TEXTO: Jo 4.1-30,39-42
INTRODUÇÃO: Cuidadosamente o
apostolo João reúne próximo desse texto dois exemplos de grande contraste. João
apresenta Nicodemos e a mulher samaritana.
·
Nicodemos judeu, rico, culto, mestre, fariseu,
membro do Sinédrio.
·
Ela samaritana, inculta, vivendo uma vida
imoral.
·
Ambos necessitavam de ouvir as boas novas da
salvação.
Ø Ambos
estavam perdidos, precisavam do evangelho da graça.
Ø Jesus
traz abordagens distintas para cada pessoa distinta.
Ø Jesus
o maior evangelista de todos os tempos compreende a necessidade de cada um.
Ø Jesus
adota métodos diferentes para alcançar pessoas diferentes.
·
O texto começa nos informando que Jesus sai da Judéia
para Galileia por uma razão:
Ø Jesus
é informado que os fariseus diziam que Jesus fazia e batizava mais discípulos do
que João (vs 1)
Ø Isso
é curioso porque gostamos de comentar, quem faz mais, quem trabalha mais, quem
tem mais resultados, quem batiza mais, qual igreja tem mais resultados, quantos
membros temos etc.
Ø Jesus
percebeu que essa discussão era sem razão, sem proveito algum.
Ø Jesus
não queria gastar suas energias em discussões desnecessárias.
Ø Para
evitar um desgaste desnecessário Jesus sai da Judéia e vai para Galileia.
·
No verso 5 nos informa que era necessário atravessar
a província de Samaria.
Ø Pergunto:
POR QUE ERA NECESSARIO?
Ø Havia
três caminhos da Judéia para Galileia.
Ø Esse
caminho era o mais curto, porem o mais perigoso, e o menos usado.
Ø Aqui
era atravessar uma região conflituosa, entra em região estranha, no meio dos
inimigos.
Ø Por
que é necessário atravessar por ali? Porque havia uma agenda de Deus.
a) Há
aqui um propósito de Deus para alcançar aquela mulher.
b) Uma
mulher rejeitada pela sociedade.
c) Uma
mulher que ninguém tinha coragem de conversa com ela publicamente.
d) Uma
mulher que já vivera cinco realidades de casamentos e agora estava morando com
um amante.
e) Mas
Jesus valoriza uma pessoa não pelos predicados que ela tem, mas pela
necessidade que ela possui.
f) Jesus
resolve fazer uma viagem para alcançar essa mulher, não apenas para salva-la,
mas para transformá-la numa missionária.
TRANSIÇÃO: Vamos observar que
Jesus teve que quebrar alguns preconceitos e tabus.
·
Jesus vai nos ensinar aqui o que é absoluto e o
que é relativo.
·
O que pode ser mudado e o que Não pode ser
mudado.
·
O que pode ser negociável e o que não pode ser negociável.
Ø A
verdade é inegociável e os métodos podem ser mudados.
EXORDIA: Para alcançar essa mulher
Jesus quebra preconceitos e tem estratégias.
1. PRIMEIRO:
PRECONCEITO CULTURAL:
I.
Observe que Jesus envia seus discípulos para
comprar comida em Sicar (Vs 5).
·
Sicar significa a cidade dos bêbados, dos embriagados.
·
Sicar era território dos Samaritanos.
Ø O
judeu entendia que o pão do samaritano era imundo.
Ø Havia
um ditado que dizia que um pão recebido da mão de um samaritano era mais impuro
do que a carne de porco.
Ø O
judeu não tinha comunhão com o samaritano.
Ø O
judeu não se assentava a mesa com um samaritano.
Ø O
Judeu não bebia água no mesmo jarro de um samaritano.
Ø Jesus
envia seus discípulos em Sicar na cidade dos samaritanos para comprar pão dos bêbados.
a) Jesus
esta quebrando aqui tabus e preconceitos.
b) Jesus
esta quebrando alguns protocolo.
c) Jesus
disse para eles comprarem pão exatamente do lugar onde os judeus diziam que
eram mais impuros.
II.
UM HOMEM NÃO FALAVA EM PUBLICO COM UMA MULHER:
·
Um rabino não podia falar em publico nem com sua
esposa.
·
Jesus começa uma conversa com uma mulher
samaritana sozinho.
Ø Interessante
que uma mulher de reputação duvidosa.
·
Diríamos hoje que Jesus arranhou a sua imagem.
Ø Que
ele correu o risco de ser mal interpretado pelas pessoas.
Ø Quebrando
o protocolo social de sua cultura.
Ø Para
Jesus mais importante era a salvação daquela mulher.
·
O fato é grave, observamos o verso 27.
·
E nisto vieram os seus discípulos, e
maravilharam-se de que estivesse falando com uma mulher; todavia nenhum lhe
disse: Que perguntas? ou: Por que falas com ela?
·
Os discípulos se admiraram quase se
escandalizaram de Jesus esta falando com uma mulher.
·
Jesus aqui esta quebrando esse preconceito.
·
Aquela mulher tinha uma vida reprovada pela lei.
·
A mulher já tinha tido 5 maridos, e agora
vivendo com um amante.
·
E Jesus se aproxima dela.
Ø Interessante
que Jesus não lhe fez nenhuma acusação.
Ø Jesus
não lhe disse perdida.
a) Jesus
não disse a ela que era indigna.
b) Jesus
não disse que ela era imoral.
c) Jesus
ele não comenta.
·
Jesus tem a capacidade de alcançar pessoas onde
elas estão.
2. SEGUNDO:
PRECONCEITO RACIAL.
I.
Observe o verso 9: Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo
tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus
não se comunicam com os samaritanos).
·
Os judeus não se dão com os samaritanos.
II.
Vamos
entender o pano de fundo dessa conversa:
·
No ano 722 AC Sargão II invade Samaria e
conquista Samaria.
Ø Sargão
foi um dos reis mais importantes Neo Assírio como fundador da dinastia Sargônida
·
Sargão era estrategista
Ø Ele
sabia que a unidade cultura, racial e religiosa de um povo é que fortalece o
povo.
Ø Ele
não levou todos os elementos do reino do norte, de Israel para o cativeiro.
Ø Ficaram
algumas pessoas em Samaria, e ele trouxe outras pessoas, de outros povos para
aquela região para que houvesse uma miscigenação
Ø Sargão
trouxe também outras crenças, para que houvesse uma mistura de cresças, que nós
chamamos de sincretismo.
Ø Aqui
se forma um povo hibrido e um povo sincrético.
Ø Isso
gerou uma fragilidade.
III.
O reino do
sul também foi levado em cativeiro no ano 586 AC por Nabucodonosor.
·
O cativeiro do reino do sul durou 70 anos.
·
No ano de 516 AC os judeus retornaram para Jerusalém
com a liderança de Zorobabel para reconstruir o templo.
·
Os samaritanos queriam fazer aliança com os judeus
que voltaram para reconstrução do templo.
Ø Os
judeus não aceitaram a proposta.
Ø Para
os judeus era uma questão teológica.
Ø Os
judeus voltaram mantendo sua identidade racial e ideológica, fiel a palavra.
·
Os samaritanos se revoltaram e construíram em
Gerisim um templo rival.
Ø Então
eles implantam um culto com os costumes deles, com a sua liturgia e crença.
·
No ano 129 Ac João Hircano, General dos Judeus
ataca Samaria e destrói o templo samaritano.
Ø Isso
agravou ainda mais a magoa e odeio que existia entre judeus e samaritanos.
Ø Jesus
quando veio, essa magoa e ferida já durava 700 anos.
IV.
Jesus quando conversa com
essa mulher, Ele esta quebrando o preconceito racial para levá-la a salvação.
3. TERCEIRO:
PRECONCEITO DA BARREIRA RELIGIOSO.
I.
Observe o versos 19 e 20: Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta.
Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.
Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.
·
Jesus diz versos 21 ao 24:
Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que
a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.
Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
·
O problema
não é ONDE se deve adorar, mas COMO.
·
Quantas vezes nós ainda
colocamos a adoração dentro de uma geografia.
Ø Dizemos que é aqui, ali ou lá.
Ø Adorar pode ser em qualquer lugar. Não importa onde você esta, mas
COMO adorar.
1. AS
ESTRATÉGIAS QUE JESUS USOU PARA EVANGELIZAR:
I.
Jesus despertou a sua simpatia.
·
Observe os versos 7:
Veio uma mulher de Samaria tirar
água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.
Ø Jesus
poderia ter tirado água do poço.
Ø Jesus
poderia ter feito um milagre ali.
Ø Jesus
poderia ter feito brotar uma fonte naquela região.
Ø Mas
Jesus resolve criar uma ponte de contato com a mulher e lhe pede um favor.
·
Jesus aqui esta construindo um caminho de
contato para alcançar a mulher.
Ø Isso
significa que precisamos evangelizar começando de onde as pessoas estão.
Ø Jesus
não tem um método engessado de evangelismo.
Ø Jesus
não tem um único método.
·
Jhon
Charles Wales disse: É envão espera que as pessoas
virão a nós procurar conhecimento, nós devemos começar com elas.
Ø Devemos
fazer uma leitura de quem elas são.
Ø Qual
o contexto da vida delas.
II.
Jesus desperta sua curiosidade.
·
Observe os versos 10-12: Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o
dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te
daria água viva. Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não
tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?
És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu
o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado?
·
Jesus esta
dizendo: Mulher o seu problema é falta de conhecimento.
Ø Primeiro ela precisava conhecer quem é que estava
ali na sua presença.
Ø Quem esta
falando com você.
Ø Quem esta lhe pedindo água.
Ø Você precisa conhecer qual é o dom de Deus.
·
Jesus estava falando assim:
eu vou falar para você de algo que é sublime, que é maravilhoso.
·
Às vezes nós temos uma idéia
tão sombria de evangelho para as pessoas.
Ø Então
as pessoas não querem, vão dizer que querem outra coisa.
·
Jesus aqui esta jogando sal
na boca dessa mulher, para gerar sede no coração dela.
·
Observe o verso 11: Disse-lhe a
mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens
a água viva?
Ø A
palavra poço aqui vem de o grego frear.
Ø É
de onde vem a nossa palavra portuguesa lençóis freáticos.
Ø A
idéia aqui de poço é de cacimba.
·
Resposta de Jesus no verso
14: Mas
aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu
lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.
Ø A
palavra fonte aqui não é frear é peg.
Ø Jesus
aqui esta dando uma dica para essa mulher:
a) É
como se estivesse dizendo: Sua vida mulher é como essa cacimba de águas paradas,
ajuntando lodo.
b) Uma
vida sem sentido, sem sabor e sem novidade.
c) Sem
uma experiência real e completa com Deus.
d) Jesus
esta dizendo que queria lhe apresentar não um poço, uma cacimba e sim uma fonte
que jorra para vida eterna.
e) Jesus
esta dizendo a mulher que queria lhe apresentar uma vida maravilhosa, a melhor
noticia que ela poderia ouvir.
III.
Jesus quer desperta nela necessidade.
·
Observe os versos 13-15: Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber
desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que
eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte
de água que salte para a vida eterna. Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha
sede, e não venha aqui tirá-la.
·
Aqui temos um coisa
interessante:
Ø O
doutor Nicodemos não entendeu a linguagem de Jesus e nem uma mulher inculta de
Samaria também não entendeu a linguagem de Jesus.
Ø O
evangelho não é uma noticia que se discerne com a mente, com a cultura, inteligência
e saber humano, mas se discerne espiritualmente.
Ø Jesus
falou com Nicodemos sobre novo nascimento e ele pensou que era voltar ao ventre
da mãe.
Ø A
mulher quando ouviu falar de água viva ela pensou que noticia boa agora não vou
mais precisar pegar o meu cântaro e vir todo dia aqui tirar água de um poço com
30 metros de profundidade.
·
Jesus estava querendo dizer que as coisas deste
mundo não satisfazem a alma.
Ø Tudo
que você jogar para dentro do seu coração não vai satisfazer você.
Ø Dinheiro,
sucesso, prazer, conquistas, medalhas e diplomas, nada preenche o desejo do seu
coração.
Ø Os
homens buscam muitas coisas e tudo isso não satisfaz.
Ø Nós
temos a única novidade, mensagem e noticia que pode satisfazer o coração do
homem.
a) Você
não pode sonegar essa mensagem.
·
Que fonte é essa, Jesus disse: Quem crê em mim,
como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre... João 7:38
Ø Isso
tem haver com abundancia
Ø Isso
tem haver com vida dinâmica
Ø Tem
a haver com vida pura
Ø Isso
tem haver com poder.
IV.
Jesus desperta a consciência dessa mulher.
·
Observe versos 16-18: Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá.
A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido; Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.
A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido; Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.
·
Jesus esta dizendo aqui
que ela teve 5 e o ultimo não era seu marido.
Ø Jesus
estava dizendo a essa mulher que morar junto, não é a mesma coisa de estar
casado.
·
Agora, por que Jesus disse vai lá e
chama o seu marido?
Ø Para
desperta nesta mulher um senso de pecado.
Ø Provocar
nela a necessidade de arrependimento.
Ø Ninguém
pode receber o evangelho da graça sem a consciência de que esta perdido.
Ø Não
se prega arrependimento hoje com medo de ofender o auditório.
Ø Sem
arrependimento não tem fé.
a) Uma
pessoa só vai entender que precisa de um salvador se ela entender que é
totalmente pecadora.
·
Talvez esta mulher estivesse tentando se
preencher com varias aventuras amorosas.
Ø Ela
estava buscando alguma coisa que a preenchesse.
Ø Jesus
vem e apresenta algo que pode preencher seu coração.
V.
Jesus desperta seu sentimento religioso.
·
Observe o verso 19-25: Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta.
Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo.
Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo.
·
A pergunta
aqui é: Será que a mulher fugiu do assunto?
Ø Quando Jesus perguntou vai chama seu marido, a mulher diz Senhor
vejo que tu és profeta.
Ø Nós temos aqui duas coisas, ou a mulher mudou de assunto ou não
mudou de assunto.
·
Os samaritanos não eram
ortodoxos, eles eram heterodoxos
Ø Eles estavam adotando uma religião herética.
Ø Só para se ter uma idéia eles não acreditavam e não aceitavam o
velho testamento.
Ø Do velho testamento eles só acreditavam no Pentateuco.
Ø No livro de deuteronômio Moises falou que Deus levantaria um
profeta semelhante a ele, e esse profeta era o messias.
Ø Essa mulher crendo no Pentateuco se refere, vejo que tu es
profeta.
·
A grande questão aqui é a
adoração
Ø A
mulher entende que o messias iria esclarecer tudo sobre adoração.
Ø Jesus
aproveitou para falar a mulher e Ele disse não onde, mas COMO.
·
Jesus pregou os seus
melhores sermões para uma pessoa só.
·
Jesus ensina duas coisas
importantes sobre CULTO para essa mulher.
Ø O culto é em espírito e em verdade.
Ø Espírito esta com legra minúscula no texto.
Ø O culto tem que ser bíblico, de acordo com a palavra e tem que ser
sincero.
Ø Isso quer dizer que é possível alguém adotar um culto verdadeiro e
não ser sincero.
a) Tem culto que é bíblico tudo certo, mas o coração esta longe.
b) Não basta ser apenas um culto verdadeiro, tem que ser com todo
coração e em espírito e verdade.
Ø É também possível ter um culto sincero e não ser verdadeiro.
a) Pessoas que fazem de tudo na igreja,são sincera, porem estão
erradas na ortodoxia.
VI.
Jesus
desperta a fé verdadeira.
·
Observe versos 25 e 26: A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o
Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo. Jesus
disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo.
·
Jesus aqui esta no
grande final da apresentação.
·
Jesus não foi ao inicio
dizendo eu sou messias e você é uma pecadora.
Ø Jesus
foi trazendo despertamentos à mulher.
·
Interessante que os discípulos chegaram
Ø Eles
chegaram exatamente na hora do apelo de Jesus a mulher e se escandalizaram e
atrapalharam.
Ø Observe o verso 27: E
nisto vieram os seus discípulos, e maravilharam-se de que estivesse falando com
uma mulher; todavia nenhum lhe disse: Que perguntas? ou: Por que falas com ela?
Ø Eles
não perguntaram nada e não falaram nada, porem eles demonstraram isso.
Ø Jesus
viu isso no rosto deles.
·
O que aconteceu com a mulher?
Ø Observe verso 28-30: Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles
homens: Vinde, vede um
homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo?
Saíram, pois, da cidade, e foram ter com ele.
Ø Ela tem pressa em anunciar sobre Jesus.
·
Esta mulher cresce no seu
entendimento de Jesus:
Ø Judeu:
inimigo
Ø Depois
ela imagina que Ele seja maior que Jacó,
Ø Depois
ela o chama de profeta
Ø Depois
ela o chama de Messias
Ø Depois
os samaritanos dizem de fato ele é o salvador.
Excelente exposição do Texto....
ResponderExcluirRiquíssimo em subsídios teológicos e em revelação!!!!
Deus abençoe !!!!
essa aula de Hernandes Dias Lopes é linda mesmo
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