INTRODUÇÃO: Que comida é esta? Ele come e caminha 40 dias e 40 noites. Podemos
dizer maná. Digamos man. Palavra man é uma palavra hebraica que no grego é
manna e no português é que comida é esta. Que possamos pedir a Deus para nos
alimentar com este pão.
TRANSIÇÃO: Elias o Tisbita, ou no Hebraico Eliyyahu, combinação com os nomes
divinos Yahweh e El, que poderia ser traduzido por “Yahweh é meu Deus”.
·
Este era
um homem tão extraordinário, um homem tão ungido e tão cheio de Deus.
·
Elias se
torna o único personagem no texto sagrado em que o Espirito Santo teve o
cuidado de manda escrever que ele era sujeito as mesmas paixões que nós.
Ø Elias era tão incomum que o Espirito Santo
manda Tiago colocar no texto que Elias era homem sujeito as mesmas paixões que
nós.
Ø Por que se escreveu isso?
Ø Porque as manifestações dos atos de Deus na
vida de Elias são tão sobrenaturais, que alguém poderia ler os episódios da sua
vida e pensar que Elias não era um homem.
Ø Alguém poderia pensar que Elias fosse um Anjo
ou alguma coisa fora do normal.
Ø Porém o Espirito Santo faz questão de
mencionar que Elias era um homem comum.
Ø Nós servimos o mesmo Deus de Elias e por isso
Deus também pode fazer na nossa vida o que Ele fez através de Elias.
Ø Esta é a razão do Escritor citar que Elias
era sujeito as mesmas paixões que nós.
Ø Isto é uma forma de nos fazer entender que
assim como Deus usou Elias, Ele também pode nos usar.
·
Elias vai
nos ensinar que as crises não são exclusivas para aqueles que são fracos na fé.
Ø Elias vai nos ensinar que as crises não são
restritas somente a aqueles que são espiritualmente frios.
Ø Um homem fervoroso e poderoso, pela sua
palavra controla os fatos da natureza, invoca fogo do céu e mergulhou numa
crise tão profunda.
Ø Isso serve para nós entendermos que por mais
espiritual, por mais poderoso e ungido seja um homem, ele pode entrar em crise
e até em colapso.
Ø Elias sofre uma crise que revela que nós por
mais profundos que sejamos da nossa vida cristã, podemos como uma vela queimar,
derreter e depois de alguns segundos apagar.
Ø Isto não quer dizer que não sejamos
espirituais.
Ø O grande problema é que muitos que entram
numa crise espiritual, num esfriamento, não percebem o que está acontecendo.
Ø E nós não estamos falando de pecado, estamos
falando de enfado, cansaço, desgaste e que pode levar até pecar justamente
porque as defesas vão sendo arriadas e desgastadas.
Ø Satanás é covarde o suficientemente para
atacar alguém quando esta vulnerável.
Ø Por
conta disso há casos de muitos líderes que cometeram suicídio ou caíram.
EXORDIA: Vamos ver quem é Elias antes do
Carmelo. Porque a maioria das pessoas só conhecem Elias do desafio dos profetas
de Baal.
·
Porém, quem é Elias antes do monte Carmelo?
·
Onde Elias vivia?
·
Elias o Tisbita, ou no Hebraico Eliyyahu, que
significa Jeová é o meu Deus.
Ø O nome
de Elias por si só já é uma declaração de fé.
Ø Israel
estava num tempo de plena idolatria e politeísmo.
Ø Quando
os pais de Elias declaram o seu nome Jeová é o meu Deus, eles estão declarando
que não vão se curvar diante de Baal e nem de Azera porque o meu Deus é Jeová.
Ø Quando diz Elias o tisbita não
esta falando do sobre nome dele e família dele.
Ø Faz menção da procedência
geográfica dele, porque Elias vem de Tisbe.
Ø O que era Tisbe?
a)
Um lugarejo
insignificante, incrustado lá nas montanhas de Gileade da Galileia, um lugar
pequeno e desconhecido.
b)
Elias é
desconhecido.
c)
Ele vem de um
lugar desconhecido e de uma família desconhecida.
Ø Não se sabe muito a respeito
de Elias, mas é citado uma vestimenta bem especifica e característica.
a. Era tão característico que em
2 Reis capítulo 1, quando o rei mando seus emissários consultarem as divindades
pagas, para saber de sua enfermidade, Elias os encontrou no meio do caminho e
lhes deu a resposta.
b. O rei perguntou quem era este
homem?
c. O verso 8 eles responderam: E eles lhe disseram: Era um homem peludo, e com os lombos
cingidos de um cinto de couro. Então disse ele: É Elias, o Tisbita.
Ø Elias era um profeta que
profetizava de forma muito natural.
Ø Elias
era alguém que aparência e desaparecia
a. Ele não
fazia questão de ser visto.
Ø Em
1Reis 18:17 ele é chamado de perturbador de Israel, porem ele responde no verso
18: Então
disse ele: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque
deixastes os mandamentos do Senhor, e seguistes a Baalim..
·
Qual era o cenário
politico e religioso que Elias surgiu?
1. Era um período de sucessão de
reis ímpios.
·
Eram reis ímpios
sucedendo reis ímpios e a situação piorava.
·
Em 1 Reis 16
versos 26 e 27 diz: E andou em todos os caminhos de Jeroboão,
filho de Nebate, como também nos pecados com que ele tinha feito pecar a Israel,
irritando ao Senhor Deus de Israel com as suas vaidades.
Quanto ao mais dos atos de Onri, ao que fez, e
ao poder que manifestou, porventura não está escrito no livro das crônicas dos
reis de Israel?
Ø Onri era pai de Acabe.
Ø O verso 25 diz: E fez
Onri o que era mau aos olhos do Senhor; e fez pior do que todos quantos foram
antes dele.
Ø Agora no verso 30 diz que Acabe foi pior do que seu pai: E fez Acabe, filho de Onri, o que era mau
aos olhos do Senhor, mais do que todos os que foram antes dele...
Ø Acabe conseguiu quebrar o
recorde em ser pior do que todos os que foram antes dele.
Ø Elias esta num ambiente de
completo paganismo, idolatria e impiedade.
Ø O rei Acabe se destaca entre
todos os reis de Israel como aquele que oficializou, institucionalizou a
idolatria em Israel.
Ø No verso 31 nos diz que Acabe
andou nos passos de Jeroboão. E quem é Jeroboão?
a.
Jeroboão foi o rei
que provocou a divisão das tribos e implantou o culto pagão.
b.
Jeroboão é o pai
do paganismo no cenário de Israel.
c.
E o texto nos
informa que Acabe decide seguir os passos de Jeroboão.
Ø E o verso 31 diz como se fosse
pouco, Acabe se casou com Jezabel para provocar ao Senhor.
Ø Não fora Jezabel que estragou
Acabe para o fazer mal, Acabe se casou com Jezabel porque ele era mal.
a.
Veja o verso 31.
Ø Quem era Jezabel?
a.
Jezabel era filha
de Etbaal, rei de Sidom.
b.
Etbaal que
significa filho de Baal, rei de Sidom, é sacerdote desta divindade pagã.
Ø E quem era Baal?
a.
Baal era o deus da
agricultura, o deus dos montes e era o deus da vida, na cultura sidônea.
Ø A filha de Etbaal, Jezabel era
sacerdotisa de Aserá, a divindade feminina de Baal.
a.
Na mitologia, Baal
e Asera são casados.
b.
Baal era adorado
com sacrifício de crianças.
c.
As crianças eram
sacrificadas no altar de Baal.
d.
Ao levantar
altares para Baal, corpos de crianças eram colocados na estrutura do altar.
e.
Aserá era adorada
com a prostituição cultual, com orgias e perversões sexuais.
f.
Jezabel era uma
sacerdotisa que prestava culto com perversões sexuais.
g.
Etbaal seu pai
sacrificava crianças para sua divindade.
Ø Estas duas divindades pagãs,
são trazidas para Israel.
a.
O culto a Jeová é
suspenso
b.
Os altares de Deus
são destruídos.
c.
Altares são
erguidos a Baal e a Aserá.
d.
Os profetas do
Senhor são assassinados.
e.
Jezabel traz de
Sidom 400 profetas de Baal e 450 profetizas de Aserá para coordenarem o culto
pagão em Israel.
f.
Esse casal “Acabe
e Jezabel”, demonizou toda pratica de adoração no território de Israel.
Ø Este é o cenário politico em
que Elias esta inserido.
a.
Reis ímpios.
b.
Cenário de
completa idolatria.
c.
E Elias também
esta num cenário de crise econômica absoluta.
Ø Por que há crise econômica?
a.
Porque não há
chuva sobre a terra.
b.
A chuva é
responsável pela agricultura, pelo rebanho e fartura de um reino.
c.
Em 1 Reis 18:2
diz: E a
fome era extrema em Samaria...
d.
Então havia uma extrema miséria
instaurada sobre a nação.
Ø Nós temos um contexto de crise
política, Religiosa, Econômica e Moral.
a.
Elias estava num
cenário de completa inversão de valores.
b.
No capitulo 18
versos 3-5: E Acabe chamou a Obadias, o mordomo; e Obadias temia muito ao
Senhor, Porque sucedeu que, destruindo Jezabel os profetas do
Senhor, Obadias tomou cem profetas, e de cinqüenta em cinqüenta os escondeu
numa cova, e os sustentou com pão e água. E
disse Acabe a Obadias: Vai pela terra a todas as fontes de água, e a todos os
rios; pode ser que achemos erva, para que em vida conservemos os cavalos e
mulas, e não percamos todos os animais...
c.
Acabe chama Obadias preocupado em conservar seus cavalos e
mulas.
d.
Num tempo em que homens e mulheres estão morrendo, Acabe
esta preocupado com cavalos e mulas.
e.
Isto é uma completa inversão de valores, seus animais
valiam mais do que os súditos do seu reino.
f.
E detalhe mandam matar todos os profetas do Senhor.
g.
Este é o cenário em que Elias surge em que os profetas do
Senhor estão sendo mortos.
Ø Este também é um cenário de
abuso de poder.
a. O doentio casal “Acabe e
Jezabel”, não admitem receber um não como resposta.
b. Em 1Reis 21 diz que Acabe viu
uma vinha de Nabote e disse eu quero esta vinha, esta chácara.
c. Acabe faz uma proposta para
comprar a vinha, porem a lei mosaica proibia o rei de comprar propriedade
privada para evitar abuso de poder.
d. A lei mosaica também proibia
que uma herança fosse vendida para outra pessoa que não fosse da família.
e. Nabote disse que não poderia
vender a herança de seus pais, ele estava cumprindo a lei.
f. Jezabel chega em casa e
encontra Acabe desgostoso, e procura saber o que aconteceu.
g. Jezabel arruma testemunhas
falsas, mata Nabote apedrejado em praça publica e Acabe toma posse da vinha de
Nabote com derramamento de sangue.
·
Elias aparece num
completo cenário de destruição.
Ø Os reis são ímpios.
Ø A idolatria e o paganismo
predominam
Ø Os profetas estão sendo mortos
Ø Crianças estão sendo mortos
Ø Os locais sagrados se
transformaram em pontos de prostituição ritualística.
Ø Há profunda miséria e fome.
Ø Israel esta curvado diante de
uma mulher maligna, Jezabel.
Ø Então Elias aparece.
·
Primeiro ato
profético de Elias:
Ø Em 1 Reis 17.1 diz: Vive o SENHOR Deus
de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva
haverá, senão segundo a minha palavra...
Ø Por que Elias decreta contra a chuva?
a. Porque Baal é o deus da
agricultura.
b. Baal era o Deus da vida.
c. E Baal era também o deus dos
montes.
d. Aserá era o deusa da
fertilidade.
e. Quando chegava a época da
plantação, eles ofereciam crianças no altar a Baal para que Baal mandasse a
chuva.
f. E eles se prostituiam diante
dos altares para que os rebanhos procriassem e tivessem crianças para fazer
mais sacrifícios.
Ø Quando Elias esta dizendo que
não vai chover segundo a minha palavra, ele esta dizendo:
a.
Jezabel e Acabe, o
Deus de Israel é tão poderoso, que a simples palavra de um servo é mais
poderosa do que os deuses que vocês estão adorando, quanto mais o Deus Jeová.
b.
O que Elias esta
dizendo é que um profeta de Jeová tem mais autoridade do que Baal e Aserá
juntos.
Ø Nós aprendemos uma lição:
a.
A simples palavra
de um servo ou serva de Deus, vale mais do que a própria entidade maligna.
b.
Pare para pensar:
Se a tua palavra é mais poderosa do que a própria entidade maligna, Imagina
quando Deus Jeová der uma palavra a teu respeito!
c.
Elias nos ensina
isso.
·
Depois Deus manda
Elias para o Ribeiro de Querite.
Ø Deus já havia mandado os
garços, corvos levarem pão e carne, porque lá já tinha agua.
Ø Preste atenção nisso: Corvo
come carne e pão não.
a.
E como esse corvo
arruma pão e leva para Elias?
b.
Jeová mandou!!!
c.
Aqui aprendemos
que Deus dar ordem de provisão!
·
Segundo ato
profético de Elias
Ø Em 1 Reis 18 a partir do verso
19, Elias se apresenta a Acabe e manda ele reunir os 450 profetas de Baal no
monte Carmelo.
Ø La seria o desafio para verem
quem era o verdadeiro Deus de Israel.
Ø Elias ao chegar no Carmelo ele
pega pedras para edificar o altar ao Senhor.
a.
Em algumas versões
dizem pedra bruta, porque os altares foram demolidos.
b.
Elias improvisa um
altar.
c.
Enquanto Elias
improvisa um altar, os profetas de Baal já tinham altares.
d.
Elias olha para
eles e diz para eles clamarem primeiro, e depois ele iria clamar, para ver qual
Deus responderia com fogo.
e.
O Deus que
responder com fogo esse é o verdadeiro Deus e seria aclamado Deus em Israel.
f.
A bíblia diz que
os profetas de Baal e Aserá começaram a clamar.
ü
Os historiadores
dizem que embaixo dos altares de Baal tinham alguns córregos, e também nas
laterais do altar, onde colocavam azeite para que no momento que eles
estivessem mais fervorosos alguém acendia o fogo para tomar conta do altar e
era ali que as crianças eram sacrificadas, queimadas vivas.
g.
Por que Elias
manda abrir um rego em volta do seu altar?
h.
Parece que Elias
vai fazer a mesma coisa.
i.
Porem enquanto os
profetas de Baal colocavam azeite, Elias manda colocar agua.
j.
Qual a mensagem
que Elias esta mandando?
ü
O deus de vocês
precisa de ajuda “azeite” para acender fogo, o meu Deus não precisa de nada
para manifestar o seu poder.
Ø Os profetas de Baal e Aserá
clamam e oram até as 15 horas e nada.
Ø Elias diz agora param porque
quem vai clamar sou eu.
a.
A oração de Elias
não é longa.
b. Veja comigo capítulo 18 versos
36-38: Sucedeu
que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se
aproximou, e disse: Ó Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Israel,
manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que
conforme à tua palavra fiz todas estas coisas. Responde-me, Senhor,
responde-me, para que este povo conheça que tu és o Senhor Deus, e que tu
fizeste voltar o seu coração. Então caiu
fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e
ainda lambeu a água que estava no rego...
c. Quando texto diz lambeu a agua, quer dizer que havia chama
caminhando sobre a agua e o fogo queimou até a agua.
Ø E quando povo de Israel viu
isso o que aconteceu? Veja o verso 39: O que vendo todo o povo, caíram sobre os
seus rostos, e disseram: Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!
Ø Este é o maior avivamento da
história de Israel depois do Êxodo.
Ø Israel nunca tinha visto algo
extraordinário.
Ø A última vez que a nação de
Israel disse só o Senhor é Deus foi na travessia do mar vermelho.
Ø Elis grita e manda eles
pegarem os profetas de Baal e Aserá e fazer com eles o que a lei manda. O que a
lei mandava? Matar.
a.
Todos aqueles que
sacrificavam seres humanos a divindades eram punidos com pena de morte.
Ø Elias destruiu o sacerdócio
idolatra.
Ø Israel esta vivendo
avivamento.
Ø Elias traz uma nação inteira
aos pés do Senhor
Ø Nos final do capitulo 18
depois de três anos e meio sem chuva, Elias sobe o monte e diz: eu vejo o som
de uma abundante chuva, verso 41.
Ø E ai a gente pensa é muito
poder e muito avivamento até que chega o capitulo 19.
1. No capitulo 19:2 diz: Então Jezabel
mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro
tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um
deles...
Ø No final do capitulo 18 houve avivamento e cada um voltou
para sua casa.
Ø Então Elis ficou só.
Ø É NESTE MOMENTO QUE COMEÇA A CRISE DE ELIAS.
Ø Se Elias não teve medo de 450 profetas de Baal, porque agora
ele tem medo de uma mulher?
a. Porque esta mulher é Jezabel.
Ø Elias sai de um pico de autoridade espiritual para a baixa
fraqueza.
Ø Elias esperou que Israel se converteria.
Ø Elias esperou que todo mundo se voltasse para Deus e saísse
quebrando os altares de Baal e Azera.
Ø Porem cada um voltou para sua casa, para sua vida, para sua
zona de conforto.
Ø Isto criou uma frustação em Elias.
a. É a sensação de pregar, pregar e pregar e insistir, ensinar e
orientar e os milagres acontecerem e cada um volta para sua casa.
2. O SEGUNDO SINAL DA CRISE DE
ELIAS É MEDO.
a. O verso 3 diz: O que vendo ele,
se levantou e, para escapar com vida...
b. A expressão de fé de Elias no
monte Carmelo se tornou em pavor e medo.
c. Elias esta acuado.
d. E Deus poderia ter dito a
Elias: Fica aqui, eu vou te proteger de Jezabel.
e. Mas há momentos que Deus não
fala, há momentos que Deus se cala.
f. O medo é tanto que Elias foge,
e ele vai caminhar 160 km a pé por causa do medo.
g. O medo te bloqueia, fragiliza,
tira a tua visão, te força a fugir.
3. TERCEIRO SINAL DA CRISE DE
ELIAS, DESANIMO.
·
No verso 3 diz: Ele, porém, foi ao
deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para
si a morte, e disse: Já basta, ó Senhor; toma
agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais...
·
Elias deseja
morrer.
Ø Os estudiosos entendem que
desejar a morte não é si matar.
Ø Ele pede para Deus tirar a sua
vida.
Ø Elias esta tomado de cansaço,
desânimo, tristeza e amargura.
Ø Isso acontece quando você não
foi valorizado, honrado e reconhecido.
Ø Elias se senti um pequeno
profeta em fracasso.
a.
No capítulo 18
avivamentos e no 19 pedindo a morte.
·
Junto com a
sensação de fracasso, Elias senti solidão.
Ø Todos os outros profetas
morreram.
Ø Elias pensa que ele não tem
ninguém.
·
Além da solidão, Elias
esta tomado de exaustão.
Ø O verso 5 diz que Elias deitou
e dormiu debaixo de um pé de Zimbro.
Ø Ele esta dormindo na areia
quente do deserto. Ele esta exausto.
Ø Profetas também cansam.
Ø Você também cansa.
·
Elias tem um
esgotamento.
Ø Quando você esta esgotado, você
não quer ter companhia.
Ø Quando chega neste estagio,
você não quer ver ninguém.
4. POREM DESANIMO, SENSAÇÃO DE
FRACASSO, SOLIDÃO E EXAUSTÃO NÃO É SINOMO DE FRAQUEZA ESPIRITUAL.
I.
Elias era um
homem.
·
Todo homem pode
passar por isso.
·
Isso não é pecado.
II.
Mas o verso 5 diz
que um anjo o tocou...
·
O verso 6 diz: E olhou, e eis que
à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e
comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se...
III.
O verso 7 diz que um anjo o tocou de novo.
·
E o anjo do Senhor tornou segunda vez, e
o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho.
·
Esse é o cuidado de Deus.
IV.
Deus tinha muito trabalho ainda para Elias.
·
Elias iria ungir reis.
·
Deus tem um plano para nossas vidas.
.
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