domingo, 30 de setembro de 2018

EU SOU


TEXTO: Abraão, pai de vocês, regozijou-se porque veria o meu dia; ele o viu e alegrou-se". Disseram-lhe os judeus: "Você ainda não tem cinqüenta anos, e viu Abraão? "
Respondeu Jesus: "Eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou! "... João 8:56-58
INTRODUÇÃO: Três dos evangelhos nas escrituras são chamados de sinóticos.
·         Mateus, Marcos e Lucas.
·         Sinóticos significa olhar na mesma direção
·         Esses três evangelhos abordam a vida, ministério, a morte e ressurreição de Jesus na mesma perspectiva
·         Eles ainda tem características distintas:
Ø  Mateus escrito para os judeus retrata Jesus como o Rei dos Reis
Ø  Marcos escreve para os romanos e apresenta Jesus como um servo
Ø  Lucas escreveu para Teófilo, um homem grego, ele apresenta Jesus como o homem perfeito.
·         João escreveu mais tarde já no final do primeiro século
Ø  Quando ele escreveu, os outros apóstolos já haviam martirizado
Ø  João era o ultimo representante desse grupo apostólico
Ø  João escreve este evangelho para defender a fé Cristã
Ø  Havia um ataque frontal que estava ameaçando a integridade do cristianismo
Ø  Desde que Alexandre o Grande dominou o mundo, a cultura grega, helênica exerceu muita influência na humanidade  
Ø  No final do primeiro século não foi diferente, eles tinham a ideia:
i.                    O mundo precisa ser regido por esse dualismo: A matéria é má e o espirito é bom.
ii.                   Os gregos imaginavam que a pregação da igreja cristã não era confiável e real, porque entendiam que a matéria era má.
iii.                 Eles acreditavam que se Jesus teve um corpo físico, material, então Ele não podia ser Deus.
iv.                 Os gregos acreditavam que se a matéria é má e Deus sendo bom, então eles negavam a divindade de Cristo.
v.                   Os gregos negavam a criação, a encarnação e ressurreição
·         João escreve este evangelho num momento em que o cristianismo esta sendo atacado de uma forma tão feroz.
Ø  Era um momento em que a fé cristã estava sendo questionada pelos alicerceares e seus pilares
·         João escreve esse evangelho para defender a tese do cristianismo que é a divindade do Senhor Jesus
Ø  João afirma que Jesus é verdadeiramente Deus e não obstante verdadeiramente homem.
TRANSIÇÃO: João diferente dos outros evangelistas ele não vai seguir os passos de Jesus, o nascimento de Jesus, o ministério de Jesus e dos ensinamentos de Jesus.
·         João vai reunir o seu conteúdo para provar uma tese
·         Como João vai fazer isso?
Ø  Primeiro ele vai selecionar sete milagres que Jesus realizou
Ø  Por que sete? Porque sete é o número da perfeição
i.                    Capitulo 2 Jesus transforma a agua em vinho
ii.                   Capitulo 4 Jesus cura o filho de um oficial
iii.                 Capitulo 5 Jesus cura o paralitico de Betesda
iv.                 Capitulo 6 Jesus faz a multiplicação dos pães e peixes
v.                   Capitulo 6 ainda Jesus anda sobre as aguas
vi.                 Capitulo 9 Jesus cura um cego de nascença
vii.               Capitulo 11 Jesus ressuscita Lazaro
Ø  Se Jesus faz as obras de Deus, então Ele é Deus
·         João reuni outro material para provar a sua tese que Jesus é verdadeiramente Deus.
Ø  João mostra que Jesus faz não apenas as obras de Deus, mas tem também os mesmos atributos de Deus.
Ø  João mostra que Jesus é da mesma essência de Deus, mesma natureza de Deus
Ø  João começa dizendo: No principio era o verbo, o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus...
EXORDIA: No texto que nós lemos Jesus faz uma declaração extremamente curiosa para os seus contendores.
·         Eles estavam questionando acerca da identidade dEle.
·         Jesus diz para eles que antes que Abraão existisse Eu Sou.
·         O pensador Irlandês C. S. Lewis diz o seguinte: Jesus é um mentiroso, Ele é um louco ou então Ele é Deus.
·         João aqui vai reunir sete declarações para provar a sua tese onde Jesus disse Eu Sou.
·         O que significa Eu Sou?
Ø  Sabemos que Deus usa vários nomes no antigo testamento
Ø  Por que Deus usa vários nomes?
i.                    Nós aprendemos que quando você define você limita
ii.                   Se eu falar João, deve ter outros João por ai...
iii.                 Se eu falar João Dias talvez tenha outros mais
iv.                 Se eu falar João Dias Silva eu já estou limitando bastante e talvez não haja nenhum outro igual a ele.
v.                   Quando definimos nós limitamos, restringimos o pensamento e afunilamos
vi.                 Pergunto: Qual nome poderia esgotar o ser de Deus?
vii.               Mas existe um nome que é O nome de Deus, os outros são derivados.
viii.             O nome que Deus se revelou esta em êxodo capitulo 3.14: E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.
·         O Eu sou o que Sou é a expressão que traz a base do nome Yavé, Javé de onde vem o nome Jeová.
·         Jesus esta aqui dizendo Eu Sou, Eu sou o verdadeiro Deus.
·         O que João vai fazer?
Ø  Ele usa sete expressões do Eu sou em Jesus no evangelho
Ø  João prova uma coisa: Ele não faz somente as obras de Deus, Ele também tem os mesmos atributos de Deus.
1.      PRIMEIRA VEZ QUE APARECE:
I.                    Esta no capitulo 6.35: E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.
·         O povo de Israel estava acostumado com a historia do maná
Ø  Mas este pão é um pão que perecia e quem comia também desse pão perecia.
Ø  Mas agora Jesus esta declarando Eu sou o Pão da vida.
Ø  Jesus veio para nutrir não apenas no tempo, na jornada da vida, mas por toda eternidade
Ø  Em Jesus na eternidade você nunca mais terá fome e nunca mais terá sede.
Ø  Nenhuma outra coisa nos satisfaz.
2.      SEGUNDA VEZ QUE APARECE:
I.                    Esta no capitulo 8.12: Falando novamente ao povo, Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida".
·         Jesus esta dizendo Eu Sou. Ele não disse eu fui.
·         Ele é a verdadeira luz que vinda ao mundo ilumina a todo homem.
·         Ele é o único que pode iluminar os corredores escuros da nossa alma.
·         Aquele que caminha com Ele tem segurança e consegue ver os perigos da estrada
Ø  A luz aponta perigos
Ø  A luz aponta a direção
Ø  A luz nos mostra aquilo que é certo ou errado
Ø  A luz nos dar segurança
Ø  A luz nos é sinônimo de santidade
Ø  A luz é sinônimo de verdade
Ø  A luz e aquilo que representa vida
·         Se você anda com Jesus o texto diz:
Ø  Você não andará em trevas
Ø  Você não ira tropeçar
Ø  Você não errará o caminho
3.      TERCEIRA VEZ QUE APARECE:
I.                    Esta no capitulo 10.9: Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
II.                  Três verdades aprendemos aqui:
·         Primeiro: Ele é a porta da salvação
Ø  Não existe outra porta
Ø  A única maneira de encontrar com Deus é passar por esta porta
Ø  A única maneira de ter acesso ao Céu é esta porta
Ø  O único que pode salvar você é Ele.
Ø  Somente Jesus é o salvador, o redentor e pode dar a vida eterna.
·         Segundo: Ele é também é a porta da libertação
Ø  O texto diz: entrará e sairá...
Ø  Tem porta que você entra e não sai.
Ø  Jesus não apenas salva você, Ele dar liberdade para você.
·         Terceiro: Ele é a porta da provisão
Ø  O texto diz: e achará pastagens...
Ø  Quando você entra por Jesus você tem paz, alegria, refrigério, pastos verdes, consolo e benção de uma vida abundante.
4.      QUARTA VEZ QUE APARECE:
I.                    Esta no capitulo 10.11: Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
·         Ele é o bom pastor e nós somos ovelhas
Ø  Somos Frágeis, dependentes, inseguro e precisamos dEle.
Ø  Jesus cuida, disciplina, leva e dar sua vida pelas ovelhas.
·         Há três quadros de Jesus como pastor:
Ø  Como bom pastor Jesus deu sua vida por nós.
Ø  Como grande pastor Jesus Ele vive para nós
Ø  Como supremo pastor Jesus voltará para nós
·         Realidade do salmo 22 Ele é o bom pastor deu a sua vida
·         No salmo 23 Ele é o bom pastor que cuida das ovelhas
·         No salmo 24 Ele é o supremo pastor que voltará para as ovelhas
·         A grande pergunta é, você já é ovelhas dEle?
Ø  Você já esta sob o pastoreio dEle?
Ø  Ele comenda sua vida, Ele dirige a sua vida?
5.      QUINTA EXPRESSÃO DE JESUS EU SOU:
I.                    Esta no capitulo 11.25: Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
·         O maior temor do homem depois do pecado é a morte
Ø  É o reinado da morte que o pecado trouxe
Ø  A morte é o rei dos terrores
Ø  Jesus matou a morte. Ele arrancou o aguilhão da morte e matou a morte.
Ø  Quem esta em Jesus passou da morte para a vida.
6.      SEXTA EXPRESSÃO DE JESUS EU SOU:
I.                    Esta no capitulo 14.6: Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
·         Jesus não é um caminho dentre tantos, Ele é O caminho.
Ø  Não existe outros salvadores
Ø  Não há outro nome dentre os homens que importa que sejamos salvos
Ø  Nas religiões existe um panteão de mediadores, mas para nós Ele é o único, O caminho.
·         Jesus é a Verdade, Ele não é uma dentre as verdades
Ø  O que é verdade hoje?
Ø  O mundo diz que cada um tem a sua verdade
Ø  Mas neste texto Jesus esta trazendo para nós uma ideia poderosíssima.
i.                    A verdade aqui não é um conceito é uma pessoa.
Ø  Jesus não é uma verdade, Ele não é a maior verdade, Ele não é a melhor verdade, Ele é a única verdade. Ele é a verdade.
·         Jesus termina dizendo Eu sou a vida.
Ø  Você não tem vida a não ser que você tenha Jesus
Ø  Nele esta a vida
Ø  Só ele concede vida
Ø  Aquele que vem a Ele tem vida e tem vida eterna.
7.      SETIMA DECLARAÇÃO DE JESUS EU SOU:
I.                    Esta em João capitulo 15.1: Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.
·         Precisamos estar enxertados nEle.
·         Não adianta esta na igreja e não estar nEle.
·         Sem Ele não temos vida e não produzimos nada.
·         Jesus é a razão de tudo.
CONCLUSÃO: João então escreve esse evangelho para provar esta tese, Jesus é verdadeiramente Deus. Qual o nosso papel como igreja?
·         Jesus disse Eu sou a luz do mundo.
·         Mas ele também disse: vos sois a luz do mundo.
·         Jesus nunca disse vos sois o caminho, a verdade e avida, nunca disse vos sois a ressureição e a vida, Ele nunca disse vos sois pão da vida e a agua da vida e etc.
·         A igreja é luz do mundo quando reflete a luz de Jesus para o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário