quinta-feira, 1 de novembro de 2018

JESUS VAI PARA O CÉU E O ESPÍRITO SANTO VEM PARA A TERRA


Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar, Até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera; Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus.
E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que, disse ele, de mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. Então voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, o qual está perto de Jerusalém, à distância do caminho de um sábado. E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, irmào de Tiago. Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos... Atos 1:1-14
INTRODUÇÃO: Lucas escreveu um único livro em dois volumes.
·         O primeiro volume é o evangelho chamado Lucas, que em conteúdo é o maior de todos os evangelhos, embora Mateus tenha mais capítulos, o evangelho de Lucas tem mais conteúdo e por isso é maior.
Ø  Lucas escreve o evangelho para mostrar para nós o que Cristo começou a fazer e ensinar
Ø  Agora Lucas escreve Atos para mostrar para nós o que Cristo continua fazendo e ensinando por meio do Espírito Santo
Ø  E importante entender que Jesus não ensina e depois faz, Ele faz depois ensina
Ø  Jesus ele realiza e depois doutrina
Ø  As obras de Jesus são o avalista das suas palavras
Ø  Jesus pregava aos ouvidos e também pregava aos olhos
Ø  Agora diz a escritura que Lucas esta escrevendo este segundo volume da sua obra a um grego chamado Teófilo
i.                    Não há muitas informações sobre de quem de fato seja esse Teófilo
ii.                   Porém o seu nome Teófilo significa amigo de Deus
iii.                 É muito provável que pudesse ser alguém de grande influência naquele século.
iv.                 Ao escrever para ele este evangelho e livro da historia da igreja, pudesse assim estas informações serem passadas ou repassadas as pessoas das altas cortes ou de maiores influencias no império Romano.
TRANSIÇÃO: Chamo a sua atenção para algumas verdades que Lucas enfatiza no introito ou preambulo desse livro de Atos.
1.      LUCAS DESTACA A RESSURREIÇÃO DE CRISTO COMO UMA GRANDE VERDADE.
I.                    Observe o verso 3: Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus...
·         Se o Pai enviou Jesus ao mundo para morrer por nós e ressuscitar e nos trouxe a justificação, Ele morre segundo as escrituras e ressuscita segundo as escrituras, isso mostra para nós que nada foi acidente.
Ø  Nada é casual
Ø  Houve um plano perfeito, eterno e vitorioso que aconteceu dentro de uma rigorosa na agenda estabelecida de Deus na eternidade.
·         A bíblia diz que foi na plenitude dos tempos que Jesus Cristo veio.
Ø  Ele veio nascido de mulher e nascido sobre a lei.
Ø  O verbo Eterno, pessoal e divino se fez carne.
Ø  Ele habitou entre nós cheio de graça e de verdade.
Ø  Ele pisou o nosso chão, Ele vestiu a nossa pele, Ele calçou as sandálias da humildade, Ele andou entre nós como um de nós exceto no pecado e Ele morreu por nós pelos nossos pecados, mas a morte não pode detê-lo, a sepultura não pode prendê-lo, Ele venceu a morte, Ele matou a morte, Ele triunfou sobre a morte e Ele demonstrou a vitória sobre a morte com provas irrefutáveis.
i.                    Esta é uma doutrina magna do cristianismo e tem sido atacada de forma muito feroz.
ii.                   Porque se você descontrói esta verdade, você derruba todo o edifício do cristianismo.
iii.                 Se a morte venceu, Cristo é um derrotado!
iv.                 Porem se Ele venceu a morte, se Ele triunfou sobre ela, Ele inaugura para nós a imortalidade e Ele traz para nós uma viva esperança.
·         Jesus de fato ressuscitou e as provas da sua ressurreição irrefutáveis.
Ø  Ele apareceu publicamente e não somente para os 11 apóstolos
Ø  Ele apareceu para as mulheres
Ø  Ele apareceu varias vezes para os apóstolos
Ø  Ele apareceu para mais de 500 irmãos de uma só vez.
Ø  Quando Ele disse do lado de fora do sepulcro para as mulher dizerem para os discípulos para irem para a galileia, os estudiosos dizem que Jesus não apareceu somente para os discípulos, mas para mais de 500 irmãos publicamente antes da sua Ascenção.
Ø  A vitória de Jesus Cristo sobre a morte é um fato absolutamente seguro.
Ø  E porque Ele ressuscitou que podemos ter esperança.
II.                  Observamos novamente no verso 3:
·         Nos diz que Ele apareceu para os seus discípulos durante 40 dias
Ø  Durante esse período Ele não ficou mudo, calado e passivo, mas apareceu falando das coisas concernentes ao reino de Deus.
Ø  Jesus deu sequência o seu ministério de ensino
Ø  Ele abriu o senário de que Ele é o Rei deste reino e seu reino é eterno.
2.      A PROMESSA DO ESPÍRITO SANTO
I.                    Observe o verso 4-8: E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que, disse ele, de mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.
Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.
Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.
II.                  É interessante esta conexão da subida de Cristo e da descida do Espírito Santo.
·         Abramos a bíblia em João 7.37-39: E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.
Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.
E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.
·         Era necessário que Jesus fosse glorificado e voltasse pro céu, e ao voltar para o céu derramar o Espírito Santo.
·         Agora então vemos atos 1.4: E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que, disse ele, de mim ouvistes.
·         Esta era uma promessa antiga
Ø  Que promessa? A promessa do derramamento do Espírito Santo.
Ø  Quando isso aconteceria? No exato momento que Cristo fosse glorificado, fosse exaltado a destra de Deus e consumado a sua obra. 
Ø  Depois de concluído a sua obra, Jesus compre a promessa do derramamento do Espírito Santo
Ø  É isso que esta também em Joel 2.28: E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
Ø  Deus prometeu também através do profeta Isaias 44.3: Porque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes.
Ø  Esta é uma promessa antiga do derramamento do Espírito Santo de Deus.
Ø  O extraordinário é que esta PROMESSA FOI CUMPRIDA.
Ø  O Espírito Santo desceu e ele não somente desceu, Ele desceu para habitar dentro de seu coração.
Ø  Ele desceu para morar dentro de você.
Ø  Você é o santuário do Espírito Santo
Ø  Você é o templo da morada de Deus.
Ø  Você é o santo dos santos onde o Espírito Santo veio residir, morar e dirigir a sua vida.
3.      COMO DEVERIA SER ESTA ESPERA?
I.                    Vejamos o texto de Lucas 24.49: E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.
·         Esta promessa do Pai deveria ser aguardada obedientemente.
·         Eles deveriam permanecer na cidade.
·         O que isso significa?
Ø  Que a igreja não deveria sair para cumprir a grande comissão sem antes receber a capacitação do Espírito Santo.
Ø  A obra de Deus não é feita na nossa força, mas na força do Espirito Santo de Deus.
II.                  Esta espera deve ser perseverante.
III.                Veja o que o texto diz: até que do alto sejais revestidos de poder.
·         Não é permanecer um dia, uma semana ou um mês, mas até que o Espírito Santo fosse derramado.
·         Por isso em Atos 1.4 esta Escrito: E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que, disse ele, de mim ouvistes...
·         Dr John Stott foi muito feliz quando disse: Antes de enviar a igreja ao mundo, Jesus enviou o Espírito Santo a igreja e esta ordem não pode ser alterada.
·         Nós precisamos do Espírito Santo.
4.      VAMOS NOMINAR, CLASSIFICAR E DEFICINIR O QUE É ESTA PROMESSA.
I.                    Vejamos o verso 5: Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.
·         Esta terminologia batismo com Espírito Santo é um dos termos mais controvertidos, mais debatidos e de entendimentos mais variados dentro do universo evangélico brasileiro e mundial.
Ø  Alguns acreditam eu este batismo com Espírito Santo é uma segunda experiência após a conversão
Ø  Há aqueles que acreditam que no momento em que é batizado no corpo de Cristo que você é batizado com Espírito Santo então você é selado por Deus e é propriedade exclusiva de Deus.
Ø  Há outros que acreditam que a evidencia do batismo com Espírito Santo é falar em outras línguas.
·         Podemos então dizer que se esta é uma promessa para igreja, Paulo disse em 1Co 12.3B e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo...
Ø  Nenhum crente é verdadeiramente salvo sem o Espirito Santo.
Ø  Nenhuma pessoa pode reconhecer Jesus Cristo como seu Salvador, como seu Senhor a não ser que o Espirito Santo o convença, o regenere e o transforme,
5.      A NATUREZA DO REINO
I.                    Vejamos os textos 6 e 7: Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.
·         Os apóstolos, os próximos de Cristo ainda não haviam compreendido a natureza do reino.
·         Que visão eles tinham do reino?
Ø  Primeiro: eles pensavam num reino geográfico.
i.                    Eles imaginavam que o reino tinha cercas geográficas.
ii.                   Eles pensavam que o reino estava limitado ao território de Israel.
iii.                 Eles imaginaram um reino terreno, material e físico.
iv.                 Eles imaginavam um reino político onde Jesus seria o rei e eles seriam os seus ministros de estado e Israel a grande e poderosa nação.
v.                   Eles entendiam um reino estático e não dinâmico.
vi.                 Eles se confundiram
vii.               O reino de Cristo não é um reino geográfico, não é material, não é estático, não é político.
viii.             Então o que é O reino de Deus? O reino de Deus é o governo de Deus em seu coração, é o domínio de Cristo na sua vida, este reino está dentro de você.
·         Jesus disse para eles não compete a vocês conhecerem tempo ou épocas.
Ø  São duas palavras na língua portuguesa sinônimas.
Ø  Mas no grego tempo é cromos.
i.                    Cromos é o tempo em que você marca no relógio, segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses, anos, décadas, séculos e milênios.
Ø  A outra palavra épocas não é cromos é kaios.
i.                    É o tempo oportuno.
Ø  O que Jesus está querendo dizer é que você não deve ficar gastando suas energias tentando compreender esses aspectos que pertencem a soberania de Deus, mas você tem uma missão no mundo e você tem um chamado para ser testemunha e para ser testemunha você precisa de poder.
Ø  Veja o texto seguinte no verso 8 o que ele diz: Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.
Ø  Vamos compreender este texto.
i.                    Aqueles homens, aquela igreja, aqueles primeiros discípulos precisavam de poder.
Ø  Aqui também tem outro componente importante: Uma coisa é você ter o Espírito Santo, outra coisa é o Espírito Santo ter você.
i.                    Uma coisa é você ter o Espírito Santo presente, outra coisa é você ter o Espírito Santo presidente.
ii.                   Uma coisa é você ser habitado pelo Espírito, outra coisa é você ser cheio do Espírito.
iii.                 Nem todos que são habitados pelo Espírito estão cheios do Espírito.
iv.                 E para saber disso basta olhar a experiência.
v.                   Vocês acreditam que todos os crentes salvos estão cheios do Espírito Santo? É isso que vemos? É isso que notemos? Não.
vi.                 Vemos na vida de todos o mesmo entusiasmo? O mesmo compromisso? O mesmo engajamento? A mesma agenda de testemunho? Não vemos isso.
·         Por que eles deveriam ser revestidos de poder?
Ø  Primeiro: Para saírem da especulação doutrinaria para a pratica.
i.                    Ao invés de gastar tempo especulando doutrinas, eles deveriam gastar tempo testemunhando e pregando.
Ø  Segundo: precisavam de poder para romper barreiras culturais, raciais e religiosas.
i.                    Jesus deu para eles um cronograma.
ii.                   Eles deveriam passar por Samaria
iii.                 Já haviam 700 anos que a relação entre judeus e samaritanos eram relação de stress, contendas, brigas e preconceitos.
iv.                  Isso era a ponto de um judeu considerar um pão de um samaritano imundo. Um judeu não bebia agua no mesmo copo de um samaritano. Eles olhavam para um samaritano e diziam que eles não passavam de combustível para o fogo do inferno.
v.                   Jesus deu para eles uma agenda que eles deveriam passar por Samaria.
vi.                 A agendas deles deveriam quebrar preconceito, ódio, racismo, acepção de pessoas, culturais e religiosos.
vii.               Eles iriam entra no campo para ser testemunha, e onde o evangelho chega também chega o perdão, restauração, libertação, derruba muralhas que o preconceito levantou.
Ø  Terceiro: Eles precisavam de poder para testemunhar até os confins da terra.
i.                    Sem poder nós vamos pensar em nós.
ii.                   Sem poder nós vamos pensar no nosso conforto
iii.                 Sem poder nós vamos pensar na nossa comodidade.
iv.                 Sem poder nós vamos viver uma vida focada em nós mesmos.
v.                   Quando temos o poder olharmos para o mundo como nós mesmos
vi.                 Com poder não conseguimos ficar com esta mensagem para nós, vamos ao mundo.
Ø  Quarto: Precisamos de para morrer
i.                    Talvez a principal missão da igreja é morrer.
ii.                   Se o grau de trigo não cair na terra e não morrer o que eles são? Mas se morrer produz muito fruto.
iii.                 O grande problema é que nós estamos tão vivos para nós que nós não estamos dispostos a morrer.
iv.                 A palavra testemunha na palavra grega é mártir.
v.                   Uma testemunha é alguém que esta disposta a morrer se preciso for pela sua fé.
vi.                 Se você não encontrou uma causa pela qual morrer, você não esta preparado para viver.
vii.               Se você não esta pronto a dar a sua vida por Cristo, é preciso questionar se você de fato é servo de Cristo.
viii.             Quando o Espirito Santo encheu aqueles homens de poder, eles não temeram mais prisões, eles não temeram mais açoites, eles não temeram mais ameaças, eles não temeram mais a homens, eles não temeram mais a morte.
ix.                 Ele não tinham dinheiro, eles não tinham cultura, eles não tinham influencia política, eles não tinham proteção do estado, eles não tinham leis que os protegiam e eles transtornaram o mundo e colocaram o mundo de cabeça para baixo.
6.      A ASCENÇÃO DE CRISTO.
I.                    Jesus conclui a sua obra porque foi elevado as alturas.
·         Ele subiu para assentar a destra de Deus Pai todo poderoso.
·         Ele que foi elevado as alturas tem uma promessa de Deus no verso 11: Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.
Ø  Ele voltará.
II.                  Qual foi a postura dos discípulos ouvindo estas verdades?
·         Agora vem a busca do Espírito Santo, o clamor da igreja.
·         Vejamos os textos 12-14: Então voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, o qual está perto de Jerusalém, à distância do caminho de um sábado. E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, irmào de Tiago. Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.
Ø  Repare que o texto diz que eles voltaram para o cenáculo, e por que?
i.                    Por que no cenáculo? Porque foi lá que eles ouviram de Jesus a promessa do derramamento do Espírito Santo.
Ø  E quem estava lá? O verso 13 diz.
Ø  O que eles fizeram lá? O verso 14 diz estavam unanimes em oração.
i.                    Esta igreja nasce com oração
ii.                   Esta igreja nasce buscando a promessa do Pai.
iii.                 No dia de pentecostes todos foram cheios do Espírito Santo.
iv.                 O resultado disso foram 2 mil pessoas se convertendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário