TEXTO: E
aconteceu que, quase oito dias depois destas palavras, tomou consigo a Pedro, a
João e a Tiago, e subiu ao monte a orar. E, estando ele orando,
transfigurou-se a aparência do seu rosto, e a sua roupa ficou branca e mui
resplandecente. E eis que estavam
falando com ele dois homens, que eram Moisés e Elias, Os quais apareceram com glória, e falavam da sua
morte, a qual havia de cumprir-se em Jerusalém. E Pedro e os que estavam com ele estavam carregados de
sono; e, quando despertaram, viram a sua glória e aqueles dois homens que
estavam com ele. E aconteceu que,
quando aqueles se apartaram dele, disse Pedro a Jesus: Mestre, bom é que nós
estejamos aqui, e façamos três tendas: uma para ti, uma para Moisés, e uma para
Elias, não sabendo o que dizia. E,
dizendo ele isto, veio uma nuvem que os cobriu com a sua sombra; e, entrando
eles na nuvem, temeram. E saiu da
nuvem uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho; a ele ouvi. E, tendo soado aquela voz, Jesus foi achado só; e eles
calaram-se, e por aqueles dias não contaram a ninguém nada do que tinham visto.
E aconteceu, no dia seguinte, que, descendo eles
do monte, lhes saiu ao encontro uma grande multidão;
E eis que um homem da multidão clamou, dizendo: Mestre, peço-te que olhes para meu filho, porque é o único que eu tenho. Eis que um espírito o toma e de repente clama, e o despedaça até espumar; e só o larga depois de o ter quebrantado. E roguei aos teus discípulos que o expulsassem, e não puderam.
E Jesus, respondendo, disse: Ó geração incrédula e perversa! até quando estarei ainda convosco e vos sofrerei? Traze-me aqui o teu filho. E, quando vinha chegando, o demônio o derrubou e convulsionou; porém, Jesus repreendeu o espírito imundo, e curou o menino, e o entregou a seu pai. E todos pasmavam da majestade de Deus. E, maravilhando-se todos de todas as coisas que Jesus fazia, disse aos seus discípulos: Ponde vós estas palavras em vossos ouvidos, porque o Filho do homem será entregue nas mãos dos homens... Lucas 9:28-44
E eis que um homem da multidão clamou, dizendo: Mestre, peço-te que olhes para meu filho, porque é o único que eu tenho. Eis que um espírito o toma e de repente clama, e o despedaça até espumar; e só o larga depois de o ter quebrantado. E roguei aos teus discípulos que o expulsassem, e não puderam.
E Jesus, respondendo, disse: Ó geração incrédula e perversa! até quando estarei ainda convosco e vos sofrerei? Traze-me aqui o teu filho. E, quando vinha chegando, o demônio o derrubou e convulsionou; porém, Jesus repreendeu o espírito imundo, e curou o menino, e o entregou a seu pai. E todos pasmavam da majestade de Deus. E, maravilhando-se todos de todas as coisas que Jesus fazia, disse aos seus discípulos: Ponde vós estas palavras em vossos ouvidos, porque o Filho do homem será entregue nas mãos dos homens... Lucas 9:28-44
INTRODUÇÃO: Esta é uma das passagens mais
sublimes e preciosas do evangelhos. Essa é uma espécie de antecipação da
gloria. O apostolo Pedro chega na sua carta para evoca essa experiência na sua
carta para falar da gloria. Aqui nós encontramos três atitudes e três fáceis da
espiritualidade.
·
Veremos a espiritualidade de Pedro, Tiago e João, os três que
subiram o monte.
·
Veremos a espiritualidade daqueles que ficaram no sopé do monte,
os que não subiram.
·
Vamos examinar a espiritualidade do próprio Jesus.
TRANSIÇÃO:
·
Chamaremos a primeira espiritualidade de Pedro, Tiago e João de a
espiritualidade do monte.
·
Chamaremos a espiritualidade dos que ficaram, a espiritualidade do
vale.
·
Vamos olhar a espiritualidade de Jesus.
EXORDIA:
1.
A ESPIRITUALIDADE DO MONTE, ESPIRITUALIDADE DO EXTASE.
I.
A espiritualidade sem entendimento.
·
Pedro, Tiago e João estão no monte vendo milagres.
·
Eles enxergam alguns milagres:
Ø Primeiro: Jesus
é transfigurado diante deles.
a)
O rosto de Jesus bilha e suas vestes resplandecem.
Ø Segundo: Moises
e Elias aparecem em gloria conversando com Jesus.
Ø Terceiro: Uma
nuvem os envolve.
Ø Quarto: De dentro
da nuvem surge uma voz e diz: Este é o
meu filho a esse o ouvi.
II.
No meio dos milagres, Pedro, Tiago e João estão desprovidos de
entendimento.
III.
É uma espiritualidade de êxtase sem entendimento.
2.
A ESPIRITUALIDADE DO SO PÉ DO MONTE.
I.
O evangelho de Marcos 9 nos informa que enquanto os discípulos estão
no só pé do monte eles não orarão, mas entraram numa discussão com os escribas.
II.
Eles estão desprovidos de poder, não orarão, não jejuaram e não
creram.
III.
Essa é a espiritualidade da discussão e sem poder.
3.
A ESPIRITUALIDADE DE JESUS EM TRÊS ASPECTOS:
I.
Espiritualidade da oração.
II.
Espiritualidade da obediência
III.
Espiritualidade do poder.
FRASE DE LIGAÇÃO: Vamos observar cada uma das
espiritualidades.
1.
ESPIRITUALIDADE DO EXTASE SEM ENTENDIMENTO:
I.
O texto diz em Lc
9.28: E aconteceu que, quase oito dias
depois destas palavras, tomou consigo a Pedro, a João e a Tiago, e subiu ao
monte a orar.
·
Jesus subiu o monte
para orar.
Ø E o que Jesus
fez, ele orou.
Ø Os três discípulos
que subiram com ele fizeram o que? Dormiram.
·
Para quem não esta na intimidade com Deus é difícil de orar.
·
Pessoas desatentas, orar é complicadíssimo.
II.
O curioso é que esses
homens estão vendo milagres na sua frente.
·
Jesus esta brilhando a frente deles.
·
Surgem Moises e Elias.
Ø Eles sabiam
que era Moises e Elias.
Ø Moises representante
da lei e Elias representante dos profetas conversando com Jesus.
a)
O assunto da conversa era a entrada de Jesus em Jerusalém.
·
Pedro entra no meio da historia e dar uma sugestão:
Ø Fazer uma
tenda para Jesus, outra Moises e outra para Elias.
Ø Pedro não
sabia do que estava falando.
a) Pedro esta
vendo o sobrenatural.
b) Pedro esta
vendo milagres
c) Porem Pedro não
tem discernimento.
·
Pedro não discerne 4 coisas:
Ø Primeiro: a
centralidade da pessoa de Jesus.
a) Pedro diz:
vamos fazer uma tenda para ti, outra para Moises e outra para Elias.
b) Pedro estava
equiparando Jesus com Moises e Elias.
c) Jesus não é
apenas um grande homem, Jesus é o próprio Deus entre os homens.
d) Jesus não
tem comparação.
e) Jesus é
maior que Moises e maior que Elias.
f) Jesus não é
um dentro os homens, Ele é o supremo e incomparável Deus feito carne.
g) O culto é
cristocentrico.
h) O próprio Deus
fez uma correção à teologia de Pedro: Do meio da nuvem o Senhor diz Este é o
meu filho, meu eleito.
i) Quando a
nuvem vai embora Pedro, Tiago e João só enxergam Jesus.
Ø Segundo:
eles não discernem a missão de Jesus.
a) Observe o verso 31: Os quais apareceram com glória, e falavam da sua morte, a qual havia de
cumprir-se em Jerusalém.
b) A pauta da
reunião no monte era sobre sua partida para Jerusalém.
c) A palavra
morte ai em outra versão é partida, partida no grego é êxodo.
d) Eles estão
dizendo que era necessário ir para a cruz.
e) Na cruz Jesus
adquiriu o nosso êxodo, nos livrou do cativeiro e da escravidão.
f) Depois Jesus
desceu do monte e expulsa um demônio de um menino.
i.
A reação das pessoas é que ficaram maravilhados.
ii.
Esse maravilhado é um perigo.
iii.
Eles entenderam que Jesus era apenas um operador de milagres.
iv.
Jesus vai dizer aos discípulos no verso 44: Ponde vós
estas palavras em vossos ouvidos, porque o Filho do homem será entregue nas
mãos dos homens.
v.
Jesus
disse isso porque os discípulos estavam restringindo o ministério de Jesus em
apenas operador de milagres.
vi.
Moises e Elias
falaram sobre a agenda de Jesus no monte e ele estava dizendo o que era a sua
agenda.
vii.
Jesus
estava dizendo que Jesus estava indo para cruz.
viii.
O verso 45 diz que eles não entenderam nada: Mas eles não
entendiam esta palavra, que lhes era encoberta, para que a não compreendessem;
e temiam interrogá-lo acerca desta palavra.
ix.
Aqui deixa
claro que eles não entenderam a missão de Jesus.
x.
A missão de Jesus era morrer, para que nós pudéssemos ter vida.
Ø Terceiro:
Não discerniram a missão deles mesmo.
a) Pedro disse
assim: Bom estarmos aqui, vamos fazer três
tendas.
b) Pedro esta
querendo dizer:
i.
Isso aqui é fantástico.
ii.
Esse monte é maravilhoso.
iii.
Aqui só tem milagre e tudo é maravilhoso.
iv.
Pedro esta dizendo: La em baixo tem muita gente complicada, aqui
em cima é melhor.
c) Pedro esta
tendo a espiritualidade da fuga.
d) Precisamos entender
que o ministério não acontece no monte, ele acontece no vale.
e) Não podemos
ser espirituais só no monte ou na igreja.
f) Nosso ministério
é no meio das pessoas.
Ø Quarto: Não
discerniram a centralidade do culto:
a) Quando eles
ouvem a voz divina falando de dentro da nuvem, Mateus nos informa que eles caíram
de medo e de pavor.
b) Há dois
extremos que temos que evitar em relação ao culto:
i.
Primeiro é irreverência: Qual a sua atitude em relação à adoração?
ii.
Segundo é a fobia de Deus, medo de Deus. Reverencia não é ter medo
de Deus.
iii.
Nós temos reverencia a Deus porque o amamos e não porque temos
medo.
iv.
Reverencia é temor e estar deslumbrado com a santidade de Deus.
2.
A ESPIRITUALIDADE DO SÓ PÉ DO MONTE:
I.
Aqui ficaram os outros 9 discípulos.
II.
Marcos nos informa o que eles fazem no só pé do monte.
·
Observe os textos Marcos 9.14-16: E, quando se aproximou dos discípulos, viu
ao redor deles grande multidão, e alguns escribas que disputavam com eles. E logo toda a multidão, vendo-o, ficou espantada e, correndo para ele, o
saudaram. E perguntou aos
escribas: Que é que discutis com eles?
·
Por que
chamamos de a espiritualidade da discussão e sem poder?
Ø Jesus subiu o monte para orar.
Ø Eles não subiram e deveriam orar também.
Ø Deveriam ter a atitude de Jesus foi orar no monte, não vamos
ao monte, mas vamos orar também.
III.
Eles foram discutir com os escribas.
·
Quem eram os escribas?
Ø Os bambambãs
Ø Eles eram os
teólogos da época.
IV.
Aparece um pai aflito e ai:
·
Na ótica do pai os homens de Deus estavam ali.
·
Os escribas, doutores e discípulos de Jesus estão aqui e eles vão
me ajudar.
·
A idéia era que eles vão me socorrer e vão libertar o meu filho.
·
O pai foi até lá cheio de esperança e eles não fizeram nada.
V.
Por que não puderam nada?
·
Eles estavam discutindo com os escribas.
·
A discussões que é desvio do foco.
Ø 1Sm 17
quando Davi foi levar o lanche dos irmãos dele, Ele ver o gigante e seu irmão começa
insultar Davi.
a)
O irmão de Davi tentou tira-lo do foco.
b)
Davi largou seu irmão Eliabe para lá e partiu para conversa com
outros.
Ø Tem gente
que acha que a melhor coisa da vida é discutir.
a)
Tudo que ele sabe é fazer vai discutir.
Ø Sambalate,
Tobias e Gessem queriam tirar Neemias do foco para discutir também o assunto.
·
Não podemos perder o foco.
Ø Voce pode
conhece todas as correntes teológicas, ter boa apologética, ter hermenêutica,
mas se ficarmos no campo da discussão estamos perdendo tempo.
VI.
Enquanto os discípulos discutiam, o menino estava possesso por demônios.
·
O diabo estava lá atuando e trabalhando.
VII.
O pai dizia que o menino estava possesso desde a sua infância. E perguntou ao pai
dele: Quanto tempo há que lhe sucede isto? E ele disse-lhe: Desde a infância...Marcos 9:21
·
A palavra infância no grego é brefos de onde vem a descrição da
vida intra-uterina até a primeira infância.
Ø Isso nos faz
pensar na gravidade de que a possessão demoníaca pode começar até no ventre.
Ø Observe a
gravidade dessa possessão.
Ø O demônio o
apanhava e o jogava no foco, por terra e na água: E muitas vezes o tem lançado no fogo, e na água, para o
destruir; mas, se tu podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós, e
ajuda-nos... Marcos 9:22
Ø Pense como
era a vida desse rapaz.
VIII.
Eles não puderam expulsar o demônio.
·
Esta casta de demônios só se sai com jejum e oração.
·
Exigia uma busca maior.
·
Eles não puderam porque não oraram.
·
Eles não puderam porque não jejuaram.
Ø Jejum é a
uma disciplina.
Ø É a
mortificação da carne.
Ø Jejum não é
regime para emagrecer.
Ø Jejum é se
abster do bom para ter o melhor.
Ø Jejum é
abster-se do pão da terra para ter o pão do céu.
Ø Jejum é fome
de Deus.
IX.
Quando a igreja fica sem poder provoca dois resultados:
·
Primeiro o gemido de Jesus: E ele, respondendo-lhes, disse: Ó geração incrédula!
até quando estarei convosco? até quando vos sofrerei ainda? Trazei-mo... Marcos 9:19
·
Segundo somos causas de sofrimento das pessoas e não alivio:
Ø Ele trouxe o
menino aos discípulos e eles não fizeram nada.
Ø Eles criaram
um problema.
3.
ESPIRITUALIDADE DE JESUS:
I.
É a espiritualidade que tem poder, porque Jesus orava.
·
Seu corpo foi transfigurado, seu rosto resplandeceu e suas vestes
vazadas pela luz.
·
Quando a igreja ora a gloria Deus se manifesta na terra.
II.
Quando você ora Deus prepara você para os grandes enfrentamentos
da vida.
·
Jesus estava se projetando para enfrentar a cruz.
·
Quem ora recebe capacitação para enfrentar os desafios da vida.
III.
Jesus orou e o pai o defendeu.
·
Deus disse: esse é o meu
Filho a Esse ouvi...
·
Quando você ora, você não precisa se defender, Deus defende você.
IV.
Quando você ora, você é capacitado a fazer a obra de Deus.
·
Jejuns estava se preparando para a cruz.
·
Jesus estava comprometido a obedecer a Deus a enfrentar a cruz.
V.
Jesus é a espiritualidade do poder.
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