INTRODUÇÃO: Nós queremos
abordar a parte A deste texto. Eu O
Senhor não mudo...
·
A palavra radical tem o mesmo sentido etimológico
da palavra raiz.
Ø Quando
você diz que uma pessoa é radical, você esta dizendo que esta pessoa tem raiz.
Ø Esta
pessoa tem fundamentos, não muda de opinião, não é vulnerável e não é influenciável.
·
Quando falamos do radicalismo de Deus
estamos dizendo:
Ø Deus
em seu caráter, sua personalidade, sua natureza, em sua palavra, em sua
fidelidade e lealdade não muda.
Ø Deus
é radical.
Ø Deus
não fica velho
Ø Deus
não se cansa
Ø Deus
é eterno, perfeito e santo.
Ø Nele
não há margem de erro.
Ø Não
existe chance nenhuma de Deus pecar.
Ø Não
existe chance nenhuma de Deus estar errado numa decisão
Ø Deus
não se equivoca
·
Deus é radical
Ø A
linguagem teológica para isso é imutabilidade.
v Deus
é imutável.
v Aquele
que não muda jamais sobre qualquer circunstância.
TRANSIÇÃO: O profeta
Malaquias esta na lista dos profetas do período do pós cativeiro.
·
Israel e Judá ficou em Babilônia desterrados
nas províncias e no império de Babilônia por cerca 70 anos como escravos.
·
Quando eles retornaram de Babilônia o
Senhor levanta alguns profetas para orientar o povo.
·
Neemias era contemporâneo de Malaquias.
Ø Ele
era o líder e estadista que vinha para organizar, reestruturar e restaurar a
nação.
Ø Esdras
que também era contemporâneo de Malaquias e também Neemias.
Ø Enquanto
Neemias tinha a função de restaurar a cidade de Jerusalém, o estado, organizar
a cidade e reconstruí-la, Esdras tem a tem a função de restaurar o culto, a
adoração, o templo e o livro da lei.
Ø Durante
os 70 anos de cativeiro o povo perdeu o vínculo com a lei de Deus.
Ø O povo
estava disperso nas províncias da Babilônia, que eram nações que eram dominadas
pelo império.
Ø Quando
o povo volta do cativeiro, eles trazem uma serie de hábitos e costumes das
nações pagas.
v Eles
trazem com eles idolatrias, costumes e praticas das nações ao redor do mundo.
Ø A missão
de Esdras era ensinar a lei de Deus, a cultura da lei de Deus.
Ø Considerando
que o cativeiro durou 70 anos, lembramos que muitos nasceram no cativeiro.
v Eles
se quer conheceram a cidade santa.
v Eles
se quer conheceram o templo de Salomão e bem como os fundamentos da lei que
guiavam o povo de Deus.
Ø A missão
de Malaquias era provocar o povo no serviço, na adoração e no culto.
v O seu
ministério acontece entre os anos 432 à 420ac.
v Vale
ressaltar que quando Malaquias profetiza o templo já havia sido reconstruído.
v O culto
a Deus já havia sido restaurado.
v O povo
de Judá podia adorar a Deus sem sofrer retaliação, sem sofrer perseguição por
parte dos seus inimigos.
v Entretanto,
o cenário do tempo de Malaquias é caótico, tenebroso e de apostasia.
v Há
uma apostasia geral com o povo de Judá.
a. Tanto
os sacerdotes como os levitas e o povo como um todo decidiram não mais servir
ao Senhor.
b. Eles
queriam viver cada um em função de si mesmo.
c. A religião
que era praticada naquele tempo em Judá era o antropocentrismo.
d. Eles
tinham a ideia de que eu sou o centro e o que importa é o que eu quero.
Ø Por
15 vezes no livro do profeta Malaquias, e olha que contém apenas 4 capítulos,
v Por
15 vezes o Senhor usa a expressão: vos dizeis, mas assim diz o Senhor.
v É uma
prova de que o povo não queria ouvir o que Deus falava, e o povo falava o que
queria.
v O que
Deus falava não importava e cada um falava o que dava na teia.
·
O livro de Malaquias é tão serio que no
capitulo 1 verso 1 começa assim:
Ø Peso
da palavra do SENHOR contra
Israel, por intermédio de Malaquias...
Ø Olha a expressão peso da palavra do
Senhor
Ø O que o Senhor esta dizendo é: O que eu
vou falar com vocês é sério.
Ø É como se Deus disse assim: Se vocês
continuarem nesse ritmo que vão, se responsabilizem pelas consequências.
Ø O Senhor esta dizendo: Eu estou pesando
vocês e a minha palavra.
Ø Há uma balança aqui:
v Deus
coloca o povo de Judá de um lado e a sua palavra do outro.
v Deus
estava dizendo: Se vocês decidirem caminhar da forma que estão caminhando, se
responsabilizem pelo que vira.
·
No capítulo 1 verso 2 diz: Eu vos tenho amado, diz o Senhor. Mas vós dizeis: Em que nos tens amado? Não era Esaú
irmão de Jacó? disse o Senhor; todavia amei a Jacó...
Ø Esta expressão eu vos amei é um ato
continuo.
Ø Fala de um Deus que amou o tempo inteiro.
Ø Um Deus que não deixou de amar nem quando
eles pecaram e nem quando estavam em cativeiro.
Ø E agora eles estão
livres e rebelados e Deus continua dizendo eu estou vos amando.
Ø Deus esta dizendo que o peso do seu amor tira deles a
capacidade de argumentação quando vier para julga-los.
v Deus estava tratando eles com zelo.
v Deus estava tratando eles com amor.
·
O povo havia se tornado
um povo sínico.
v Eles
se tornaram um povo esnobe.
v No
capítulo 3 versos 14 diz: Vós tendes dito: Inútil é servir a Deus; que nos aproveita termos cuidado em guardar
os seus preceitos, e em andar de luto diante do Senhor dos Exércitos?
v Eles
diziam assim: Pra que servir a Deus!
v O
que nós estamos ganhando com isso?
v Qual
é o lucro de obedecer as suas ordens?
v E no
verso 15 eles diziam: Ora, pois, nós reputamos por
bem-aventurados os soberbos; também os que cometem impiedade são edificados;
sim, eles tentam a Deus, e escapam
v No
verso 15 eles estão dizendo que os que não servem a Deus são mais prósperos
v Eles
estavam dizendo no verso 15 que os que permanecem no pecado prosperam.
v Eles
estavam dizendo que os que cometem pecado perturbam a Deus, tentam a Deus e
nada dar de errado para eles.
v Observe
que o povo de Judá esta esnobando Deus.
a. É mais
ou menos assim: Pra quer servir, pra que ser crente, pra quer adorar, pra que
ir ao templo se aqueles que não vão lar prosperam.
b. Eles
estão dizendo: qual é a vantagem de servir a Cristo?
·
É dentro deste contexto do capitulo 3 verso
6 que Deus diz: Eu não mudo!
Ø É exatamente
porque Deus não muda que eles não haviam sido consumidos.
Ø É porque
Deus não muda que eles não foram destruídos.
Ø Deus
estava dizendo: vocês não foram cassados, extinguidos, eliminados porque aquilo
que Eu disse a anos atrás permanece de pé.
v O
que Eu falei não caiu por terra.
v O que
Deus diz não perde a validade.
v Deus
não muda.
·
Quando falamos do radicalismo de Deus,
imutabilidade de Deus, estamos falando de um Deus que não muda em seu caráter.
Ø Deus
não muda em suas promessas.
Ø Deus
não muda em sua natureza.
Ø Em
salmos 102:25 a 27 diz: Desde a antiguidade fundaste a
terra, e os céus são obra das tuas mãos. Eles perecerão, mas tu permanecerás;
todos eles se envelhecerão como um vestido; como roupa os mudarás, e ficarão
mudados.
Porém tu és o mesmo, e os teus anos nunca terão fim...
v A terra
esta envelhento diz o salmista
v O sol
diz a ciência esta envelhecendo.
v A nossa
galáxia, diz a ciência esta envelhecendo.
v Ai
diz o Salmistas diz, O Senhor é o mesmo, veja o verso 27.
·
No livro de números 23: 19 diz: Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se
arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?
Ø Aqui
o profeta esta falando do domínio de Deus no espaço e no tempo, que Deus não
muda.
Ø Isso
é radicalismo, aquilo que Deus disse Ele vai fazer.
Ø Deus
não te promete algo só pra se ver livre de você.
v Deus
não é como homem que quer se ver livre de seu filho quando estar lhe aporrinhando
lhe faz uma promessa na hora, porém não cumpre depois.
v Aquilo
que Deus promete Ele vai fazer.
·
No livro de Hebeus 1 versos 10-12 repete o
que diz no salmo 102: E: Tu, Senhor, no princípio
fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos. Eles perecerão, mas
tu permanecerás; E todos eles, como roupa, envelhecerão, E como um manto os enrolarás, e serão mudados. Mas tu
és o mesmo, E os teus anos não acabarão...
Ø Deus não fica velho.
Ø Diferente de mim e você que de vez enquanto
ficamos lembrando da infância, adolescência, Deus não tem esses fleches.
Ø Deus estar no passado e no futuro, exatamente
como estar no presente.
Ø Deus é eterno!
v Significa
que Deus conhece o eterno presente.
v Isaias
diz que Deus conhece o fim das coisas antes do principio delas.
v Deus
conhece o final antes que comece.
Ø Hebreus
13:8 diz: Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.
Ø O tempo
para nós é Kronos.
v Kronos
é o tempo que pode ser medido pelo relógio, em minutos, em horas, em dias, em
semanas e em anos.
Ø O tempo
Para Deus é o Kairos.
v É o
tempo que não pode ser medido, é o tempo da eternidade.
v 2
Pedro 3:8: Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o
Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia...
v Não adiante nós estabelecermos tempo para
Deus.
v Nós estamos debaixo do tempo, mas Ele
esta acima do tempo.
Ø Em
apocalipse 1:8 diz: Eu sou o Alfa e o Ômega, o
princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o
Todo-Poderoso...
v Antes
que houvesse ciência Deus já estava lá
v Quando
toda ciência passar Deus vai continuar lá
v Deus
é antes de tudo e antes de todos.
v Deus
é o primeiro e o último.
v Depois
que todos fadarem, fracassarem e enfraquecerem, Deus continuará lá.
·
Deus é radical em sua natureza, essência e
intimidade.
Ø Deus
não muda em sua natureza pessoal.
Ø Deus
é um ser pessoal.
Ø Deus
não é uma nuvem
Ø Deus
não é um vento
Ø Deus
não é um sopro
Ø Deus
é uma pessoa.
Ø Deus
é tão pessoal que a luz das escrituras por diversas vezes se apresenta pelo seu
próprio nome.
v Deus
se apresenta a Abraão como o El Shadai, o todo poderoso.
v Deus
disse a Moises Eu sou o que Sou.
a. Deus
esta dizendo a Moises eu serei o que serei.
b. Deus
esta dizendo a Moises eu serei o que você precisa que eu seja.
Ø Deus
é um ser pessoal e na sua pessoalidade estar presente.
v Nós
não estamos só.
v Deuteronômio
31:6 diz: Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos
espanteis diante deles; porque o Senhor teu Deus é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará...
a. Somente
um ser pessoal pode fazer uma promessa desta.
v Veja
Isaias 41:10: Não temas, porque
eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço,
e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.
v Deus
não muda na sua natureza pessoal e se apresenta a nós como companheiro e
companhia.
·
Deus não muda em sua natureza triuna.
Ø O pai
escreveu a historia de Israel
Ø O
filho escreveu a historia do mundo
Ø O
Espirito Santo escreve a historia da igreja.
Ø O
Pai é o idealizador, projetista da criação
Ø O
filho é o executor da criação realiza.
Ø O
Espirito Santo é aquele que opera a criação.
Ø O
Pai é o aquele que planeja a salvação
Ø O
filho é aquele que executa a salvação
Ø O
Espirito Santo é aquele que aplica a salvação no coração de todos aqueles que
nele crer.
Ø Na
benção apostólica Paulo diz: que o amor de Deus, a graça do Senhor Jesus Cristo
e a comunhão do Espirito Santo seja sobre todos nós.
Ø Na
formula batismal Jesus disse: e Sejam batizados em nome do Pai, do filho e do
Espírito Santo.
·
Deus não muda em sua natureza Moral.
Ø Deus
é santo.
Ø O que
é pecado para um adulto é pecado para uma criança.
Ø O
que é pecado no antigo testamento é pecado no novo testamento.
Ø O
que é pecado nos dias passados é pecado também nos dias de hoje.
Ø Deus
não era mal e agora ficou bonzinho, Ele é santo e não muda e nEle não há margem
de erro.
Ø Nossa
mente muda, nossa cultura muda, nossas regras mudam, mas Deus não muda.
·
Deus é imutável em teu ser.
Ø Deus
é alto existente.
Ø Deus
é permanente
Ø Deus
é.
Ø Deus
não tem começo e nem fim.
Ø Deus
não tem corrigem
Ø Deus
não tem limites
Ø Ele
tem vida e vontade própria e faz o que quer e do jeito que quer.
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