domingo, 17 de julho de 2022

UM PROFETA EM CRISE

 TEXTO:  E Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como totalmente matara todos os profetas à espada. Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles. O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo. Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come. E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se. E o anjo do Senhor tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho. Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus... 1 Reis 19:1-8

INTRODUÇÃO: Que comida é esta? Ele come e caminha 40 dias e 40 noites. Podemos dizer maná. Digamos man. Palavra man é uma palavra hebraica que no grego é manna e no português é que comida é esta. Que possamos pedir a Deus para nos alimentar com este pão.

TRANSIÇÃO: Elias o Tisbita, ou no Hebraico Eliyyahu, combinação com os nomes divinos Yahweh e El, que poderia ser traduzido por “Yahweh é meu Deus”.

·         Este era um homem tão extraordinário, um homem tão ungido e tão cheio de Deus.

·         Elias se torna o único personagem no texto sagrado em que o Espirito Santo teve o cuidado de manda escrever que ele era sujeito as mesmas paixões que nós.

Ø  Elias era tão incomum que o Espirito Santo manda Tiago colocar no texto que Elias era homem sujeito as mesmas paixões que nós.

Ø  Por que se escreveu isso?

Ø  Porque as manifestações dos atos de Deus na vida de Elias são tão sobrenaturais, que alguém poderia ler os episódios da sua vida e pensar que Elias não era um homem.

Ø  Alguém poderia pensar que Elias fosse um Anjo ou alguma coisa fora do normal.

Ø  Porém o Espirito Santo faz questão de mencionar que Elias era um homem comum.

Ø  Nós servimos o mesmo Deus de Elias e por isso Deus também pode fazer na nossa vida o que Ele fez através de Elias.

Ø  Esta é a razão do Escritor citar que Elias era sujeito as mesmas paixões que nós.

Ø  Isto é uma forma de nos fazer entender que assim como Deus usou Elias, Ele também pode nos usar.

·         Elias vai nos ensinar que as crises não são exclusivas para aqueles que são fracos na fé.

Ø  Elias vai nos ensinar que as crises não são restritas somente a aqueles que são espiritualmente frios.

Ø  Um homem fervoroso e poderoso, pela sua palavra controla os fatos da natureza, invoca fogo do céu e mergulhou numa crise tão profunda.

Ø  Isso serve para nós entendermos que por mais espiritual, por mais poderoso e ungido seja um homem, ele pode entrar em crise e até em colapso.

Ø  Elias sofre uma crise que revela que nós por mais profundos que sejamos da nossa vida cristã, podemos como uma vela queimar, derreter e depois de alguns segundos apagar.

Ø  Isto não quer dizer que não sejamos espirituais.

Ø  O grande problema é que muitos que entram numa crise espiritual, num esfriamento, não percebem o que está acontecendo.

Ø  E nós não estamos falando de pecado, estamos falando de enfado, cansaço, desgaste e que pode levar até pecar justamente porque as defesas vão sendo arriadas e desgastadas.

Ø  Satanás é covarde o suficientemente para atacar alguém quando esta vulnerável.

Ø  Por conta disso há casos de muitos líderes que cometeram suicídio ou caíram.

EXORDIA: Vamos ver quem é Elias antes do Carmelo. Porque a maioria das pessoas só conhecem Elias do desafio dos profetas de Baal.

·         Porém, quem é Elias antes do monte Carmelo?

·         Onde Elias vivia?

·         Elias o Tisbita, ou no Hebraico Eliyyahu, que significa Jeová é o meu Deus.

Ø  O nome de Elias por si só já é uma declaração de fé.

Ø  Israel estava num tempo de plena idolatria e politeísmo.

Ø  Quando os pais de Elias declaram o seu nome Jeová é o meu Deus, eles estão declarando que não vão se curvar diante de Baal e nem de Azera porque o meu Deus é Jeová.

Ø  Quando diz Elias o tisbita não esta falando do sobre nome dele e família dele.

Ø  Faz menção da procedência geográfica dele, porque Elias vem de Tisbe.

Ø  O que era Tisbe?

a)       Um lugarejo insignificante, incrustado lá nas montanhas de Gileade da Galileia, um lugar pequeno e desconhecido.

b)       Elias é desconhecido.

c)       Ele vem de um lugar desconhecido e de uma família desconhecida.

Ø  Não se sabe muito a respeito de Elias, mas é citado uma vestimenta bem especifica e característica.

a.    Era tão característico que em 2 Reis capítulo 1, quando o rei mando seus emissários consultarem as divindades pagas, para saber de sua enfermidade, Elias os encontrou no meio do caminho e lhes deu a resposta.

b.    O rei perguntou quem era este homem?

c.    O verso 8 eles responderam: E eles lhe disseram: Era um homem peludo, e com os lombos cingidos de um cinto de couro. Então disse ele: É Elias, o Tisbita.

Ø  Elias era um profeta que profetizava de forma muito natural.

Ø  Elias era alguém que aparência e desaparecia

a.    Ele não fazia questão de ser visto.

Ø  Em 1Reis 18:17 ele é chamado de perturbador de Israel, porem ele responde no verso 18: Então disse ele: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do Senhor, e seguistes a Baalim..

·         Qual era o cenário politico e religioso que Elias surgiu?

1.    Era um período de sucessão de reis ímpios.

·         Eram reis ímpios sucedendo reis ímpios e a situação piorava.

·         Em 1 Reis 16 versos 26 e 27 diz: E andou em todos os caminhos de Jeroboão, filho de Nebate, como também nos pecados com que ele tinha feito pecar a Israel, irritando ao Senhor Deus de Israel com as suas vaidades. Quanto ao mais dos atos de Onri, ao que fez, e ao poder que manifestou, porventura não está escrito no livro das crônicas dos reis de Israel?

Ø  Onri era pai de Acabe.

Ø  O verso 25 diz: E fez Onri o que era mau aos olhos do Senhor; e fez pior do que todos quantos foram antes dele.

Ø  Agora no verso 30 diz que Acabe foi pior do que seu pai: E fez Acabe, filho de Onri, o que era mau aos olhos do Senhor, mais do que todos os que foram antes dele...

Ø  Acabe conseguiu quebrar o recorde em ser pior do que todos os que foram antes dele.

Ø  Elias esta num ambiente de completo paganismo, idolatria e impiedade.

Ø  O rei Acabe se destaca entre todos os reis de Israel como aquele que oficializou, institucionalizou a idolatria em Israel.

Ø  No verso 31 nos diz que Acabe andou nos passos de Jeroboão. E quem é Jeroboão?

a.    Jeroboão foi o rei que provocou a divisão das tribos e implantou o culto pagão.

b.    Jeroboão é o pai do paganismo no cenário de Israel.

c.    E o texto nos informa que Acabe decide seguir os passos de Jeroboão.

Ø  E o verso 31 diz como se fosse pouco, Acabe se casou com Jezabel para provocar ao Senhor. 

Ø  Não fora Jezabel que estragou Acabe para o fazer mal, Acabe se casou com Jezabel porque ele era mal.

a.    Veja o verso 31.

Ø  Quem era Jezabel?

a.    Jezabel era filha de Etbaal, rei de Sidom.

b.    Etbaal que significa filho de Baal, rei de Sidom, é sacerdote desta divindade pagã.

Ø  E quem era Baal?

a.    Baal era o deus da agricultura, o deus dos montes e era o deus da vida, na cultura sidônea.

Ø  A filha de Etbaal, Jezabel era sacerdotisa de Aserá, a divindade feminina de Baal.

a.    Na mitologia, Baal e Asera são casados.

b.    Baal era adorado com sacrifício de crianças.

c.    As crianças eram sacrificadas no altar de Baal.

d.    Ao levantar altares para Baal, corpos de crianças eram colocados na estrutura do altar.

e.    Aserá era adorada com a prostituição cultual, com orgias e perversões sexuais.

f.     Jezabel era uma sacerdotisa que prestava culto com perversões sexuais.

g.    Etbaal seu pai sacrificava crianças para sua divindade.

Ø  Estas duas divindades pagãs, são trazidas para Israel.

a.    O culto a Jeová é suspenso

b.    Os altares de Deus são destruídos.

c.    Altares são erguidos a Baal e a Aserá.

d.    Os profetas do Senhor são assassinados.

e.    Jezabel traz de Sidom 400 profetas de Baal e 450 profetizas de Aserá para coordenarem o culto pagão em Israel.

f.     Esse casal “Acabe e Jezabel”, demonizou toda pratica de adoração no território de Israel.

Ø  Este é o cenário politico em que Elias esta inserido.

a.    Reis ímpios.

b.    Cenário de completa idolatria.

c.    E Elias também esta num cenário de crise econômica absoluta.

Ø  Por que há crise econômica?

a.    Porque não há chuva sobre a terra.

b.    A chuva é responsável pela agricultura, pelo rebanho e fartura de um reino.

c.    Em 1 Reis 18:2 diz: E a fome era extrema em Samaria...

d.    Então havia uma extrema miséria instaurada sobre a nação.

Ø  Nós temos um contexto de crise política, Religiosa, Econômica e Moral.

a.    Elias estava num cenário de completa inversão de valores.

b.    No capitulo 18 versos 3-5: E Acabe chamou a Obadias, o mordomo; e Obadias temia muito ao Senhor, Porque sucedeu que, destruindo Jezabel os profetas do Senhor, Obadias tomou cem profetas, e de cinqüenta em cinqüenta os escondeu numa cova, e os sustentou com pão e água. E disse Acabe a Obadias: Vai pela terra a todas as fontes de água, e a todos os rios; pode ser que achemos erva, para que em vida conservemos os cavalos e mulas, e não percamos todos os animais...

c.    Acabe chama Obadias preocupado em conservar seus cavalos e mulas.

d.    Num tempo em que homens e mulheres estão morrendo, Acabe esta preocupado com cavalos e mulas.

e.    Isto é uma completa inversão de valores, seus animais valiam mais do que os súditos do seu reino.

f.     E detalhe mandam matar todos os profetas do Senhor.

g.    Este é o cenário em que Elias surge em que os profetas do Senhor estão sendo mortos.

Ø  Este também é um cenário de abuso de poder.

a.    O doentio casal “Acabe e Jezabel”, não admitem receber um não como resposta.

b.    Em 1Reis 21 diz que Acabe viu uma vinha de Nabote e disse eu quero esta vinha, esta chácara.

c.    Acabe faz uma proposta para comprar a vinha, porem a lei mosaica proibia o rei de comprar propriedade privada para evitar abuso de poder.

d.    A lei mosaica também proibia que uma herança fosse vendida para outra pessoa que não fosse da família.

e.    Nabote disse que não poderia vender a herança de seus pais, ele estava cumprindo a lei.

f.     Jezabel chega em casa e encontra Acabe desgostoso, e procura saber o que aconteceu.

g.    Jezabel arruma testemunhas falsas, mata Nabote apedrejado em praça publica e Acabe toma posse da vinha de Nabote com derramamento de sangue.

·         Elias aparece num completo cenário de destruição.

Ø  Os reis são ímpios.

Ø  A idolatria e o paganismo predominam

Ø  Os profetas estão sendo mortos

Ø  Crianças estão sendo mortos

Ø  Os locais sagrados se transformaram em pontos de prostituição ritualística.

Ø  Há profunda miséria e fome.

Ø  Israel esta curvado diante de uma mulher maligna, Jezabel.

Ø  Então Elias aparece.

·         Primeiro ato profético de Elias:

Ø  Em 1 Reis 17.1 diz: Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra...

Ø  Por que Elias decreta contra a chuva?

a.    Porque Baal é o deus da agricultura.

b.    Baal era o Deus da vida.

c.    E Baal era também o deus dos montes.

d.    Aserá era o deusa da fertilidade.

e.    Quando chegava a época da plantação, eles ofereciam crianças no altar a Baal para que Baal mandasse a chuva.

f.     E eles se prostituiam diante dos altares para que os rebanhos procriassem e tivessem crianças para fazer mais sacrifícios.

Ø  Quando Elias esta dizendo que não vai chover segundo a minha palavra, ele esta dizendo:

a.    Jezabel e Acabe, o Deus de Israel é tão poderoso, que a simples palavra de um servo é mais poderosa do que os deuses que vocês estão adorando, quanto mais o Deus Jeová.

b.    O que Elias esta dizendo é que um profeta de Jeová tem mais autoridade do que Baal e Aserá juntos.

Ø  Nós aprendemos uma lição:

a.    A simples palavra de um servo ou serva de Deus, vale mais do que a própria entidade maligna.

b.    Pare para pensar: Se a tua palavra é mais poderosa do que a própria entidade maligna, Imagina quando Deus Jeová der uma palavra a teu respeito!

c.    Elias nos ensina isso.

·         Depois Deus manda Elias para o Ribeiro de Querite.  

Ø  Deus já havia mandado os garços, corvos levarem pão e carne, porque lá já tinha agua.

Ø  Preste atenção nisso: Corvo come carne e pão não.

a.    E como esse corvo arruma pão e leva para Elias?

b.    Jeová mandou!!!

c.    Aqui aprendemos que Deus dar ordem de provisão!

·         Segundo ato profético de Elias

Ø  Em 1 Reis 18 a partir do verso 19, Elias se apresenta a Acabe e manda ele reunir os 450 profetas de Baal no monte Carmelo.

Ø  La seria o desafio para verem quem era o verdadeiro Deus de Israel.

Ø  Elias ao chegar no Carmelo ele pega pedras para edificar o altar ao Senhor.

a.    Em algumas versões dizem pedra bruta, porque os altares foram demolidos.

b.    Elias improvisa um altar.

c.    Enquanto Elias improvisa um altar, os profetas de Baal já tinham altares.

d.    Elias olha para eles e diz para eles clamarem primeiro, e depois ele iria clamar, para ver qual Deus responderia com fogo.

e.    O Deus que responder com fogo esse é o verdadeiro Deus e seria aclamado Deus em Israel.

f.     A bíblia diz que os profetas de Baal e Aserá começaram a clamar.

ü  Os historiadores dizem que embaixo dos altares de Baal tinham alguns córregos, e também nas laterais do altar, onde colocavam azeite para que no momento que eles estivessem mais fervorosos alguém acendia o fogo para tomar conta do altar e era ali que as crianças eram sacrificadas, queimadas vivas.

g.    Por que Elias manda abrir um rego em volta do seu altar?

h.    Parece que Elias vai fazer a mesma coisa.

i.      Porem enquanto os profetas de Baal colocavam azeite, Elias manda colocar agua.

j.      Qual a mensagem que Elias esta mandando?

ü  O deus de vocês precisa de ajuda “azeite” para acender fogo, o meu Deus não precisa de nada para manifestar o seu poder.

Ø  Os profetas de Baal e Aserá clamam e oram até as 15 horas e nada.

Ø  Elias diz agora param porque quem vai clamar sou eu.

a.    A oração de Elias não é longa.

b.    Veja comigo capítulo 18 versos 36-38: Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: Ó Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas. Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tu és o Senhor Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração. Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego...

c.    Quando texto diz lambeu a agua, quer dizer que havia chama caminhando sobre a agua e o fogo queimou até a agua.

Ø  E quando povo de Israel viu isso o que aconteceu? Veja o verso 39: O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!

Ø  Este é o maior avivamento da história de Israel depois do Êxodo.

Ø  Israel nunca tinha visto algo extraordinário.

Ø  A última vez que a nação de Israel disse só o Senhor é Deus foi na travessia do mar vermelho.

Ø  Elis grita e manda eles pegarem os profetas de Baal e Aserá e fazer com eles o que a lei manda. O que a lei mandava? Matar.

a.    Todos aqueles que sacrificavam seres humanos a divindades eram punidos com pena de morte.

Ø  Elias destruiu o sacerdócio idolatra.

Ø  Israel esta vivendo avivamento.

Ø  Elias traz uma nação inteira aos pés do Senhor

Ø  Nos final do capitulo 18 depois de três anos e meio sem chuva, Elias sobe o monte e diz: eu vejo o som de uma abundante chuva, verso 41.

Ø  E ai a gente pensa é muito poder e muito avivamento até que chega o capitulo 19.

1.    No capitulo 19:2 diz: Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles...

Ø  No final do capitulo 18 houve avivamento e cada um voltou para sua casa.

Ø  Então Elis ficou só.

Ø  É NESTE MOMENTO QUE COMEÇA A CRISE DE ELIAS.

Ø  Se Elias não teve medo de 450 profetas de Baal, porque agora ele tem medo de uma mulher?

a.       Porque esta mulher é Jezabel.

Ø  Elias sai de um pico de autoridade espiritual para a baixa fraqueza.

Ø  Elias esperou que Israel se converteria.

Ø  Elias esperou que todo mundo se voltasse para Deus e saísse quebrando os altares de Baal e Azera.

Ø  Porem cada um voltou para sua casa, para sua vida, para sua zona de conforto.

Ø  Isto criou uma frustação em Elias.

a.       É a sensação de pregar, pregar e pregar e insistir, ensinar e orientar e os milagres acontecerem e cada um volta para sua casa.

2.    O SEGUNDO SINAL DA CRISE DE ELIAS É MEDO.

a.    O verso 3 diz: O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida...

b.    A expressão de fé de Elias no monte Carmelo se tornou em pavor e medo.

c.    Elias esta acuado.

d.    E Deus poderia ter dito a Elias: Fica aqui, eu vou te proteger de Jezabel.

e.    Mas há momentos que Deus não fala, há momentos que Deus se cala.

f.     O medo é tanto que Elias foge, e ele vai caminhar 160 km a pé por causa do medo.

g.    O medo te bloqueia, fragiliza, tira a tua visão, te força a fugir.

3.    TERCEIRO SINAL DA CRISE DE ELIAS, DESANIMO.

·         No verso 3 diz: Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais...

·         Elias deseja morrer.

Ø  Os estudiosos entendem que desejar a morte não é si matar.

Ø  Ele pede para Deus tirar a sua vida.

Ø  Elias esta tomado de cansaço, desânimo, tristeza e amargura.

Ø  Isso acontece quando você não foi valorizado, honrado e reconhecido.

Ø  Elias se senti um pequeno profeta em fracasso.

a.    No capítulo 18 avivamentos e no 19 pedindo a morte.

·         Junto com a sensação de fracasso, Elias senti solidão.

Ø  Todos os outros profetas morreram.

Ø  Elias pensa que ele não tem ninguém.

·         Além da solidão, Elias esta tomado de exaustão.

Ø  O verso 5 diz que Elias deitou e dormiu debaixo de um pé de Zimbro.

Ø  Ele esta dormindo na areia quente do deserto. Ele esta exausto.

Ø  Profetas também cansam.

Ø  Você também cansa.

·         Elias tem um esgotamento.

Ø  Quando você esta esgotado, você não quer ter companhia.

Ø  Quando chega neste estagio, você não quer ver ninguém.

4.    POREM DESANIMO, SENSAÇÃO DE FRACASSO, SOLIDÃO E EXAUSTÃO NÃO É SINOMO DE FRAQUEZA ESPIRITUAL.

I.             Elias era um homem.

·         Todo homem pode passar por isso.

·         Isso não é pecado.

II.            Mas o verso 5 diz que um anjo o tocou...

·         O verso 6 diz: E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se...

III.          O verso 7 diz que um anjo o tocou de novo.

·         E o anjo do Senhor tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho.

·         Esse é o cuidado de Deus.

IV.          Deus tinha muito trabalho ainda para Elias.

·         Elias iria ungir reis.

·         Deus tem um plano para nossas vidas.






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