sexta-feira, 3 de julho de 2020

O ESCÂNDALO DA CRUZ


TEXTO: Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus... 1 Coríntios 1:18
INTRODUÇÃO: O que o apostolo Paulo está descrevendo aqui?
I.                    Que pregação é esta chamada pregação da cruz?
II.                  A mensagem da cruz, é a mensagem mais escandalosa do evangelho.
III.                Não existe uma pregação tão escandalosa quanto a pregação do evangelho da cruz.
IV.                Não há outro caminho para salvação a não ser pela cruz de Cristo.
V.                  Jesus em João 14.6: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por Mim...
a.       Repare que Jesus não disse ninguém vai ao Pai, Ele diz, ninguém vem ao Pai, senão for por Mim.
b.      O único caminho para o Pai é através de seu filho Jesus Cristo.
c.       O único caminho para o céu é através de Jesus Cristo.
d.      O único caminho para salvação é através de Jesus Cristo.
EXORDIA: Precisamos fazer a seguinte pergunta: Quem é Jesus?
I.                    Você tem esta pessoa de Jesus no seu coração?
II.                  Podemos exemplificar isso!
a.       A história de um pregador no avião e uma mulher que se assentou a cadeira ao seu lado.
b.      A boca fala do que o coração esta cheio.
c.       Você consegue falar de Jesus cinco minutos para mim?
d.      A boca só fala do que esta cheio o seu coração.
III.                Quem é Jesus?
a.       Não estamos falando do Jesus histórico.
b.      Nós estamos falando do Jesus que te salvou.
c.       Quando você vai para o Jesus histórico, a sua mente tem conhecimento de Jesus, mas o seu coração esta cheio de Jesus?
IV.                Quem é Jesus para você?
a.       A bíblia sagrada diz que Ele é santo, justo, Deus que se fez carne, o único que nasceu neste mundo sem pecado, ele se fez pecado, mas não com os seu pecados, Ele se fez pecado com o meu pecado, Deus colocou no corpo de Jesus todo o meu pecado.
b.      Quando você vem a Jesus, Deus não leva mais em consideração o seu pecado.
c.       Deus não examina mais você, Deus examina Jesus.
d.      Ele não ver mais você, Ele ver Jesus.
TRANSIÇÃO: Vamos explicar isso!
I.                    No velho testamento de acordo com Hebreus capitulo 10 verso primeiro em diante, também de acordo com hebreus capitulo 8 e verso primeiro em diante, também hebreus capitulo 5 verso primeiro em diante, também de acordo com Gálatas capítulo 3 inteiro, também de acordo com Gálatas capitulo 4 inteiro, no velho testamento, uma vez por ano existia uma festa chamada Yom Kipur.
a.       O que significa Yom Kipur? Dia do perdão.
b.      Como funciona? Todo judeu tinha que ter um cordeiro com um ano de idade.
c.       Esse cordeiro não pode ter defeito.
d.      Esse cordeiro de um ano chegava na festa, são 7 dias de perdão.
e.      Na festa um homem com uma estola bonita e o peitoral todo de ouro e 12 pedras, este homem é chamado sumo sacerdote, sua função.
f.        Eles pegavam este cordeiro da mão do pecador traziam e o colocavam em cima da tampa da arca da aliança chamada de propiciatório.
g.       Ali em cima da tampa o sumo sacerdote cortava o pescoço do cordeiro e aspergia o seu sangue, enquanto o sangue escorre, o pecador confessava todos os seus pecados.
h.      Eles faziam isso durante uma semana.
i.         Porem a bíblia diz que estes pecados não eram perdoados.
j.        Era como se você desse uma promissória para Deus.
k.       É como se o pecador dissesse para Deus: Senhor põe na conta mais um ano de pecado.
II.                  A bíblia diz que os pecados eram encobertos e não perdoados.
a.       Sem derramamento de sangue não tem remissão de pecados e em pecado ninguém verá a Deus.
b.      Por que tem que haver derramamento de sangue? Porque Adão caiu. Adão pecou.
c.       E o pecado entrou na corrente sanguínea do ser humano e ele vem de geração em geração até chegar em você pelo sangue.
d.      Quando se derrama o sangue pelo pecador, aquele vírus chamado pecado sai, o sangue é trocado.
e.       Hebreus 10 verso primeiro em diante.
f.        A tampa da arca ficava toda molhada com o sangue daquele cordeiro e o sacerdote não examinava o pecador, ele examinava o cordeiro.
g.      O cordeiro é que tinha que ser perfeito.
h.      Aquele cordeiro representava o derramamento de sangue pelo pecador.
i.         O grande problema é que este derramamento de sangue não resolvia, porque todos os anos deveriam confessar os mesmos pecados.
j.        Veja o que diz hebreus 10.
k.       Aquilo não era realidade, aquilo era o símbolo do que iria acontecer na cruz.
l.         Aquele cordeiro perfeito que o sacerdote examinava não podia perdoar pecados, então todos os anos a sua lista da dívida com Deus aumentava, a sua lista de  pecados com Deus aumentava.
m.    Era como se você dissesse para Deus põe na conta mais um ano.
n.      É neste contexto que o apostolo Paulo disse que Jesus pegou a sua dívida, a sua lista de pecados e rasgou ela e disse agora esta pago.
o.      Colossenses 2:14 diz: Em Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.
p.      Hebreus 10.5-12 diz: Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, Mas corpo me preparaste; Holocaustos e oblações pelo pecado não te agradaram. Então disse: Eis aqui venho(No princípio do livro está escrito de mim),Para fazer, ó Deus, a tua vontade. Como acima diz: Sacrifício e oferta, e holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem te agradaram (os quais se oferecem segundo a lei). Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo. Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez. E assim todo o sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar os pecados; Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus. Hebreus 10:5-12
q.      O verso de numero 12 diz que ele se assentou!
Ø  Quando o sacerdote oferecia sacrifício pelos pecados, ele não se assentava, oferecia um a um de pé, Jesus porem se assentou.
Ø  Jesus ofereceu um único sacrifício, o seu corpo.
r.        Jesus não somente levou nossos pecados sobre a cruz (IPe 2.24), mas também levou a lei e a encravou na cruz.
s.       A lei que era contra nós, porque era impossível que nós a cumpríssemos, foi também crucificada. Agora, estamos debaixo da graça, e não da lei.
t.        João 1 verso 29 diz: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
III.                Agora quando Deus olha para você, Ele pergunta: Onde está o seu cordeiro?
·         Por isso que ninguém é aceito por Deus se não estiver coberto e vestido com o cordeiro.
·         Vamos ilustrar isso:
Ø  Um certo fazendeiro tinha duas ovelhas que estavam prenhas. Elas ganham no mesmo dia e mesma hora. Uma dar a luz e morre e a outra dar a luz e o filhote morre. Agora ele tem mãe sem filho e filho sem mãe. Ele pega o corpo da mãe morta e joga no pasto e pega também o filhote morto e joga no pasto. O fazendeiro então pega a ovelhinha viva e dar mãe viva. Tem jeito de filho, cara de filho, idade de filho, mas não é filho. Porem a mãe não sabe. Então o fazendeiro pega a ovelhinha e coloca junto da mãe que perdeu o filho. A ovelhinha já vai buscando a teta. Porém o fazendeiro se esquece que só tem uma maneira de o filho ser reconhecido, pelo cheiro. Aquela ovelhinha que tem jeito de filho, cara de filho, idade de filho, mas não tem a marca do filho e ela ver que não é filho. Ela então tira aquela ovelha. Agora o fazendeiro tem um problema, esta ovelha vai morrer de fome porque ela não tem mãe. O fazendeiro então se lembra que lá no pastor tem o corpo da outra ovelhinha morta. Ele então tira a pele daquela ovelha e veste a ovelha viva e leva de volta para a mãe. Veja que não é filho, mas tem jeito de filho, cara de filho, idade de filho e agora cheiro de filho. Veja que aquela ovelha não é aceita pela mãe porque é filho, mas porque alguém deu a vida.
·         Quando você chegar diante de Deus, Ele não vai te pergunta nada, Ele vai querer ver Jesus.
Ø  Se você estiver coberto com o sangue de Cristo, se estiver coberto com o corpo de Cristo você será aceito.
Ø  Ninguém pode chegar diante de Deus sem Jesus
Ø  Por isso que ninguém é salvo pelas obras.
·         Quem Deus examina na sua salvação não é você!
Ø  Veja Isaias 53.1-11: Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR? Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido. E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca. Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão. Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniquidades deles levará sobre si.
Ø  Por mais que você seja uma pessoa boa de coração, se você não tiver o cordeiro, você não entra no céu.
Ø  Ele é a oferta pelo seu pecado.
Ø  Você não pode ser salvo sem o seu cordeiro.
Ø  Jesus é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
·         A cruz foi o altar deste sacrifício. Ela significa três coisas ao mesmo tempo:
Ø  Primeiro: quão depravado mal e caído eu sou.
ü  A violência da cruz mostra a violência dos meus atos de pecados contra Jesus.
ü  Por isso Davi disse contra ti somente contra ti pequei.
ü  As chicotadas eram para ser em mim, aquela cruz seria para mim.
ü  Quando o povo gritou e crucifica Jesus, não foi o diabo na boca do povo, foi o Espirito Santo.
ü  Quando o povo gritou solte Barrabás e crucifica Jesus é como se eles estivessem dizendo solte Mauricio e crucifica Jesus.
ü  O Barrabas sou eu. O criminoso sou eu, o enganador era eu, e agora o Espírito Santo suscita a multidão dizendo tira o Mauricio da cruz e põe Jesus na cruz.
ü  Era da vontade do Pai que Ele padecesse na cruz.
ü  Não foi o diabo que levou Jesus para cruz, não foi os romanos que levaram Jesus para cruz, não foram os judeus, foram os meus pecados.
ü  A cruz representa como eu sou mal.
ü  Como sem Jesus eu posso ser pior que o homem pode ser.
Ø  Segundo: A cruz representa como cruel é o meu pecado.
ü  O pecado, aquilo que você faz e não deveria fazer é o pior de todos os males da terra.
ü  O pecado é pior do que a morte.
ü  O pecado é pior do que o inferno
ü  O pecado é pior do que o diabo.
ü  O pecado é pior do que doença
ü  O pecado é pior do que passar fome e miséria.
ü  O pecado matou Deus
ü  Não há nada entre céu, terra e inferno pior que o pecado.
ü  O pecado é uma ferra que cresce em proporção que se alimenta.
ü  Ninguém venci o pecado pecando, você só venci o pecado parando.
ü  O pecado te leva mais longe do que você jamais quis ir. Você nunca quis ir tão longe.
ü  O pecado te mantem lá preso por mais tempo que você nunca quis ficar.
ü  O pecado custa mais caro do que você jamais imaginou pagar.
ü  O pecado é enganoso.
a.       Ele promete liberdade e paga com prisão
b.      Ele promete vida e paga com morte.
c.       Ele promete riqueza e te tira tudo.
d.      A coisa mais terrível do pecado é que ele é um vírus, ele vai direto no único que pode matar o pecado, a consciência, para que esse homem não veja o seu pecado.
e.      A primeira coisa que a cruz revela ao homem é que ele é mal e pecador e se ele não ver que ele é um pecador ele não procura remissão.
f.        Jesus veio para os doentes.
g.       Talvez ha pessoas que vão morrer esse ano ou esta semana, e quem é o seu cordeiro?
h.      Você vai se apresentar diante de Deus como sem um cordeiro?
i.         Lembra da historia de Jacó e Esaú?
ü  Como Jacó se vestiu de primogênito!
ü  Ele não foi aceito porque era primogênito, mas porque estava revestido de primogênito.
ü  Esta é uma história da cruz.
ü  Você não será aceito porque é um Mauricio, o Pai vai olhar para você e vai ver que você tem a marca da cruz. Você tem Jesus na sua vida, esta revestido de cordeiro.
ü  O pecado é cruel, por isso que o sofrimento de Jesus foi cruel.
ü  Ele sofreu porque o pecado é terrível.
Ø  Terceiro: A cruz revela quão imenso é o amor de Deus.
ü  Apesar de toda violência causada em Jesus
ü  Não foram os romanos que colocaram Jesus na cruz, foi o meu pecado, foi o pai.
ü  Por que o Pai o colocou na cruz?
a.       O pai pôs nele a enfermidade
b.      O Pai o moeu
c.       E por que o Pai o fez isso?
d.      Porque era em mim.
e.      Se Jesus não sofresse a dura punição do Pai, eu sofreria.
f.        João 3.16 diz: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
g.       Tudo que Jesus fez, Ele fez em meu lugar. Ele foi o meu substituto na cruz.
h.      Ele se fez pecado em meu lugar, ele foi ao inferno para eu não ir, Ele subiu ao céu para eu subir.
i.         A cruz representa a maior demonstração de Deus para raça humana.
ü  A cruz representa como eu sou mal, como o pecado é mal e como Deus é amoroso.
ü  Jesus morreu por todos.
a.       Em Lucas 19.10 diz: Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.
b.      Em João 1.29: Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo...
c.       Veja também João 3.16: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
d.      Em João 4.42 diz:  E diziam à mulher: Já não é pelo teu dito que nós cremos; porque nós mesmos o temos ouvido, e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo.
e.      Vejamos também 1 Timóteo 4.10: Porque para isto trabalhamos e somos injuriados, pois esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis.
f.        O que eu preciso para ser salvo? Ser eleito? Não. Você precisa crer em Jesus. Você precisa receber Jesus.
g.       Esta escrito: E todo aquele que nEle crer será salvo.
h.      Em hebreus 2.9 diz: Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.
i.         Também em Romanos 5.6 diz: Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.
j.        Veja Romanos 5.18: Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.
k.       Em 2 Coríntios 5.14-15:  Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.
l.         Esta escrito 1 João 2.2: E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.
·         O que você precisa fazer para ser salvo? Ter o seu cordeiro.
Ø  Todo homem na face da terra precisa verbalizar com sua boca Senhor Jesus eu ter recebo na minha vida como meu Senhor e Salvador.
Ø  Por isso que a salvação não pode ser pelas obras.
Ø  Você não pode comprar o sumo sacerdote, você precisa ter o seu cordeiro.
Ø  Tem gente que diz: Mas eu sou bom, então você esta comprando sua salvação. Ela não pode ser paga. Você precisa ter Cristo na sua vida.
CONCLUSÃO:
Você precisa se manifestar e verbalizar com a sua boca e confessar a Cristo como o seu Senhor e Salvador. A mensagem da cruz é a única mensagem que traz você da morte para a vida. Vir para a cruz significa vir para Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário