Indo assim para a porta da fonte, defronte
deles, subiram as escadas da cidade de Davi, onde começa a subida do muro,
desde cima da casa de Davi, até à porta das águas, do lado do oriente... Neemias 12:37
INTRODUÇÃO: A portas das aguas nasce de um fato interessante.
Era por esta porta que os servos do templo, os auxiliares do templo, entravam
levando a agua que seria necessária para o serviço do santuário, entre eles o
serviço do sacrifício que era conduzido e coordenado pelos levitas e
sacerdotes.
·
Numa
análise cuidadosa do texto, vamos perceber no contexto judaico:
Ø A porta das aguas estava muito
relacionado com a festa dos tabernáculos ou Sucot
Ø A festa dos tabernáculos era sempre
comemorado no mês de Tishrei, que
corresponde ao nosso mês de outubro.
Ø A festa relembrava aos 40 anos do
povo Hebreu no deserto onde eles não tinham casa para morar e o Senhor os
guardou.
Ø Durante o período da festa dos
tabernáculos, os hebreus saiam de suas casas e viam morar em tendas para
relembrar os 40 anos no deserto e a proteção de Deus.
·
No
livro de Neemias capitulo 8:1 era festa dos Tabernáculos quando Esdras chega em
Jerusalém como Escriba e Sacerdote.
Ø Neemias capitulo 8:1-2 diz que o povo
se reuniu diante da porta das aguas como um só homem para ouvir a ministração
da lei de Deus.
Ø Esse é o momento em que Israel rompe
o limite da restauração fica e estrutural e passa a viver também a sua
restauração Espiritual.
Ø Até então Neemias 8 a restauração era
das muralhas e o reparo era das portas, mas agora diante da porta das aguas a
restauração também era espiritual.
Ø Na porta das aguas não ouve
necessidade de ela ser reparada e reconstruída, ela foi apenas arrumada.
Ø No lugar onde você será restaurado,
satanás não pode operar destruição.
·
Também
é diante da porta das aguas que João 7:35-37 Jesus disse: Quem tem sede, venha a mim e beba...
Ø Observe que a porta das aguas esta
relacionada a toda operação de Deus em nós, para completar a restauração da
nossa vida.
TRANSIÇÃO: Queremos destacar aqui
qual o significado da porta reparada e como isso se aplica a nós:
1.
A
PORTA DAS AGUAS SIGNIFICA UM RETORNO A PALAVRA.
I.
Um
dos fundamentos da reforma protestante foi Solas Scrituras.
·
Somente
os fundamentos da Escritura devem ser crida, vivida e pregada.
·
Em
Neemias 8:1, Judá estava vivendo uma situação parecida com esta que estamos
vivendo hoje.
·
Eles
estavam a 70 anos sem acesso a Jerusalém.
Ø 70 anos sem culto
Ø 70 anos sem reunião de cultos.
Ø E agora eles retornam para Jerusalém
e estão sedentos pela palavra de Deus.
II.
A
bíblia diz que eles se reuniram em Jerusalém diante da porta das aguas.
·
Eles
estavam ali como um só homem. E o que isso significa?
Ø Estavam lá no mesmo proposito, mesmo
espirito e mesma fé.
Ø E estavam tão próximos e tão lotado
que não havia espaço entre um homem e outro.
III.
Esdras
diz a bíblia que assume a plataforma.
·
Esdras
destruí homens, pregadores e locutores no meio da multidão.
·
Isso
porque Esdras iria falar a uma certa distancia
·
Esses
locutores iriam ouvir a fala de Esdras e iriam repetir para fazer ecoar
·
A
intenção era que a ministração chegasse a todos que estavam reunidos em
Jerusalém.
·
Cada
um ouvindo e recebendo a palavra.
IV.
Isso
nos faz refletir sobre o valor que precisamos dar a palavra.
·
Hoje
em dia nós temos muitos pregadores e pouco pregação.
·
Hoje
se pregam em muitos lugares uma palavra que não é o evangelho, mas uma mistura
do que dizem ser o evangelho.
·
Porem
precisamos destacar que precisamos dar total importância a genuína palavra.
·
Precisamos
voltar aqui a ama a porta das aguas.
Ø É como retornar a palavra.
Ø Na bíblia sagrada a palavra é como
pedra que bate em nós, como fogo que nos queima, como espada que nos fere, mas
também como agua para beber.
v A palavra retratada como agua
a. Quando é para lavar a palavra é agua.
b. Quando é para limpar a palavra é agua
c.
Quando é para beber a palavra simboliza o Espirito Santo.
Ø Em João 15:3 diz: Vós já estais limpos, pela palavra que
vos tenho falado.
v Então a agua para purificar simboliza
a palavra.
Ø Efésios 5:26 diz: Para
a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra...
Ø Para beber a agua é o símbolo do Espirito
Santo.
v Jesus disse quem tem sede, vem a mim e beba
Ø Nunca houve avivamento na história,
sem que a palavra fosse a força motriz desse avivamento.
v Todo avivamento sem bíblia foi fogo
de palha.
v Vivemos numa geração que valoriza o
chavão, a palavra de efeito, o teatro, mas que ignora a profecia, ignora a
palavra.
v A bíblia diz que sem profecia o povo
se corrompe.
v Profecia naquele texto não é o dom de
profetizar.
v Profecia naquele texto é a palavra.
v Pedro diz: nenhuma profecia é de
particular interpretação.
V.
Restaurar
e arrumar a porta das aguas é retorna a palavra.
·
A
igreja do Brasil, a igreja do mundo nesse tempo esta sendo provocada a retorna
a palavra de Deus e refletir nela.
·
Precisamos
vive-la, ama-la, prega-la, estuda-la, obedece-la, pratica-la.
·
Sega
de espetáculo na igreja, é hora de termos ambientes proféticos onde a palavra é
proclamada com autoridade para gloria de Deus.
2.
A PORTA DAS AGUAS FALA DE PURIFICAÇÃO
I.
Agua
é usada para lavar.
·
A
porta das aguas era o local por onde os auxiliares do templo entravam.
Ø Eles levavam agua para o serviço do
santurario e inclusive o serviço do sacrifício
Ø Esta questão da purificação dos
levitas era muito importante
Ø No livro de levítico a bíblia diz que
o sacerdote antes de entrar no santuário lavava-se com a pura e limpa.
Ø O que significa agua limpa em levítico?
v O povo esta no deserto.
v A agua era utilizada e reutilizada
v Não haviam rios abundantes
v Não havia torneira na tenda.
v A agua era utilizada e aguardada para
ser utilizada outras vezes.
v Quando o texto diz que o sacerdote se
lavava com agua pura e limpa, esta dizendo que a agua com a qual o sacerdote se
purificava não poderia ter sido utilizada antes para nenhum outro proposito.
v Tamanha era a importância da
purificação do levita e do sacerdote para o serviço do templo.
v Em levíticos 6: 13 diz: O
fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará.
a. Infelizmente nós temos o habito de quando
encontramos um texto interessante nós só prestarmos atenção naquele versículo e
esquecemos o contexto.
b. O contexto desse versículo em Levítico
6:13 nos mostra que há três segredos para o fogo permanecer acesso sobre o
altar.
O primeiro segredo: O fogo vinha do
céu. É so ler levítico 9:24.
§ É Deus quem ascendeu o fogo.
§ Não é sacerdote quem ascende o fogo
§ Não é levita quem ascende o fogo
§ Não é pregador quem ascende o fogo
§ Quem ascende o fogo é o Espirito
santo de Deus.
O segundo segredo: Todas as manhas
antes de entrar no santuário, em Levítico 6 diz que o sacerdote despia-se de
suas vestes diárias e lavava-se com agua limpa e então vestia-se das vestes
sacerdotais.
§ Não há fogo sem passar pelas portas
das aguas
§ Não há fogo sem lavagem
§ Não há fogo sem purificação
§ Não há fogo sem retirada da sujeira
Então o sacerdote entrava no santuário
e vemos o terceiro segredo para manter o fogo acesso: Ele ia direto no altar e
removia as cinzas do fogo de ontem e colocava lenha nova.
§ Tem muita gente que vive na igreja
preso no que aconteceu ontem.
§ Há muita gente vivendo na cinza de
ontem.
§ Antigamente era bom, antigamente Deus
me usava, antigamente eu era...
§ Porém é hora de remover a cinza.
§ É hora de lavarmos com a lavagem da
agua pela palavra.
§ Precisamos ser puros e o fogo
permanecerá acesso sobre o altar.
II.
Portas
das aguas fala de pureza.
·
Paulo
escrevendo a Tito 3:5 disse: Não pelas obras de justiça que
houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da
regeneração e da renovação do Espírito Santo...
·
As portas
das agua fala de purificação e retorno a palavra.
·
Hoje
vemos tantos absurdos acontecendo nas igrejas dos nossos dias.
·
Precisamos
retornar a palavra, porque ela purifica.
3.
A PORTA DAS AGUAS FALA DE RESTAURAÇÃO TOTAL:
I.
Não
adianta restaurar os muros Jerusalém, o templo, as outras portas e esquecer as
portas das aguas.
·
Eles
poderiam restaurar famílias, as devoções poderiam ser restauradas, o culto
também restaurado, mas a porta das aguas esta dizendo que reparar algumas
coisas e não reparar tudo não resolve o problema.
·
A
porta das aguas fala de restauração total.
Ø Em 2 Crônicas 29:2-5 diz a cerca de
Ezequias: fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme a tudo
quanto fizera Davi, seu pai. Ele, no primeiro ano do
seu reinado, no primeiro mês, abriu portas
as da casa do Senhor, e as reparou. E trouxe os sacerdotes, e os levitas, e ajuntou-os na praça oriental,
E lhes disse: Ouvi-me, ó levitas, santificai-vos
agora, e santificai a casa do Senhor Deus de vossos pais, e tirai do santuário
a imundícia.
Ø A primeira coisa que Ezequias fez
quando assumiu o trono foi reabrir o templo.
Ø Acaz seu pai havia fechado o templo.
Ø Acaz havia doado os utensílios do
templo para o rei da Síria como pagamento de tributos.
Ø Ezequias começa reparando e restaurando
a casa do Senhor, ele traz o culto de volta.
Ø Ele traz os sacerdotes e levitas de
volta.
Ø Ele os convoca a santificação.
Ø Nós precisamos valorizar os cultos da
casa de Deus, o sacerdócio sério e a santificação.
4.
A
PORTA DAS AGUAS FALA DE APROFUNDAMENTO:
I.
Em
Ezequiel 47, o profeta esta dentro do templo.
·
No
templo Ezequiel viu uma agua que saia do altar e corriam para a porta da banda
do oriente.
·
Em
Neemias 3:26 o texto que lemos diz: E
os servidores do templo que habitavam em Ofel, até defronte da porta das águas,
para o oriente, e até à torre alta.
·
Na
visão de Ezequiel ele ver um rio que sai do altar e vai para banda do Oriente.
·
Ezequiel
viu quando o Senhor lhe chama para fora do templo
·
Ezequiel
saiu não pela porta do templo, mas pela porta lateral.
·
Ezequiel
estava no templo, mas não estava nas aguas.
·
Quando
Ezequiel saiu, ele não sai por dentro da agua, ele sai pela porta lateral.
Ø Tem gente que esta na igreja, mas não
estar nas aguas.
Ø Tem gente que esta no templo, mas não
estar nas aguas.
Ø Tem gente que não se aprofunda em
Deus.
·
E
quando Ezequiel sai, ele se depara pelo lado de fora com um homem.
Ø Ezequiel diz que aquele homem tem um
cordel de medir.
Ø E o homem mede mil côvados diz
Ezequiel.
Ø E o anjo diz vem. Até aquele momento
Ezequiel estava fora das aguas.
Ø E o anjo diz vem e entra.
Ø E Ezequiel diz que entrou e as aguas
os cobriu os tornozelos.
·
Vamos
ver em que nível nós estamos?
Ø Vamos ver como estar nossa vida espiritual?
Ø Qual o primeiro nível?
v Estou no templo, mas não estou nas
aguas.
v Sou frequentador do templo, gosto de
culto, mas não estou nas aguas.
Ø Segundo nível: O anjo mede mil côvados.
v O anjo diz vem e Ezequiel vai e as
aguas lhe cobriram os tornozelos.
v Ou seja, agora eu entrei nas aguas,
mas estou vivendo uma vida superficial.
v Gente que não quer se aprofundar
v Bastar cobrir os pés e estar tudo
bem.
v Isso é igual um adulto que entra numa
piscina de criança e não quer se molhar.
Ø Terceiro nível: E o anjo mede mais
mil côvados e diz vem e Ezequiel vai.
v Agora as aguas cobriram os joelhos
v Deus estar nos chamando para uma vida
de oração.
v Deus quer que nos mergulhamos um
pouco mais.
v Deus nos chama ao desejo de estar com
Ele.
Ø Quarto nível: Ezequiel diz que o anjo
mediu mais mil e ele entrou.
v As aguas agora lhe davam nos lombos.
v Lombos aqui é região central das
costas.
v São os músculos lombares.
v Na cultura judaica toda a força de um
homem estar nos músculos lombares.
v O judeu entende que se você dominar os
lombos de um homem, as costas de um homem, você o imobiliza, você se assenhora
dele, você controla ele.
v Quando Deus diz quer que você
mergulhe até os lombos, Ele estar dizendo:
a. Chega de ser Senhor da sua própria vida.
b. Chega de fazer só o que você quer.
c. Chega de ir pra onde você deseja.
d. Deus quer dominar você.
e. Eu quero tomar a sua força e cobri-la
com a minha força.
f. Deus quer fazer prevalecer a sua
vontade.
Ø Quinto nível: E Ezequiel diz que o
anjo mediu mais mil côvados. Vem e vamos mais.
v E Ezequiel diz que não pode ir mais.
v Já não era mais aguas para atravessar
andando, mas aguas para atravessar a nado.
v E o anjo veio e o tomou pela mão e o
levou e tornou-me a trazer.
v Ezequiel viu que aonde esse passava
havia vida.
a. Há um nível de aprofundamento com Deus
que você não vai mais sozinho.
b. Há um nível que é Deus quem te leva.
c. Nesse nível, maiores milagres você
vai ver.
d. Há milagres que só enxergamos quando
mergulhamos na profundidade.
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