domingo, 5 de abril de 2015

A SÍNDROME DA MAIOR IDADE



                         TEXTO: Lc 15.11-13

E disse: Um certo homem tinha dois filhos;
E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.
E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente.

Lucas 15:11-13

 E disse: Um certo homem tinha dois filhos; e o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos meus bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda. E poucos dias depois, o filho mais moço ajuntando tudo partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente.

E disse: Um certo homem tinha dois filhos;
E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.
E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente.

Lucas 15:11-13
E disse: Um certo homem tinha dois filhos;
E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.
E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente.

Lucas 15:11-13
E disse: Um certo homem tinha dois filhos;
E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.
E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente.

Lucas 15:11-13
E disse: Um certo homem tinha dois filhos;
E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.
E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente.

Lucas 15:11-13

INTRODUÇÃO: Todos nós conhecemos a historia da parábola contada por Jesus sobre o filho que saiu de casa, ou seja, o filho pródigo. É interessante notar como vivemos cada vez mais em situações de uma grande parte de irmãos em cristo tomando as mesmas atitudes desse filho.
TRANSIÇÃO: Observemos algumas características desta síndrome que cresce assustadoramente em nossa geração:
·        São pessoas que se acham independentes e maduros o suficiente.
Ø Exemplo: Da minha vida cuido eu. Adolescente com a chave de casa e chega a hora que quiser etc.
·        São aqueles que sacrificam a submissão.
Ø Neste ponto sacrificam a herança, sacrificam os pais e tutores e perdas profundas no campo da identidade.
Ø Pessoas que após crescerem espiritualmente um pouco mais, se acham melhores que seus lideres.
Ø A maioria das divisões começam assim.
1.     CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS DA ATITUDE DO FILHO QUE SAI DE CASA.
       I.            E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte da fazenda que me pertence... Lc 15.12a
·        Você já viu um filho pedir a herança para o pai ainda vivo?
Ø Seria uma afronta ao pai na cultura judaica, ou seja, uma ofensa.
Ø Aqui transparece que o filho esta dizendo que o pai esta caducando ou próximo da morte.
·        O filho mais moço quebra a ética.
Ø O direito de perdi herança seria do irmão mais velho, o primogênito.
·        O filho mais moço pede herança mesmo sem saber ou ter experiência de como administrar.
Ø Aqui eis a grande questão da síndrome da maior idade.
Ø São características daqueles que dizem: Eu sei me virar sozinho.
Ø O que esta muito claro é a posição de insubmissão adotada pelo filho mais moço
Ø Esse filho, ele não quer ser mais submisso ao pai, ele procura independência.
    II.            E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua... Lc 15.13a
·        Fica claro no texto que o filho vai para uma terra bem distante.
·        O que ele procura é independência e liberdade sem limites.
·        Fica mais claro que ele esta totalmente perdido na síndrome da maior idade.
 III.            A postura de rebelião:
·        O filho moço quer sair de casa, essa é a finalidade dele.
·        Ele quer independência e liberdade para fazer o que quer.
·        O maior o constrange a ter uma vida de princípios, mas ele não quer, ele quer liberdade.
·        Aqui vimos o clássico caso de filho rebelde.
Ø Tudo isso gera vícios, fornicações, abortos, casamentos desestruturados, filhos inconsequentes devido o sentimento de libertinagem. 
2.     OS SACRIFÍCIOS GERADOS PELA REBELIÃO:
       I.            Primeiro sacrifício: relacionamento familiar
·        Os conflitos que serão gerados pelos atos rebeldes dentro de casa.
·        O filho não obedece ao pai e mãe.
·        Os pais sofrem pelos atos rebeldes do filho.
·        A ameaça de querer fugir de casa.
    II.            Segundo sacrifício: ética
·        O rebelde atropela tudo e quebra a doutrina de seu pai.
·        Em nome de sua independência prejudica a família para sua satisfação.
 III.            Terceiro sacrifício: herança
·        Perde tudo o que possui.
Ø E, pouco dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua e ali desperdiçou a sua fazenda, vivendo dissolutamente. E havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades... Lc 15.13,14
IV.            Quarto sacrifício identidade
Ø Onde ele se encontra ninguém o conhece e nem ele mais sabe o que é.
Ø E, caindo em si, disse: quantos trabalhadores de meu pai tem abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!.. Lc 15.17
3.     APRENDENDO A LIDAR COM OS INCONSEQUENTES:
       I.            O filho precisa de arrepender (Lc 15.21).
    II.            O pai nunca deixou de amar o seu filho.
·        Mas o pai disse aos seus servos: trazei depressa a melhor roupa, e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão e sandálias nos pões... Lc 15.22
·        O pai o recebeu apesar de tudo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário