TEXTO: Êx 40.17-35
INTRODUÇÃO: Tanto a bíblia, como a Torah começam com a letra Bet
בּ, empregada na primeira palavra das escrituras, Bereshit
בְּרֵאשִׁי , 'no princípio'. Bet significa [bayit בית ,
'casa']. A idéia de casa é um conceito básico que está presente em
três níveis, tanto no material, como no da alma e da espiritualidade.
·
No nível
material, casa é referida como a construção que experimentamos passar muitas
horas da nossa vida, como quando voltamos do trabalho, da escola ou da igreja.
Ø É tudo que fazemos no nosso dia a dia.
·
No nível da alma,
o corpo é a casa da alma.
·
E no nível
espiritual, toda a criação é uma 'casa' intimamente relacionada à habitação
divina.
Ø Isso explica o porquê das escrituras serem iniciadas
com a letra Bet (casa), pois da perspectiva de Deus, o mundo e o universo
inteiro constituem a sua morada.
Ø A palavra Bereshit 'no princípio' pode ser quebrada em
outras duas, Bayit בית 'casa' e Rosh רֹאשׁ 'cabeça'. Ao que
parece querer transmitir uma grande verdade, Deus é o 'cabeça' da criação, que
realiza nesta realidade e neste universo a sua 'casa'.
CONCEITO
DO TABERNÁCULO: Tabernáculo no hebraico é [do hebraico משכן, mishkan,
"residencia" ou "lugar de habitação"] seria o primeiro passo
para que Deus pudesse habitar junto a um coração quebrantado de um homem.
·
A vontade de Deus sempre foi
habitar no meio do seu povo.
·
Deus habitando no meio do seu
povo Ele se revelaria ao seu povo.
·
Deus estaria presente com o seu
povo.
·
A vontade de Deus sempre foi que
o homem pudesse ter um profundo relacionamento com Ele.
TRANSIÇÃO: O Tabernáculo não
foi erguido no Egito, nem previamente em Canaã, mas sim no meio do deserto.
·
O Egito
representava terra da idolatria, do pecado e da escravidão. Por isso, lá não
havia lugar para a habitação do Senhor.
·
Devido ao
simbolismo da presença de quem representava, o Tabernáculo também não poderia
ter sido construído anteriormente na terra prometida.
·
O Tabernáculo foi
erigido especificamente para o povo que estava peregrinando no deserto, com o
Egito atrás deles, e a terra de Canaã, a terra prometida à sua frente.
Ø Traz-nos a ideia de que o Egito esta atrás (mundo),
estamos no deserto (igreja) e a terra prometida a frente (Nova Jerusalém).
Ø O tabernáculo era erguido em cima da areia do deserto
e não havia nada que cobrisse para lembrar que eles estavam numa jornada e não
haviam chegado ao final de sua jornada.
Ø Podemos dizer que nosso descanso não é neste mundo.
·
A CONSTRUÇÃO E MEDIDAS: O átrio
exterior media 45,72m de comprimento por 22,86m de largura, fechado por uma
cortina de linho fino trançado de 22,28m de altura. O seu portão estava
localizado no lado oriental do átrio e media 9,14m de largura.
Ø O Tabernáculo, propriamente dito, tinha 13,71m de
comprimento por 4,57m de largura e 4,57m de altura.
Ø Estava dividido em duas seções, o lugar santo (4,57m
de largura x 9,14m de comprimento), e o santo dos santos (4,57m x 4,57m).
1. O TABERNÁCULO E SUAS E OS
SEUS UTENSÍLIOS:
I.
O altar de bronze:
·
Estava localizado
no átrio externo, próximo ao portão, logo à frente do Tabernáculo.
·
Os sacrifícios
eram oferecidos neste altar, e o sangue dos animais ofertados era derramado
pelos pecados do povo.
·
O altar de bronze
tipificava a obra redentora de Jesus Cristo na cruz, o somos justificados pelo
seu sangue derramado na cruz do calvário.
II.
A pia de bronze:
·
A pia de bronze
também ficava no átrio exterior, entre o altar de bronze e o Tabernáculo.
·
A pia era de uso
exclusivo dos sacerdotes, que tinham que se lavar antes de entrarem no
Tabernáculo.
Ø Enquanto se lavavam na pia de bronze, podiam ver seus
rostos refletidos em espelhos. Era um lembrete de como Deus os via.
·
A pia tipifica de
Jesus, como aquele que nos santifica
Ø "Para a
santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra" Efésios
5:26
Ø Depois de se lavar na pia, o sacerdote andava alguns
passos e entrava no lugar santo, onde poderia conversar com Deus, em um
relacionamento de profunda amizade.
III.
A mesa dos pães da proposição:
·
A mesa dos pães
da proposição ficava no lado direito do lugar santo.
·
Havia 12 pães da
proposição sobre a mesa, representando as 12 tribos de Israel.
·
Os pães da
proposição tipificavam Jesus. Ele é o pão que desceu do céu.
Ø "Eu sou
o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e
o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo." João
6:51
IV.
O candelabro:
·
No lado esquerdo
do lugar santo estava a menorá (do hebraico מנורה menorah, "lâmpada,
candelabro"),
·
Um candelabro de
ouro batido com sete braços, que falava de Jesus como a luz do mundo.
Ø "Eu sou
a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da
vida." João 8:12
V.
O altar de incenso:
·
O altar de
incenso ficava no lugar santo, bem em frente do véu que o separava do local
santíssimo.
·
Brasas retiradas
do altar de bronze eram colocadas sobre o altar de incenso, sobre o qual era
derramado um suave incenso diariamente.
·
A fumaça, que
subia do incenso sobre as brasas, representava as orações do povo de Deus.
Ø "Suba a
minha oração perante a tua face como incenso, e as minhas mãos levantadas sejam
como o sacrifício da tarde." Salmos 141:2
VI.
A arca da aliança:
·
Adentrando o
santo dos santos, podia-se contemplar a arca da aliança.
·
Uma caixa de
madeira de acácia revestida de ouro por dentro e por fora, medindo
aproximadamente 1,20m de cumprimento para 75 cm de altura e de largura.
·
No topo da arca
havia dois querubins, um de frente para o outro, olhando para baixo em direção
ao propiciatório, com suas asas estendidas para cima.
·
O propiciatório
era uma tampa de madeira de acácia revestido de ouro.
·
Dentro da arca
estava a vara de Arão que floresceu, um botija com um pouco de maná e as tabuas
da lei.
·
A arca
representava a presença de Deus.
Ø A arca representa Jesus. A vara que floresceu mostra-o
como o bom pastor. A botija com o maná revela Jesus como o pau do céu e as
tabuas da lei o apresenta como a própria palavra.
2. TABERNÁCULO ERA O LOCAL
CENTRAL DE CULTO:
I.
O Tabernáculo era
o ponto central da comunidade e da vida dos filhos de Israel.
II.
As doze tribos acampavam
em torno de seus quatro lados.
III.
O número de
pessoas acampadas ao redor do Tabernáculo girava em torno de 2 milhões e meio a
3 milhões.
3. A IGREJA É PREFIGURADA PELO
TABERNÁCULO:
I.
"No qual todo o edifício, bem ajustado,
cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois
edificados para morada de Deus em Espírito." Efésios 2:21-22
II.
A palavra
'templo' empregada nos versículos acima, não se refere às paredes de uma
construção, mas sim ao santuário interior, o santo dos santos.
Ø Hoje Deus não abita em estruturas físicas e sim num
corpo espiritual.
Ø Esta se tratando daqueles que fazem parte da igreja.
III.
"Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do
Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós
mesmos?" 1 Coríntios 6:19
IV.
Hoje seu
corpo é o tabernáculo de Deus.
4. O GRANDE X DA QUESTÃO:
I.
O que é o tabernáculo sem a arca da aliança?
·
Era uma tenda ou uma casa qualquer.
·
Um templo de quatro paredes.
·
Um local de liturgias e cerimônias.
·
Se torna mais uma religião qualquer.
·
É um local regimentado por homens.
·
Sem a arca significa que Deus não estaria no meio deles.
II.
O que á a igreja sem a presença de Deus?
·
É um local sem vida.
·
Religioso e dirigido por homens.
·
Esta mais para liturgias e cerimônias.
·
Sem a presença de Deus é esta perdido.
·
Viver sem comunhão.
5. A PRESENÇA DE DEUS, O FATOR
DE MAIOR EXPRESSÃO DA IGREJA.
I.
É com Ele que vencemos.
II.
É com a presença que tem milagres.
III.
É com a presença que existe salvação.
IV.
É com a presença que tudo muda.
V.
É com a presença que vencemos as grandes batalhas.
VI.
É a presença que muda a sua vida.
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