As vezes o solo esta
rochoso
Ø As vezes o solo está
cheio de espinhos
Ø As vezes o solo é tão
duro que você precisa amolece-lo e sai lagrimas.
Ø Nós precisamos sair e ter
um coração aquebrantado.
Ø O que falta para nós no
ponto de vista de investimento não é método é paixão.
Ø Quando não percebemos que
o homem perdido esta perdido e indo para o inferno os nossos olhos serão secos
demais.
Ø Nós não podemos
evangelizar com os olhos secos.
Ø Certa feita Willian
Balfin enviou missionários e os missionários disseram para ele, nos tire daqui
porque o terreno é muito difícil, o povo
é muito duro de coração, aqui a obra não vai prosperar. E Willian Balfin disse:
experimentem de tudo e eles disseram nós já experimentamos todos os métodos,
então Willian disse experimentem chorar.
·
Terceiro: quem sai andando e chorando enquanto semeia.
Ø Antônio vieira diz que
quem semeia, não semeia com a boca, semeia com as mãos.
i.
Ele diz que as pessoas veem em nós grandes discursos, mas não veem
em nós grandes obras.
ii.
As vezes nós pregamos aos ouvidos e não pregamos aos olhos.
iii.
O grande problema é que as vezes há um abismo entre o que nós
falamos e o que nós fazemos.
iv.
As vezes o nossos discurso não é condizente com a nossa vida e
pratica.
·
Quarto:
Precisamos entender, a saída é com choro e a volta é com alegria.
Ø A saída é de semeadura e a volta é de
colheita
Ø A saída é com poucas sementes, a
volta é com grandes feixes
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