Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo... 1 João 1.1,2
INTRODUÇÃO: Só o fato de Jesus se apresentar
como advogado implica que haverá um dia um julgamento. Neste julgamento você e
eu estaremos lá.
·
Todos grandes e pequenos, ricos e pobres, doutores e analfabetos,
religiosos e não religiosos, crianças, jovens e velhos, todos sem exceção terão
que comparecer ao reto e justo tribunal de Deus.
·
Naquele dia diz a bíblia, os livros serão abertos e nós seremos julgados
segundo o que estiver escrito nesses livros.
·
Naquele dia nossas obras nos condenarão, nossas palavras nos condenarão,
nossas omissões nos condenarão, os segredos do nosso coração serão destampados,
serenos julgados pelo que pensamos e desejamos.
·
Naquele dia diz a bíblia, nenhum homem será tido como justo pelas suas próprias
obras, uma vez que todos pecaram e destituídos estão da gloria de Deus.
·
Certo portanto é que você e eu precisamos de um advogado.
Ø E não precisamos de
um advogado qualquer
Ø Precisamos do único,
supremo, absoluto, incomparável advogado Jesus Cristo.
TRANSIÇÃO: João escreve esta carta e
avisa a nós crentes em Cristo a quem ele chama de filhinhos meus, que ele
escreve com um proposito, para que não pequemos.
·
Nós não temos licença para pecar.
Ø Nós não temos
permissão para pecar
Ø Embora sejamos
pecadores, não temos a avenida aberta para pecar.
·
Talvez lendo esta carta, os seus primeiros leitores pudessem entrar em
grande crise moral, emocional e espiritual ao perceberem que eles haviam
pecado.
Ø Que eles continuaram
pecando
Ø E o que fazer se a
ordem é não peque.
Ø E eles se flagraram
pecando.
Ø O que fazer diante
disso? Entra em pânico e desespero?
·
É neste contexto que João escreve uma palavra de alento, de consolo e de
esperança para nós.
Ø João diz: Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não
pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus
Cristo, o Justo.
FRASE DE LIGAÇÃO: Então precisamos entender por que Jesus pode ser o seu
advogado eficaz.
1.
ELE PODE SER ADVOGADO QUANTO AO SEU CARATER.
I.
O texto diz que Ele é O Justo.
·
O texto não diz justo, ele diz O Justo.
Ø Porque não há justo
nenhum sequer.
Ø Todos pecaram e estão
destituídos da gloria de Deus.
Ø Ele não pecou, Ele não é apenas justo, Ele é o único Justo,
ele é O Justo.
II.
Hoje há um divórcio entre a vida moral e o desempenho profissional.
·
É possível que hoje no campo humano você tenha bons advogados.
Ø Há luminares da ciência
jurídica, cuja vida pessoal é um desastre.
·
Isso não acontece com Jesus
Ø Ele não é apenas
advogado, Ele é Justo
Ø Nele não tem treva,
Nele não tem pecado, Nele não tem transgressão, Ele é luz, Ele é a verdade, Ele
nunca pecou.
Ø Ninguém jamais pode
acusa-lo de pecado
Ø Seu caráter impoluto
recomenda-o como nosso advogado.
III.
NO TRIBUNAL DE DEUS, SÓ UM ADVOGADO JUSTO PODERIA NOS VALER.
·
No tribunal dos homens por mais incridos que sejam, a lei é estorcida,
as testemunhas são subornadas, juízes são corrompidos, centenas são compradas a
peso de ouro.
·
Nos tribunais dos homens nós encontramos Herodes no trono e João Batista
na cadeia
·
Nos tribunais dos homens nós encontramos Pilatos julgando e Jesus de
Nazaré sendo julgado e condenado.
·
Porem no tribunal de Deus há retidão, há justiça.
·
Somente um advogado Justo poderia
defender a causa de injustos diante
do tribunal de Deus que não transige com a justiça.
·
Portanto Jesus como nosso advogado nunca usou de esperteza para
manipular a lei usando subterfúgios para nos defender.
Ø Jesus não é o tipo de
advogado que usa as filigranas de lei, as brechas de lei, para dizer que o
culpado é inocente.
Ø Ele é O Justo.
i.
O diabo tentou suborna-lo oferecendo os reinos deste mundo
ii.
Os judeus quiseram faze-lo rei.
iii.
Mas ele jamais aceitou suborno e propostas para se render ao pecado.
Ø Jesus veio para
cumprir a lei, satisfazer as exigências da lei e veio para se colocar debaixo
da lei e pra obedecer e cumpri-la.
Ø Jesus nunca e jamais
abriu brechas e buscou brechas na lei para dizer que a lei é injusta.
Ø Ao contrário a sua
palavra diz que a lei é justa, a lei é boa, que a lei é santa e a lei é
espiritual.
·
Os judeus acusaram-no de beberão, acusaram no de violar o sábado,
acusaram no de blasfemar e acusaram no até de possesso.
Ø Os membros do sinédrio
até contrataram testemunhas falsas para acusa-lo.
Ø Porem ninguém jamais
prosperou em acusa-lo de pecado, porque Ele é O advogado, O Justo.
2.
JESUS É NOSSO ADVOGADO POR CAUSA DOS SEUS METODOS EXTRAORDINARIOS.
I.
Jesus não veio para advogar a sua inocência, mais a sua culpa.
·
Aqui o campo muda um pouco.
·
Por que, o que é um advogado?
Ø A palavra advogado é
uma palavra grega paracletos, e a palavra paracletos é uma palavra composta:
Chamado para estar do lado.
Ø Quando você contrata
um advogado para estar do seu lado, é para defender você, é pra dizer que você
é inocente, que você não infringiu a lei, é pra dizer que você tem brechas na
lei para ser inocentado.
Ø Jesus não veio para
defender a sua inocência, Ele veio para reafirmar a sua culpa.
Ø Jesus não veio para
dizer que você é bom, como ensinava Jean-Jacques Rousseau
Ø Ao contrario
disso todos pecaram e destituídos estão da gloria de Deus, Não há nenhum justo
sequer.
II.
Jesus não veio para dizer que você tem méritos para
ser absolvido no tribunal de Deus.
·
A bíblia diz: Porque pela
graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie...Ef 2:8,9
·
Jesus não veio para dizer que você é inocente
Ø A bíblia diz que Deus
não inocentará o culpado e a alma que pecar esta morrerá.
·
Jesus não veio para dizer que você é livre
Ø A bíblia diz que
aquele que pecar é escravo do pecado.
·
Jesus não veio para dizer que você é iluminado
Ø É exatamente o contrário,
a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz.
·
Jesus não veio ao mundo para dizer que se você é
sincero na sua religiosidade isso basta.
Ø É o contrário, a bíblia
diz que há caminhos que para o homem parece direito, mas no fim são caminhos de
morte.
·
Jesus não veio para
defender justos, Ele veio para salvar pecadores.
Ø Ele disse: Os são não
precisam de médicos, mas sim os doentes.
III.
Jesus não veio para falar por você, Ele veio para
morrer em seu lugar.
·
isso também diverge no campo de uma advocacia
normal.
Ø A própria palavra
paracleto é a formação do verbo cletos
que é chamar e do prefixo para que é
estar do lado.
Ø Jesus não chamado para
estar do seu lado, Ele foi chamado para seu substituto, para esta no seu lugar,
para receber a penalidade do seu pecado.
Ø Por isso no verso 2
João diz que Ele é a propiciação pelos nossos pecados
i.
A ideia de propiciação é aplacar a ira.
ii.
Ou seja, se o meu pecado provoca a ira de Deus, e a
ira de Deus deve ser despejado sobre a minha cabeça, Ele assumiu o meu lugar,
Ele cumpriu a lei que eu descumprir, Ele satisfez as demandas da justiça que eu
descumpri e Ele recebeu em si mesmo todos os golpes da lei que iam cair sobre
mim, e a ira foi desviada de mim para Ele.
iii.
Jesus morreu em nosso lugar como substituto para
nos dar o perdão da vida eterna.
iv.
Ele não apenas perdoou você, Ele justificou você, e
agora você estar quites com a lei de Deus e a justiça de Deus, não pesa sobre
você nenhuma condenação.
IV.
No campo humano, quanto mais erudito, quanto mais
culto, quanto mais preparado, quanto mais conhecido, quanto mais eficaz é o advogado
nas suas demandas, mais caro ele é, mais inacessível ele é, poucas pessoas tem
acesso e contratar o seu trabalho.
·
Jesus não cobra honorários, o trabalho dEle é de
graça.
Ø Não é barato, é de graça.
Ø Custou tudo
Ø Custou a vida dEle.
Ele pagou o preço.
Ø De tal maneira que o
pobre desamparado tem o mesmo acesso a ele como o rico mais rico.
Ø O pecado mais
afundado no pântano lamacento do pecado tem tanto acesso a Ele, quanto o homem
mais religioso e espiritual
·
Jesus fez o trabalho por nós, de salvação, de vida
eterna, de graça.
Ø Você não compra o
serviço dEle.
Ø Você não merece o
trabalho dEle, Ele oferece gratuitamente.
Ø A bíblia diz que
quando Ele foi para a cruz Ele não levou em conta a vergonha da cruz pela alegria
que estava sendo proposta, a alegria de perdoa você, salvar e resgatar você e
de dar a vida eterna.
Ø Ele não foi para cruz
contrariado e gemendo,
Ø Ele não foi para a
cruz como um cordeiro esperneando quando vai para o altar para ser sacrificado
Ø Ele foi para cruz
como um Rei caminha para sua coroação.
V.
Quanta exigência
·
Quando tem se uma grande demanda, um cliente não
contrata apenas um advogado, mas uma banca de advogado.
Ø Cada advogado tem experiência
numa área diferente do outro.
Ø Um é perito num
aspecto e outro em outra área.
·
Quanto a exigência Jesus exige entrega total da
causa para Ele.
Ø Você não precisa de
uma banca de advogados.
Ø Ele é o titular
absoluto da ação.
Ø É somente Jesus.
i.
Não é Jesus e Maria
ii.
Não é Jesus e Pedro
iii.
Não é Jesus e a igreja metodista
iv.
Não é Jesus e o ritual sagrado
v.
A salvação esta exclusiva e unicamente na pessoa de
Jesus
vi.
Não há outra porta de acesso ao céu.
vii.
Não há outro caminho de acesso ao céu, somente
Jesus
viii.
Não existe um panteão de mediadores, somente Jesus
ix.
Não é Jesus e as obras
x.
Não é Jesus e os sacrifícios, é somente Jesus
VI.
Quanto a eficácia
·
Jesus nunca perdeu uma causa
·
Por mais erudito que seja um advogado, por mais
experiente que seja, num momento ou outro, ele vai abarcar com a derrota.
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Jesus jamais abarcou uma derrota
Ø Ele disse que todo
aquele que vem a mim eu jamais o lançarei fora.
Ø Jesus disse que quem
crer em mim tem a vida eterna.
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