domingo, 4 de agosto de 2019

O ESPÍRITO SANTO


TEXTO: E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós... João 14:16,17
INTRODUÇÃO: O Espírito Santo apesar de ter força, Ele não é força. Apesar de ter todo poder, Ele não é um poder. O Espírito Santo não é uma sinergia, Ele não é uma fantasia, Ele não é uma área atmosférica, um amiguinho fantasminha, O Espírito Santo é uma pessoa.
·         Quando dizemos que o Espírito Santo é uma pessoa, estamos dizendo que Ele é um ser pessoal e não uma pessoa de corpo e carne.
Ø  Quando você entende que Deus é pessoa, é porque Ele é pessoal.
Ø  Na trindade corpo só possui o Filho, o Pai e Espírito Santo são Espírito.
·         Na pessoa do Espírito Santo, nós servimos a um Deus cíclico.
Ø  Falamos de um Deus que operou na história da humanidade de três formas distintas e cada forma um ministério distinto e período distinto.
v  Quando terminava o período de um começa o do outro.
v  João 16.7 diz: Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
v  Tinha que termina o período do Ministério de Cristo para começar o período do ministério do Espírito Santo.
v  Jesus é a forma visível do Deus invisível.
·         Jesus foi enviado a terra com uma missão e o Espírito Santo é enviado a terra com outra missão.
Ø  Jesus é a revelação de Deus para o mundo
Ø  O Espírito Santo é a revelação de Deus para a igreja.
Ø  Sem Jesus o mundo não conhece o Pai.
Ø  Sem o Espírito Santo a igreja não conhece o Pai.
Ø  João 3.17 diz: Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Ø  Não há salvação sem Jesus
v  João 1.12: Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
Ø  Não se pode ser salvo sem o nome de Jesus
v  Não tem como entrar no céu sem passar pela porta.
v  Jesus é a salvação para o perdido
v  Só vai encontrar salvação através de Jesus
v  Jesus é a revelação de Deus para o não crente.
v  Jesus veio para os doentes
v  Jesus veio para os doentes.
Ø  O Espirito Santo tem uma missão diferente, veja o João 14.17: O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
v  Perceba o que o texto diz: O Espírito de verdade que o mundo não poder receber...
v  Jesus veio para o mundo, já o mundo não pode ter o Espírito Santo.
v  E por que? Para obter o Espírito Santo é através da pessoa de Cristo. Esta pessoa primeiro tem que entregar sua vida a Cristo.
·         QUEM TEM O ESPÍRITO SANTO E COMO SE RECEBE O ESPÍRITO SANTO?
Ø  Vejamos Gl 4.5-6: A fim de redimir os que estavam sob a lei, para que recebêssemos a adoção de filhos. E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho aos seus corações, o qual clama: "Aba, Pai".
Ø  Como o Espírito Santo vem a uma pessoa?
v  De forma automática a adoção. Todo que é filho tem o Espírito Santo
v  Rm 8.14: Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.
v  Como se torna filho? O ditado popular diz que todos são filhos de Deus. O que a bíblia diz? Veja Jo 1.12: Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
v  A partir do momento que você recebe Jesus, na mesma hora você recebe o poder de ser feito filho de Deus.
v  Na hora em que você tem o poder de ser filho de Deus você recebe o Espírito Santo sem você orar, sem você buscar, sem você subir o monte, Ele vem sobre você.
v  Isso não acontece na carne e nem na alma é no seu Espírito.
v  Esta pessoa estava morta espiritualmente e seu Espírito reviveu e agora esta apita para receber o trono e o dono do trono que é o Espírito Santo.
v  Neste exato momento o Espírito Santo esta morando no seu espírito.
v  É do seu interior que flui rios de aguas vivas.
v  O Espirito Santo Ele não vem do céu, Ele se manifesta de dentro.
Ø  Onde o Espírito Santo está agora?
v  No nosso espirito.
v  Por que ele veio até nós? Porque nos tornamos filhos.
v  Não é porque fomos no monte, mas porque somos filhos.
v  Não é porque você jejuou, mas porque você é filho.
v  Não é porque você pagou um preço, mas porque você é filho.
v  Repare mais uma vez o que Paulo diz aos gálatas no capítulo 4.6.
v  Então não existe um autêntico crente sem a pessoa do Espírito Santo.
·         O PROBLEMA É ENTENDER QUAL A FUNCIONALIDADE DELE.
Ø  A pessoa do Espírito Santo constrói algo totalmente diferente do poder do Espirito Santo
Ø  Qual a maior evidencia que uma pessoa tem o Espírito Santo?
v  Ouvimos a vida inteira que era dons, falar em línguas e etc.
v  A maior evidencia que o Espírito Santo está dentro de alguém são os frutos.
v  Mateus 7.20: Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.
v  Qual a diferença de fruto para obras: Obras é tudo que eu faço para Deus e fruto é tudo que Deus faz em mim.
v  A obra é realizada e o fruto é produzido.
v  A obra eu faço, o fruto Deus produz
v  Fruto não é obra, fruto é performance invisível.
v  Fruto é aquilo que você é quando só Deus está olhando
v  Fruto é aquilo que você é quando só o seu cônjuge sabe e as vezes não sabe.
v  Fruto não é performance, fruto é caráter.  
v  Obras é performance.
v  Fruto é caráter e obras é reputação
v  Fruto é caráter, aquilo que Deus diz de mim, obras, reputação é aquilo que os homens dirão de mim.
Ø  A pessoa do Espírito produz uma coisa e o poder do Espírito produz outra coisa.
v  Eu recebo o Espírito de forma automática e Ele tem apenas uma missão: Rm 8.29 diz Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
v  A missão do Espirito Santo como pessoa é gerar Jesus dentro de você.
v  Ele quer fazer você parecido com Jesus
v  Ele quer transforma o seu caráter no caráter de Cristo.
v  A medida que o Espírito Santo vai tendo total controle sobre você, você vai se parecendo cada dia mais com Jesus.
v  Antes você tinha personalidade adâmicas e quando você recebe Jesus você tem uma nova personalidade.
v  Paulo diz aos gálatas 5.22-23: Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Contra estas coisas não há lei.
v  Repare que Paulo chama de fruto.
v  São 9 os frutos.
Ø  Pergunto: Você briga muito? Você xinga muito? Você se rebela?
Ø  Você pode fazer fogo cair do céu, sem fruto é só dom.
Ø  Deus quer você e não o seu dom.
Ø  Deus tem tudo de melhor lá no céu.
v  Ninguém canta melhor que um anjo
v  Ninguém toca melhor que a banda do céu.
v  Ninguém prega melhor que o Espírito Santo
v  Deus não está preocupado com o que você faz para Ele, Ele quer você para Ele.
v  Deus quer você.
v  É gostoso trabalhar para Deus, porém é mais gostoso estar com Ele.
v  Todos que estão com Ele trabalha para Ele, mas nem todos que trabalham para Ele estão com Ele.
·         HÁ UMA DIFERENÇA ENTRE A PESSOA DO ESPÍRITO E PODER DO ESPIRITO
Ø  O poder do Espírito não vem automaticamente sobre você.
Ø  O poder é um produto do Espírito: Atos 1.8: Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós...
Ø  Atos 1.8: Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra.
v  O poder vem, depois que o Espírito Santo vem.
Ø  A pessoa do Espírito constrói a minha personalidade e o poder do Espírito constrói o meu ministério.
v  A pessoa do Espírito vem em mim, o poder do Espirito estar sobre mim.
v  Primeiro vem a Pessoa do Espírito Santo, depois vem o poder do Espírito Santo.
v  A Pessoa me faz ser, o poder me faz ter.
v  A Pessoa do Espirito está no espírito, e o poder do Espírito esta na carne.
v  A evidencia da Pessoa em nós são os frutos, a evidencia do poder em nós são dons.
v  A Pessoa do Espirito constrói nove frutos, o poder do Espírito constrói nove dons.
v  A Pessoa do Espírito Santo vem automaticamente, o poder do Espírito tem que pagar o preço.
Ø  Toda salvação vem acompanhado de uma missão
v  Você foi salvo para uma missão e não por uma missão
v  As obras não me levam para o céu, mas eu levo as obras para o céu.
v  Ef 1.4 diz: Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;
v  Nós não seremos salvos porque somos santos, nós somos santos se somos salvos.
v  Tem gente que diz vamos ser santo para ser salvo, mas você é santo se for salvo.
v  Santidade é obra e a obra vem depois da graça e nunca antes.
v  A obra vem depois da graça e a graça produz o senso de obras.
v  Toda salvação é seguida de uma missão
v  Jesus disse: Eu vos escolhi para dar fruto, sou salvo para as obras e sou eleito para ser santo.
v  As obras provam que eu fui salvo
v  O papel de desempenhar as obras para o qual eu fui salvo é do poder do Espirito Santo
v  O Espírito Santo é uma pessoa que confere capacidade de que confere poder.
v  Sem poder você não desempenha nada, não tem obras.
v  Deus nunca deu algo a alguém sem antes dar a ela quatro coisas.
a.      Experiência
ü  A primeira coisa que Noé recebeu de Deus foi uma experiência
ü  A primeira coisa que Abraão recebeu de Deus foi uma experiência
ü  A primeira coisa que Moises recebeu de Deus foi uma experiência
ü  Deus não confere nada a ninguém sem antes lhe dar uma experiência
ü  O que é uma experiência? É uma situação inexplicável entre você e Deus.
b.      Revelação
ü  Deus se revela a quem Ele deu a experiência
c.       Instrução
ü  Toda revelação é seguida por uma instrução
ü  Deus falou com Noé e depois Deus deu a instrução de fazer a arca.
ü  Abraão ouviu a voz de Deus e depois teve a instrução, saia de sua terra para terra que eu te mostrarei
ü  Deus falou com Moises no monte Sinai e depois teve a instrução de ir até o Egito libertar o povo hebreu.
d.      O poder de desempenhar a instrução
ü  O poder é a capacidade chamada de dons
ü  Curar enfermos, expulsar demônios, ressuscitar os mortos é só parte da revelação de Deus nas nossas vidas.
ü  Eu recebo o Espírito Santo e o poder do Espírito é para desempenhar algo no ministério.
ü  Ninguém recebe poder para sair do culto e dizer que cultão cara!
ü  Quando recebemos muito de Deus é para fazer a diferença na sua vida e na vida de alguém.
ü  Não existe poder para ser nada.
ü  O poder é um serviço
v  O Espírito Santo esta no meu espirito e o poder do Espírito esta na minha carne.
a.      Atos 2.17: E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos...
v  Em Lucas 24.49 diz: E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder...
a.      A palavra vestir significa colocar uma roupa sobre a pele
b.      Você já tem a pele, agora é ser revestido de poder para se tornar algo.
c.       Eu sou cristão por causa do Espirito, eu tenho um chamado por causa do poder do Espírito.
v  O poder é que ativa o dom que há em mim
a.      Paulo disse a Timóteo não despreze o dom (poder) que há em ti, que lhe foi dado com imposição de mãos... 1Tm 4.14
b.      Uma pessoa pode ter o Espírito Santo e não desperta o dom que há nele.
c.       Veja 2Tm 1.6: Por cujo motivo te lembro que despertes o dom de Deus que existe em ti pela imposição das minhas mãos.
d.       Perceba que existem pessoas com dons desligados.
v  Onde mora o Espirito Santo? No espirito. E onde mora o Poder? Na fraqueza.
a.      Em Mateus 26.41 diz: Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca...
b.      Veja tambem 2 Co 12.9a: Mas ele me disse: "Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza...
c.       Quanto mais fraqueza eu tiver, mais espaço para poder tem.
d.      O problema é você entender fraqueza como pecado.
ü  A palavra fraqueza em 2Co 12.9 não é pecado, é debilidade de capacidade.
ü  Esta se tratando de uma pessoa sem talento nenhum
ü  É uma pessoa que esta lenta
ü  Quando Paulo disse vou me gloriar nas minhas fraquezas, ele não esta dizendo vou me gloriar nos meus pecados, mas naquilo que sou incapaz de produzir.
ü  O poder do Espírito mora na minha incapacidade de talento e produção.
ü  Quanto mais incapaz você for, mais poder vai se manifestar em nós.
ü  Em 2 Co 3.5,6 diz: Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus; O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.

ü  Paulo está dizendo em 2Co 3.5,6 que eu sou incapaz de ter fruto, mas o Espírito Santo produziu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário