sexta-feira, 28 de julho de 2017

O MELHOR PARA DEUS É OBEDECER

TEXTO: “Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando? ”  Lucas 6.46
“E que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Chegando-se ao primeiro, disse: Filho, vai hoje trabalhar na vinha. Ele respondeu. Sim, senhor, porém não foi. Dirigindo-se ao segundo, disse-lhe a mesma coisa. Mas este respondeu: Não quero; depois, arrependido, foi. Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram: O segundo. Declarou-lhes Jesus: Em verdade vos digo que publicanos e meretrizes vos precedem no reino de Deus. Porque João veio a vós outros no caminho da justiça, e não acreditastes nele; ao passo que publicanos e meretrizes creram. Vós, porém, mesmo vendo isto, não vos arrependestes, afinal, para acreditardes nele.” – Mateus 21.28-32
INTRODUÇAÕ: Vivemos em meio a uma geração que nunca tivemos tanto conhecimento bíblico, tantas informações, e tanta revelação das Escrituras. Temos acessos a pregações de várias maneiras, estudos, seminários, conferencias, livros, internet e etc.
·         Você quer conhecer determinado assunto, basta entrar na internet e digitar aquilo que lhe deseja.
·         Porem estamos numa época em que as pessoas se fartam de tanta palavra e pouca pratica.
Ø  As pessoas têm mais folhas do que frutos.
Ø  Há muita teoria e pouca pratica.
Ø  Há muita iluminação na cabeça, mas ausência de boas obras.
Ø  As obras não salvam ninguém, mas todo cristão salvo tem boas obras.
·         O nosso erro não está em recebermos os ensinos, mas em não fazermos o que deveria ser feito com relação ao que temos recebido nesses ensinos!
·         Uma determinada estatística diz que, 75% das pessoas o que eles fazem hoje, vão estar fazendo as mesmas coisas depois de 10 anos.
Ø  Isso revela a maioria das pessoas não mudam suas posturas e seus hábitos.
·         O que acontece hoje é que quando eu passo a ser confrontado pela pregação de um certo pregador eu mudo de pregador.
Ø  As pessoas nos dias de hoje criam a ideia que é mais complacente mudar a sua teologia do que mudar sua vida.
·         Chamo a sua atenção para duas coisas: Ortodoxia e Piedade.
Ø  Ortodoxia tem a ver com a sã doutrina e piedade tem a ver com vida santa.
Ø  Ortodoxia sem piedade gera racionalismo estéril.
Ø  Piedade sem ortodoxia produz misticismo histérico.
Ø  A ortodoxia é a base da piedade e a piedade é o resultado da ortodoxia.
TRANSIÇÃO: Observe o texto abordado: “Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando? ”
·         Vamos analisar alguns pontos:
Ø  Não O chamamos de “Senhor” como um mero título!
Ø  O senhorio de Cristo, é o ato de nos rendermos ao Seu governo sobre as nossas vidas
Ø  A palavra “senhor” significa “amo”, “dono”. 
Ø  Para nós hoje, que não vivenciamos a realidade da escravatura, este significado pode ser diferente, mas os discípulos de Jesus e todas as demais pessoas dessa época conheciam bem este termo!
Ø  Todos eles sabiam que o reconhecimento de Jesus como “Senhor” significava a decisão de obedecê-Lo!
·         Fomos chamados a obediência.
Ø  Por isso nos deparamos com a indagação (e indignação) do Senhor Jesus: “Por que não fazeis aquilo que eu mando? ” (Lc 6.46).
Ø  Se O reconhecemos como “Senhor”, então devemos obediência a Ele, e ponto final!
·         Jesus disse: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos.” – Mateus 28.19,20
Ø  Jesus ordenou que a Sua Igreja guardasse os Seus ensinos e também reproduzisse esta visão de obediência nas próximas gerações de discípulos.
Ø  Ele esperava entendessem a responsabilidade de cada um deles seria guardar (obedecer, praticar) o que Ele ensinou.
EXORDIA: Paulo se referiu a obediência por fé em dois textos: “Por intermédio de quem viemos a receber graça e o apostolado por amor do seu nome, para a obediência por fé entre todos os gentios.” – Romanos 1.5 “E que agora se tornou manifesto, e foi dado a conhecer por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus eterno, para a obediência por fé, entre todas as nações.” – Romanos 16.26
·         Fomos chamados à obediência pela fé!
·         Escrevendo aos efésios, Paulo menciona a condição anterior à nossa conversão, e, para descrever a forma como vivíamos, ele usa o termo “filhos da desobediência”:
Ø  “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.” – Efésios 2.1-3
Ø  Esta era a nossa condição antes de nascermos de novo.
Ø  Estávamos escravizados pela vontade da carne e andávamos segundo o curso do mundo.
Ø  A Bíblia diz que andávamos “segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência”!
i.                     Em outras palavras, éramos diretamente influenciados por um espírito maligno!
FRASE DE LIGAÇÃO: Vamos extrair algumas lições importantes do texto que usamos como base para nossa explanação:
1.      OBEDIENCIA APARENTE É DESOBEDIENCIA
I.                    “E que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Chegando-se ao primeiro, disse: Filho, vai hoje trabalhar na vinha. Ele respondeu. Sim, senhor, porém não foi. Dirigindo-se ao segundo, disse-lhe a mesma coisa. Mas este respondeu: Não quero; depois, arrependido, foi. Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram: O segundo. Declarou-lhes Jesus: Em verdade vos digo que publicanos e meretrizes vos precedem no reino de Deus. Porque João veio a vós outros no caminho da justiça, e não acreditastes nele; ao passo que publicanos e meretrizes creram. Vós, porém, mesmo vendo isto, não vos arrependestes, afinal, para acreditardes nele.” – Mateus 21.28-32
II.                  Com relação a estes dois filhos, quem demonstrou ser obediente?
·         Aparentemente foi o primeiro, que respondeu afirmativamente ao chamado do pai.
Ø  Porém, na prática, o filho obediente foi o segundo.
Ø  Ainda que a princípio ele tenha se rebelado e dito que não faria o que o pai havia pedido, depois, arrependido, foi e obedeceu.
Ø  Jesus compara estes dois filhos a dois grupos de pessoas:
i.                     Os fariseus (o grupo religioso mais severo dentro do judaísmo)
ii.                   E os pecadores (os coletores de impostos e as prostitutas, que recebiam os piores rótulos sociais e espirituais naqueles dias
·         Não adianta passarmos horas a fio, sentados na igreja, ouvindo a Palavra de Deus, agindo como quem diz “sim” a tudo e depois, não obedecermos.
·         A aparência de obediência não está entre os pecadores, e sim entre os cristãos!
III.                A Igreja dos nossos dias é como o primeiro filho.
·         Preocupa-se com a aparência e com o conceito dado pelos outros
Ø  Sempre responde “sim” às ordens do Pai, mas nem sempre faz o que disse que faria!
Ø  Não basta termos uma aparência de religiosidade! Precisamos praticar a Palavra!
IV.                Tiago nos diz no capitulo 1.22-25: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla num espelho o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. Mas aquele que considera atentamente na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.”
·         Note que a Bíblia diz que a pessoa que não pratica a Palavra engana a si mesma!
·         A pessoas não engana a outros e nem a Deus, mas engana a si mesmo.
·         Uma aparente santidade não traz a aprovação de Deus.
·         A única coisa que legitima a nossa entrada no Reino de Deus é o reconhecimento do senhorio de Jesus, o qual, por sua vez, somente se evidencia através da nossa obediência a Cristo!
·         O fato de alguém meramente ouvir a Palavra de Deus não autentica sua salvação.
2.      OBEDIÊNCIA PARCIAL É DESOBEDIÊNCIA
I.                    Obediência e o cumprimento meramente parcial dos mandamentos de Deus é uma forma camuflada de desobediência! 
·         A aparência e a parcialidade levam à desobediência
·         Algumas pessoas vivem a aparência; outras a parcialidade! 
·         Outras tropeçar em ambas as coisas!
II.                  O rei Saul é um exemplo da pessoa que soma a aparência com a parcialidade 
·         “Disse Samuel a Saul: Enviou-me o Senhor a ungir-te rei sobre o seu povo, sobre Israel; atenta, pois, agora às palavras do Senhor. Assim diz o Senhor dos exércitos: Castigarei a Amaleque pelo que fez a Israel; ter-se oposto a Israel no caminho, quando este subia do Egito. Vai, pois, agora e fere a Amaleque, e destrói totalmente a tudo o que tiver; nada lhe poupes, porém matarás homem e mulher, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos.” – 1 Samuel 15.1-3
Ø  A ordem de Deus é clara, destrói totalmente a tudo o que tiver.
Ø  Contudo, uma vez mais, Saul não obedeceu ao que lhe havia sido ordenado: “Então feriu Saul os amalequitas desde Havilá até chegar a Sur, que está defronte do Egito. Tomou vivo a Agague, rei dos amalequitas; porém a todo o povo destruiu ao fio da espada. E Saul e o povo pouparam a Agague, e o melhor das ovelhas e dos bois, e os animais gordos e os cordeiros e o melhor que havia, e não os quiseram destruir totalmente; porém a toda coisa vil e desprezível destruíram.” – 1 Samuel 15.7-9
Ø  Nestes textos observamos uma obediência parcial, considerada por Deus desobediência.
Ø  “Então, veio a palavra do Senhor a Samuel, dizendo: Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir e não executou as minhas palavras. Então, Samuel se contristou e toda a noite clamou ao Senhor.” – 1 Samuel 15.10,11
·         Saul chama a Samuel para voltar com ele para mostrar para o povo que estava tudo bem.
Ø  Então disse Saul a Samuel: Pequei, porquanto tenho transgredido a ordem do Senhor e as tuas palavras; porque temi ao povo, e dei ouvidos à sua voz.
Agora, pois, rogo-te perdoa o meu pecado; e volta comigo, para que adore ao Senhor. Porém Samuel disse a Saul: Não voltarei contigo; porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, já te rejeitou o Senhor, para que não sejas rei sobre Israel.

1 Samuel 15:24-26
3.      CUIDADO COM O ORGULHO DA OBEDIÊNCIA
I.              Vejamos o texto de Lucas 18.9-14: “E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo, a orar; um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou, porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.”
II.            A religiosidade é o orgulho da obediência.
·         Aquele fariseu errava ao confiar em si mesmo.
·         Errava ao desprezar os outros.
·         Não enxergava os seus próprios tropeços!
4.      OBEDECER, É ENTENDER O SENHORIO DE CRISTO.
I.                    Um servo faz somente aquilo que o seu senhor manda.
·         “Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando? ”  Lucas 6.46
·         O melhor para Deus é obedecer e não somente ouvir.
II.                  Se Cristo de fato é o teu Senhor, então obedeça.

III.                “Porque nisto consiste o amor a Deus: em obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados.” – 1 João 5.3

Nenhum comentário:

Postar um comentário