TEXTO: 2Sm 9.1-4
INTRODUÇÃO: Palavra trauma é oriunda do vocábulo
grego e mantém um significado de ferida. Quando existe um desequilíbrio
nas nossas emoções que atrapalham nossa vida isso é um trauma, ou porque também
não dizer uma neurose.
TRANSIÇÃO: A Bíblia narra em II Samuel a história
de um homem chamado Mefibosete, filho de Jonatas, filho de Saul, um príncipe,
homem de descendência real que quando criança é acometido por um acidente e se
torna aleijado (IISm 4: 1-4). Uma interferência forte começa então a mudar a
história dele, o seu projeto de vida, tudo aquilo que seu pai tinha sonhado
para ele.
·
Toda a
sua vida foi marcada por decepções, perdas irreparáveis, frustrações e
angústias.
·
O
histórico de vida de Mefibosete nos mostra que os traumas começaram na sua
infância.
EXORDIA: O significado
do nome Mefibosete:
·
O
primeiro nome dele tinha sido meribe-baal (O senhor contende)
·
Mais
por causa da semelhança ao deus dos cananeus, logo seu nome foi mudado para
ISHBOSET (homem de vergonha)
·
Algum
tempo depois surge Mefibosete (alguma coisa indigna/ exterminador da vergonha)
1.
OS TRAUMAS DE MEFIBOZETE:
I.
O trauma físico:
·
O trauma
físico sofrido por Mefibosete impedia que ele exercesse a posição de guerreiro,
de valente.
·
Geralmente
todos os príncipes em Israel tinham que ir a guerra, empunhar suas espadas, defender o rei.
·
Ele
não conseguia, imagine a frustração de ver todos os seus irmãos irem à batalha
vestidos com armaduras, e ele sozinho não poder ir.
·
Mefibosete andava se arrastando pelo
chão por onde passava.
II.
O trauma Familiar
·
Imagine a
noticia que seu pai e seus irmãos, seu avo morreram todos no mesmo dia.
·
Um novo
trauma, uma dor ainda mais forte, Naquele momento passava a estar sem pai, sem
irmãos sem ninguém.
·
Ele perde
a figura sacerdotal de sua casa, o protetor, o sustentador de sua casa, seu
pai.
·
Ele esta
sem família e sem ninguém.
III.
O trauma emocional:
·
As dores
físicas e familiares causaram nele uma dor emocional profunda.
·
A ponto
dele mesmo olhar para ele como um cão morto.
Ø Um dos mais inferiores tratamentos em Israel
era ser chamado de cão ou cabeça de cão.
Ø Agora imagine a própria pessoa se autodenominar
CÃO MORTO. (II Sm 9:8)
Ø Ser chamado de cão morto dava
a ideia de ser imprestável, miserável e sujo (II Sm 16:9)
·
Mefibosete tinha complexo de
inferioridade.
IV.
Trauma Social:
·
Mefibozete esta vivendo num lugar
chamado Lô Debar
·
Ele vive quase vinte anos neste lugar.
2.
DEUS USA O REI PARA TRATAR AS FERIDAS.
I.
Davi vai tira-lo de Lo Debar.
II.
Davi o repreende quando Mefibosete se
chama de cão.
III.
Davi lhe dar o direito de ser tratado
como príncipe.
·
Ele vai comer na mesa do rei.
·
Mefibosete vai se vestir como príncipe.
·
Suas poses são devolvidas a ele.
IV.
A aprendemos:
·
Deus ira sempre nos levantar para cuidar
de pessoas.
·
Somos convocados a fazermos a diferença.
·
Davi não fez como Saul, ele agiu como alguém
segundo o coração de Deus.
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