TEXTO: Ob 1.21
INTRODUÇÃO: Conflitos em nossa vida não é nenhuma novidade.
Lidar com eles é uma necessidade constante. Isto porque ainda sofremos a
influência do pecado em nossos pensamentos e atitudes. Temos que administrá-los. Mas temos um conflito em especial.
·
Esse
conflito iniciou-se desde o ventre de Rebeca (Gn 25.22).
·
Esaú – O
primogênito sem o direito de o ser. Esaú, em hebraico, significa
“peludo”. Ele também foi chamado de Edom, que, em hebraico, significa
“vermelho”.
Ø Ele foi
o pai dos edomitas, que habitaram em uma região que hoje é conhecida por Aqaba.
Ø Esaú
nasceu ruivo e peludo. Ele era um perito caçador, um homem viril, do campo,
destemido e agitado, completamente oposto a Jacó. Eles eram muito diferentes,
tanto na aparência quanto no temperamento.
Ø Esaú era o primogênito. Na cultura hebraica “o
filho mais velho tinha o direito de ser o herdeiro principal da fortuna da
família (27.33; Dt 21.17; 1Cr 5.1-2).
Ø A herança paterna era dividida pelo número de
filhos, e o primeiro sempre tinha direito a duas partes.
Ø Por exemplo, se fossem nove filhos, o primeiro
receberia duas partes e os outros oito dividiriam as sete partes restantes. Se
fossem apenas dois filhos, o primeiro herdava as duas partes sem deixar nada
para o irmão.
Ø Em outras palavras, a primogenitura era algo
que não se podia dispensar.
Ø Era tida como ação graciosa de Deus para um
propósito divino e, portanto, considerada uma bênção imensurável.
Ø Esaú, entretanto, rejeitou esta bênção quando a
trocou por um prato de lentilhas
·
Jacó: diferentemente
de seu irmão, era pacato, tranquilo, gostava da casa e de seus afazeres (Gn
25.27).
Ø O nome de Jacó pode ter dois significados:
“aquele que segura o calcanhar” ou “astuto, suplantador”.
Ø Além da aparência física e do caráter, Jacó era
diferente de seu irmão, Esaú, também na ambição e na ação.
TRANSIÇÃO: O conflito familiar já existia frente as
rivalidades dos irmãos Jacó e Esaú. Entretanto, os posicionamentos que os pais
tomaram na tratativa deste conflito foi, de fato, um agravante.
·
A Bíblia
nos fala que existia uma preferência dos pais pelos seus filhos:
Ø “Isaque
amava a Esaú, porque se saboreava de sua caça;
Ø Rebeca,
porém, amava a Jacó” (Gn 25.28).
Ø O ápice do conflito familiar se deu no momento
em que Isaque foi dar sua bênção.
EXORDIA: Entendemos que as
preferencias familiares podem desencadear carências afetivas tão serias a
aquele que foi ascepcionado, ou seja, deixado de lado.
·
Pode gerar ao que deixado de lado:
Ø Neuroses
Ø Revoltas
Ø Ódio
pelo outro irmão
Ø Disputa
Ø Rancores
Ø Mortes
Ø Homossexualismo
etc.
FRASE DE LIGAÇÃO: Os anos poderão
se passar, mas depois um inimigo que não mudou. Observemos o livro de Obadias e
analisemos.
·
Obadias é o único livro com uma mensagem que não
é para o reino do norte (Israel e nem para o reino do sul (Judá).
·
É o menor livro do antigo testamento.
1. A
TRAGEDIA DE JERUSALEM:
I.
Jerusalem havia sido invadido pela babilônia
·
Era um caos total.
·
Havia mortes por todos os lados e destruição.
·
O sofrimento era incomparável.
Ø As
jovens eram forçadas
Ø O
exército de Nabucodonozor era cruel e perveso.
Ø A
cidade estava em ruinas, o templo destruído e os muros e portas em fogo.
Ø Muitos
foram levados como escravos principalmente os jovens, nobres e intelectuais.
Ø Doentes,
velhos, feridos, crianças e muitos outros deixados para traz para morrerem de
fome.
Ø Os
poucos que ficaram estavam à mingua, miséria e fome.
II.
Os Edomitas se aliaram a babilônia
·
Eles presenciaram o cerco e a invasão
alegrando-se com isso (Ob 1.11).
·
Eles colaboraram na pilhagem (1.13,14) e na
entrega dos fugitivos (Lm 4.21).
·
Enquanto havia tristeza em Juda havia alegria em
Edom (Ob 1.12-14).
2. A
CONDENÇÃO A EDOM:
I.
O juízo de Deus veio a Edom (Ob 1.15-21)
·
Eles pensaram que nada poderia feri-los.
II.
Toda esta crise entre nações começou no gênesis
entre Isaque e Rebeca.
·
Edom herdou a amargura de seu fundador Esaú.
·
A ira e a amargura fizeram morada no coração de
Esaú por toda sua descendência.
·
Os edomitas sempre foram inimigos rancorosos dos
israelitas.
3. DEUS
ESTA ATENTO A TUDO
i.
Não é proposito de Deus que façamos acepção de
pessoas.
ii.
Não podemos ter preferencias.
iii.
Observamos que Deus amou o mundo de tal maneira
e não uma parte dele.
iv.
Deus não faz ascepção de pessoas.
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