TEXTO: Judas,
servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados, santificados em Deus
Pai, e conservados por Jesus Cristo: Misericórdia, e paz, e amor vos sejam multiplicados.
Amados, procurando eu escrever-vos com toda a
diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e
exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos. Porque se introduziram alguns, que já antes estavam
escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a
graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo.
Mas quero lembrar-vos, como a quem já uma vez
soube isto, que, havendo o Senhor salvo um povo, tirando-o da terra do Egito,
destruiu depois os que não creram; E
aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria
habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele
grande dia; Assim como Sodoma e
Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação
como aqueles, e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena
do fogo eterno. E, contudo, também
estes, semelhantemente adormecidos, contaminam a sua carne, e rejeitam a
dominação, e vituperam as dignidades. Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a
respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele;
mas disse: O Senhor te repreenda.
Estes, porém, dizem mal do que não sabem; e, naquilo que naturalmente conhecem, como animais irracionais se corrompem. Ai deles! porque entraram pelo caminho de Caim, e foram levados pelo engano do prêmio de Balaão, e pereceram na contradição de Coré. Estes são manchas em vossas festas de amor, banqueteando-se convosco, e apascentando-se a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos de uma para outra parte; são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas; Ondas impetuosas do mar, que escumam as suas mesmas abominações; estrelas errantes, para os quais está eternamente reservada a negrura das trevas. E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos; Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele. Estes são murmuradores, queixosos da sua sorte, andando segundo as suas concupiscências, e cuja boca diz coisas mui arrogantes, admirando as pessoas por causa do interesse.
Mas vós, amados, lembrai-vos das palavras que vos foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo; Os quais vos diziam que nos últimos tempos haveria escarnecedores que andariam segundo as suas ímpias concupiscências. Estes são os que a si mesmos se separam, sensuais, que não têm o Espírito. Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna. E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento; E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne. Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória, Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém... Judas 1.1-25
Estes, porém, dizem mal do que não sabem; e, naquilo que naturalmente conhecem, como animais irracionais se corrompem. Ai deles! porque entraram pelo caminho de Caim, e foram levados pelo engano do prêmio de Balaão, e pereceram na contradição de Coré. Estes são manchas em vossas festas de amor, banqueteando-se convosco, e apascentando-se a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos de uma para outra parte; são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas; Ondas impetuosas do mar, que escumam as suas mesmas abominações; estrelas errantes, para os quais está eternamente reservada a negrura das trevas. E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos; Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele. Estes são murmuradores, queixosos da sua sorte, andando segundo as suas concupiscências, e cuja boca diz coisas mui arrogantes, admirando as pessoas por causa do interesse.
Mas vós, amados, lembrai-vos das palavras que vos foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo; Os quais vos diziam que nos últimos tempos haveria escarnecedores que andariam segundo as suas ímpias concupiscências. Estes são os que a si mesmos se separam, sensuais, que não têm o Espírito. Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna. E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento; E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne. Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória, Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém... Judas 1.1-25
INTRODUÇÃO: Este Judas que escreve esta
epistola não é o Judas Iscariotes. Este era Judas é o irmão de Jesus. Vale
destacar que os irmãos de Jesus não acreditavam nele até a sua ressurreição.
·
Judas
escreve esta carta para alertar a igreja já quase no final do primeiro século.
Ø Havia um grande risco que a igreja
estava enfrentando sobre a infiltração, perversa e perigosa influência dos
falsos mestres.
Ø Este foi o primeiro sinal que Jesus
destacou que antecederia a segunda vinda de Cristo.
Ø Se lá no começo do cristianismo os
falsos mestres já ofereciam um perigo tão grande para igreja, quanto mais hoje,
quando os dias se aproximam para sua consumação.
·
O
terma central e verso central desta carta está no verso três:
Ø Amados, procurando eu escrever-vos com toda
a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e
exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.
Ø Note que a palavra batalhar
ai neste texto na língua grega significa agonizar.
i.
Nós estamos numa luta, estamos numa batalha
ii.
Onde o evangelho é atacado
iii.
Onde o evangelho é distorcido
iv.
Onde o evangelho é comercializado
v.
Onde o evangelho é minado pelas falsos doutrinas e pelos falsos
mestres
vi.
Nós não podemos aceitar, precisamos batalhar e agonizar até.
·
Judas diz que tem que ser uma batalha diligente pela fé que uma
vez foi dada aos santos.
Ø Isto porque não há outro
evangelho
Ø Não podemos esperar uma
nova versão do evangelho
Ø Não podemos uma
atualização do evangelho.
·
Cuidado quando você encontra pessoas que dizem:
Ø Eu tive uma nova relação
Ø Eu descobrir uma nova
verdade
Ø Eu tive uma nova visão
Ø Eu recebe uma outra
compreensão
Ø Fuja disso, tome cuidado
Ø O evangelho foi dado e ele é definitivo, não existe outro.
·
A carta de Judas tem um propósito de ser uma defesa do verdadeiro
evangelho
TRANSIÇÃO: Então vamos
analisar alguns pontos:
1.
UM CHAMADO A BATALHA ESPIRITUAL
I.
Primeira
coisa que Judas estabelece é definir o exército de Deus
·
Veja
os versos 1 e 2: Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados,
santificados em Deus Pai, e conservados por Jesus Cristo: Misericórdia, e paz, e amor
vos sejam multiplicados.
·
Judas é tão humilde que ele nem se identifica
como irmão de Jesus, mas como servo de Jesus Cristo e irmãos de Tiago.
·
A primeira marca desse homem não busca para si holofotes, mas
humildade.
·
Judas define o exército de
Deus de três formas:
Ø Primeiro eles são os
chamados
Ø Segundo eles são os
amados
Ø Terceiro eles são os
guardados
·
Primeiro nós somos chamados por santa vocação
Ø Ninguém aqui é cristão
porque deliberadamente você decidiu eu você um cristão.
Ø O poder de entrar no
cristianismo não estar nas nossas mãos.
Ø Nós entramos no
cristianismo porque fomos chamados
Ø Jesus disse: Ninguém pode
vir a mim se o Pai não o trouxer.
·
Nós somos amados em Deus
Ø Nós estamos em Cristo
porque fomos muito amados
Ø Somos amados pela pessoa
mais importante do universo
·
Nós somos guardados em Cristo Jesus
Ø Você não precisa ter medo
Ø Não precisamos ficar em
cima do muro
Ø Não precisamos ficar
inseguro
Ø Você não precisa pensar
será que eu vou chegar lá e alcançar a salvação.
Ø Você não precisa viver de
será!
Ø Nada pode tirar você da
mão de Cristo.
II.
Depois de Judas falar quem são, ele diz o que os crentes tem:
·
Ele diz três coisas também no verso 2: Misericórdia, e paz, e amor vos sejam
multiplicados.
Ø Judas diz que eles tem a misericórdia,
a paz e o amor.
Ø O que é misericórdia?
i.
Misericórdia é o que você merece e Deus não dar para você.
ii.
Você e eu merecemos juízo e Deus nos oferece graça, isso é misericórdia
Ø Nós temos também paz. O
que é paz?
i.
Antes eu e você éramos inimigos de Deus
ii.
Nós estamos separados de Deus
iii.
Agora nós fomos reconciliados com Deus
iv.
Não tem mais muro entre você e Deus
v.
Agora temos livre acesso a presença de Deus
Ø Nós temos o amor de Deus.
i.
O amor de Deus derramado em nosso coração
ii.
O amor imerecido
iii.
O amor provado
2.
QUEM É O INIMIGO
I.
Se nós estamos numa batalha, somos um exército, nós temos um
inimigo.
·
Quem é o nosso inimigo?
·
Lembrando que o ponto de Judas é tratar dos falsos mestres, dos
falsos profetas e do engano religioso.
·
Judas vai fazer uma definição deles.
Ø Vamos observar o verso de
número 4: Porque
se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo,
homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus,
único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo.
Ø A primeira
definição de Judas é que eles são dissimulados.
i.
O que é dissimulação?
ii.
É alguém que entra com disfarce, que não tira a máscara. É alguém que
esconde as unhas, esconde os dentes, é alguém que parece ser mais ou não.
iii.
O papel de um falso mestre é se introduzir, se infiltrar, se
misturar, entrar para dentro da igreja.
iv.
Esses falsos mestres podem tanto vir de fora para dentro da
igreja, como podem brotar também de dentro par fora.
v.
Nós precisamos entender que também há na igreja de Deus salvos e
não salvos.
Ø A segunda definição que
Judas traz é que eles são inimigos da graça de Deus.
i.
Eles transformam em libertinagem a graça
ii.
O que é graça? A graça é um dom gratuito de Deus imerecido. Pela graça
você esta salvo. Pela graça você é livre.
iii.
Esses falsos mestres eles agora dão uma liberdade maior do que é
na realidade.
iv.
A graça de Deus nos torna livre do pecado e não para o pecado.
v.
Você não é livre para pecar, você é livre para não pecar.
vi.
É a diferença do não pode, para o pode não
a. O homem que é escravo do
pecado ele não pode deixar de pecar.
b. Ele é escravo de alguém pecado.
Pode ser bebida, sexo, vaidade, usura, das drogas, escravo dos demônios,
escravo do mundo e escravo da carne.
c. A graça de Deus nos
liberta para não pecar. Você pode pecar, mas não pode não também.
d. Você pode não beber, pode
não fumar, pode não adulterar, pode não usar drogas, pode não prostituir, pode
não ser desonesto etc.
vii.
O que é libertinagem? É a
pessoa pensar que ele pode tudo.
viii.
Hoje existe uma doutrina que nós chamamos de graça barata.
Ø Eles negam o Senhorio de
Cristo.
i.
Não dar para viver na libertinagem de pois dizer que Jesus é meu
Senhor
ii.
Então eles mudam a doutrina de Cristo.
iii.
A doutrina é mãe da ética, o que você crer você faz.
iv.
Quando alguém tem o comportamento errado, automaticamente o que
ele faz é mudar a doutrina.
v.
E se você muda a doutrina você vai ter um comportamento errado.
vi.
Não dar para dizer que Jesus Cristo é o Senhor e ao mesmo tempo
viver uma vida desregrada
Ø Judas diz que esses
inimigos estão antecipadamente para a condenação
i.
Verso 4 na parte A fala sobre isso
ii.
Esses não escaparão do juízo condenatório de Deus.
·
O que a igreja vai fazer com isso?
Ø Nós vamos batalhar para a
verdade.
Ø Nós não abrirmos mão da
verdade.
3.
A CERTEZA DA VITORIA SOBRE O INIMIGO:
I.
Judas nos dar três exemplos nos versos 5-7: Mas quero
lembrar-vos, como a quem já uma vez soube isto, que, havendo o Senhor salvo um
povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu depois os que não creram;
E aos anjos que não guardaram o seu principado,
mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões
eternas até ao juízo daquele grande dia; Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que,
havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após outra carne, foram
postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno.
·
No verso 5 Judas cita o exemplo do povo de Israel
Ø Mas quero lembrar-vos, como a quem já uma
vez soube isto, que, havendo o Senhor salvo um povo, tirando-o da terra do
Egito, destruiu depois os que não creram;
Ø Não pense
que alguém pode mudar a verdade de Deus, distorce a verdade de Deus,
transformar a verdade de Deus em libertinagem que vai escapar.
Ø O próprio
povo que Deus tirou do Egito por não ter ouvido e obedecido, Deus os deixou
morrer no deserto
Ø Judas quer
mostrar que Deus leva a serio
·
O segundo exemplo que Judas dar são anjos, no verso 6:
Ø E aos anjos que não guardaram o seu
principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em
prisões eternas até ao juízo daquele grande dia...
Ø Nem os
anjos que caírem Deus vai poupar.
Ø O juízo de
Deus é certo
·
Judas traz o terceiro exemplo no verso 7:
Ø Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades
circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após
outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno...
Ø O exemplo
agora é Sodoma e Gomorra
·
Notemos que Israel foi julgado porque não creu,
os anjos que caírem foram julgados por causa de rebelião, Sodoma e Gomorra
foram julgados porque causa de prostituição.
Ø O problema
de Sodoma e Gomorra era prostituição na homossexualidade
Ø Eles estavam
tão corruptos e promiscuidade que queriam fazer sexo com os anjos que se
hospedaram na casa de Ló.
Ø A nossa sociedade hoje
esta querendo aplaudir esta pratica.
Ø Ela quer o selo para
liberdade de fazer o que quiser, porem isso não é liberdade é libertinagem
Ø Esta sociedade acha que o
que regula as decisões é o amor.
i.
Se eu amo eu passo até me casar com um cachorro
ii.
Se eu amo outro homem eu posso e pronto e a mulher a mesma coisa
Ø Paulo chama essa paixão
de infame, de um erro.
Ø Quando alguém pensa que
estamos vivendo uma nova moralidade, isso é a mesma de Sodoma e Gomorra, não
tem nada de novo.
Ø A perversão não é um fato
novo, é um fato antigo. Ela vem com novas roupagens e novos discursos
Ø Sodoma e Gomorra foi destruída
por causa da promiscuidade
Ø O império Romano caiu nas
mãos dos bárbaros por causa da promiscuidade
Ø Não há nação forte se ela
é promiscuía, o juízo de Deus vem.
II.
Judas desmascara os falsos mestres nos versos 8: E, contudo,
também estes, semelhantemente adormecidos, contaminam a sua carne, e rejeitam a
dominação, e vituperam as dignidades.
·
O falso mestre não segue a autoridades
·
Ele é um sonhador alucinado
·
Judas diz que há uma consequência desta rebelião no
verso 10: Estes, porém, dizem mal do que
não sabem; e, naquilo que naturalmente conhecem, como animais irracionais se
corrompem.
Ø O discurso
desses é que eles tem um conhecimento superior
Ø Eles se
acham numa torre de marfim do conhecimento
Ø Judas chama
eles de brutos e sem razão. Eles é que não se discernem.
Ø E o
interessante é que esses dizem a você que mantem a ética que você é que estar
errado.
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