INTRODUÇÃO: Este texto é
uma caminhada de alegria e de lagrimas. Como via de grega é a caminhada da
vida. A história de Abraão é uma história empolgante.
·
Abraão morava em Ur dos Caldeus, a capital
da Caldeia.
Ø Era
uma grande cidade, uma capital.
Ø Porem
era uma cidade idolatra.
Ø A
família de Abraão adorava os deuses pagãos.
·
O pai de Abraão Terá teve três filhos:
Ø Naor,
Arã e Abraão
·
Naquela época os casamentos eram
consanguíneos.
Ø Abraão
casou-se com Sarai, nós chamamos de Sara.
Ø Sara
era filho do pai de Abraão.
Ø Sara
era meia irmã de Abraão
Ø Sara
era filha com outra mulher, não com a mesma mãe, mas com o mesmo pai.
·
A bíblia diz que em Ur dos Caldeus, o filho
Arã morreu.
Ø Ele
morre quando o pai Terá ainda era vivo.
Ø Abraão
sai então de Ur do sul da mesopotamia e vai morar em Arã no norte da
mesopotamia.
·
Deus disse então para Abraão sair do meio
da sua parentela.
Ø Gn
12:1 Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua
parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
Ø Abraão tinha nesta época a idade de 75
anos e Sarai tinha 65 anos de idade.
Ø Aos 75 anos de idade estamos pensando em
aposentadoria, em dependurar as chuteiras, em comprar uma cadeira de balanço,
em encerrar a carreira.
Ø Abraão aos 75 anos estava se convertendo,
estava começando, estava recebendo o maior desafio da sua vida.
Ø Aos 75 anos ele estava em pleno vigor,
engendrando planos, fazendo arrojadas caminhadas, aceitando os grandes desafios
de Deus.
Ø Não há hora, não há tempo, não há idade para
Deus chamar você.
Ø Desafiar você, começar um novo projeto com
você!
Ø Deus pode começar algo tremendo hoje aqui.
Ø Qual seria o seu pensamento em sair para lugar
que você não sabe onde é?
·
A bíblia informa que Sarai era estéril.
Ø Porem
logo na saída do meio dos parentes Deus disse a Abraão: Eu vou fazer de você
uma grande nação.
Ø Através
de Abraão Deus abençoaria todas as famílias da terra.
·
Os anos se passaram e Abraão estava fazendo
85 anos, 10 anos depois.
Ø Abraão
já tinha passado por muitas dificuldades.
Ø Muitas
coisas inesperadas já tinham acontecido na historia de Abraão.
ü Por
exemplo, quando Abraão desceu ao Egito em tempo de fome, ele disse que Sara era
sua irmã.
ü Eu
imagino que Sara devia ser uma mulher muito bonita, porque ela devia ter mais
de 65 anos quando desceu ao Egito.
ü E
a bíblia diz que Sara era extremamente formosa.
ü Era
uma mulher de parar o transito.
ü Nesse
sentido Abraão pensou que se ele falasse que esta mulher era sua mulher, eles
iriam mata-lo para ficar com ela.
ü Sara
foi parar no arem de faraó e por causa disso faraó acumulou Abraão de muitos
bens como ouro, prata, pedras preciosas, bois, ovelhas, servos e servas.
ü A
bíblia diz que por causa disso Deus trouxe maldição a casa de faraó. Deus pesou
sua mão sobre ele.
ü Faraó
descobriu a verdade, deu uma bronca em Abraão e expulsou Abraão do Egito.
ü Abraão
foi embora levando muitos bens, escravos e escravas.
ü Neste
tempo, agora Abraão estava com 85 anos.
·
Aos 85 anos Sara chama Abraão para
conversa.
Ø Ela
diz que ele esta velho e ela também, e o que Deus prometeu esta muito difícil
de se cumprir.
Ø Sara
diz que esta promessa não vai dar certo e ela é estéril.
Ø Sara
faz uma proposta de dar uma mãozinha para Deus.
ü Abraão
deveria pegar a escrava de Sara sua mulher, a egípcia e coabitar com ela e ter
um filho com ela.
Ø Aqui
percebemos que Abraão deixou de ser líder.
ü Ele
deixa a posição de liderar a sua mulher
ü Abraão
concordou com sua mulher e no erro dela.
Ø Nasceu
então Ismael, uma espécie de barriga de aluguel, bebe de proveta.
·
Os anos se passam e aos 99 anos de idade
Deus aparece para Abraão.
Ø Deus
diz: Eu vou cumprir minha promessa.
Ø O
herdeiro não iria ser Ismael, mas Isaque era o filho da promessa.
Ø Quando
Abraão tem 100 anos e Sara tem 90 anos, nasce o Isaque.
ü Imaginemos
a festa e a alegria.
·
A bíblia diz que depois que o menino
desmamou, e os estudiosos dizem que os meninos desmamam aos 3 anos de idade.
Ø Lembrando
que Ismael nasceu quando Abraão tinha 86 anos e o Isaque nasceu quando Abraão
tinha 100.
Ø Isso
quer dizer que Ismael tinha 17 anos quando Isaque tinha 3 anos.
Ø Em
nossa cultura nós nunca vimos alguém fazer uma grande festa quando um menino é
desmamado.
Ø Porem
lá naquela época eles fizeram uma grande festa.
Ø Sara
caminhando no meio dos convidados da festa acaba encontrando Ismael zombando de
forma ferrenha do menino de três.
Ø Aqui
nós temos um fator para pensar.
ü PRIMEIRO
VAMOS AO FATOR HISTORICO:
ü Tem
horas que a lagrima e a tristeza brota do meio da festa.
ü Há
um fato que azedou a festa.
ü Você
planejou um momento de celebração e de repente um fato acontece e estraga tudo.
ü O
Abraão que tira um tempo na sua agenda para celebrar agora enfrenta um drama.
ü Sara
fica tão nervosa e perde o equilíbrio que ela diz para Abraão rejeitar a
escrava.
ü Ela
diz que o filho da escrava não será herdeiro com o Isaque.
TRANSIÇÃO: Vamos observar
alguns pontos interessantes nesta passagem:
1.
OLHANDO PARA AGAR, A CRISE E A DOR DE SER
REJEITADA.
I.
Vejamos Gn 21:10: E disse a Abraão:
Ponha fora esta serva e o seu filho; porque o filho desta serva não herdará com
Isaque, meu filho.
·
Chamo
a sua atenção para três palavras:
Ø Primeira
palavra é Ponha para fora, outras versões rejeita.
ü Talvez
não há um sentimento humano mais doloroso do que o sentimento da rejeição.
ü Só
é rejeitado quem um dia foi prezado.
ü Só
é jogado fora quem um dia valeu para alguma coisa.
ü Só
é considerado inútil e descartável quem um dia foi útil e importante.
ü Quantas
pessoas machucadas na vida porque foram rejeitados.
ü A
rejeição desarticula a nossa saúde psicológica e acaba somatizando em nosso
corpo.
ü A
rejeição joga o ser humano no fundo da desvalorização.
Ø A
segunda palavra no texto é ponha fora esta.
ü Quando
a crise é tão grande que um ser é tratado como esta.
ü Esta
é um ser indefinido da história.
ü Agora
Agar não tem nome
ü Agora
Agar não tem valor
ü Agora
Agar não tem identidade.
ü Sara
diz ponha para fora esta escrava.
ü Veja
que Sara também diz ponha para fora esta escrava e o seu filho.
ü Ninguém
tem nome e ninguém tem identidade.
ü Ninguem
nesta descriação tem valor.
ü Quantos
se sentem assim, sem valor e sem dignidade.
Ø A
terceira palavra é serva ou escrava em outras traduções.
ü Sara
esta dizendo ponha para fora esta serva, ou seja, Escrava.
ü Uma
escrava não tem direito, não tem vez e não tem voz.
ü A escravidão
é uma das manchas mais tristes da história da humanidade.
ü E
agora não tem voz, agora Agar não tem vez, não tem oportunidade, não tem
defesa, não tem onde recorrer.
ü Ela
não pode se manifestar
ü Ela
não pode falar
ü Agar
não pode expressar o que senti
ü Agar
não pode opinar
ü Ela
tem que se conformar
ü Ela
não tem vez
ü Ela
não tem direitos
ü Ela
só tem o dever de ficar calada.
II.
Sara mostra claramente no verso 10 a razão
maior de sua atitude.
·
Veja a parte B do texto: porque o filho desta serva não herdará com Isaque, meu filho.
Ø No
ponto de vista humano o que esta regendo o coração de Sara aqui é o aspecto
herança.
Ø Quando
Isaque nasceu foi um golpe para Ismael porque Abraão era muito rico.
Ø Ismael
imaginava que seria ele o legado de toda riqueza, herança e espiritualidade.
Ø Quando
Isaque nasceu foi uma frustação a todos os projetos de Ismael.
Ø Agora
imagine comigo em nossa época se esse ainda é o motivo de brigas de muitas
famílias.
2.
A CRISE E A DOR PODEM DEIXAR SEM RUMO NA
VIDA.
I.
Veja o verso 14 do capitulo 10: Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e tomou pão
e um odre de água e os deu a Agar, pondo-os sobre o seu ombro; também lhe deu o
menino e despediu-a; e ela partiu, andando errante no deserto de Berseba.
II.
Vejamos algumas coisas:
·
Primeiro Agar saiu,
teve que ir embora.
Ø Ela não tem mais espaço.
Ø Ela não tem mais acolhida.
Ø Agar não tem mais teto.
Ø Não tem mais casa
Ø Não tem mais lar
Ø Não tem mais família
Ø Agar não tem herança.
Ø O que Agar tem é um pedaço de pão e um odre de agua para
fazer uma jornada no deserto e o que é isso.
ü Deserto não tem rio
ü Deserto não tem córrego
ü Deserto não tem fonte
ü Deserto não tem agua
ü Despedir esta mulher com um odre de agua e um pedaço de
pão é manda-la para morte.
·
A bíblia diz que Agar
anda errante pelo deserto.
Ø Andar errante é andar sem rumo.
Ø Andar sem norte
Ø Andar para lugar nenhum
Ø É o mesmo que você perguntar para onde você vai e você
responde eu estou errante.
Ø Quando você esta errante, cada passada que você dar, você
dar para o erro.
Ø Você anda para não chegar em lugar nenhum, você não tem
destino.
·
Andar errante é
gravíssimo, agora andar errante no deserto é pior ainda.
Ø O deserto de Berseba é um deserto inóspito.
Ø É um lugar em que não se pode viver.
Ø São areias escaldantes
Ø É um lugar cheio de pedregulhos.
Ø Tinha muitos rochedos
Ø Era uma sentença de morte.
3. A CRISE DE ESPERAR O QUE SÓ PODE FAZE-LA DESESPERAR.
I.
Vejamos os versos 15 e
16: E
consumida a água do odre, lançou o menino debaixo de uma das árvores. E foi assentar-se em frente, afastando-se à distância
de um tiro de arco; porque dizia: Que eu não veja morrer o menino. E
assentou-se em frente, e levantou a sua voz, e chorou.
·
Primeira coisa que
vemos aqui é o esgotamento dos recursos humanos para permanecer vivo.
Ø Quando você anda pelo deserto, o que você mais precisa é
de agua.
Ø Imagine esta mulher espremendo o couro do odre para tirar
a ultima gota de agua.
Ø Os pés poderiam esta inchados
Ø Poderiam estar esgotados fisicamente
Ø O calor escaldante
Ø O sol implacável
Ø As areias esbravejantes
Ø Um lugar onde não tem direção
Ø Era uma sentença de morte.
·
A bíblia diz que ela se
afastou do menino.
Ø Aquele local é a CTI.
Ø Ali é o lugar onde filho dela vai dar os últimos suspiros
e morrer.
Ø Este é o cenário final.
Ø Agar perdeu tudo.
ü Ela perdeu o lar
ü Ela perdeu o abrigo
ü Ela perdeu a família
ü Ela perdeu o nome
ü Ela perdeu o direito
ü Ela perdeu a liberdade
ü Ela perdeu o pão
ü Ela perdeu a agua
ü Ela perdeu o teto
ü Ela perdeu o sentido da vida
ü E agora ela vai perder o filho
4. A CRISE LEVA AGAR A NÃO ENCHERGAR A PRESENÇA DE DEUS.
I.
Veja o verso 17: E ouviu Deus
a voz do menino, e bradou o anjo de Deus a Agar desde os céus, e disse-lhe: Que
tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde
está.
·
Veja que Agar chora,
porem ela não ora.
Ø Chorar sem orar é o último degrau do desespero.
Ø Tem horas que nós estamos encurralados pela crise que nós
somente choramos.
ü Nós não esperamos mais nada
ü Não temos expectativa de mais nada
ü Não acreditamos em mais nada
ü Nós desistimos
ü Entregamos os pontos
ü Jogamos a toalha
Ø O vejo o cenário de Pedro na prisão de segurança máxima.
ü Estava só esperando terminar a festa para ser assassinado
pelo Herodes Agripa I.
ü Mais a bíblia diz que havia incessante oração por Pedro.
ü Diz a bíblia que o anjo entrou dentro da prisão de
segurança máxima e tirou Pedro de lá.
Ø Eu vejo a história do Sacerdote Eli, quando foi perguntar
para Samuel o que Deus falou.
ü Deus disse que a sua casa Eli vai ser dizimada, todos vão
morrer.
ü Eli cruzou os braços.
ü Eli aceitou pacificamente a derrota
ü Nós esperávamos de Eli outra atitude, que fosse para
oração.
Ø Veja a situação do Rei Ezequias, quando o profeta Isaias
disse para ele que iria morrer.
ü Ezequias foi para oração buscar a Deus.
·
A crise foi um processo
libertador na vida de Ismael.
Ø Agar foi expulsa de casa sem ter o seu nome citado.
Ø O que é um nome de uma pessoa? Sua identidade.
II.
Notemos no verso 17 a
expressão o anjo.
·
Aqui não esta dizendo
um anjo, esta dizendo o anjo.
·
Aqui neste texto é uma
teofania, o próprio Deus foi falar com Agar.
·
Repare a maneira como
Deus se dirigiu a mulher.
Ø Ele a chamou pelo nome.
Ø O que tens Agar?
Ø Se para Agar ela não tem nome na terra, para Deus ela tem
nome.
Ø Se ela não tem valor para uma família, para Deus ela tem
valor.
Ø Se ela não tem identidade na terra, para Deus ela tem
identidade.
Ø Aquele menino que estava morrendo, para Deus ele tem
valor.
Ø O que isso representa para nós?
ü Que quando você não tiver mais esperança e não tiver mais
jeito, Deus pode virar o jogo.
ü Deus pode mudar a sua história.
III.
Deus não nos trata
como rejeitados, como esse ou essa, ela nos trata pelo nome e com nossa
identidade.
IV.
Repare que Deus
faz uma pergunta para Agar?
·
O que tens Agar?
Ø Deus não esta precisando ser informado.
Ø Quem pergunta sabe o que esta acontecendo com ela.
Ø Deus quer que ela tenha a liberdade de falar.
ü Repare que lá atrás ela não tinha voz
ü La atrás ela não podia falar
ü La atrás ela era escrava não tinha direito.
ü Ela não podia la atrás abrir o seu coração.
Ø Deus aqui esta fazendo uma espécie de terapia com ela.
ü Deus
esta dizendo abri a tua boca e fale.
ü Diga
tudo que você esta sentindo.
ü Despesa
tudo que esta ai dentro.
ü É
Deus dizendo eu estou aqui e quero ouvir.
ü É
Deus dizendo para que Agar mostrar o que ela esta sentindo.
V.
O verso 17 ainda diz: Não temas, porque
Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde está.
·
Eu não sei qual era a voz do menino.
·
O texto não diz que o menino falou, gemeu
ou gritou.
·
A bíblia não faz menção, mas Deus escuta
até o silencio.
VI.
Deus ouvi a voz do menino e dar uma palavra
para mãe.
·
Veja o verso 18: Ergue-te, levanta o
menino e pega-lhe pela mão, porque dele farei uma grande nação.
Ø Deus
faz três afirmações para Agar.
a. Ergue-te... o
mesmo que toma uma posição, se mecha, tome providencias.
b. Levanta o menino....
tem horas que os pais precisam levantar os seus filhos.
c.
Pega-lhe
pela mão... tem hora que os pais precisam tomar
providencias e dizer aqui não, aqui ninguém põe a mão.
Ø A
igreja não pode ser omissa.
a. O pai
e a mãe precisa dizer aqui é meu filho e eu vou cuidar dele.
b. Aqui
o estado não vai intervir eu vou disciplinar ele.
c. Aqui
a ideologia não vai interferir
d. Aqui
a palavra de Deus vai prevalecer.
5.
DEUS MUDA TUDO NA CRISE, MESMO QUANDO
ESTAMOS FALIDOS.
I.
Vejamos o verso 19: E abriu-lhe Deus os
olhos, e viu um poço de água; e foi encher o odre de água, e deu de beber ao
menino.
·
Eu não sei se já existia aquele poço, e
também não sei se Deus abriu o poço na hora, a bíblia não diz.
·
Deus tem poder de fazer qualquer coisa.
Ø Deus
poderia abrir aquele poço na hora.
Ø Ele
abriu o mar vermelho
Ø Ele
fez agua sair da rocha
Ø Ele
fez manar cair do céu.
Ø Foi
Deus que abriu o rio Jordão
Ø Ele
faz uma estéreo mãe de filhos.
·
Quando você esta no fundo do poço, no fim
da linha, Ele faz milagres
·
Aquilo que parecia morte, tornou-se vida
II.
Deus mudou a historia do menino.
·
Veja o verso 20, 21: E era Deus com o
menino, que cresceu; e habitou no deserto, e foi flecheiro. E habitou no
deserto de Parã; e sua mãe tomou-lhe mulher da terra do Egito.
·
Veja o
que o texto diz: e era Deus com o menino...
CONCLUSÃO:
·
Você esta com medo da crise?
·
A situação esta complicado e o problema esta
grande?
·
O cenário é cinzento?
·
A morte esta rondando tua vida?
·
Entenda uma coisa, Deus esta no controle!
·
Deus já escreveu o seu ultimo capitulo.
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