quinta-feira, 22 de julho de 2021

ORAÇÃO QUE DEUS RESPONDE

TEXTO: Coloquei sentinelas em seus muros, ó Jerusalém; jamais descansarão, dia e noite. Vocês que clamam pelo Senhor, não se entreguem ao repouso, e não lhe concedam descanso até que ele estabeleça Jerusalém e faça dela o louvor da terra.

Ó Jerusalém, sobre os teus muros pus guardas, que todo o dia e toda a noite jamais se calarão; ó vós, os que fazeis lembrar ao Senhor, não haja descanso em vós,
Nem deis a ele descanso, até que confirme, e até que ponha a Jerusalém por louvor na
terra... Isaías 62:6,7

INTRODUÇÃO: Como devemos orar? Qual é a oração certa por um avivamento.

É evidente que nós temos neste texto uma promessa para Israel, mas nós estamos aprendendo sobre modelo de oração que funciona, nós temos aqui o modelo de oração bíblica.

·         Estamos diante de um modelo de oração que funciona.

·         Existe três tipos de oração que provocam os céus.

·         Lembrando que oração é exatamente isto, provocar os céus.

Ø  O primeiro tipo de oração esta no verso 6: que todo o dia e toda a noite jamais se calarão.

v  O primeiro tipo de oração provocadora é a oração perseverante, clamar sem sessar.

v   A grande dificuldade da igreja não é orar de vez enquanto, é orar sempre.

v  O nosso grande problema é orar sem parar.

v  Oração é importunação. Orar sem parar. Orar sem esmorecer.

v  Jesus disse em Lucas 18.1: E contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer...

v  E como é que nós fazemos? Oramos um dia, outro dia, quando estamos com problemas e ai vai.

Ø  Segundo tipo de oração ainda no verso 6: Ó Jerusalém, sobre os teus muros pus guardas

v  Repare que Deus colocou guardas ou sentinelas nos muros.

v  Os guardas ou sentinelas tinham a finalidade de vigiar.

v  Aqui nós aprendemos que orar é também vigiar.

v  É esperar o inesperado.

v  É aguardar o já aguardado.

v  Orar é saber que será respondido.

v  Orar é ter expectativa.

v  Não existe oração sem expectativa da resposta.

v  Oração é aguardar ser atendido por Deus

v  Orar sem esperar a resposta é não orar.

Ø  O terceiro tipo de oração ainda no final verso 6 e início do verso 7: ó vós, os que fazeis lembrar ao Senhor, não haja descanso em vós, Nem deis a ele descanso...

v  O próprio Deus esta dizendo para não dar a Ele descanso.

v  O verso esta dizendo para que não haja descanso entre nós e não dar descanso ao Senhor.

v  Aqui nós aprendemos que Deus não gosta de crente silencioso.

v  Deus não gosta do nosso silencio para com Ele.

v  Deus realmente não gosta de ser tratado com indiferença.

v  Deus não gosta de lhe dar com crente que não ora.

v  Deus esta dizendo não me deem descanso.

v  Deus esta dizendo claramente “Me incomode”.

v  É para bater até a porta abrir, pedir até ser atendido e busque ate encontrar

·         Oração por avivamento é oração que lembra Deus por suas promessas de avivamento.

·         Muitas promessas sobre avivamento só se cumprirão se orarmos a vontade de Deus.

Ø  Romanos 8.26 diz que nós não sabemos orar como convém.

Ø  Em 1 João 5.14 diz: E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.

Ø  Por que nós não somos atendidos?

v  Porque não oramos ou porque orarmos errado.

Ø  Qual é a oração bíblica? Qual é a oração que Deus atende? Qual é a oração que o céus responde?

v  É a oração alinhada com a vontade de Deus.

Ø  Como eu terei certeza que eu acabei de orar e minha oração chegou aos céus?

v  O que é orar dentro da vontade de Deus? É orar aquilo que Deus já falou.

v  Você precisa aprender orar aquilo que sai da boca de Deus.

v  Aqui vamos entender o que Jesus disse que nem só de pão vivera o homem, mas o homem vive da boca de Deus, da palavra que Deus falou.

v  Você deve orar instigando Deus sobre o que Ele já falou.

v  Só tem uma coisa que prende Deus, só tem uma coisa que move Deus, só tem uma coisa que parar Deus, só tem uma coisa que estimula Deus, só tem uma coisa que Deus teme, o que Ele mesmo falou, Deus tem compromisso com a Sua palavra.

v  Deus vela pela sua palavra.

v  O trono de Deus firmado pela sua palavra.

v  A palavra de Deus sustenta o seu próprio legado.

v  Deus não pode passar por cima da sua palavra.

Ø  Como os profetas oravam? Como os reis oravam? Eles oravam o que saia da boca de Deus.

Ø  Isto se chama provocá-lo, instiga-lo, orar a vontade de Deus.

Ø  Vou lhe dar um exemplo: orar biblicamente falando é orar o que Deus já prometeu.

v  Deus prometeu livrar o povo de Israel do Egito, mas ainda assim eles tiveram que orar para serem livres.

v  Tem gente que diz: se Deus já vai dar, Ele sabe o que eu quero. Isso é incredulidade diante daquilo que Deus falou.

v  Quando eu ora sobre o que Deus prometeu, a minha mensagem para o céu é “eu creio no que o Senhor falou e eu oro por isso”.

v  Orar não é jogar a peteca pra Deus e dizer o que dia que tiver de acontecer vai acontecer.

v  Deus criou dois critérios: Um chamado fé o outro chamado oração.

a.   Na bíblia oração e fé nunca foram desapontados.

Ø  Deus pode fazer qualquer coisa por você sem você orar, mas Ele decidiu não fazer nada antes que você ore.

v  Esse é um critério de Deus e não nosso.

v  Deus não irar fazer nada, antes que você ore.

TRANSIÇÃO: Hoje eu não quero apenas pregar que você deve orar, eu quero lhe ensinar a orar.

·         Em Joel 2.28 diz que o Senhor prometeu que derramaria do seu Espírito sobre toda a carne, ainda assim em atos 2 eles tiveram que orar incessantemente para que o Espirito descesse.

·         Por isso nós temos muitas promessas de avivamento pelas quais devamos orar.

·         Vejamos novamente Isaias 62.6: Ó Jerusalém, sobre os teus muros pus guardas, que todo o dia e toda a noite jamais se calarão; ó vós, os que fazeis lembrar ao Senhor, não haja descanso em vós...

Ø  É fazer Deus se lembrar do que Ele falou.

·         Vejamos em 2 Crônicas 20.5-7: E pôs-se Jeosafá em pé na congregação de Judá e de Jerusalém, na casa do Senhor, diante do pátio novo. E disse: Ah! Senhor Deus de nossos pais, porventura não és tu Deus nos céus? Não és tu que dominas sobre todos os reinos das nações? Na tua mão há força e potência, e não há quem te possa resistir. Porventura, ó nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo Israel, e não a deste para sempre à descendência de Abraão, teu amigo?

Ø  Repare o que ele esta orando.

Ø  Onde foi que Jeosafá tirou isso? Da palavra de Deus.

Ø  Não é que Deus se esquece, somos nós que esquecemos de quem Deus é.

Ø  Veja que Jeosafá esta provocando Deus.

Ø  Você tem vários exemplos da bíblia que você pode orar.

Ø  A única oração que Deus parar para ouvir é aquela oração do conhecedor bíblico.

Ø  Tem gente que vai orar e vai falar mal das pessoas para Deus, a gente fala mal de nós para Deus e nós falamos mal de Deus para Deus.

Ø  Exemplo: Porque Senhor o senhor fez isso... aquilo... porque eu estou assim...

Ø  Quando você ora a palavra, aquilo que Deus é, Deus tem compromisso a cumprir, você esta provocando a própria palavra dEle.

Ø  Veja o texto que citamos de 2 Crônicas 20.5-7.

Ø  Nós precisamos aprender orar.

Ø  Todas as situações que você precisa que sejam atendidas em oração estão realizadas na bíblia.

v  Seja de cura, seja de milagres, seja de salvação, seja de prosperidade, seja de providencias, seja de livramento e etc.

v  Quem não ler bíblia, vai orar o que?

Ø  Vejamos continuando em 2 Crônicas 20.9: Se algum mal nos sobrevier, espada, juízo, peste, ou fome, nós nos apresentaremos diante desta casa e diante de ti, pois teu nome está nesta casa, e clamaremos a ti na nossa angústia, e tu nos ouvirás e livrarás.

v  Veja que o que Jeosafá esta fazendo não é um determinismo barato, cego e besta, ele ora de acordo com a palavra de Deus e fé.

v  É como se Deus olhasse para Jeosafá e dissesse assim: Ele sabe o que saiu da Minha boca. Ele sabe o que eu disse. Ele esta provocando a minha própria palavra.

v  É isso que João fala sobre orar a própria palavra de Deus.

·         Vejamos outro exemplo: Neemias 1.5: E disse: Ah! Senhor Deus dos céus, Deus grande e terrível! Que guarda a aliança e a benignidade para com aqueles que o amam e guardam os seus mandamentos;

Ø  Perceba que ele esta fazendo um desabafo.

Ø  Onde ele esta fazendo um desabafo?

Ø  Seguindo o texto verso 6: Estejam, pois, atentos os teus ouvidos e os teus olhos abertos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite...

v  Gente veja isso! Nós não sabemos orar ainda.

Ø  Agora vem a parte bíblica: pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; também eu e a casa de meu pai temos pecado...

Ø  Gente vocês estão vendo como orar?  Será que nós oramos assim?

Ø  Irmãos será que nós sabemos orar bíblia?

Ø  Esta é a única oração que Deus vai responder!

·         Quando fomos orar por avivamento precisamos usar promessas de Deus que estão na bíblia falando sobre avivamento.

Ø  Veja este texto de Is 32.15: Até que se derrame sobre nós o espírito lá do alto; então o deserto se tornará em campo fértil, e o campo fértil será reputado por um bosque.

Ø  É você dizendo: Senhor eu vou orar porque eu estou seco, como um deserto, frio, mas a tua palavra diz que se o teu Espirito vir sobre mim eu me tornarei um pomar e darei frutos.

Ø  Não existe um passe de mágica.

Ø  Tem crente indo ali ou aqui e faz isso ou aquilo para ver se resolve.

Ø  Sabe qual o problema das pessoas hoje: elas não querem pastores, elas querem um goro.

Ø  Elas tinham um goro no espiritismo, tinham um goro no catolicismo, tinham um goro ali, e quando veem para igreja elas um goro.  

Ø  Aprenda uma coisa, não existe goros. Não são os pastores que vão resolver seus problemas e mudar sua vida, é Deus é quem resolve nossos problemas e muda as nossas vidas.

Ø  O Deus que ouve o pastor também ouve você.

Ø  Isso se chama sacerdote universal.

Ø  Você não precisa de um homem para ser seu mediador, seu mediador é Cristo.

Ø  Vá direto a Deus em oração.

Ø  Aprenda: todos os nossos problemas são resultados da nossa falta de comunhão com Deus.

v  Se é obra do diabo, é falta de oração também.  

v  Se for macumba, é falta de oração também.

v  Se estou passando por provas, é resultado da minha falta de oração.

v  Porque Deus tem que me provar, porque tem coisas que eu sou reprovado, é falta de oração.

Ø  Oração é o instrumento que deus muda todas as esferas da nossa vida.

v  LEIAM PRA MIM: se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra... 2 Crônicas 7.14

Nenhum comentário:

Postar um comentário