TEXTO: Ainda
assim, agora mesmo diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e
isso com jejuns, e com choro, e com pranto. E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e
convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo,
e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.
Quem sabe se não se voltará e se arrependerá, e
deixará após si uma bênção, em oferta de alimentos e libação para o Senhor
vosso Deus? Tocai a trombeta em Sião,
santificai um jejum, convocai uma assembléia solene. Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os
anciãos, congregai as crianças, e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e
a noiva do seu aposento. Chorem os
sacerdotes, ministros do Senhor, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa a
teu povo, ó Senhor, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que os
gentios o dominem; por que diriam entre os povos: Onde está o seu Deus? Joel 2:12-17 E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito
sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos
velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles
dias derramarei o meu Espírito... Joel 2:28,29
INTRODUÇÃO: Este texto tem para nós um eloquente chamado ao
arrependimento. O contexto é que a nação de Judá está vivendo um dos seus dias
mais críticos e dramáticos. A quatro problemas avassaladores que estão
massacrando a nação.
·
Primeiro,
uma cultura agro pastoril, três coisas que vão destruindo e devastando todo
território.
Ø Um exército de gafanhotos
Ø Uma seca implacável
Ø O fogo que vai lambendo e devastando
o que sobra.
Ø A terra esta assolada, o Juízo de
Deus esta ali, isso por causa de um povo que se afasta e não honra a Deus e não
segue a sua palavra.
·
Segundo,
um exército estrangeiro conquistador esta vindo também contra a nação.
Ø É uma invasão militar onde o povo não
tem capacidade resistência
Ø É um cenário de medo e de invasão
Ø É nessa crise que não tem paralelos
nesse povo e vai massacrar esse povo
Ø É nesse beco sem saída que Deus
conclama seu povo para um arrependimento.
TRANSIÇÃO: Chamo a sua atenção e vamos observar o texto que
acabamos de citar:
1.
VAMOS
OBSERVA A NATUREZA DESSE ARREPENDIMENTO:
·
Por pior que seja a crise, pessoal, familiar ou nacional há
uma saída.
Ø Esta saída não esta na politica
Ø Esta saída não esta nos homens
Ø Esta saída esta em Deus
Ø Esta volta é uma volta pessoal
Ø O texto diz: convertei-vos a mim...
·
Notemos
que é muito possível em tempos de crises e outros tempos substituímos nossa
relação com Deus em uma relação institucional.
Ø Nos acharmos que nossa relação com a
instituição é substituto da nossa relação com Deus.
Ø No contexto diz que o povo ia ao
templo
Ø No contexto o sacerdote fazia o seu
trabalho
Ø No contexto o povo tinha uma visão
quase que mística do templo.
·
O
problema do povo não era a religiosidade
Ø Religiosidade o brasileiro tem muito
Ø Religiosidade vermos no mundo inteiro
Ø O problema seu, meu e nosso é uma
relação pessoal com Deus que precisa ser restabelecida
Ø Não é voltar-se apenas para
instituição religiosa, mas para Deus.
Ø Precisamos de uma relação intima com
Deus
2.
UMA
VOLTA COM PROFUNIDADE
·
Não é algo raso, é uma volta de coração
·
Deus não se impressiona com aquilo que impressiona o homem
·
Deus não se impressiona com nossos gestos por mais grandes
que eles sejam
·
Deus não se impressiona nem mesmo com nosso emocionalíssimo
histérico, mas, mas sem consistência, de verdade do íntimo de coração
·
Por
isso o texto diz voltem de coração. Voltar de forma profunda. É voltar com todo
o ser para Ele
·
Não
é palavra, mas atitude do coração
3. UMA VOLTA COM DILIGENCIA
I.
Observe o texto: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns... Joel 2:12
·
Esse
é um ponto interessante
Ø Tem pessoas que acham que caso de
jejum é só para calamidade nacional.
i.
Neste caso aqui é calamidade nacional
Ø Porém não há calamidade mais aguda e
mais profunda do que a calamidade pessoal.
Ø Se formos honestos a nós mesmos nós
haveremos de admitir que a calamidade nacional é apenas a somatório das
calamidades individuais
Ø A nação é apenas o resultado da
somatório dos seus cidadãos
Ø Por que crise é nacional?
i.
Porque
a crise pessoal se multiplica.
ii.
Eu
sou o problema da nação
iii.
Se
eu quero solução para o Brasil eu preciso procurar solução para minha vida.
iv.
É
na medida que o individual é mudado é transformado é que o geral e o coletivo é
impactado com transformação
·
O
profeta nos conclama a volta com diligencia e jejum com pressa.
Ø Jejum é você se aparta daquilo que é
bom para você buscar o que é melhor
Ø É você se privar daquilo que é licito
e bom, para você ter pressa para buscar a Deus.
Ø Jejum com certeza é você se abster do
que é bom para o melhor
Ø Você se abstém do pão da terra para
se alimentar o pão do céu.
Ø O pão da terra é um símbolo do pão do
céu.
Ø Jejum é você se abster do pão da
terra e buscar não um símbolo, mas um simbolizado, o próprio Deus.
·
Nos
tempos mais críticos da nação de Israel o jejum foi conclamado
Ø Foi o que aconteceu na época do rei
Josafá, diante de uma invasão de três inimigos para atacar Jerusalém.
Ø Foi o que aconteceu na época da
rainha Ester onde já havia uma sentença para o povo judeu ser exterminado.
Ø Nos grandes períodos de crise da
história, quando o povo voltou-se para Deus, Deus reverteu o quadro e a
situação.
Ø Estar na hora de conclamarmos a
igreja brasileira a um jejum para Deus reverter o quadro.
4.
UMA
VOLTA COM QUEBRANTAMENTO
I.
Observe o texto: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso
com jejuns, e com choro.. Joel 2:12
·
Até
que ponto nós estamos cientes da crise que nos atinge?
Ø Qual foi a última vez que você chorou
pelos seus pecados?
Ø Qual foi a última vez que você chorou
pelos pecados da sua família?
Ø Qual foi a última vez que você chorou
pelos pecados da sua igreja?
Ø Qual foi a última vez que você chorou
pelos pecados da sua nação?
·
O
grande drama hoje é que nós estamos buscando restauração com os olhos secos
demais.
Ø Deus esta nos recomendando esta busca
de restauração precisa passar por quebrantamento
Ø Jacó chorou no vau de Jaboque
Ø Davi chorou em Ziclague
Ø Neemias chorou acerca dos dramas de
Jerusalém
Ø Pedro chorou diante da crise pessoal
dele com o Senhor Jesus por causa de sua queda.
5.
UMA
VOLTA COM SINCERIDADE
I.
E rasgai o vosso
coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus... Joel 2:13
·
Aqui esta uma coisa interessante da cultura de Israel
Ø Era muito comum no momento de crise o
povo rasgar as vestes
Ø Rasgar as vezes era um símbolo do
rasgar do coração
Ø Porém o símbolo tomou o lugar do
simbolizado
Ø O gesto passou a ser substituto da
realidade
Ø Eles rasgavam as vestes apenas como
um teatro
Ø Era uma espiritualidade externa
Ø Era apenas um algo para impressionar
as pessoas
Ø A veste estava rasgada, porem lá
dentro o coração estava endurecido.
·
O
profeta nos traz uma recomendação
Ø Deus não aceita uma espiritualidade
cênica
Ø Deus não aceita uma espiritualidade
de teatro
Ø Deus não aceita uma espiritualidade
de impressionar os olhos humanos, Deus quer um coração rasgado.
Ø Deus quer um quebrantamento honesto e
sincero
II.
O
profeta nos mostra no verso 12 a urgência disso.
·
Observe
o início do verso: Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor...
·
A
crise estava presente.
Ø Os gafanhotos devastando tudo
Ø O fogo estava destruindo tudo
Ø O inimigo estava a porta para tomar a
nação
i.
Esse
inimigo era terrível
ii.
Eles
os siros entravam na cidade, matavam mulheres, homens e crianças, cortavam as
suas cabeças e empilhavam os seus corpos na porta da cidade.
Ø A iminência da crise já estava estabelecida
Ø Por isso é necessário um
despertamento para hoje.
i.
Se
tudo esta perdido você não pode esperar mais, é agora mesmo.
ii.
Se
tudo não tem mais esperança, você não pode ficar parado mais, é agora mesmo.
6.
O
PROFETA OFERECE MOTIVAÇÃO PARA VOLTAR PARA DEUS :
I.
Primeira motivação: observe o verso 13: E rasgai o vosso coração, e não as
vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio
em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal... Joel 2:13
·
O que é ser misericordioso?
Ø Esta palavra traz a
ideia de você lançar o coração na miséria
Ø O Brasil esta num
estado deplorável
Ø A nossa cultura esta
sodomizando
Ø O certo é
escarnecido, o errado é aplaudido
Ø A violência atinge
níveis insuportáveis
Ø A ganancia é
insaciável
Ø O egoísmo, a vaidade
e a soberba se prolifera
Ø A idolatria domina
Ø A feitiçaria domina
Ø O ateísmo avança
Ø Porem este texto diz
que se voltarmos para Deus, Esse Deus é misericordioso.
i.
Ele lança o seu coração nesta miséria e muda nossa
realidade.
·
Qual a possiblidade de encontramos resposta?
Ø Veja o verso 14: Quem sabe se não
se voltará e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, em oferta de
alimentos e libação para o Senhor vosso Deus?
Ø Esta é a
forma humidade do profeta de oferecer esperança
Ø Ele esta
dizendo que a volta é possível.
Ø Quando
nós nos voltamos para Deus, Ele se volta para nós
Ø Deus não
rejeita um coração quebrantado e arrependido.
Ø Quando o povo se
volta para Deus, Deus se volta para o seu povo.
7.
ESTA VOLTA É PARA QUANTAS PESSOAS:
I.
Vejamos o verso 15: Tocai
a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembleia solene.
·
A convocação é nacional e publica
·
Não é uma convocação individual, é geral
·
Ao longo da historia muitas vezes a igreja foi convocada a se
voltar para Deus, de forma publica e coletiva.
·
As vezes chega um momento que o jejum é coletivo.
II.
Observe também o verso 16: Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai as
crianças, e os que mamam; saia o noivo da sua recamara, e a noiva do seu
aposento.
·
Os anciãos era os líderes do seu povo.
Ø Se eles queriam ter
restauração os lideres deveriam dar o primeiro passo.
Ø Os lideres precisam
liderar o povo no gesto de quebrantamento e volta para Deus.
III.
O texto também diz: congregai as crianças, e os que mamam...
·
Ninguém esta dispensado dessa volta para Deus.
·
A convocação é para todos.
IV.
Veja ainda o que o verso 13 continua dizendo: saia o noivo da
sua recamara, e a noiva do seu aposento.
·
Nem mesmo dentro da cultura de Israel, quando um rapaz e uma
moça se casavam, eles tiravam um ano só deles, como se fosse uma longa lua de
mel para um momento de entrosamento de comunhão e conhecimento.
·
Nem mesmo esta experiência que tinha base legal para ter este
tempo esta dispensado de uma volta para Deus.
V.
Veja agora o verso 17: Chorem os sacerdotes, ministros do Senhor, entre o alpendre e o
altar, e digam: Poupa a teu povo, ó Senhor, e não entregues a tua herança ao
opróbrio, para que os gentios o dominem; por que diriam entre os povos: Onde
está o seu Deus?
·
Veja que os sacerdotes eram os lideres que cuidavam do povo
·
Ele usa uma linguagem que eles precisavam chorar
·
Deus esta dizendo que se houve uma convocação solene, Ele vai
reverter o nosso quadro.
·
O texto diz: e não
entregues a tua herança ao opróbrio,
Ø Ele está pedindo não
permita que seu povo seja olhado como opróbrio.
Ø Não podemos ser
visto como opróbrio e sermos envergonhados
Ø Não podemos ser
engolidos por uma cultura maligna
Ø Precisamos
influenciar e não sermos influenciados
·
Quando o povo se volta para Deus, vem a gloriosa promessa:
Ø Veja o verso 28: E há de ser que, depois derramarei o meu
Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os
vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
Ø Veja que
o texto diz: depois...
I.
Depois que o povo se volta para Deus, vem a promessa
II.
Todas as vezes que isso aconteceu na história Deus
trouxe avivamento.
Ø O texto diz que Deus
derramara do Espirito sobre toda a carne.
i.
Não há barreiras do sexo
ii.
Não há barreiras sociais
iii.
Não há acepção
iv.
Não há distinção econômica, rico ou pobre
v.
O texto diz todos.
CONCLUSÃO:
Quando a igreja se volta para Deus, Deus se
volta para ela. Voltemos para o nosso Deus.
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