domingo, 27 de fevereiro de 2022

AS BENÇÃOS OU A PRESENÇA DE DEUS

 TEXTO: Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu.

E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele.E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares... Gênesis 32:24-26

Disse mais o SENHOR a Moisés: Vai, sobe daqui, tu e o povo que fizeste subir da terra do Egito, à terra que jurei a Abraão, a Isaque, e a Jacó, dizendo: À tua descendência a darei.E enviarei um anjo adiante de ti, e lançarei fora os cananeus, e os amorreus, e os heteus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus,A uma terra que mana leite e mel; porque eu não subirei no meio de ti, porquanto és povo de dura cerviz, para que te não consuma eu no caminho... Êxodo 33:1-3

E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois tornava-se ao arraial; mas o seu servidor, o jovem Josué, filho de Num, nunca se apartava do meio da tenda.E Moisés disse ao Senhor: Eis que tu me dizes: Faze subir a este povo, porém não me fazes saber a quem hás de enviar comigo; e tu disseste: Conheço-te por teu nome, também achaste graça aos meus olhos.Agora, pois, se tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber o teu caminho, e conhecer-te-ei, para que ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é o teu povo.Disse pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar... Êxodo 33:11-14

INTRODUÇÃO: Nós estamos diante da história de dois homens de Deus, Jacó e Moises. Um deles estava em busca da bênção e o outro em busca da presença. O que seria mais importante para nós, as bênçãos de Deus ou a presença de Deus? O que é mais necessário?

·         Jacó era filho de Isaque e Rebeca, irmão gêmeo de Esaú e neto de Abraão. Sua história ocupa vinte e cinco capítulos do livro de Gênesis.

Ø  Ele é um dos três principais patriarcas do povo judeu, ao lado de seu pai, Isaque, e seu avô, Abraão.

Ø  Certamente a história de Jacó é uma das mais conhecidas da Bíblia. A descendência de Jacó deu origem as doze tribos de Israel.

Ø  A Bíblia conta que Jacó nasceu agarrado ao calcanhar (hebraico ‘aqeb) de seu irmão gêmeo mais velho, Esaú.

Ø  Daí, o nome “Jacó” vem do hebraico ya’aqob e significa “ele agarrava” ou “ele agarra”.

v  Devido a esse episódio e uma variação do substantivo hebraico que significa calcanhar, o nome Jacó é geralmente traduzido por “apanhador de calcanhar” ou “suplantador”, que é derivado de “dominar” ou “segurar pelo calcanhar”.

Ø  Jacó era um homem caseiro enquanto que Esaú gostava do campo e da caça.

Ø  No Oriente Antigo Próximo, o filho primogênito geralmente herdava no mínimo o dobro das posses do pai em relação aos outros irmãos. Além disso, ele também recebia uma série de privilégios, dentre os quais a posição de chefe social e religioso da família.

Ø  Aproveitando-se da fome de seu irmão Esaú que havia acaba de retornar do campo, Jacó comprou de Esaú o direito de primogenitura, e insistiu em um juramento considerado irrevogável.

Ø  Isaque, já idoso, comunicou que transmitiria sua benção patriarcal. Então ele pediu que Esaú preparasse para ele o seu prato favorito (Gênesis 27:1-46). Sabendo disso, Rebeca instruiu a Jacó sobre como ele deveria proceder para tomar aquela benção para si mesmo.

Ø  Se aproveitando da cegueira do pai, Jacó se passou por seu irmão Esaú e foi abençoado por Isaque. Quando Isaque e Esaú descobriram o que havia ocorrido, nada mais poderia ser feito. A benção sobre a vida de Jacó era irrevogável (Gênesis 27:37,38).

v  Então para fugir da ira de seu irmão, Jacó partiu para casa de seus parentes em Harã.

v  Jacó conhece Raquel filha de seu tio Labão e deseja se casar com ela, porem teria que trabalhar 7 anos.

v  O casamento ocorreu, mas Labão enganou Jacó. Recorrendo a um possível costume da região, Labão concedeu a Jacó sua filha mais velha, Lia (ou Léia), como esposa.

v  Jacó então fez outro acordo com Labão para que, finalmente, pudesse se casar com Raquel. Nesse novo acordo mais sete anos de trabalho foi exigido de Jacó.

·         Após longos anos trabalhando para seu sogro e fazendo seu rebanho prosperar, Jacó resolveu partir e retornar a Palestina.

·         Quando estava indo em direção ao encontro de seu irmão Esaú, passando pelo riacho de Jaboque.

Ø  A região do vau de Jaboque (local em um rio, cuja profundidade permite a passagem a pé.

Ø  A nascente do rio Jaboque está localizada ao sul de Gileade, região montanhosa que atualmente faz parte da Jordânia.

Ø  O Jaboque é um afluente do rio Jordão e desemboca neste, entre o mar da Galileia e o mar Morto. Seu curso tem aproximadamente 130 quilômetros.

Ø  Ali nesse lugar Jacó lutou com Deus.

Ø  Em Genesis 32:24-26 deixa claro que Jacó estava em busca da benção.

v  Perceba que desde a casa de seu pai Isaque, Jacó sempre esteve em busca das bênçãos.

v  Na casa de seu pai Isaque, Jacó queria a benção de seu pai, e agora ele quer a benção de Deus.

TRANSIÇÃO: No livro de Êxodo 32 nos traz a informação que o povo de Deus pecou contra Deus. Eles fizeram um bezerro de ouro.

·         Moises estava no monte, estava ausente. Ele se demorava a retorna.

·         O povo imagina que Moises não voltaria mais

Ø  O povo então deduz que Moises morreu.

Ø  Quem liderava o povo hebreu era Arão.

Ø  O povo então pede para Arão, nos der Deus.

v  Arão então diz em Êx 32.2-4: E Arão lhes disse: Arrancai os pendentes de ouro, que estão nas orelhas de vossas mulheres, e de vossos filhos, e de vossas filhas, e trazei-mos. Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro, que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão.
E ele os tomou das suas mãos, e trabalhou o ouro com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito... Êxodo 32:2-4

v  Aqui aprendemos que nós só podemos dar aquilo que temos!

v  Se você não tem Deus, você inventa Deus.

v  Por isso vemos falsa unção.

v  Falso poder

v  Falsa revelação

v  Falsa pregação

v  Falso milagre

v  Falso fogo

v  Só podemos dar aquilo que temos.

v  Quando não se tem, inventa.

v  Lembra do fogo estranho, era um fogo fabricado pelo homem.

·         Deus alerta Moises e ele desce do monte.

Ø  Vários vão morrer no arraial do povo hebreu.

·         Então disse Deus a Moises segundo Êx 33:1-3: Disse mais o SENHOR a Moisés: Vai, sobe daqui, tu e o povo que fizeste subir da terra do Egito, à terra que jurei a Abraão, a Isaque, e a Jacó, dizendo: À tua descendência a darei. E enviarei um anjo adiante de ti, e lançarei fora os cananeus, e os amorreus, e os heteus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus, A uma terra que mana leite e mel; porque eu não subirei no meio de ti, porquanto és povo de dura cerviz, para que te não consuma eu no caminho...

Ø  No verso 15 Moises diz ao Senhor: Então lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui...

FRASE DE LIGAÇÃO: O que é mais importante para nós, a benção ou a presença?

1.    QUAL A MAIOR NECESSIDADE DO HOMEM?

I.             A maior necessidade da igreja não é das bênçãos de Deus, é de Deus.

·         O Deus das bênçãos é melhor do que as bênçãos de Deus.

·         A igreja contemporânea mudou a sua ênfase.

·         A pregação moderna diz que o fim principal do homem é glorificar a Deus, mas o fim principal de Deus é glorificar o homem.

·         O evangelho moderno ensina que é Deus quem está a serviço do homem e não o homem a serviço de Deus. O foco mudou.

·         Não é mais Deus que é a medida e o fim de todas as coisas, mas o homem que é a medida de todas as coisas.

II.            Hoje o homem trocou Deus pelas dádivas de Deus.

·         As pessoas querem a salvação e não o salvador.

·         Querem os dons e não o doador.

·         Querem coisas e não Deus.

·         Querem o milagre e não o dono do milagre

·         Querem a benção e não o dono da benção.

III.          No passado, a presença de Deus era a coisa mais importante que o povo de Deus buscava.

·         Deus apareceu para Moisés no deserto numa sarça.

·         A glória de Deus se manifestou e Moisés caiu com o rosto em terra.

·         A presença de Deus revelou-se poderosa no Egito e quebrou o poder dos deuses e o orgulho de Faraó.

·         O povo foi liberto pelo sangue do Cordeiro e protegido pela presença de Deus na coluna de fogo e na coluna de nuvem.

·         A nuvem era o símbolo da presença de Deus.

·         A presença de Deus dava direção de dia e proteção à noite.

IV.          A maior tragédia do pecado é que ele afasta de nós a presença de Deus. 

2.    A GRANDE IMPORTANTANCIA DA PRESENÇA DE DEUS:

I.             Nossas vidas serão vazias, nossos cultos sem vida, nossas músicas sem unção e nossas mensagens mortas se Deus não estiver presente.

·         Sem a presença nós estamos desprotegidos.

·         Nós ficamos sem rumo

·         Nós ficamos sem sentido

·         Nossa vida será um fracasso.

·         Charles Radon Spurgeon dizia: Se a tua comunhão com Deus for fraca tudo em você será fraco.

CONCLUSÃO: Devamos amar a Deus e não as bênçãos de Deus. A presença de Deus trará até a nós muito mais do que somente as bênçãos. A presença de Deus fará toda a diferença.

domingo, 13 de fevereiro de 2022

AS PARABOLAS DAS COISAS PERDIDAS

TEXTO: E Chegavam-se a ele todos os publicanos e pecadores para o ouvir.
E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles. E ele lhes propôs esta parábola, dizendo:
Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e vai após a perdida até que venha a achá-la? E achando-a, a põe sobre os seus ombros, jubiloso; E, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? E achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida. Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende. E disse: Um certo homem tinha dois filhos; E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda. E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente. E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades. E foi, e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos, a apascentar porcos. E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada.
E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti;
Lucas 15:1-18

INTRODUÇÃO: O capitulo 15 de Lucas começa nos trazendo a informação que vieram a ter Jesus para ouvir lo os publicanos e pecadores. Isso gerou uma murmuração dos escribas e fariseus fazendo o seguinte questionamento: Por que este recebe pecadores e come com eles?

·         O capitulo então segue nos trazendo a informação que Jesus lhes propõe algumas parábolas:

Ø  Ele narra a parábola das 100 ovelhas.

Ø  A parábola da dracma perdida

Ø  A parábola do filho prodigo.

·         Por isso o capitulo 15 do evangelho de Lucas é chamado de o capitulo das coisas perdidas.

TRANSIÇÃO: Nós queremos extrair aqui algumas lições para nossas vidas:

1.    PARABOLA DAS 100 OVELHAS: VS 1-7

I.             O rebanho tem 100 ovelhas e uma se perdeu.

·         Aqui ela esta perdida do lado de dentro ou do lado de fora?

Ø  Ela está fora.

Ø  Geralmente quem esta fora sabe que estar perdido.

II.            Qual o papel do pastor (Igreja)?

·         Esperar que os pecadores venham de volta para igreja? Não.

·         O papel da igreja e ir até os pecadores, ou seja, ovelha perdida.

2.    PARABOLA DA DRACMA PERDIDA: VS 8-9

I.             A mulher tinha 10 dracmas e perdeu uma.

·         Dracma era uma moeda grega.

·         Era o mesmo valor equivalente ao denário, que era uma moeda romana.

·         Uma dracma ou denário equivalia a um dia de trabalho de um trabalhador.

II.            O verso 8 diz que a mulher acendeu uma candeia.

·         O verso continua dando a informação que ela varre a casa.

·         Isso sugere que enquanto não havia luz, ela não percebia que a casa estava suja.

·         A mulher limpa a casa para achar a dracma perdida.

III.          Dracma é um objeto inanimado, um dinheiro.

·         Aqui neste caso, objeto não tem consciência que estar perdido.

IV.          A pergunta que precisamos fazer: Onde ela esta perdida?

·         Dentro de casa.

APLICAÇÃO PRATICA DAS DUAS PARABOLAS: GENTE PERDIDA LA FORA E GENTE PERDIDA DO LADO DE DENTRO.

I.             A diferença é que quem esta perdido la fora esta consciente, quem esta perdido do lado de dentro não tem consciência que esta perdido.

II.            Tem muita gente la fora que reconhece que precisa mudar, e tem muita gente dentro da igreja que pensa que não precisa mudar.

III.          As duas parábolas esta falando de consciência e inconsciência.

·         Tem gente que pensa que pelo fato de estar dentro, acha que esta salvo, mas continua fazendo as mesmas coisas do mundo.

3.    PARABOLA DO FILHO PRODIGO: VS  11-32

I.             A terceira parábola apresentada por Jesus é conhecida como a parábola do filho prodigo.

·         Porém não é a parábola do filho prodigo, é a parábolas dos filhos pródigos.

Ø  O prodigo é conhecido como o filho que se perdeu do lado de fora.

Ø  Este filho que saiu de casa estava consciente.

Ø  Este filho sabe que esta perdido.

·         Porem nós temos o irmão dele, que nunca saiu, sempre esteve na casa.

Ø  Porem esse é prodigo também.

Ø  Veja os textos de Lucas 25-28: E o seu filho mais velho estava no campo; e quando veio, e chegou perto de casa, ouviu a música e as danças. E, chamando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo.
E ele lhe disse: Veio teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo. Mas ele se indignou, e não queria entrar.

Ø  Veja que o texto diz que ele se indignou...

ü  Isso mostra para nós que ele não consegue perdoar o irmão.

ü  Ele esta ressentido com o irmão

ü  Ele tem um problema com o irmão.

·         A palavra de Deus nos diz 1 João 3:15 diz: Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele.

Ø  Veja que este filho mais velho esta perdido também.

·         O grande problema é que este filho mais velho esta perdido dentro de casa, porem não tem consciência.

II.            A terceira parábola nos mostra quem esta fora e quem esta dentro, porem ambos estão perdidos.

·         O que esta fora tem consciência, porem o que esta dentro não tem consciência que esta perdido.

·         Precisamos resolver nossas diferenças.

·         Precisamos ir até o Pai.

·         Precisamos perdoar aqueles que nos ofenderam.

Ø  O perdão existe porque nós não somos perfeitos.

Ø  Não existe gente perfeita.

Ø  Não existe pastor perfeito.

Ø  Não existe igreja perfeita

Ø  Não existe família perfeita

Ø  Por isso existe o perdão.

III.          Observamos nos versos 20-24 e 31-32 que é necessário ter um encontro com o Pai e ouvi-lo.

·         Nós precisamos do Pai.

·         O Pai nos recebe

·         O Pai nos perdoa

·         O Pai nos quer com Ele.