domingo, 22 de setembro de 2024

A PREGAÇÃO DE JOÃO BATISTA

 TEXTO: E no ano quinze do império de Tibério César, sendo Pôncio Pilatos presidente da Judéia, e Herodes tetrarca da Galiléia, e seu irmão Filipe tetrarca da Ituréia e da província de Traconites, e Lisânias tetrarca de Abilene, Sendo Anás e Caifás sumos sacerdotes, veio no deserto a palavra de Deus a João, filho de Zacarias. E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados; Segundo o que está escrito no livro das palavras do profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; Endireitai as suas veredas. Todo o vale se encherá, E se abaixará todo o monte e outeiro; E o que é tortuoso se endireitará, E os caminhos escabrosos se aplanarão; E toda a carne verá a salvação de Deus.  Dizia, pois, João à multidão que saía para ser batizada por ele: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que está para vir?  Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, e não comeceis a dizer em vós mesmos: Temos Abraão por pai; porque eu vos digo que até destas pedras pode Deus suscitar filhos a Abraão. E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não dá bom fruto, corta-se e lança-se no fogo.  E a multidão o interrogava, dizendo: Que faremos, pois? E, respondendo ele, disse-lhes: Quem tiver duas túnicas, reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, faça da mesma maneira. E chegaram também uns publicanos, para serem batizados, e disseram-lhe: Mestre, que devemos fazer? E ele lhes disse: Não peçais mais do que o que vos está ordenado. E uns soldados o interrogaram também, dizendo: E nós que faremos? E ele lhes disse: A ninguém trateis mal nem defraudeis, e contentai-vos com o vosso soldo. E, estando o povo em expectação, e pensando todos de João, em seus corações, se porventura seria o Cristo, Respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar a correia das alparcas; esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. Ele tem a pá na sua mão; e limpará a sua eira, e ajuntará o trigo no seu celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga. E assim, admoestando-os, muitas outras coisas também anunciava ao povo. Sendo, porém, o tetrarca Herodes repreendido por ele por causa de Herodias, mulher de seu irmão Filipe, e por todas as maldades que Herodes tinha feito, Acrescentou a todas as outras ainda esta, a de encerrar João num cárcere... Lc 3.1-20

INTRODUÇÃO: Essa é uma das passagens mais importantes da bíblia. Esta passagem é uma espécie de dobradiça da historia.

·        João esta encerrando o ciclo da antiga aliança e esta abrindo o ciclo da nova aliança.

·        João é o ultimo profeta da antiga dispensação e nos apresenta o evangelho.

·         João nos apresenta aqui depois 400 anos de silencia que agora a voz de Deus se fazia ouvir.

·         Lucas que era medico e historiador é o único evangelista que trata de maneira clara a infância tanto de João Batista como também de Jesus.

Ø     Lucas termina seu registro no capitulo 2 Jesus tendo 12 anos.

Ø      Lucas abre o capitulo 3 João Batista começando seu ministério.

Ø     Aqui no capitulo 3 Jesus tinha 30 anos de idade.

Ø      Nós não sabemos o que aconteceu com Jesus dos 12 aos 30 anos.

Ø  Existem varias especulações.

Ø  Onde Jesus esteve ou o que ele fez.

Ø     O que aprendemos é que onde a bíblia não tem voz, não devemos ter ouvidos.

·        O cuidado de Lucas aqui é situar para você como estava o mundo na época em que Deus fala com João Batista e através de João batista.

·         Nos versos 1 e 2 Lucas vai citar 7 personagens da historia.

Ø     Ele cita 5 personagens do mundo político e 2 do mundo religioso.

Ø     O fato de Lucas registrar esses personagens é para mostrar para nós o estado de decadência, da corrupção, maldade do mundo na época em brota o evangelho e o filho de Deus é anunciado.

Ø     Mesmo quando a terra parece estar completamente entregue nas mãos dos perversos, Deus pode romper a historia e começar algo extraordinário.

Ø     A crise não é impedimento para ação de Deus.

TRANSIÇÃO: Vamos olhar para cenário em que João é colocado.

1.    O CENARIO DO IMPERIO É DESCRITO.

I.                   Em outras palavras Lucas esta descrevendo o cenário mundial.

·        O verso 1 começa assim:  E no ano quinze do império de Tibério César...

·        Quem era Tibério César?

Ø     Tibério Cesar era filho adotivo de Cesar Augusto

Ø     E ele não era apenas filho adotivo, ele foi sucessor de César Augusto.

Ø     Tibério começou a reinar no ano 14 dc e foi até o ano 37 dc.

Ø     Ele era o imperador de Roma quando Jesus exercia seu ministério.

·        João Batista é levantado em um período de corrupção política, de maldade e angustia.

·        Esse cenário descreve Israel não como um país independente e soberano, mas um país escravo e cativo em que Jesus vai exercer seu ministério.

·        Israel era província do império Romano.

2.    VEMOS O CENARIO TAMBÉM DA PROVINCIA.

I.                   Agora Lucas vai descrever o cenário da política regional.

·        Observamos ainda o verso 1: sendo Pôncio Pilatos presidente da Judéia, e Herodes tetrarca da Galiléia, e seu irmão Filipe tetrarca da Ituréia e da província de Traconites, e Lisânias tetrarca de Abilene,,.

·        Nós ouvimos falar muito sobre Herodes, porem não se especifica qual Herodes.

·        O primeiro Herodes é o Herodes o grande.

Ø     Esse foi o Herodes que mandou matar as crianças de Belém.

Ø      Este Herodes era de um grande timbre administrativo.

Ø      Foi ele quem ampliou e embelezou o templo de Jerusalém

Ø     Foi Herodes quem construiu o porto em Cesárea Marítima abrindo o comercio para aquela região inteira, facilitando as viagens missionárias de Paulo.

Ø       Foi este homem quem construiu a fortaleza de Marçada as margens do mar morto.

Ø     Foi este homem quem construiu castelos por todo território de Israel.

·        A família herodiana não era romana, eles eram idumeus, aparentados com judeus.

·        Esse Herodes o grande era terrível:

Ø     Ele tinha muito medo de perder o poder.

a)    Esse homem era insano.

b)     Este homem era louco.

c)      Esse Herodes casou-se 10 vezes.

d)     Sua esposa mais predileta se chamava Mariana.

v    Sabe o que ele fez?

v    Com medo de a família de sua mulher conspirasse contra ele, Herodes mandou matar todos os nobres da família de sua mulher.

v    A sua sogra Alexandra pediu para Herodes nomear Aristóbulo seu sobrinho com 17 anos de idade sumo sacerdote em Jerusalém.

v    Aristóbulo torna-se sumo sacerdote a preço de ouro e ganhando a simpatia do povo, mesmo assim Herodes mandou matá-lo.

v    Alexandra sogra de Herodes fugiu para o Egito para escapar de sua mãos, mas foi encontrada pelos emissários de Herodes e mataram-na.

v    Herodes manda dois de seus filhos para Roma.

v     A irmã dele Salome disse que quando seus filhos voltarem de Roma estariam mais preparados para serem reis.

v    Herodes ficou com medo que seus filhos conspirassem e mandou matar seus próprios filhos.

v    Antes de morrer na instancia hidromineral de Jerico fez a sua irmã Salome prometer que no dia que ele morresse queria choro e mandasse matar pelo menos um nobre de cada família de Israel, porque ele queria lagrimas.

·        Quando Herodes morre, eles dividem o seu território em 4 partes:

Ø     Primeira parte: Herodes coloca Arquelau na região da Judéia onde ficava Jerusalém, região de Samaria.

Ø       Herodes Antipas na região da Galileia

Ø      Felipe na região de Itureía 

Ø      E da província de Traconites, e Lisânias tetrarca de Abilene

·        O Arquelau que foi colocado na região principal da Judéia onde ficava Jerusalém ele foi muito mal.

Ø     Os judeus disseram nós não queremos o Arquelau.

Ø     Roma então constituiu um Governador Romano chamado Poncio Pilatos.

Ø     Nós estamos falando de uma família muito complicada.

Ø     Nós estamos falando de uma época que esta governando esta província uma família extremamente sanguinária, cruel, má e corrupta.

Ø     Esse é o cenário que Lucas descreve quando Jesus vem ao mundo.

3.    AGORA VEJAMOS O CENARIO RELIGIOSO.

I.                    Veja o verso 2: Sendo Anás e Caifás sumos sacerdotes...

·        Conferimos o verso 2: Anais e Caifas.

·         Na religião só havia um sumo sacerdote, neste tempo havia dois.

·        A religião estava em decadência.

·         O verdadeiro sumo sacerdote aqui era Caifas.

·        Anais tinha sido posto pelos Romanos.

·        O cargo de sumo sacerdote virou uma profissão e era disputada a ouro.

·        Na época em que Jesus nasceu e João Batista é levantado a religião esta corrompida.

II.                  Nesse cenário cinzento veio a palavra de Deus a João Batista.

·         O que isso nos ensina? Por pior que seja o nosso cenário na nação, Deus pode virar tudo.

·        Deus pode trazer uma nova historia.

·        Havia 400 anos em que o povo jamais havia ouvido a voz de Deus.

Ø     La estava o templo.

Ø     La estava os sacrifícios.

Ø     La estava os sumo sacerdotes

Ø     La estava os escribas

Ø     La estava os fariseus

Ø     La estava os saduceus

Ø     La estava todo aparato religioso

Ø     Porem não havia ali a palavra de Deus.

Ø     Eles exploravam o povo, extorquiam o povo e oprimiam o povo.

·        É maravilhoso o tempo que veio a palavra de Deus a João.

FRASE DE LIGAÇÃO: Eu quero destacar algumas coisas:

1.    A MANEIRA EM COMUM COMO VEIO A PALAVRA DE DEUS.

I.                   A palavra de Deus não veio a Tibério César em Roma

II.                 A palavra de Deus não veio a Herodes em Israel.

III.              A palavra de Deus não veio a Poncio Pilatos em Cesareia.

IV.             A palavra de Deus não veio aos sumos sacerdotes Anais e Caifas, saduceus e legalistas fariseus em Jerusalém.

V.               A palavra de Deus veio a João.

2.    A MANEIRA EM COMUM DO LOCAL ONDE VEIO A PALAVRA DE DEUS.

I.                   A palavra de Deus veio a João no deserto.

II.                 A palavra de Deus não veio no palácio de Tibério César

III.              A palavra de Deus não veio no palácio de Herodes nem da galieia.

IV.             A palavra de Deus não veio no palácio de Poncio Pilatos em Cesareia.

V.               A palavra de Deus não veio no templo em Jerusalém.

VI.             A palavra de Deus veio a um homem estranho,  vestia se de forma estranha, alimentava se de forma estranha e num lugar estranho

VII.          João se levanta para pregar porque recebeu uma palavra, por isso precisa pregar.

3.    JOÃO TEM UM MINISTERIO DINAMICO.

I.                   O verso três diz que ele percorreu toda a província do Jordão.

II.                 João Batista não foi um profeta de gabinete.

III.              João saiu para pregar.

·        Se Deus falou com você, porque você não sai para pregar?

·        Imagine se todos aqui ouvisse a palavra saíssem para pregar.

4.    VEMOS ENTÃO A EFICACIA DA PREGAÇÃO.

I.                    Repare comigo o verso 3: E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados...

·        Não existe perdão de pecados sem arrependimento.

·        Nenhuma pessoa pode ser salva a não ser que tenha se arrependido.

·        Sem arrependimento não tem perdão.

·        A prova que seus pecados foram perdoados é se você estar triste por causa dos seus pecados.

·        Não há salvação sem arrependimento.

·        Existe muitos pregação salvação sem passar pela experiência do arrependimento.

II.                  A pregação de João tem fundamento.

·        Veja o verso 4: Segundo o que está escrito no livro das palavras do profeta Isaías, que diz...

·        A pregação de João não esta baseada na cabeça de outra pessoa que disse alguma coisa

·        A pregação de João não veio de um teólogo moderno.

·        A pregação de João não veio de um fruto de imaginação.

·        A pregação de João esta fundamentada na palavra de Deus.

III.                A pregação de João opera transformações:

·        Os interessados perguntam no verso 10: O que faremos então?

Ø     Verso11: E, respondendo ele, disse-lhes: Quem tiver duas túnicas, reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, faça da mesma maneira...

·        Os publicanos perguntaram no verso 12: O que devemos fazer?

> Quem era os publicanos?

·        Então vieram os soltados no verso 14: E nós o que faremos? E João responde.

4.    JOÃO FECHA A SUA PREGAÇÃO FALANDO DE JESUS:

I.                    Vejamos os verso 15 e 16: E, estando o povo em expectação, e pensando todos de João, em seus corações, se porventura seria o Cristo, Respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar a correia das alparcas; esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo...

II.                  Esse homem não fez nenhum milagre, não relevou a ninguém, mas pregava a Cristo.

III.                Jesus disse que nunca ouve profeta maior do que João Batista.

IV.               O interessante que o apelo não partiu do pregador para o pecador, mas do pecador para o pregador.

·        Eles diziam o que havemos de fazer.

·        João pregando uma mensagem que não era popular.

·        João pregando uma mensagem dura.

·        E o povo que faz o apelo o que devemos fazer. 


Ø     

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