domingo, 19 de dezembro de 2021

NO DIA DA CRISE, PARA ONDE OLHAR

 

TEXTO: No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e a cauda do seu manto enchia o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos.

Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado. Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim... Isaías 6:1-8

INTRODUÇÃO: O profeta Isaias conhecido como profeta palaciano esta enfrentando uma crise.

·         Esta crise não é pessoal e sim nacional.

Ø  É uma crise do país e da nação.

Ø  Um dos mais fortes lideres do povo, o rei Uzias, que reinou dos 16 anos, 52 anos acabou de morrer.

Ø  Esse rei foi poderosíssimo.

v  Constituiu um dos mais fortes e aguerridos exércitos do reino de Judá.

v  Suas campanhas militares foram as das mais vitoriosas

v  Reconquistou para territórios de Judá, territórios que haviam sido tomados pelo inimigo.

v  Respeitadíssimo dentro e fora da nação.

v  Era um homem que dispôs em seu coração buscar a Deus e Deus o honrou e Deus o exaltou.

v  Esse rei agora triste, deixa o trono vazio.

v  Com a morte do rei, parece que a nação vai entrar numa crise mais aguda.

TRANSIÇÃO: Vamos destacar pelo menos cinco áreas desta crise:

1.    CRISE DA POLITICA INTERNA.

I.             O grande problema vem depois da morte de Uzias.

·         Levantou-se homens perversos, terríveis como Acaz, Manasses que desencaminhou uma nação para idolatria, feitiçaria, para criminalidade e apostasia religiosa.

2.    CRISE DE POLITICA EXTERNA.

I.             Com a decadência da política interna se levantam inimigos externos.

·         Levantou-se contra Judá Rezim rei da Síria e Peca rei de Israel das tribos do Norte.

·         Judá começa a ficar oprimida e vai buscar ajuda na Síria.

Ø  Havia um poderoso exército que está se levantando.

Ø  Eles se submetem  politicamente a Síria pagando pesados tributos.

Ø  De repetente a Síria também começa a atacar a Judá e Judá corre atrás do Egito para buscar ajuda.

Ø  O pais vive na severidade do poderio estrangeiro.

Ø  Não bastasse a crise interna, agora a nação vive sobre o comando e o domínio do império estrangeiro.

3.    CRISE ECONOMICA.

I.             Consequência da subserviência política do domínio estrangeiro.

·         Com a crise alguns levam vantagens.

Ø  Há um achatamento social.

Ø  A classe média C e D entram quase num colapso.

Ø  Quem tem dinheiro se aproveita e se enrique ainda mais.

Ø  O profeta Isaias diz que chegou um ponto que os ricos da epoca compraram casa a casa e campo a campo e se assentavam como únicos senhoras da terra.

Ø  O poder econômico se concentrava na mão de uma pequena minoria e a base da pirâmide se alargava na pobreza.

4.    A CRISE MORAL.

I.             A crise foi tão severa que houve uma espécie de inversão de valores.

·         Uma coisa é você perceber um povo que vai perdendo seus absolutos

·         O povo foi perdendo seus referenciais.

·         Esse povo foi cedendo aqui e acolá.

·         Eles foram abraçando uma ética relativa e situacional.

·         Eles começaram a tolerar o erro, a corrupção, tolerando a violência, tolerando a maldade.

·         Outra coisa bem diferente e chegando ao fundo do poço, da decadência moral, a ponto de ter inversão de valores.

Ø  O profeta Isaias denuncia isso.

Ø  Eles chamavam luz de trevas, amargo de doce.

Ø  O certo era chamado de errado e o errado era chamado de certo.

·         Como poderíamos fazer um diagnóstico de uma sociedade assim.

Ø  Onde de repente se aplaude o vício e se escarnece da virtude.

Ø  Zomba-se da pureza e faz propaganda da impureza.

Ø  Faz piada da honra e exalta a degradação moral.

Ø  Tudo isso era a situação de Judá.

5.    A CRISE ESPIRITUAL.

I.             No capitulo primeiro Isaias diz que Judá está vivendo uma crise tão terrível que ele compara a nação como um animal, um boi.

·         Isaias diz que conhece o seu dono.

·         Porém o povo de Deus não conhecia a Deus.

·         Isaias vai descrever o povo de Deus como alguém chagado de uma enfermidade do alto da cabeça a ponta dos pés.

·         Ele descreve a nação como um homem doente perto da morte.

·         Este é o retrato da crise da nação.

FRASE DE LIGAÇÃO: O que fazer na hora da crise, para onde devemos olhar?

1.    NO DIA DA CRISE OLHE PARA CIMA E SAIBA QUE DEUS ESTA NO TRONO.

I.             Nada pode nos trazer mais esperança em saber que nosso Deus reina e governa a história.

·         Nada pega Deus de surpresa.

·         Deus não esta em apuros.

·         Deus não esta em dificuldades sem saber o que fazer.

·         Nas horas mais convulsivas da historia o nosso Deus continua no trono e reina.

2.    O DEUS QUE ESTA NO TRONO É SANTO.

I.             O verso 2 diz: Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam.

·         Na hora da crise há muitos que se afastam de Deus.

·         Os servos e as servas de Deus buscam a casa de Deus.

·         Observem que o texto faz menção dos serafins.

Ø  Eles cobrem o rosto, eles cobrem os pés e com duas asas eles voam.

Ø  Eles não estão em silencio, eles estão adorando.

Ø  O que sai da boca dos serafins nos chamam atenção: Santo, santo e santo.

·         A atitude dos serafins nos faz refletir como nós podemos adorar a Deus.

II.            No capítulo 5 de Isaias ele começa a distribuir ais:

·         Verso 8: Ai dos que ajuntam casa a casa

·         Verso 11: Ai dos que se levantam pela manhã, e seguem a bebedice; e continuam até à noite, até que o vinho os esquente!

·         Verso 18: Ai dos que puxam a iniquidade com cordas de vaidade, e o pecado com tirantes de carro!

·         No verso 20: Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!

·         No verso 21: Ai dos que são sábios a seus próprios olhos, e prudentes diante de si mesmos!

·         No verso 22: Ai dos que são poderosos para beber vinho, e homens de poder para misturar bebida forte;

·         Isaias vai distribuindo ais para um e para outro até o momento que ele tem uma visão da santidade de Deus.

Ø  No verso 5 do capitulo 6 Isaias diz ai de mim.

Ø  É mais fácil eu ver o pecado do irmão do que eu ver o meu pecado.

Ø  Eu só consigo ver o meu pecado quando estou diante da santidade de Deus.

Ø  Não dar para eu tecer elogios a mim mesmo quando estou diante daquele que é santo.

Ø  Esta expressão ai é a mesma expressão usada para morte de um filho único.

Ø  Este ai esta falando de uma angustia, de um desespero e de uma dor profunda.

Ø  Até aonde eu tenho angustia por causa do meu pecado?

v  Nós precisamos lamentar pelos nossos pecados.

v  Nossos pecados precisam nos chocar.

v  Quando tivermos uma experiência real com Deus isso irá acontecer conosco.

v  As pessoas que mais choraram pelos seus pecados não são aquelas que mais pecavam e sim são aqueles que estiveram mais pertos de Deus.

·         Isaias vivia condenando os outros, mas descobre que também é impuro os teus lábios.

III.          Isaias tem uma visão da graça perdoadora de Deus.

·         Vejamos o verso 6,7: Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado.

·         A primeira coisa que observamos aqui é que não somos nós que purificamos a nós mesmos.

·         Nenhum de nós consegue resolver o nosso maior problema.

·         Não são as nossas obras que resolve isso.

·         Não é a nossa roupa, título, nome no rol, dizer que é crente ou qualquer outra coisa.

·         A esperança é o nosso Deus.

3.    OLHE PARA DENTRO E SAIBA QUE ÉS UM PECADOR E OLHE PARA FORA E OUÇA O DESAFIO DE DEUS.

I.              Vejamos o verso 8: Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário