domingo, 18 de janeiro de 2015

ESBOÇO DE PREGAÇÃO: A ARCA E O TABERNACULO



A ARCA E O TABERNACULO
TEXTO: Êx 40.17-35
INTRODUÇÃO: Tanto a bíblia, como a Torah começam com a letra Bet בּ, empregada na primeira palavra das escrituras, Bereshit בְּרֵאשִׁי , 'no princípio'. Bet significa [bayit בית , 'casa']. A idéia de casa é um conceito básico que está presente em três níveis, tanto no material, como no da alma e da espiritualidade.
·        No nível material, casa é referida como a construção que experimentamos passar muitas horas da nossa vida, como quando voltamos do trabalho, da escola ou da igreja.
Ø É tudo que fazemos no nosso dia a dia.
·        No nível da alma, o corpo é a casa da alma.
·        E no nível espiritual, toda a criação é uma 'casa' intimamente relacionada à habitação divina.
Ø Isso explica o porquê das escrituras serem iniciadas com a letra Bet (casa), pois da perspectiva de Deus, o mundo e o universo inteiro constituem a sua morada.
Ø A palavra Bereshit 'no princípio' pode ser quebrada em outras duas, Bayit בית 'casa' e Rosh רֹאשׁ 'cabeça'. Ao que parece querer transmitir uma grande verdade, Deus é o 'cabeça' da criação, que realiza nesta realidade e neste universo a sua 'casa'.
CONCEITO DO TABERNÁCULO: Tabernáculo no hebraico é [do hebraico משכן‎, mishkan, "residencia" ou "lugar de habitação"] seria o primeiro passo para que Deus pudesse habitar junto a um coração quebrantado de um homem.
·        A vontade de Deus sempre foi habitar no meio do seu povo.
·        Deus habitando no meio do seu povo Ele se revelaria ao seu povo.
·        Deus estaria presente com o seu povo.
·        A vontade de Deus sempre foi que o homem pudesse ter um profundo relacionamento com Ele.
TRANSIÇÃO: O Tabernáculo não foi erguido no Egito, nem previamente em Canaã, mas sim no meio do deserto.
·        O Egito representava terra da idolatria, do pecado e da escravidão. Por isso, lá não havia lugar para a habitação do Senhor.
·        Devido ao simbolismo da presença de quem representava, o Tabernáculo também não poderia ter sido construído anteriormente na terra prometida.
·        O Tabernáculo foi erigido especificamente para o povo que estava peregrinando no deserto, com o Egito atrás deles, e a terra de Canaã, a terra prometida à sua frente.
Ø Traz-nos a ideia de que o Egito esta atrás (mundo), estamos no deserto (igreja) e a terra prometida a frente (Nova Jerusalém).
Ø O tabernáculo era erguido em cima da areia do deserto e não havia nada que cobrisse para lembrar que eles estavam numa jornada e não haviam chegado ao final de sua jornada.
Ø Podemos dizer que nosso descanso não é neste mundo.
·        A CONSTRUÇÃO E MEDIDAS: O átrio exterior media 45,72m de comprimento por 22,86m de largura, fechado por uma cortina de linho fino trançado de 22,28m de altura. O seu portão estava localizado no lado oriental do átrio e media 9,14m de largura.
Ø O Tabernáculo, propriamente dito, tinha 13,71m de comprimento por 4,57m de largura e 4,57m de altura.
Ø Estava dividido em duas seções, o lugar santo (4,57m de largura x 9,14m de comprimento), e o santo dos santos (4,57m x 4,57m).
1.     O TABERNÁCULO E SUAS E OS SEUS UTENSÍLIOS:
       I.            O altar de bronze:
·        Estava localizado no átrio externo, próximo ao portão, logo à frente do Tabernáculo.
·        Os sacrifícios eram oferecidos neste altar, e o sangue dos animais ofertados era derramado pelos pecados do povo.
·        O altar de bronze tipificava a obra redentora de Jesus Cristo na cruz, o somos justificados pelo seu sangue derramado na cruz do calvário.
    II.            A pia de bronze:
·        A pia de bronze também ficava no átrio exterior, entre o altar de bronze e o Tabernáculo.
·        A pia era de uso exclusivo dos sacerdotes, que tinham que se lavar antes de entrarem no Tabernáculo.
Ø Enquanto se lavavam na pia de bronze, podiam ver seus rostos refletidos em espelhos. Era um lembrete de como Deus os via.
·        A pia tipifica de Jesus, como aquele que nos santifica
Ø "Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra" Efésios 5:26
Ø Depois de se lavar na pia, o sacerdote andava alguns passos e entrava no lugar santo, onde poderia conversar com Deus, em um relacionamento de profunda amizade.
 III.            A mesa dos pães da proposição:
·        A mesa dos pães da proposição ficava no lado direito do lugar santo.
·        Havia 12 pães da proposição sobre a mesa, representando as 12 tribos de Israel.
·        Os pães da proposição tipificavam Jesus. Ele é o pão que desceu do céu.
Ø "Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo." João 6:51
IV.            O candelabro:
·        No lado esquerdo do lugar santo estava a menorá (do hebraico מנורה menorah, "lâmpada, candelabro"),
·        Um candelabro de ouro batido com sete braços, que falava de Jesus como a luz do mundo.
Ø "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." João 8:12
   V.            O altar de incenso:
·        O altar de incenso ficava no lugar santo, bem em frente do véu que o separava do local santíssimo.
·        Brasas retiradas do altar de bronze eram colocadas sobre o altar de incenso, sobre o qual era derramado um suave incenso diariamente.
·        A fumaça, que subia do incenso sobre as brasas, representava as orações do povo de Deus.
Ø "Suba a minha oração perante a tua face como incenso, e as minhas mãos levantadas sejam como o sacrifício da tarde." Salmos 141:2
VI.            A arca da aliança:
·        Adentrando o santo dos santos, podia-se contemplar a arca da aliança.
·        Uma caixa de madeira de acácia revestida de ouro por dentro e por fora, medindo aproximadamente 1,20m de cumprimento para 75 cm de altura e de largura.
·        No topo da arca havia dois querubins, um de frente para o outro, olhando para baixo em direção ao propiciatório, com suas asas estendidas para cima.
·        O propiciatório era uma tampa de madeira de acácia revestido de ouro.
·        Dentro da arca estava a vara de Arão que floresceu, um botija com um pouco de maná e as tabuas da lei.
·        A arca representava a presença de Deus.
Ø A arca representa Jesus. A vara que floresceu mostra-o como o bom pastor. A botija com o maná revela Jesus como o pau do céu e as tabuas da lei o apresenta como a própria palavra.
2.     TABERNÁCULO ERA O LOCAL CENTRAL DE CULTO:
       I.            O Tabernáculo era o ponto central da comunidade e da vida dos filhos de Israel.
    II.            As doze tribos acampavam em torno de seus quatro lados.
 III.            O número de pessoas acampadas ao redor do Tabernáculo girava em torno de 2 milhões e meio a 3 milhões.
3.     A IGREJA É PREFIGURADA PELO TABERNÁCULO:
       I.            "No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito." Efésios 2:21-22
    II.            A palavra 'templo' empregada nos versículos acima, não se refere às paredes de uma construção, mas sim ao santuário interior, o santo dos santos.
Ø Hoje Deus não abita em estruturas físicas e sim num corpo espiritual.
Ø Esta se tratando daqueles que fazem parte da igreja.
 III.            "Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?" 1 Coríntios 6:19
 IV.            Hoje seu corpo é o tabernáculo de Deus.
4.     O GRANDE X DA QUESTÃO:
       I.            O que é o tabernáculo sem a arca da aliança?
·        Era uma tenda ou uma casa qualquer.
·        Um templo de quatro paredes.
·        Um local de liturgias e cerimônias.
·        Se torna mais uma religião qualquer.
·        É um local regimentado por homens.
·        Sem a arca significa que Deus não estaria no meio deles.
    II.            O que á a igreja sem a presença de Deus?
·        É um local sem vida.
·        Religioso e dirigido por homens.
·        Esta mais para liturgias e cerimônias.
·        Sem a presença de Deus é esta perdido.
·        Viver sem comunhão.
5.     A PRESENÇA DE DEUS, O FATOR DE MAIOR EXPRESSÃO DA IGREJA.
       I.            É com Ele que vencemos.
    II.            É com a presença que tem milagres.
 III.            É com a presença que existe salvação.
IV.            É com a presença que tudo muda.
   V.            É com a presença que vencemos as grandes batalhas.
VI.            É a presença que muda a sua vida.

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