terça-feira, 31 de janeiro de 2017

QUANDO DEUS USA E TRATA UM HOMEM.


TEXTO: 2Sm 9.1-4
INTRODUÇÃO: Palavra trauma é oriunda do vocábulo grego e mantém um significado de ferida. Quando existe um desequilíbrio nas nossas emoções que atrapalham nossa vida isso é um trauma, ou porque também não dizer uma neurose.  
TRANSIÇÃO: A Bíblia narra em II Samuel a história de um homem chamado Mefibosete, filho de Jonatas, filho de Saul, um príncipe, homem de descendência real que quando criança é acometido por um acidente e se torna aleijado (IISm 4: 1-4). Uma interferência forte começa então a mudar a história dele, o seu projeto de vida, tudo aquilo que seu pai tinha sonhado para ele.
·         Toda a sua vida foi marcada por decepções, perdas irreparáveis, frustrações e angústias.
·         O histórico de vida de Mefibosete nos mostra que os traumas começaram na sua infância.
EXORDIA: O significado do nome Mefibosete:
·         O primeiro nome dele tinha sido meribe-baal (O senhor contende)
·         Mais por causa da semelhança ao deus dos cananeus, logo seu nome foi mudado para ISHBOSET (homem de vergonha)
·         Algum tempo depois surge Mefibosete (alguma coisa indigna/ exterminador da vergonha)
1.      OS TRAUMAS DE MEFIBOZETE:
       I.            O trauma físico:
·         O trauma físico sofrido por Mefibosete impedia que ele exercesse a posição de guerreiro, de valente.
·         Geralmente todos os príncipes em Israel tinham que ir a guerra, empunhar suas espadas, defender o rei.
·          Ele não conseguia, imagine a frustração de ver todos os seus irmãos irem à batalha vestidos com armaduras, e ele sozinho não poder ir.
·         Mefibosete andava se arrastando pelo chão por onde passava.
    II.            O trauma Familiar
·         Imagine a noticia que seu pai e seus irmãos, seu avo morreram todos no mesmo dia.
·         Um novo trauma, uma dor ainda mais forte, Naquele momento passava a estar sem pai, sem irmãos sem ninguém.
·         Ele perde a figura sacerdotal de sua casa, o protetor, o sustentador de sua casa, seu pai.
·         Ele esta sem família e sem ninguém.
 III.            O trauma emocional:
·         As dores físicas e familiares causaram nele uma dor emocional profunda.
·         A ponto dele mesmo olhar para ele como um cão morto.
Ø  Um dos mais inferiores tratamentos em Israel era ser chamado de cão ou cabeça de cão.
Ø  Agora imagine a própria pessoa se autodenominar CÃO MORTO. (II Sm 9:8)
Ø  Ser chamado de cão morto dava a ideia de ser imprestável, miserável e sujo (II Sm 16:9)
·         Mefibosete tinha complexo de inferioridade.  
 IV.            Trauma Social:
·         Mefibozete esta vivendo num lugar chamado Lô Debar
·         Uma cidade destinada aos doentes, aos miseráveis, cegos leprosos enfim os emprestáveis. 
·         Ele vive quase vinte anos neste lugar.
2.      DEUS USA O REI PARA TRATAR AS FERIDAS.
       I.            Davi vai tira-lo de Lo Debar.
    II.            Davi o repreende quando Mefibosete se chama de cão.
 III.            Davi lhe dar o direito de ser tratado como príncipe.
·         Ele vai comer na mesa do rei.
·         Mefibosete vai se vestir como príncipe.
·         Suas poses são devolvidas a ele.
 IV.            A aprendemos:
·         Deus ira sempre nos levantar para cuidar de pessoas.
·         Somos convocados a fazermos a diferença.

·         Davi não fez como Saul, ele agiu como alguém segundo o coração de Deus. 

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