quinta-feira, 27 de julho de 2017

AS SETE IGREJAS DA ÁSIA


TEXTO: Eu, João, que também sou vosso irmão, e companheiro na aflição, e no reino, e paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo. Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta, Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia... Ap 1. 9-13 E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro; E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro. Apocalipse 1:9-13E ao anjo da igreja de Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê, pois, zeloso e arrepende-te. Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas... Ap 3.13-22
INTRODUÇÃO: Este texto vem exatamente no ano de 64 da era cristã, quando Nero assumiu o governo de Roma como imperador aos 17 anos de idade. Neste tempo surgiria um período muito difícil para igreja.
·         Quem era Nero?
Ø  Nero era louco, megalomaníaco, violento e devasso.
Ø  Mandou matar sua própria mãe e outros membros de sua família.
·         Dez anos depois que Nero governava exatamente no ano 64 no dia 17 de julho, ele incendiou a capital do império.
Ø  Ele queria construir uma Roma mais bela
Ø  Nero subiu para o alto da torre de Mecenas vestido de ator e assistia de lá as chamas destruindo a cidade.
Ø  Foram 7 noites e 6 dias de incêndio.
Ø  Do dia 17 de julho a 24 de julho de 64.
Ø  Quando incêndio acabou a cidade estava devastada.
Ø  Dos 14 bairros de Roma 10 deles foram devastados.
Ø  Os 4 bairros restantes densamente povoados por judeus e cristãos deram a Nero o abilhe para colocar a culpa do incêndio nos cristãos.
Ø  Aqui começa uma brutal e sangrenta perseguição.
Ø  Os historiadores afirmam que faltou madeira na época para fazer cruz, devido a quantidade de crentes que foram crucificados.
Ø  Os crentes eram cobertos de pistes e amarrados aos portes e queimados vivos para iluminar as ruas e as praças de Roma.
·         Em dois anos depois, no ano 66 dc. explode uma rebelião dos judeus em Israel.
Ø  Roma envia o general Tito para tentar resolver o motim.
·         Dois anos depois, no ano 68 Nero esta numa situação insustentável com o senado Romano.
Ø  Ele entra em crise e se mata.
·         Dois anos depois, no ano 70, a rebelião em Israel é incontrolável.
Ø  General Tito cerca Jerusalém, invade Jerusalém, queima o templo em Jerusalém, passa ao fio da espada milhares de judeus e cristãos.
Ø  Ali ele promove a maior dispersão de judeus de todos os tempos.
Ø  Isso durou desde o no 70 até 14 de maio de 1948 quando Israel retorna a seu território.
·         No mesmo ano 70 o imperador Vespasiano inaugura em Roma o coliseu.
Ø  Numa festa de 100 dias de inauguração, mais de 10 mil cristãos foram mortos com requintes de crueldades.
Ø  Eles eram enrolados em peles de animais e jogados nas arenas para os cães morderem, para os touros pisarem e para os leões devorarem.
·         No ano 86 da era cristã assume o governo de Roma Domiciano
Ø  Era chamado de segundo Nero.
Ø  Esse foi o primeiro imperador a rogar para ti o título de senhor e deus.
Ø  Foi esse imperador que deportou o apostolo João, então pastor da igreja de Éfeso, capital da Ásia menor da ilha do mar Egeu para ilha de Patmos.
Ø  O único representante do colégio apostólico vivo era João, todos os demais apóstolos estavam mortos.
Ø  O proposito de Domiciano era calar a voz do último apostolo do Senhor.
Ø  Domiciano queria fechar todas as portas da terra, isolando João numa ilha vulcânica.
Ø  Quando todas a portas se fecharam para João na terra Deus abril lhe uma porta no céu.
Ø  Deus disse a João sobe aqui e Eu lhes mostrarei as coisas que devem acontecer.
·         Até nas horas mais sombrias, amargas e adversas Deus esta no trono.
Ø  Deus sempre esta no controle.
Ø  Aquele dia era um dia de domingo, quando João escuta a voz do Senhor.
i.                     Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta... Apocalipse 1:10
ii.                   João se virou para ver quem falava com ele e o que ele ver: E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro, E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro... Ap 1.12-13
iii.                 Aqui nós aprendemos que o mundo só pode ver Jesus na igreja e através da igreja.
Ø  O Cristo que João vê, não era o Cristo angustiado, humilhado e prostrado, sangrando.
Ø  O Cristo que João vê era o Cristo da gloria.
Ø  E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo; E os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas.
E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece...
Ap 1:14-16
Ø  João quando o vê cai sobre o seu rosto e Jesus coloca a sua mão sobre os seus ombros e diz:
I.                    E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último; E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno. Apocalipse 1:17,18
II.                  Nós não adoramos o Cristo que esteve vivo e esta morto, adoramos o Cristo que esteve morto e esta vivo pelos séculos dos séculos.
·         No verso 13 vemos Jesus no meio das igrejas.
Ø  Jesus esta no meio das igrejas.
Ø  Ele não esta somente presente mais Ele anda no meio das igrejas.
Ø  Isso quer dizer que Jesus conhece as igrejas.
i.                     Ele disse eu conheço para cinco das igrejas, Éfeso, Tiatira, Filadélfia, Sardes, Laodicéia.
ii.                   Ele dizia eu conheço as tuas obras.
iii.                 Aquilo que ninguém sabe Jesus sabe.
iv.                 Para igreja de Esmirna Jesus disse eu conheço a sua tribulação e tua pobreza.
Ø  Jesus faz um diagnóstico de todas as igrejas.
i.                     Aquilo que a gente chama de igreja rica para Jesus era uma igreja pobre.
ii.                   Aquilo que era igreja pobre para Jesus era uma igreja rica.
iii.                 O que é uma igreja rica para nós?
iv.                 O que é importante não é ser rico diante dos homens, mas ser rico diante de Deus.
Ø  Para igreja de Pergamo Jesus disse: eu conheço o lugar onde tu habitas, onde esta o trono de Satanás.
i.                     Pergamo era a segunda maior cidade da Ásia Menor.
ii.                   Só perdia para Capital que era Éfeso.
iii.                 Quando se concorreu na Ásia qual cidade construiria o templo do imperador Romano, Pergamo ganhou e construiu o primeiro templo ao imperador como divindade.
iv.                 Qualquer lugar onde o homem é colocado num pedestal e aplaudido e chamado de trono de satanás.
v.                   Pergamo também hospeda também o templo de esculápio, o deus da cura.
vi.                 O símbolo desse deus era uma serpente.
vii.               Por isso quando você vai ao médico tem uma serpente no seu jaleco, isso vem de Pergamo e de esculápio, o deus da cura.
viii.             Qualquer adoração forjada pela mente humana, aí esta o trono de satanás.
ix.                 E foi lá neste lugar onde satanás tinha um trono, que Deus plantou uma igreja.
·         Há duas igrejas que Jesus não faz censura e somente elogio.
Ø  Igrejas de Esmirna e Filadélfia.
Ø  Esmirna era mais pobre e Filadélfia era mais fraca.
Ø  Com essas nós aprendemos que precisamos manter a ortodoxia da mensagem da palavra.
Ø  Nenhuma igreja que tangida a verdade de Deus pode agradar ao Deus da palavra.
·         Aprendemos com Éfeso e Tiatira.
Ø  Éfeso tem doutrina mais não tem amor.
Ø  Tiatira tinha amor, mais não tinha doutrina.
·         Na igreja de Sardes era uma igreja chamada igreja viva.
Ø  Uma igreja que dava tanta atenção e emoção e movimento, porem uma igreja morta.
·         Jesus faz uma analise impressionante de cada igreja.
Ø  A igreja que diz que é rica, Jesus diz que é pobre.
Ø  A igreja que diz que é pobre, Jesus diz que é rica.
Ø  A igreja que diz que é viva, Jesus diz que esta morta.
Ø  A igreja que diz eu sou fraca, Jesus diz que colocou diante dela uma porta aberta.
Ø  O importante não é o que você pensa ou o que as pessoas dizem ao nosso respeito, mas o que Jesus diz a seu respeito.
Ø  Jesus não tem opinião sobre nós, Ele tem um diagnóstico.
i.                     Ele conhece a sua vida.
TRANSIÇÃO: Vamos analisar o capitulo três.
·         Aqui a igreja que tinha a melhor autoestima.
Ø  Aqui a igreja que lhe dava a melhor nota.
Ø  A igreja que talvez desfrutasse da melhor reputação na cidade.
Ø  Jesus faz um diagnóstico e não tem um elogio a esta igreja, de Laodicéia.
·         Dos versos 15-17 Jesus faz um diagnóstico.
·         Dos versos 18-20 Jesus esta fazendo um apelo
·         Dos versos 21-22 Jesus lhe faz uma promessa.
·         Por que Jesus usou as figuras que usou nestes textos:
Ø  Frio, morno, quente, vestes brancas, ouro puro e colírio.
Ø  Jesus conhecia cultura e geografia desta cidade.
Ø  Jesus usa a linguagem de rio e morno devido as aguas que chegava em Laodicéia através de aquedutos que eram mornas.
Ø  O ouro puro era devido ser Laodicéia o maior centro bancário da Ásia menor.
Ø  Jesus usa a linguagem da roupa pura porque Laodicéia era também o maior centro teci da Ásia menor
Ø  Jesus também usa a linguagem do colírio porque Laodicéia era também o maior centro oftalmológico da Ásia Menor.
·         O que vai nos impactar neste texto não é o Jesus ver, é o que Jesus não ver.
Ø  Essa igreja não recebe censuras de Jesus por problemas teológicos.
Ø  Não tem falsos apóstolos, falsos mestres, não tem Jezabel, não tem doutrina de Balaão, e não tem heresias.
Ø  Diríamos que Laodicéia é uma igreja ortodoxa.
Ø  Igreja ortodoxa esta recebendo de Jesus a mais severa censura.
Ø  Nesta igreja não há nenhuma denúncia de escândalos ou pecados.
Ø  A igreja tinha uma boa reputação diante da sociedade.
Ø  Diríamos que a igreja de Laodicéia é uma igreja ética.
Ø  Não há denúncia de pobreza.
Ø  Essa igreja não tem perseguição a ela.
Ø  Tudo isso que a igreja tem é uma benção, mas não é suficiente.
Ø  O único diagnostico que ela não passa, falta de fervor espiritual.
i.                     Falta de fervor pode existe numa igreja ortodoxa, ética e rica.
ii.                   Esse é o problema da igreja da atualidade.
iii.                 Falta lagrimas nos olhos.
iv.                 Falta amor pelas almas.
v.                   Faltar amor uns pelos outros.
vi.                 Falta oração
vii.               Falta fome pela palavra.
viii.             Falta alegria de estar nos cultos.
Ø  Há muito ajuntamento e pouco sinceridade.
Ø  Há muita trovoada e pouca chuva
Ø  Existe muitas folhas e poucos frutos.
·         Se prega e as pessoas não mudam.
Ø  O índice de divórcio é quase o mesmo dentro da igreja
Ø  O índice de pessoas que vão para cama antes do casamento é quase o mesmo dentro da igreja.
Ø  A igreja brasileira é mais conhecida pelos escanda lós do que pelos seus exemplos.
Ø  Igrejas que não crescem, não ganham almas, não batizam ninguém e não plantão igrejas.
·         Não podemos viver de marasmo.
Ø  Você não pode ir à igreja porque é cobrado pelo pastor, e sim porque você queima de paixão por Deus.
Ø  Você não pode aparecer simplesmente porque esta escalado.
Ø  Você não pode jejuar e orar somente porque há um cronograma da igreja.
·         Jesus dar um conselho a igreja.
Ø  Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.... Apocalipse 3:18
Ø  Aqui ele esta dizendo, Eu sou o único que pode te trazer o fervor.

Ø  Aqui jesus pega pesado porque Ele não desiste de nós. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário