sábado, 11 de fevereiro de 2023

AGUAS PROFUNDAS

 TEXTO: E os servidores do templo que habitavam em Ofel, até defronte da porta das águas, para o oriente, e até à torre alta... Neemias 3:26

Indo assim para a porta da fonte, defronte deles, subiram as escadas da cidade de Davi, onde começa a subida do muro, desde cima da casa de Davi, até à porta das águas, do lado do oriente... Neemias 12:37

INTRODUÇÃO: A portas das aguas nasce de um fato interessante. Era por esta porta que os servos do templo, os auxiliares do templo, entravam levando a agua que seria necessária para o serviço do santuário, entre eles o serviço do sacrifício que era conduzido e coordenado pelos levitas e sacerdotes.

·        Numa análise cuidadosa do texto, vamos perceber no contexto judaico:

Ø A porta das aguas estava muito relacionado com a festa dos tabernáculos ou Sucot

Ø A festa dos tabernáculos era sempre comemorado no mês de Tishrei, que corresponde ao nosso mês de outubro.

Ø A festa relembrava aos 40 anos do povo Hebreu no deserto onde eles não tinham casa para morar e o Senhor os guardou.

Ø Durante o período da festa dos tabernáculos, os hebreus saiam de suas casas e viam morar em tendas para relembrar os 40 anos no deserto e a proteção de Deus.

·        No livro de Neemias capitulo 8:1 era festa dos Tabernáculos quando Esdras chega em Jerusalém como Escriba e Sacerdote.

Ø Neemias capitulo 8:1-2 diz que o povo se reuniu diante da porta das aguas como um só homem para ouvir a ministração da lei de Deus.

Ø Esse é o momento em que Israel rompe o limite da restauração fica e estrutural e passa a viver também a sua restauração Espiritual.

Ø Até então Neemias 8 a restauração era das muralhas e o reparo era das portas, mas agora diante da porta das aguas a restauração também era espiritual.

Ø Na porta das aguas não ouve necessidade de ela ser reparada e reconstruída, ela foi apenas arrumada.

Ø No lugar onde você será restaurado, satanás não pode operar destruição.

·        Também é diante da porta das aguas que João 7:35-37 Jesus disse: Quem tem sede, venha a mim e beba...

Ø Observe que a porta das aguas esta relacionada a toda operação de Deus em nós, para completar a restauração da nossa vida.

TRANSIÇÃO: Queremos destacar aqui qual o significado da porta reparada e como isso se aplica a nós:

1.     A PORTA DAS AGUAS SIGNIFICA UM RETORNO A PALAVRA.

I.                    Um dos fundamentos da reforma protestante foi Solas Scrituras.

·        Somente os fundamentos da Escritura devem ser crida, vivida e pregada.

·        Em Neemias 8:1, Judá estava vivendo uma situação parecida com esta que estamos vivendo hoje.

·        Eles estavam a 70 anos sem acesso a Jerusalém.

Ø 70 anos sem culto

Ø 70 anos sem reunião de cultos.

Ø E agora eles retornam para Jerusalém e estão sedentos pela palavra de Deus.

II.                 A bíblia diz que eles se reuniram em Jerusalém diante da porta das aguas.

·        Eles estavam ali como um só homem. E o que isso significa?

Ø Estavam lá no mesmo proposito, mesmo espirito e mesma fé.

Ø E estavam tão próximos e tão lotado que não havia espaço entre um homem e outro.

III.               Esdras diz a bíblia que assume a plataforma.

·        Esdras destruí homens, pregadores e locutores no meio da multidão.

·        Isso porque Esdras iria falar a uma certa distancia

·        Esses locutores iriam ouvir a fala de Esdras e iriam repetir para fazer ecoar

·        A intenção era que a ministração chegasse a todos que estavam reunidos em Jerusalém.

·        Cada um ouvindo e recebendo a palavra.

IV.              Isso nos faz refletir sobre o valor que precisamos dar a palavra.

·        Hoje em dia nós temos muitos pregadores e pouco pregação.

·        Hoje se pregam em muitos lugares uma palavra que não é o evangelho, mas uma mistura do que dizem ser o evangelho.

·        Porem precisamos destacar que precisamos dar total importância a genuína palavra.

·        Precisamos voltar aqui a ama a porta das aguas.

Ø É como retornar a palavra.

Ø Na bíblia sagrada a palavra é como pedra que bate em nós, como fogo que nos queima, como espada que nos fere, mas também como agua para beber.

v A palavra retratada como agua

a.     Quando é para lavar a palavra é agua.

b.     Quando é para limpar a palavra é agua

c.      Quando é para beber a palavra simboliza o Espirito Santo.

Ø Em João 15:3 diz: Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.

v Então a agua para purificar simboliza a palavra.

Ø Efésios 5:26 diz: Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra...

Ø Para beber a agua é o símbolo do Espirito Santo.

v Jesus disse quem tem sede, vem a mim e beba

Ø Nunca houve avivamento na história, sem que a palavra fosse a força motriz desse avivamento.

v Todo avivamento sem bíblia foi fogo de palha.

v Vivemos numa geração que valoriza o chavão, a palavra de efeito, o teatro, mas que ignora a profecia, ignora a palavra.

v A bíblia diz que sem profecia o povo se corrompe.

v Profecia naquele texto não é o dom de profetizar.

v Profecia naquele texto é a palavra.

v Pedro diz: nenhuma profecia é de particular interpretação.

V.                 Restaurar e arrumar a porta das aguas é retorna a palavra.

·        A igreja do Brasil, a igreja do mundo nesse tempo esta sendo provocada a retorna a palavra de Deus e refletir nela.

·        Precisamos vive-la, ama-la, prega-la, estuda-la, obedece-la, pratica-la.

·        Sega de espetáculo na igreja, é hora de termos ambientes proféticos onde a palavra é proclamada com autoridade para gloria de Deus.

2.      A PORTA DAS AGUAS FALA DE PURIFICAÇÃO

I.                    Agua é usada para lavar.

·        A porta das aguas era o local por onde os auxiliares do templo entravam.

Ø Eles levavam agua para o serviço do santurario e inclusive o serviço do sacrifício

Ø Esta questão da purificação dos levitas era muito importante

Ø No livro de levítico a bíblia diz que o sacerdote antes de entrar no santuário lavava-se com a pura e limpa.

Ø O que significa agua limpa em levítico?

v O povo esta no deserto.

v A agua era utilizada e reutilizada

v Não haviam rios abundantes

v Não havia torneira na tenda.

v A agua era utilizada e aguardada para ser utilizada outras vezes.

v Quando o texto diz que o sacerdote se lavava com agua pura e limpa, esta dizendo que a agua com a qual o sacerdote se purificava não poderia ter sido utilizada antes para nenhum outro proposito.

v Tamanha era a importância da purificação do levita e do sacerdote para o serviço do templo.

v Em levíticos 6: 13 diz: O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará.

a.     Infelizmente nós temos o habito de quando encontramos um texto interessante nós só prestarmos atenção naquele versículo e esquecemos o contexto.

b.     O contexto desse versículo em Levítico 6:13 nos mostra que há três segredos para o fogo permanecer acesso sobre o altar.

*    O primeiro segredo: O fogo vinha do céu. É so ler levítico 9:24.

§  É Deus quem ascendeu o fogo.

§  Não é sacerdote quem ascende o fogo

§  Não é levita quem ascende o fogo

§  Não é pregador quem ascende o fogo

§  Quem ascende o fogo é o Espirito santo de Deus.

*    O segundo segredo: Todas as manhas antes de entrar no santuário, em Levítico 6 diz que o sacerdote despia-se de suas vestes diárias e lavava-se com agua limpa e então vestia-se das vestes sacerdotais.

§  Não há fogo sem passar pelas portas das aguas

§  Não há fogo sem lavagem

§  Não há fogo sem purificação

§  Não há fogo sem retirada da sujeira

*    Então o sacerdote entrava no santuário e vemos o terceiro segredo para manter o fogo acesso: Ele ia direto no altar e removia as cinzas do fogo de ontem e colocava lenha nova.

§  Tem muita gente que vive na igreja preso no que aconteceu ontem.

§  Há muita gente vivendo na cinza de ontem.

§  Antigamente era bom, antigamente Deus me usava, antigamente eu era...

§  Porém é hora de remover a cinza.

§  É hora de lavarmos com a lavagem da agua pela palavra.

§  Precisamos ser puros e o fogo permanecerá acesso sobre o altar.

II.                 Portas das aguas fala de pureza.

·        Paulo escrevendo a Tito 3:5 disse: Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo...

·        As portas das agua fala de purificação e retorno a palavra.

·        Hoje vemos tantos absurdos acontecendo nas igrejas dos nossos dias.

·        Precisamos retornar a palavra, porque ela purifica.

3.     A  PORTA DAS AGUAS FALA DE RESTAURAÇÃO TOTAL:

I.                    Não adianta restaurar os muros Jerusalém, o templo, as outras portas e esquecer as portas das aguas.

·        Eles poderiam restaurar famílias, as devoções poderiam ser restauradas, o culto também restaurado, mas a porta das aguas esta dizendo que reparar algumas coisas e não reparar tudo não resolve o problema.

·        A porta das aguas fala de restauração total.

Ø Em 2 Crônicas 29:2-5 diz a cerca de Ezequias: fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme a tudo quanto fizera Davi, seu pai. Ele, no primeiro ano do seu reinado, no primeiro mês, abriu portas as da casa do Senhor, e as reparou. E trouxe os sacerdotes, e os levitas, e ajuntou-os na praça oriental, E lhes disse: Ouvi-me, ó levitas, santificai-vos agora, e santificai a casa do Senhor Deus de vossos pais, e tirai do santuário a imundícia.

Ø A primeira coisa que Ezequias fez quando assumiu o trono foi reabrir o templo.

Ø Acaz seu pai havia fechado o templo.

Ø Acaz havia doado os utensílios do templo para o rei da Síria como pagamento de tributos.

Ø Ezequias começa reparando e restaurando a casa do Senhor, ele traz o culto de volta.

Ø Ele traz os sacerdotes e levitas de volta.  

Ø Ele os convoca a santificação.

Ø Nós precisamos valorizar os cultos da casa de Deus, o sacerdócio sério e a santificação.

4.     A PORTA DAS AGUAS FALA DE APROFUNDAMENTO:

I.                    Em Ezequiel 47, o profeta esta dentro do templo.

·        No templo Ezequiel viu uma agua que saia do altar e corriam para a porta da banda do oriente.

·        Em Neemias 3:26 o texto que lemos diz: E os servidores do templo que habitavam em Ofel, até defronte da porta das águas, para o oriente, e até à torre alta.

·        Na visão de Ezequiel ele ver um rio que sai do altar e vai para banda do Oriente.

·        Ezequiel viu quando o Senhor lhe chama para fora do templo

·        Ezequiel saiu não pela porta do templo, mas pela porta lateral.

·        Ezequiel estava no templo, mas não estava nas aguas.

·        Quando Ezequiel saiu, ele não sai por dentro da agua, ele sai pela porta lateral.

Ø Tem gente que esta na igreja, mas não estar nas aguas.

Ø Tem gente que esta no templo, mas não estar nas aguas.

Ø Tem gente que não se aprofunda em Deus.

·        E quando Ezequiel sai, ele se depara pelo lado de fora com um homem.

Ø Ezequiel diz que aquele homem tem um cordel de medir.

Ø E o homem mede mil côvados diz Ezequiel.

Ø E o anjo diz vem. Até aquele momento Ezequiel estava fora das aguas.

Ø E o anjo diz vem e entra.

Ø E Ezequiel diz que entrou e as aguas os cobriu os tornozelos.

·        Vamos ver em que nível nós estamos?

Ø Vamos ver como estar nossa vida espiritual?

Ø Qual o primeiro nível?

v Estou no templo, mas não estou nas aguas.

v Sou frequentador do templo, gosto de culto, mas não estou nas aguas.

Ø Segundo nível: O anjo mede mil côvados.

v O anjo diz vem e Ezequiel vai e as aguas lhe cobriram os tornozelos.

v Ou seja, agora eu entrei nas aguas, mas estou vivendo uma vida superficial.

v Gente que não quer se aprofundar

v Bastar cobrir os pés e estar tudo bem.

v Isso é igual um adulto que entra numa piscina de criança e não quer se molhar.

Ø Terceiro nível: E o anjo mede mais mil côvados e diz vem e Ezequiel vai.

v Agora as aguas cobriram os joelhos

v Deus estar nos chamando para uma vida de oração.

v Deus quer que nos mergulhamos um pouco mais.

v Deus nos chama ao desejo de estar com Ele.

Ø Quarto nível: Ezequiel diz que o anjo mediu mais mil e ele entrou.

v As aguas agora lhe davam nos lombos.

v Lombos aqui é região central das costas.

v São os músculos lombares.

v Na cultura judaica toda a força de um homem estar nos músculos lombares.

v O judeu entende que se você dominar os lombos de um homem, as costas de um homem, você o imobiliza, você se assenhora dele, você controla ele.

v Quando Deus diz quer que você mergulhe até os lombos, Ele estar dizendo:

a.     Chega de ser Senhor da sua própria vida.

b.     Chega de fazer só o que você quer.

c.      Chega de ir pra onde você deseja.

d.     Deus quer dominar você.

e.     Eu quero tomar a sua força e cobri-la com a minha força.

f.       Deus quer fazer prevalecer a sua vontade.

Ø Quinto nível: E Ezequiel diz que o anjo mediu mais mil côvados. Vem e vamos mais.

v E Ezequiel diz que não pode ir mais.

v Já não era mais aguas para atravessar andando, mas aguas para atravessar a nado.

v E o anjo veio e o tomou pela mão e o levou e tornou-me a trazer.

v Ezequiel viu que aonde esse passava havia vida.

a.     Há um nível de aprofundamento com Deus que você não vai mais sozinho.

b.     Há um nível que é Deus quem te leva.

c.      Nesse nível, maiores milagres você vai ver.

d.     Há milagres que só enxergamos quando mergulhamos na profundidade.

 

 

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