Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma
brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que
isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado.
Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A
quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim... Isaías 6:1-8
INTRODUÇÃO: O profeta
Isaias conhecido como profeta palaciano esta enfrentando uma crise.
·
Esta crise não é pessoal e sim nacional.
Ø É uma
crise do país e da nação.
Ø Um
dos mais fortes lideres do povo, o rei Uzias, que reinou dos 16 anos, 52 anos
acabou de morrer.
Ø Esse
rei foi poderosíssimo.
v Constituiu
um dos mais fortes e aguerridos exércitos do reino de Judá.
v Suas
campanhas militares foram as das mais vitoriosas
v Reconquistou
para territórios de Judá, territórios que haviam sido tomados pelo inimigo.
v Respeitadíssimo
dentro e fora da nação.
v Era
um homem que dispôs em seu coração buscar a Deus e Deus o honrou e Deus o
exaltou.
v Esse
rei agora triste, deixa o trono vazio.
v Com
a morte do rei, parece que a nação vai entrar numa crise mais aguda.
TRANSIÇÃO: Vamos destacar
pelo menos cinco áreas desta crise:
1.
CRISE DA POLITICA INTERNA.
I.
O grande problema vem depois da morte de
Uzias.
·
Levantou-se homens perversos, terríveis como
Acaz, Manasses que desencaminhou uma nação para idolatria, feitiçaria, para criminalidade
e apostasia religiosa.
2.
CRISE DE POLITICA EXTERNA.
I.
Com a decadência da política interna se
levantam inimigos externos.
·
Levantou-se contra Judá Rezim rei da Síria
e Peca rei de Israel das tribos do Norte.
·
Judá começa a ficar oprimida e vai buscar
ajuda na Síria.
Ø Havia
um poderoso exército que está se levantando.
Ø Eles
se submetem politicamente a Síria
pagando pesados tributos.
Ø De
repetente a Síria também começa a atacar a Judá e Judá corre atrás do Egito
para buscar ajuda.
Ø O
pais vive na severidade do poderio estrangeiro.
Ø Não
bastasse a crise interna, agora a nação vive sobre o comando e o domínio do império
estrangeiro.
3.
CRISE ECONOMICA.
I.
Consequência da subserviência política do domínio
estrangeiro.
·
Com a crise alguns levam vantagens.
Ø Há
um achatamento social.
Ø A classe
média C e D entram quase num colapso.
Ø Quem
tem dinheiro se aproveita e se enrique ainda mais.
Ø O profeta
Isaias diz que chegou um ponto que os ricos da epoca compraram casa a casa e
campo a campo e se assentavam como únicos senhoras da terra.
Ø O poder
econômico se concentrava na mão de uma pequena minoria e a base da pirâmide se
alargava na pobreza.
4.
A CRISE MORAL.
I.
A crise foi tão severa que houve uma espécie
de inversão de valores.
·
Uma coisa é você perceber um povo que vai
perdendo seus absolutos
·
O povo foi perdendo seus referenciais.
·
Esse povo foi cedendo aqui e acolá.
·
Eles foram abraçando uma ética relativa e
situacional.
·
Eles começaram a tolerar o erro, a corrupção,
tolerando a violência, tolerando a maldade.
·
Outra coisa bem diferente e chegando ao
fundo do poço, da decadência moral, a ponto de ter inversão de valores.
Ø O profeta
Isaias denuncia isso.
Ø Eles
chamavam luz de trevas, amargo de doce.
Ø O certo
era chamado de errado e o errado era chamado de certo.
·
Como poderíamos fazer um diagnóstico de uma
sociedade assim.
Ø Onde
de repente se aplaude o vício e se escarnece da virtude.
Ø Zomba-se
da pureza e faz propaganda da impureza.
Ø Faz
piada da honra e exalta a degradação moral.
Ø Tudo
isso era a situação de Judá.
5.
A CRISE ESPIRITUAL.
I.
No capitulo primeiro Isaias diz que Judá está
vivendo uma crise tão terrível que ele compara a nação como um animal, um boi.
·
Isaias diz que conhece o seu dono.
·
Porém o povo de Deus não conhecia a Deus.
·
Isaias vai descrever o povo de Deus como alguém
chagado de uma enfermidade do alto da cabeça a ponta dos pés.
·
Ele descreve a nação como um homem doente
perto da morte.
·
Este é o retrato da crise da nação.
FRASE DE LIGAÇÃO: O que
fazer na hora da crise, para onde devemos olhar?
1.
NO DIA DA CRISE OLHE PARA CIMA E SAIBA QUE
DEUS ESTA NO TRONO.
I.
Nada pode nos trazer mais esperança em
saber que nosso Deus reina e governa a história.
·
Nada pega Deus de surpresa.
·
Deus não esta em apuros.
·
Deus não esta em dificuldades sem saber o
que fazer.
·
Nas horas mais convulsivas da historia o
nosso Deus continua no trono e reina.
2.
O DEUS QUE ESTA NO TRONO É SANTO.
I.
O verso 2 diz: Serafins estavam por
cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas
cobriam os seus pés, e com duas voavam.
·
Na hora da crise há muitos que se afastam
de Deus.
·
Os servos e as servas de Deus buscam a casa
de Deus.
·
Observem que o texto faz menção dos
serafins.
Ø Eles
cobrem o rosto, eles cobrem os pés e com duas asas eles voam.
Ø Eles
não estão em silencio, eles estão adorando.
Ø O
que sai da boca dos serafins nos chamam atenção: Santo, santo e santo.
·
A atitude dos serafins nos faz refletir
como nós podemos adorar a Deus.
II.
No capítulo 5 de Isaias ele começa a
distribuir ais:
·
Verso 8:
Ai dos que ajuntam casa a casa
·
Verso 11: Ai dos que se levantam pela manhã, e seguem a
bebedice; e continuam até à noite, até que o vinho os esquente!
·
Verso 18: Ai dos que puxam a iniquidade com cordas de vaidade, e
o pecado com tirantes de carro!
·
No verso 20: Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem
das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!
·
No verso 21: Ai dos que são sábios a seus próprios olhos, e
prudentes diante de si mesmos!
·
No verso 22: Ai dos que são poderosos para beber vinho, e homens de
poder para misturar bebida forte;
·
Isaias vai distribuindo
ais para um e para outro até o momento que ele tem uma visão da santidade de
Deus.
Ø No
verso 5 do capitulo 6 Isaias diz ai de mim.
Ø É mais
fácil eu ver o pecado do irmão do que eu ver o meu pecado.
Ø Eu
só consigo ver o meu pecado quando estou diante da santidade de Deus.
Ø Não
dar para eu tecer elogios a mim mesmo quando estou diante daquele que é santo.
Ø Esta
expressão ai é a mesma expressão
usada para morte de um filho único.
Ø Este
ai esta falando de uma angustia, de um desespero e de uma dor profunda.
Ø Até
aonde eu tenho angustia por causa do meu pecado?
v Nós
precisamos lamentar pelos nossos pecados.
v Nossos
pecados precisam nos chocar.
v Quando
tivermos uma experiência real com Deus isso irá acontecer conosco.
v As
pessoas que mais choraram pelos seus pecados não são aquelas que mais pecavam e
sim são aqueles que estiveram mais pertos de Deus.
·
Isaias vivia condenando os outros, mas
descobre que também é impuro os teus lábios.
III.
Isaias tem uma visão da graça perdoadora de
Deus.
·
Vejamos o verso 6,7: Porém um dos
serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar
com uma tenaz; E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que
isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu
pecado.
·
A primeira
coisa que observamos aqui é que não somos nós que purificamos a nós mesmos.
·
Nenhum
de nós consegue resolver o nosso maior problema.
·
Não
são as nossas obras que resolve isso.
·
Não é
a nossa roupa, título, nome no rol, dizer que é crente ou qualquer outra coisa.
·
A esperança
é o nosso Deus.
3. OLHE PARA DENTRO E SAIBA QUE ÉS UM
PECADOR E OLHE PARA FORA E OUÇA O DESAFIO DE DEUS.
I.
Vejamos
o verso 8: Depois disto ouvi a voz do
Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu:
Eis-me aqui, envia-me a mim.
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