TEXTO: Jz 11.30-32
E Jefté fez um voto ao Senhor, e disse: Se totalmente
deres os filhos de Amom na minha mão, Aquilo que, saindo da porta de minha
casa, me vier ao encontro, voltando eu dos filhos de Amom em paz, isso será do
Senhor, e o oferecerei em holocausto. Assim Jefté passou aos filhos de Amom, a
combater contra eles; e o Senhor os deu na sua mão.
INTRODUÇÃO: O
drama de Jefté, o perigo de um líder que não foi sarado por Deus o que acabou
não deixando descendência e sucessor. Ele mesmo destruiu sua posteridade.
Trouxe a morte para dentro da sua casa. O preço de encontrarmos em determinados
níveis de batalha sem estarmos suficientemente curados pode ser muito alto. No
caso de Jefté, foi a própria filha. Podemos
afirmar que o ponto principal do ataque do inimigo é a família.
TRANSIÇÃO: Esse foi o famoso voto a Deus feito por
Jefté. O que levaria uma pessoa a fazer um voto como esse? A declaração: “Qualquer que, saindo da porta de minha casa,
me vier ao encontro” indica que de alguma forma Jefté estava expondo sua
família de morte. Ele estava disposto até mesmo a sacrificar a filha pelo
sucesso pessoal, o que levaria um pai a isso?
1. PERSONALIDADE DESCOMPENSADA.
Era então
Jefté, o gileadita, homem valoroso, porém filho de uma prostituta; mas Gileade
gerara a Jefté... Jz 11.1
I.
Acompanhamos
traumas que promoveram abalos comprometedores na personalidade de Jefté.
·
Observe que
existe um balanço neste versículo, na qual dois pesos são contrabalançados,
tendo como ponto intermediário este grande porem da sua vida
II.
No primeiro prato
da balança temos:
·
Jefté era
gileadita
Ø Morava na terá do balsamo. Era um lugar muito
abençoado. Gileade era uma cidade famosa pela destreza, força e saúde dos seus
filhos.
·
Jefté era um
homem corajoso e valente, um grande guerreiro.
·
Jefté tinha um
excelente potencial de liderança.
Ø Em qualquer situação, sua liderança destacava.
·
Jefté servia a
Deus com muita seriedade.
Ø Era valoroso, homem de palavra. Manteve seu voto de
sacrificar sua filha.
III.
Porem, no segundo
prato da balança:
·
Era filho de uma
prostituta.
Ø Este grande porem em sua vida foi onde todo o seu
potencial se descompensou.
Ø Isso passe a ser um referencial de identidade perante
sua família e toda sociedade.
Ø Ele estava debaixo de um terrível legado de rejeição e
imoralidade.
Ø Um homem maldito e discriminado.
Ø Ele era literalmente, a expressão da vergonha do
pecado do pai.
Ø Era filho de um adultério.
Ø Era um golpe de rejeição afligindo continuamente sua
alma.
Ø O ataque mais fulminante de satanás na sua vida era a
rejeição.
IV.
A rejeição pelos
irmãos:
·
Jefté era taxado
pelos meio irmãos como o filho de outra mulher.
·
Por causa da
identidade que ganhara, filho da prostituta, Jefté se viu sem herança
·
Sua identidade
foi traumatizada, relacionamentos ameaçados e a herança acabou sendo saqueada.
Ø ...quando os
filhos desta eram já grandes, expulsaram a Jefté, e lhe disseram: Não herdarás
na casa de nosso pai, porque és filho de outra mulher... Jz 11.2
·
Ele foi
deserdado, expulso de casa sem direito a herança.
·
Foi expulso
também da cidade:
Ø “Jefté, porem,
perguntou aos anciãos de Gileade: Porventura não me odiastes, e não me
expulsastes da casa de meu pai?( Jz 11.7).
·
Todo este estigma
nutriu uma ferida na vida de Jefté comprometendo sua identidade,
relacionamentos e herança.
V.
A indiferença do
pai:
·
Gileade parece
não fazer nada para resolver uma situação que na verdade foi ele quem criou e
seria portanto o mais responsável.
·
Enquanto Jefté
sentia as consequências, Gileade sentia a culpa, marginalizado na própria
família, sem fazer nada.
Ø Quando os irmãos o deserdaram o pai não fez nada;
Ø Quando Jefté foi agredido moralmente como filho da
outra, o pai nunca fez nada
Ø Quando os anciãos da cidade o expulsaram de sua
própria casa, o pai continuou não fazendo nada.
·
Imaginamos que a
indiferença do pai tenha ferido ainda mais Jefté.
·
O grande problema
de Jefté não era os irmãos o rejeitarem ativamente, mas o seu pai que o
rejeitava passivamente.
VI.
A vergonha da
mãe:
·
Sua mãe era uma
prostituta, uma mulher vil e discriminada pela sociedade.
·
Imagino quantos
vezes Jefté via sua mãe saindo com outros homens.
Ø Aquilo o machucava.
Ø Uma vergonha crônica era constantemente sedimentada na
sua alma.
Ø Ele tinha que carregar na face o pesar em relação à
vulgaridade da mãe.
Ø Por onde ele ia, esta vergonha o atormentava.
VII.
O abandono do
lar: então Jefté fugiu de diante de seus
irmãos... Jz 11.3.
·
Aqui, Jefté
corresponde à rejeição recebida com rebelião.
·
Jefté não suporta
mais o impacto da dor emocional e abandona o lar.
·
Porem, apesar de
ter saído da situação, obviamente, a situação não saiu de dentro dele.
·
Ele leva consigo
uma grande dor e pesada bagagens de tantas pedradas.
·
Isso fez de Jefté
um homem em perigo e potencialmente perigoso.
VIII.
A marginalização:
A maldição do filho bastardo.
·
“...e habitou na terra de Tobe; e homens levianos
juntaram-se a Jefté, e saíram com ele” (Jz 11.3).
Ø Ele mesmo se marginalizou.
Ø Estava confirmando o seu sentimento de rejeição.
Ø Aqui entendemos a síndrome dos meninos de rua.
2. O PRINCÍPIO DA RETALIAÇÃO
I.
Primeiro veremos
colisão X retaliação:
·
É fundamental
discernirmos estes dois conceitos na batalha espiritual.
·
Quando somos
curados entramos na batalha.
·
O que é colisão:
Ø Exemplo clássico de colisão foi a morte de Jesus. Ao
tomar intercessoramente nosso lugar, a serpente mordeu-lhe o calcanhar, porem
ele esmagou-lha a cabeça.
·
O que é
retaliação:
Ø É quando entramos na batalha espiritual sem armadura e
cobertura. Ficamos vulneráveis.
Ø Contra retaliação não se ora, se fecha as brechas e
cura-se as feridas.
Ø Oração tipo “proibindo toda retaliação do diabo”, na
verdade são ingênuas e inofensivas.
II.
A posição de
liderança sem a genuína autoridade vira um pesadelo:
·
O conflito não
resolvido de hoje é a crise de amanhã!
·
Quantas pessoas
despreparadas para casamentos, para liderarem igrejas, pastorear, para empresas
etc.
III.
Jefté subitamente
é levantado como líder da sua cidade.
·
Quem esta por
traz dessa situação? Deus ou o diabo?
·
Encontramos aqui
algo muito perigoso.
·
Um homem ferido e
marginalizado torna-se líder da cidade e nação.
·
Assumir uma
posição sem estar curado é uma terrível armadilha.
·
Bajular pessoas e
ignorar a moral é uma cilada.
·
Os anciãos da
cidade precisavam de um testa de ferro, e Jefté queria estar por cima daqueles
que o rejeitaram.
Ø “Então Jefté
disse aos anciãos de Gileade: Se me fizerdes voltar para combater contra os
amonitas, e o Senhor nos entregar diante de mim, então serei eu o vosso chefe.
Responderam os anciãos de Gileade a Jefté: O Senhor será testemunha entre nós
de que faremos conforme a tua palavra... Jz 11.9-10”
Ø Jefté mal podia se conter pensando nessa virada de
mesa.
Ø Jefté queria tanto se promover que negociou com Deus a
ponto de expor sua própria família.
·
Existem aqueles
que estão errados e mesmo assim pensam que estão sendo usados por Deus e não
querem parar.
·
Jefté expos sua
filha em prol de uma vingança emocional.
IV.
Jefté ganhou a
guerra, mas perdeu a filha.
·
Arruinou seu lar
e extinguiu sua linhagem.
·
Nenhum tipo de vitória compensa a destruição da família.
3. FAZENDO UM DISCERNIMENTO DA BATALHA
I.
Jefté entrou numa
batalha sem cobertura nenhuma.
·
A nação estava
mergulhada numa apostasia e estava se consertando.
·
Não havia homens
de oração ou intercessores.
·
Antes de tudo é
preciso esta debaixo de uma cobertura para vencer a batalha.
II.
Quem era o
exercito inimigo?
·
Os amonitas. Quem
eram os amonitas? Era um dos piores inimigos de Israel.
·
Conhecer o
inimigo gera informações que fazem a diferença.
·
Amom e Moabe eram
filhos de Ló com suas filhas (Gn 19.24-38).
Ø Eram filhos bastardos frutos de um incesto.
·
Jefté também era
bastardo, fruto de prostituição e adultério.
Ø Aqui descobrimos a vulnerabilidade de Jefté. Ele
estava numa batalha perdida.
III.
Aprofundando um
pouco mais:
·
Será que o que
aconteceu com as filhas de Ló tem a ver com o que aconteceu com a filha de
Jefté?
Ø O mesmo espírito que destruiu as filhas de Ló também
destruiu a filha de Jefté.
Ø Nos deparemos com dois heróis da fé que perderam suas
famílias.
4. COMO DAR A VOLTA POR CIMA:
I.
Resolva os
conflitos do passado para ter futuro.
·
O conflito não
resolvido de hoje é a crise de amanhã.
·
Há quem você
precisa liberar perdão? Para quem você precisa pedir perdão?
·
Quais são os
estigmas que você precisa quebrar? Qual é o seu “porem”?
II.
Esteja debaixo da
cobertura espiritual.
·
Isso pode ser uma
liderança.
·
Intercessores
pela sua vida.
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