terça-feira, 21 de março de 2023

PRINCIPIOS DA GENEROSIDADE

 TEXTO: Ao que distribui mais se lhe acrescenta, e ao que retém mais do que é justo, é para a sua perda. A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido... Provérbios 11:24,25

INTRODUÇÃO: Quantos aqui se consideram pessoas generosas?

·        Esse texto foi escrito pelo Rei mais rico que Jerusalém conheceu. Segundo a bíblia antes dele e depois dele, ninguém foi tão rico quanto Salomão, filho do rei Davi.

·        Salomão tem sido um modelo, um padrão e um exemplo para muitos homens que desejam crescer na vida.

Ø Existem grupos que estudam a vida de Salomão para aprender com ele os princípios que praticava que o tornaram um rei tão prospero.

Ø Em Jerusalém, no Antigo Testamento, ninguém foi maior do que Salomão em Riqueza e Sabedoria.

Ø Salomão era filho do homem segundo o coração de Deus, Davi.

·        Mediante a bíblia, Davi não foi um bom pai, mas Davi ensinou alguns princípios para os seus filhos.

Ø Salomão herdou do pai um princípio que a bíblia chama de Generosidade.

Ø Salomão descreve para nós no livro de provérbios um dos conselhos mais lindos.

Ø Ele diz no texto de Provérbios 11:24: A quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais...

v Literalmente Salomão esta dizendo que aquele que é generoso, a vida vai se encarregar de abençoar e prosperar esse generoso.

TRANSIÇÃO: Quero contar a você a ilustração de homem muito rico que saiu para viajar num transatlântico. No caminho em alto mar ao voltar para casa, o mar fica bravio e as ondas começam a surrar a embarcação. O homem então percebe que as ondas estão muito violentas e fica apavorado e começa a pensar que vai morrer. O homem milionário vendo que as coisas estão piorando, ele faz uma oração ao seu deus.

·        Ele diz ao seu deu me livra da morte e se você me livrar da morte eu vou te dar a metade dos meus bens.

Ø Alguém que oferece a metade dos bens, se percebe que o negócio estava feio mesmo.

Ø O deus ele escutou e gostou da promessa que ele fez.

Ø Então de repente os ventos começaram a se acalmar.

·        E o homem vai percebendo que o navio vai ficando tranquilo, lembrou do voto que ele fez.

Ø Então o homem disse: não, não é bem assim.

Ø O meu deus não vai querer a metade dos meus bens né.

Ø Porém, eu vou dar mil camelos para ele.

v Mas é muito camelo, ele não vai dar conta de montar em tantos camelos.

Ø Então ele disse: Eu já sei! Eu vou dar para ele 500 das melhores vacas que eu tenho.

v Háaa, 500 vacas é muita carne. Ele vai cair no pecado da carne e não vai dar conta de comer tanta carne.

v Não! Eu vou ver o que vou dar para ele por gratidão por ter me livrado da morte.

Ø O homem então de repente diz: Já sei! Eu dei de presente um animalzinho de estimação para minha esposa.

v Eu vou dar aquele animalzinho de estimação que dei para minha esposa, eu vou dar para ele de presente, ele vai ficar feliz.

Ø E a gente começa fazer conta: A metade dos bens cai para mil camelos, depois cai para 500 vacas e agora cai para animalzinho de estimação.

·        O homem chega em casa e conta a história para esposa.

Ø A esposa diz: O que você fez para agradecer ao nosso Deus?

Ø Ele diz: eu dei o animalzinho de estimação, aquele que você ganhou de presente no seu aniversário.

Ø A mulher diz: O que! Você deu o que não é seu! Não eu não concordo com isso.

Ø Ela diz: Der o que é seu! O que você me deu é meu.

Ø O homem diz: Mas mulher, ele me livrou! Você ia ficar viúva.

Ø O que eu vou fazer?

Ø  A Mulher diz: Olha a nossa plantação de amendoins estão produzindo amendoins maravilhosos.

v Pega um cesto de amendoim, enche ele, leva pro templo e agradeça a ele.

Ø Vamos fazer a conta: Metade dos bens caiu para Mil camelos, mil camelos caiu para 500 vacas, 500 vacas caiu para um animalzinho de estimação, de um animalzinho de estimação caiu para 1 cesto de amendoim.

v O homem disse: Oh, Mulher inteligente é outra coisa!

·        O homem pegou o cesto, encheu de amendoim, entrou no carro e foi para o templo onde adora o seu deus.

Ø No meio do caminho ele disse: Vou experimentar este amendoim.

Ø Vai que ele não esteja legal! Eu nem me toquei nisso em casa.

Ø E ai ele come o amendoim e diz: Gente que gostoso.

Ø E ao som da musica do carro dele, ele come dois, três, quatro, cinco e ai vai no meio da estrada até o templo.

Ø Quando ele chega no templo e pega o cesto para oferecer ao deus dele em gratidão pelo que havia feito para o livrar da morte, só havia cascas.

·        Esta tem sido a síndrome de muita gente.

Ø E gente que quer crescer financeiramente.

Ø Promete para Deus os mundos e os fundos.

v Eu te dou a metade do que tenho, quando a coisa esta feia!

v E curioso que quando a coisa esta feia, você não tem nada!

v O que você tem é tudo feio.

v E se promete tanta coisa, mas na hora de acertar a conta com Deus, estas pessoas voltam atrás.

v Elas acendem uma vela para Deus e quando a vela esta acabando elas sopram a vela, e isso é ingratidão.

·        Salomão fala para nós sobre generosidade.

EXORDIA: Há uma passagem na bíblia que gostaria de observar, se encontra em 1 Reis 17:8-24

·        Então veio a ele a palavra do Senhor, dizendo: Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente.
Então ele se levantou, e foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou, e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco de água que beba. E, indo ela a trazê-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me agora também um bocado de pão na tua mão.
Porém ela disse: Vive o Senhor teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos. E Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme à tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho. Porque assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra. E ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias. Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou; conforme a palavra do Senhor, que ele falara pelo ministério de Elias. E depois destas coisas sucedeu que adoeceu o filho desta mulher, dona da casa; e a sua doença se agravou muito, até que nele nenhum fôlego ficou. Então ela disse a Elias: Que tenho eu contigo, homem de Deus? vieste tu a mim para trazeres à memória a minha iniqüidade, e matares a meu filho? E ele disse: Dá-me o teu filho. E ele o tomou do seu regaço, e o levou para cima, ao quarto, onde ele mesmo habitava, e o deitou em sua cama,
E clamou ao Senhor, e disse: Ó Senhor meu Deus, também até a esta viúva, com quem me hospedo, afligiste, matando-lhe o filho? Então se estendeu sobre o menino três vezes, e clamou ao Senhor, e disse: Ó Senhor meu Deus, rogo-te que a alma deste menino torne a entrar nele. E o Senhor ouviu a voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu. E Elias tomou o menino, e o trouxe do quarto à casa, e o deu à sua mãe; e disse Elias: Vês aí, teu filho vive. Então a mulher disse a Elias: Nisto conheço agora que tu és homem de Deus, e que a palavra do Senhor na tua boca é verdade...
1 Reis 17:8-24

·        Vamos observar algumas coisas neste texto e aprender com ele:

·        O profeta Elias era procurado pelas autoridades.

Ø Elias era considerado um anarquista, um perturbador de Israel.

Ø Ninguém de livre espontânea vontade se envolveria com Elias, sobre o perigo de ser casado e preso.

Ø Todavia esta viúva lhe deu abrigo.

·        O texto diz que a viúva tinha a última porção de comida para comer.

·        Como entender a viúva de Sarepta?

Ø Somente a generosidade explica a atitude desta mulher para com o homem de Deus.

·        Deus tinha dito claramente a Elias aonde ir e a quem procurar no verso 9.

Ø Veja que Deus já conhecia o coração daquela mulher.

Ø Veja o verso 9:Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente.

v Deus já havia determinado que a mulher o sustentasse, ela porem que não sabia.

v Generosidade foi a razão numero 1 que Deus escolheu esta mulher.

v E Deus escolheu também o seu filho para ser abençoado.

v Se esta mulher tivesse sido avarenta, mesquinha, egoísta, ela e o filho teriam morrido no meio da seca e da fome.

Ø Aonde estão as pessoas generosas.

Ø Deus escolhe todas as pessoas para abençoar na vida financeira? Não

Ø Você ver isso acontecendo com todos? Não

Ø Isso seria Deus fazendo acepção de pessoas? Não.

Ø Deus tem um princípio e estar na bíblia: Abençoar financeiramente pessoas generosas.

·        Em quase 800 anos depois, Jesus mencionou a benção desta mulher.

Ø No livro de Lucas 4:26: E a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva...

Ø Deus havia escolhido aquela mulher com quem Elias haveria de operar o milagre.

Ø Havia muitas mulheres em Israel e tantas outras em Sidom.

Ø Porem somente uma foi escolhida, porque Deus sabia que poderia contar com a generosidade dela.

·        Generosidade é sinônimo de riqueza:

Ø Por isso, a pessoa mais paupérrima do mundo pode ser rica aos olhos de Deus.

Ø Isso se esta pessoa for uma pessoa generosa.

·        Eu fui pastor na Bahia de uma igreja de pessoas simples, empregados, gente que trabalhava na roça e ganhavam pouco.

Ø Alguém uma vez disse: A Igreja do senhor é muito boa, mas só tem gente pobre e simples.

Ø Eu disse: São com estas pessoas que eu quero trabalhar.

Ø Deus fez maravilhas e prosperou o seu povo.

Ø Muitos deles se tornaram empresários e mudaram de vida.

Ø Outros saíram do aluguel, os que andavam a pé estavam andando de moto, os que andavam de moto começaram a andar de carro, os que tinham carro, passaram andar em carros novos.

FRASE DE LIGAÇÃO: Quais são as marcas de uma pessoa generosa?

·        ELA É UMA PESSOA TRABALHADORA

·        ELA É UMA PESSOA OBEDIENTE A DEUS

·        ELA É UMA PESSOA DE FÉ.

Ø Veja comigo 1 Reis 17:10: Então ele se levantou, e foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou, e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco de água que beba...

Ø Veja no verso 10 que a mulher esta trabalhando.

Ø Isso aqui esta acontecendo entre Samaria, o Riacho de Querite onde Elias se encontrava e a cidade de Sarepta.

Ø Havia pelo menos 200 quilômetros de distância.

v Isso quer dizer que Elias saiu de um lugar extremo e precisou viajar 200 quilômetros para encontrar uma mulher trabalhadora. 

v A cidade ficava fora do território de Israel.

v E o interessante que a cidade era a cidade natal de Jezabel.

v E quem estava procurando Elias para prender ou matar? Jezabel!

v Deus esconde Elias na cidade natal de Jezabel.

Ø Elias esta fugindo de Jezabel e indo ao encontro de outra.

Ø Vemos aqui um enorme contraste:

v Jezabel quer matar Elias, a viúva quer ser uma benção para Elias.

v Veja que duas pessoas podem ser da mesma cidade e serem tão diferentes.

v Duas pessoas podem ser da mesma igreja, mas serem diferentes.

v Somente a palavra de Deus pode nos unir no mesmo pensamento e no mesmo caminho.

·        DEUS ENVIOU ELIAS PARA ESTA VIÚVA PORQUE ELA ERA MUITO ESFORÇADA.

Ø Elias a encontrou apanhando lenha.

Ø Era lenha para cozinha o que seria a ultima refeição dela e do seu filho.

·        PORQUE ESTA MULHER TEM QUE TRABALHAR?

Ø Porque ela era uma mulher sem comida.

Ø Veja o verso 12: Porém ela disse: Vive o Senhor teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos...

Ø Em outras palavras, ou ela trabalha, ou morre mais rapidamente.

Ø A seca já durava cerca de três anos e meio em todo oriente médio.

Ø As pessoas e os animais estavam morrendo de fome.

Ø O que esta mulher foi fazer durante a fome?

v Ela foi trabalhar.

Ø Alguém aqui já passou fome???

Ø Há cada 4 segundos morre uma pessoa de fome.

Ø Veja que no verso 17 o filho da viúva morreu.

v E depois destas coisas sucedeu que adoeceu o filho desta mulher, dona da casa; e a sua doença se agravou muito, até que nele nenhum fôlego ficou...

v Provavelmente em decorrência de estar mal nutrido.

Ø Deus enviou um profeta para uma mulher faminta, uma mulher necessitada, porem trabalhadora e esforçada.

Ø Eu creio que se esta mulher não fosse esforçada e generosa, Deus não teria enviado o profeta até a ela.

·        Nós entendemos que nem todos são chamados para ir, mas alguns são chamados para ficar.

Ø Os que são chamados para ficar, são aqueles que Deus irar usar para abençoar a sua obra.

·        A MULHER TRABALHAVA PORQUE ERA UMA MULHER SEM MARIDO.

Ø Veja o verso 10: E depois destas coisas sucedeu que adoeceu o filho desta mulher, dona da casa; e a sua doença se agravou muito, até que nele nenhum fôlego ficou...

Ø Esta mulher era viúva, mas podia contar com o homem de Deus para abençoar.

·        A SEGUNDA MARCA DA GENEROSIDADE DESTA MULHER É OBEDIENCIA.

Ø Veja verso 10b: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco de água que beba...

Ø Elias encontrou uma mulher trabalhadora e obediente.

Ø A mulher largou tudo que estava fazendo e foi traz da agua para uma pessoa estranha.

Ø Ela foi sem reclamar e sem fazer perguntas.

Ø Obediência é uma virtude em falta nos dias de hoje.

Ø Certa vez um empresário bem sucedido chamado Poul Playe. Ele era dono de uma empresa de eletricidade. Ele frequentava uma ótima igreja. Esse homem havia programado o final de semana para passear com a esposa porque eles estavam fazendo aniversário de casamento.

v Algumas horas antes de viajar, ele recebe o telefone de seu pastor.

v O pastor pediu que ele fosse urgente para Nicarágua.

v Um casal de missionários havia acabado de perder a casa por conta de um furacão.

v Ele não disse nada para o pastor que tinha um compromisso, simplesmente disse: sim senhor.

v Ele saiu do trabalho e foi direto para o aeroporto.

v E de dentro do avião ele ligou para esposa e avisou, a esposa muito compreensível entendeu.

v Quando ele chegou em Nicaragua, ele viu o estado de calamidade das pessoas, das famílias.

v O problema não era a casa dos missionários e sim a igreja que fora destruída e ele iria ajudar a levantar.

v Vieram varias doações dos Estados Unidos

v Ele reparou que eram materiais usados e de segunda e terceira mão.

v Poul Playe percebeu que as pessoas davam sobras para Deus.

v Esse homem voltou para os Estados Unidos e abriu uma instituição, uma obra missionaria de construção de igrejas, porem organizada e que desse o melhor para Deus.

v Esse homem cumpriu a sua promessa.

v Ele voltou para os Estados Unidos e abriu o CWE, um grupo de homens e mulher que viajam o mundo a fora construindo igrejas e ajudando missionários.

v Esses homens doam o tempo deles e o dinheiro deles construindo igrejas ao redor do mundo.

v Hoje eles ajudam missionários no campo.

v Tudo começou com a igreja local.

Ø A viúva de Sarepta obedeceu a um estranho, Veja verso 10b: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco de água que beba...

v Elias era um estranho, mas um estranho faminto e sedento.

v Elias era um viajante cansado.

v Ele percorreu 200 km.

v A mulher não discutiu, ela obedeceu.

Ø Veja o exemplo de Rebeca, sem saber quem era o viajante deu de agua para o viajante, todos os seus servos e todos os seus animais sem saber quem era aquele. E esse homem era servo de Abraão e estava ali para buscar uma esposa para Isaque, filho de Abraão.

v A generosidade de Rebeca fez toda a diferença.

v O servo de Abraão não teve dúvidas de que esta era a mulher ideal para Isaque.

v Veja o que ela recebeu pela sua generosidade!

v Estas mulheres não olharam para os homens e simplesmente obedeceu.

v Infelizmente a nossa geração de hoje escolhe a quem obedecer e porque obedecer.

v É impossível uma pessoa ser generosa sem ser obediente.

·        A VIUVA OBECEU A UMA ORDEM DIFICIL.

Ø Veja o verso 11: E, indo ela a trazê-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me agora também um bocado de pão na tua mão...

Ø Elias pediu a última refeição de uma mãe e de seu filho que estava se preparando para morrer.

Ø Veja o que ela responde no verso 12: Porém ela disse: Vive o Senhor teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos...

Ø Quando foi a última vez que você obedeceu a uma ordem difícil?

Ø Quem obedece Deus derrama bênçãos sem medida sobre estes.

Ø Deus fez uma promessa para as pessoas obedientes e generosas no verso 14:

v Porque assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra...

·        A TERCEIRA MARCA FÉ

Ø Veja o verso 15: E ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias...

Ø A mulher foi e fez conforme a palavra de Elias.

Ø Muito mais que sentir, fé é obedecer.

Ø Elias encontrou uma mulher que não era judia, mas que tinha muita fé.

Ø A mulher acreditou!

Ø No novo testamento vemos a historia de um menino que doou sua ultima refeição, dois peixinhos e cinco pãezinhos.

Ø O menino também acreditou e Jesus alimentou mais de 5 mil pessoas.

Ø Isso é o que? Generosidade.

 

CONCLUSÃO: Porem o milagre maior ainda estava para acontecer. O filho dela morreu. O que adiantava tanta comida e fartura e seu filho morto. Mas Deus usou o profeta para trazer seu filho de volta. Deus faz o impossível.

·        Quem tinha fé para doar sua comida, também tinha fé que Deus ressuscitaria seu filho.

·              Como desfrutaremos da generosidade de Deus (milagres financeiros) se nós não somos generosos.

·        Nós precisamos plantar para colher.

·        Quem planta depende dos céus.

·        Os céus são celeiros de Deus. 

      Se você ama a Deus mais do que o dinheiro, como provar isso se você não é      dizimista? 

     Se você não é dizimista, você esta dizendo para Deus que você ama o               dinheiro, mais do que a Ele. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário