domingo, 27 de fevereiro de 2022

AS BENÇÃOS OU A PRESENÇA DE DEUS

 TEXTO: Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu.

E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele.E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares... Gênesis 32:24-26

Disse mais o SENHOR a Moisés: Vai, sobe daqui, tu e o povo que fizeste subir da terra do Egito, à terra que jurei a Abraão, a Isaque, e a Jacó, dizendo: À tua descendência a darei.E enviarei um anjo adiante de ti, e lançarei fora os cananeus, e os amorreus, e os heteus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus,A uma terra que mana leite e mel; porque eu não subirei no meio de ti, porquanto és povo de dura cerviz, para que te não consuma eu no caminho... Êxodo 33:1-3

E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois tornava-se ao arraial; mas o seu servidor, o jovem Josué, filho de Num, nunca se apartava do meio da tenda.E Moisés disse ao Senhor: Eis que tu me dizes: Faze subir a este povo, porém não me fazes saber a quem hás de enviar comigo; e tu disseste: Conheço-te por teu nome, também achaste graça aos meus olhos.Agora, pois, se tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber o teu caminho, e conhecer-te-ei, para que ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é o teu povo.Disse pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar... Êxodo 33:11-14

INTRODUÇÃO: Nós estamos diante da história de dois homens de Deus, Jacó e Moises. Um deles estava em busca da bênção e o outro em busca da presença. O que seria mais importante para nós, as bênçãos de Deus ou a presença de Deus? O que é mais necessário?

·         Jacó era filho de Isaque e Rebeca, irmão gêmeo de Esaú e neto de Abraão. Sua história ocupa vinte e cinco capítulos do livro de Gênesis.

Ø  Ele é um dos três principais patriarcas do povo judeu, ao lado de seu pai, Isaque, e seu avô, Abraão.

Ø  Certamente a história de Jacó é uma das mais conhecidas da Bíblia. A descendência de Jacó deu origem as doze tribos de Israel.

Ø  A Bíblia conta que Jacó nasceu agarrado ao calcanhar (hebraico ‘aqeb) de seu irmão gêmeo mais velho, Esaú.

Ø  Daí, o nome “Jacó” vem do hebraico ya’aqob e significa “ele agarrava” ou “ele agarra”.

v  Devido a esse episódio e uma variação do substantivo hebraico que significa calcanhar, o nome Jacó é geralmente traduzido por “apanhador de calcanhar” ou “suplantador”, que é derivado de “dominar” ou “segurar pelo calcanhar”.

Ø  Jacó era um homem caseiro enquanto que Esaú gostava do campo e da caça.

Ø  No Oriente Antigo Próximo, o filho primogênito geralmente herdava no mínimo o dobro das posses do pai em relação aos outros irmãos. Além disso, ele também recebia uma série de privilégios, dentre os quais a posição de chefe social e religioso da família.

Ø  Aproveitando-se da fome de seu irmão Esaú que havia acaba de retornar do campo, Jacó comprou de Esaú o direito de primogenitura, e insistiu em um juramento considerado irrevogável.

Ø  Isaque, já idoso, comunicou que transmitiria sua benção patriarcal. Então ele pediu que Esaú preparasse para ele o seu prato favorito (Gênesis 27:1-46). Sabendo disso, Rebeca instruiu a Jacó sobre como ele deveria proceder para tomar aquela benção para si mesmo.

Ø  Se aproveitando da cegueira do pai, Jacó se passou por seu irmão Esaú e foi abençoado por Isaque. Quando Isaque e Esaú descobriram o que havia ocorrido, nada mais poderia ser feito. A benção sobre a vida de Jacó era irrevogável (Gênesis 27:37,38).

v  Então para fugir da ira de seu irmão, Jacó partiu para casa de seus parentes em Harã.

v  Jacó conhece Raquel filha de seu tio Labão e deseja se casar com ela, porem teria que trabalhar 7 anos.

v  O casamento ocorreu, mas Labão enganou Jacó. Recorrendo a um possível costume da região, Labão concedeu a Jacó sua filha mais velha, Lia (ou Léia), como esposa.

v  Jacó então fez outro acordo com Labão para que, finalmente, pudesse se casar com Raquel. Nesse novo acordo mais sete anos de trabalho foi exigido de Jacó.

·         Após longos anos trabalhando para seu sogro e fazendo seu rebanho prosperar, Jacó resolveu partir e retornar a Palestina.

·         Quando estava indo em direção ao encontro de seu irmão Esaú, passando pelo riacho de Jaboque.

Ø  A região do vau de Jaboque (local em um rio, cuja profundidade permite a passagem a pé.

Ø  A nascente do rio Jaboque está localizada ao sul de Gileade, região montanhosa que atualmente faz parte da Jordânia.

Ø  O Jaboque é um afluente do rio Jordão e desemboca neste, entre o mar da Galileia e o mar Morto. Seu curso tem aproximadamente 130 quilômetros.

Ø  Ali nesse lugar Jacó lutou com Deus.

Ø  Em Genesis 32:24-26 deixa claro que Jacó estava em busca da benção.

v  Perceba que desde a casa de seu pai Isaque, Jacó sempre esteve em busca das bênçãos.

v  Na casa de seu pai Isaque, Jacó queria a benção de seu pai, e agora ele quer a benção de Deus.

TRANSIÇÃO: No livro de Êxodo 32 nos traz a informação que o povo de Deus pecou contra Deus. Eles fizeram um bezerro de ouro.

·         Moises estava no monte, estava ausente. Ele se demorava a retorna.

·         O povo imagina que Moises não voltaria mais

Ø  O povo então deduz que Moises morreu.

Ø  Quem liderava o povo hebreu era Arão.

Ø  O povo então pede para Arão, nos der Deus.

v  Arão então diz em Êx 32.2-4: E Arão lhes disse: Arrancai os pendentes de ouro, que estão nas orelhas de vossas mulheres, e de vossos filhos, e de vossas filhas, e trazei-mos. Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro, que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão.
E ele os tomou das suas mãos, e trabalhou o ouro com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito... Êxodo 32:2-4

v  Aqui aprendemos que nós só podemos dar aquilo que temos!

v  Se você não tem Deus, você inventa Deus.

v  Por isso vemos falsa unção.

v  Falso poder

v  Falsa revelação

v  Falsa pregação

v  Falso milagre

v  Falso fogo

v  Só podemos dar aquilo que temos.

v  Quando não se tem, inventa.

v  Lembra do fogo estranho, era um fogo fabricado pelo homem.

·         Deus alerta Moises e ele desce do monte.

Ø  Vários vão morrer no arraial do povo hebreu.

·         Então disse Deus a Moises segundo Êx 33:1-3: Disse mais o SENHOR a Moisés: Vai, sobe daqui, tu e o povo que fizeste subir da terra do Egito, à terra que jurei a Abraão, a Isaque, e a Jacó, dizendo: À tua descendência a darei. E enviarei um anjo adiante de ti, e lançarei fora os cananeus, e os amorreus, e os heteus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus, A uma terra que mana leite e mel; porque eu não subirei no meio de ti, porquanto és povo de dura cerviz, para que te não consuma eu no caminho...

Ø  No verso 15 Moises diz ao Senhor: Então lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui...

FRASE DE LIGAÇÃO: O que é mais importante para nós, a benção ou a presença?

1.    QUAL A MAIOR NECESSIDADE DO HOMEM?

I.             A maior necessidade da igreja não é das bênçãos de Deus, é de Deus.

·         O Deus das bênçãos é melhor do que as bênçãos de Deus.

·         A igreja contemporânea mudou a sua ênfase.

·         A pregação moderna diz que o fim principal do homem é glorificar a Deus, mas o fim principal de Deus é glorificar o homem.

·         O evangelho moderno ensina que é Deus quem está a serviço do homem e não o homem a serviço de Deus. O foco mudou.

·         Não é mais Deus que é a medida e o fim de todas as coisas, mas o homem que é a medida de todas as coisas.

II.            Hoje o homem trocou Deus pelas dádivas de Deus.

·         As pessoas querem a salvação e não o salvador.

·         Querem os dons e não o doador.

·         Querem coisas e não Deus.

·         Querem o milagre e não o dono do milagre

·         Querem a benção e não o dono da benção.

III.          No passado, a presença de Deus era a coisa mais importante que o povo de Deus buscava.

·         Deus apareceu para Moisés no deserto numa sarça.

·         A glória de Deus se manifestou e Moisés caiu com o rosto em terra.

·         A presença de Deus revelou-se poderosa no Egito e quebrou o poder dos deuses e o orgulho de Faraó.

·         O povo foi liberto pelo sangue do Cordeiro e protegido pela presença de Deus na coluna de fogo e na coluna de nuvem.

·         A nuvem era o símbolo da presença de Deus.

·         A presença de Deus dava direção de dia e proteção à noite.

IV.          A maior tragédia do pecado é que ele afasta de nós a presença de Deus. 

2.    A GRANDE IMPORTANTANCIA DA PRESENÇA DE DEUS:

I.             Nossas vidas serão vazias, nossos cultos sem vida, nossas músicas sem unção e nossas mensagens mortas se Deus não estiver presente.

·         Sem a presença nós estamos desprotegidos.

·         Nós ficamos sem rumo

·         Nós ficamos sem sentido

·         Nossa vida será um fracasso.

·         Charles Radon Spurgeon dizia: Se a tua comunhão com Deus for fraca tudo em você será fraco.

CONCLUSÃO: Devamos amar a Deus e não as bênçãos de Deus. A presença de Deus trará até a nós muito mais do que somente as bênçãos. A presença de Deus fará toda a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário