INTRODUÇÃO: A Bíblia está cheia de relatos extraordinários que foram realizados por pessoas simples e comuns. Pessoas que não tinham nada de extraordinário, mas que foram instrumentos nas mãos de Deus para realizarem feitos que nunca haviam acontecido.
A pergunta é: Por que Deus age desta forma?
Porque Deus se utiliza de pessoas simples, de pessoas fracas?
A resposta é simples e direta: Deus gosta de usar pessoas improváveis
Geralmente as pessoas que Deus chama para realizarem grandes feitos, são pessoas que aparentam defeitos ou fraquezas.
Na verdade todo mundo tem fraquezas ou defeitos, pois neste mundo não existe ninguém perfeito, por isso mesmo Paulo deixou claro que todo homem está sujeito a quedas por suas próprias debilidades. Ele disse:
"Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia." 1Co 10:12
FRASE DE LIGAÇÃO: Gostaria de citar alguns exemplos de homens improváveis, mas foram escolhidos por Deus para propósitos extraordinários..
MOISES (Êx 3:10-11).
Vejamos o texto: "Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito. Então, disse Moisés a Deus: Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?"
Este homem foi escolhido por Deus para ser o libertador de Israel.
Moises ainda disse que era pesado de língua.
Qual foi a resposta de Deus?
"Deus lhe respondeu: Eu serei contigo; e este será o sinal de que eu te enviei." Ex 3:12
Deus também disse a Moises: Quem criou a boca do homem?
Moises foi chamado para um propósito extraordinário.
Quantos milagres ele presenciou?
Quantas vezes ouviu a voz de Deus?
Quantas maravilhas presenciou Deus fazer?
GIDEÃO (Jz 6:11-16)
"Então, veio o Anjo do SENHOR, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o pôr a salvo dos midianitas. Então, o Anjo do SENHOR lhe apareceu e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valente. Respondeu-lhe Gideão: Ai, senhor meu! Se o SENHOR é conosco, por que nos sobreveio tudo isto? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o SENHOR subir do Egito? Porém, agora, o SENHOR nos desamparou e nos entregou nas mãos dos midianitas. Então, se virou o SENHOR para ele e disse: Vai nessa tua força e livra Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu? E ele lhe disse: Ai, Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai. Tornou-lhe o SENHOR: Já que eu estou contigo, ferirás os midianitas como se fossem um só homem."
Quem era Gideão:
Gideão era filho de Joás da tribo de Manassés, Jz 6:11.
Em seus dias, o povo de Israel abandonara a Deus e estava numa condição muito debilitada, atemorizado por ladrões midianitas, que saqueavam o país e faziam a vida intolerável, Jz 6:1-5.
Gideão foi escolhido pelo Senhor para libertar o povo. Jz 6:11-12.
O que Gideão disse?
Jz 6:15: "Ai, Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai."
Veja que a atitude de Gideão foi muito parecida com a de Moisés.
III. O que Deus disse:
" Então, se virou o SENHOR para ele e disse: Vai nessa tua força e livra Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu? 16 Tornou-lhe o SENHOR: Já que eu estou contigo, ferirás os midianitas como se fossem um só homem." Jz 6:14-16
As fraquezas de Gideão eram a baixa auto-estima e sua profunda insegurança, mas Deus o transformou em um poderoso homem de valor.
Deus é capaz de transformar os fracos, os tímidos e os abatidos para dar grandes vitórias ao seu povo.
DAVI (1Sm 16:6-7)
Vejamos o texto: Sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe e disse consigo: Certamente, está perante o SENHOR o seu ungido. 7 Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração."
Depois de uma sucessão de erros de Saul (Rei de Israel na época de Davi), Deus então o destitui de seu trono e envia Samuel a casa de Jessé para ungir um de seus filhos como Rei em Israel.
Quando Samuel chega na casa de Jessé, este vai a procura de seu ungido, mas com olhos naturais não consegue discernir quem deveria ser o futuro Rei.
Na verdade Samuel vê em Eliabe o futuro rei de Israel, ele mesmo disse: “Certamente, está perante o Senhor o seu ungido.”
” Na verdade, Davi nem estava presente na casa.
Seu pai Jessé nem fez questão que Davi participasse de um momento tão especial, isso porque Davi era o improvável.
E conhecemos a história: Davi foi ungido rei.
OS DISCÍPULOS DE JESUS:
Deus escolhe aqueles que nós não escolhemos.
Um era rude e sem formação.
O outro era funcionário do governo, cobrador de impostos.
Um deles só acreditava quando via os milagres.
O Judas era complicado.
Outros disputavam entre eles quem era o maior.
Um queria ficar assento a direita e o outro a esquerda.
Muitos deles oscilavam na fé.
Deus não é de confusão para os seus filhos, mas adora confundir os incrédulos!
Deus é especialista em usar pessoas improváveis!
Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes..." 1 Coríntios 1:27
A força verdadeira do servo do Senhor não vem de si mesmo, e sim de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário