Texto: Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira... Apocalipse 22:15
INTRODUÇÃO: Este é um
texto poderoso, mas também cheio de mistérios. Após uma pequena lista de quem
não vai entrar no céu, nós temos uma frase no meio do texto que deve ficar
aplicada de maneira correta, “ficarão de fora os cães”.
·
O que significa esta frase?
·
Quem são estes cães que ficaram de fora?
Ø Algumas
interpretam que literalmente é um cachorrinho, animalzinho.
Ø Se
fazem diversas interpretações deste texto.
Ø Porem
vamos ver isto através das escrituras.
Ø Vamos
ao texto e fazermos uma exegese do texto.
v A palavra
exegese é extrair do texto, diferentemente de alguns que fazem colocações que
não estão no texto.
v É
muito seguro quando você ver um pastor pregando e citando a bíblia do que um
pastor que ler um texto e prega porem não volta mais no texto.
v As
vezes a gente fica se perguntando, porque se leu este texto, porque o pregador
não falou nada do texto.
v Então
exegese é quando você extrai e constrói a ideia do texto.
Ø O
primeiro texto que vamos ler construindo a ideia pode um cão profetizar estar
em Isaias 56:10-11: E estes cães são gulosos, não se
podem fartar; e eles são pastores que
nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua
ganância, cada um por sua parte.
Vinde, dizem, trarei vinho, e beberemos bebida
forte; e o dia de amanhã será como este, e ainda muito mais abundante.
Ø O
texto aqui implica várias coisas:
v Primeiro:
A função de um cão é guardar, ser sentinela.
ü Ele
faz isto de duas maneiras, latir e atacar.
ü Então
um cão em tese dorme de dia e fica acordado a noite.
ü A
natureza do cão foi feita para isso.
v O
texto sugere que há um grupo de pessoas que a bíblia chama de cães.
v Estes
não trabalham e não cumprem a sua função devida.
v Estes
deveriam ser sentinelas da alma das pessoas.
v Deveriam
se preocupar com o ladrão que vem de noite e cuidar.
v Estes
deveriam dar os alarmes corretos e se preciso for dar a sua vida pelas pessoas.
v Neste
ponto, a uma espécie de cães que não serve para nada, o chamado vira-lata.
·
O cão na bíblia, apesar de gostarmos do
animalzinho, para o judeu não era bem visto.
Ø O
judeu ver o cão de uma maneira muito ruim
Ø Ele
sempre está na bíblia comendo carniça
Ø Ele
sempre está na bíblia atacando pessoas
Ø Ele
é símbolo de feitiçaria, de bruxaria, de desobediência e de várias coisas sem
valor.
Ø E
na lei de Moises o cão é um dos animais impuros.
Ø A
bíblia proíbe comer cachorro.
Ø Por
isso que na bíblia você vai ver satanás sendo comparado a um cão
Ø Um
falso pastor sendo comparado a um cão.
Ø Quando
você tem pesadelos com cães, é demônios.
·
Neste texto de Isaias, esses cães são uma
qualidade de pastores que nada compreendem e olham para os seus próprios
interesses.
·
Em filipenses 3:2, o apostolo Paulo nos dar
uma advertência: Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros,
guardai-vos da circuncisão...
Ø Aqui
Paulo cita os maus obreiros se referindo aqueles que traziam a lei Mosaica para
igreja na nova aliança querendo circuncidar aqueles que já estavam em Cristo.
Ø Veja
que Paulo chama de cães os maus obreiros.
·
No livro de Salmo 22:20 diz: Livra a minha alma da espada, e a minha predileta da força do
cão.
Ø Aqui
vemos um comparativo do salmista chamando o diabo de cão.
·
Em outro texto vemos os falsos profetas
sendo chamados de cães ou lobos.
Ø Veja
comigo Mateus 7:15: Acautelai-vos, porém, dos falsos
profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos
devoradores.
·
Em mais um texto sobre os cães, maus
obreiros e falso pastor vemos:
Ø Atos 20:29 diz: Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de
vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho;
·
Analisando todos estes textos e de uma
maneira bem simples, fica claro que os cães que ficarão de fora não é um
animalzinho e sim os falsos obreiros, falsos mestres e falsos pastores.
Ø Em
todos os textos da bíblia estes tipos de pessoas são chamados de cão.
Ø E
isto por causa do contexto da lei de Moises.
Ø Impuros
que deveriam fazer o seu trabalho e não fazem.
Ø Estes
deveriam trabalhar ao invés de dormir
Ø Estes
só engordam e não trabalham.
Ø Estes
ao invés de cuidar do rebanho comem o rebanho.
Ø Você
já viu um cão que come galinha?
v Cão
que come galinha pode matar, nunca mais ele vai prestar.
TRANSIÇÃO: E como
identificar um cão? Estes que a bíblia diz como em Isaias 56:10 e 11 que são
falsos pastores. Nós sabemos que estamos acostumados a ler um texto e
identificar um cão ao diabo.
·
No texto de João 10:10 que diz: O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que
tenham vida, e a tenham com abundância.
Ø Apesar
de o diabo vir para fazer tudo isto, este texto também não se refere ao diabo.
Ø Analise
isto em João 10 a partir do verso 1-14.
Ø O
texto de João 10 não está falando diabo.
Ø Veja
o texto: Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra
pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e
salteador. Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz,
e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante
delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão
dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. Jesus disse-lhes esta parábola; mas eles não entenderam o que era que
lhes dizia.
Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em
verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as
ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta;
se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a
destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida
pelas ovelhas. Mas o mercenário, e o que
não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e
foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem
cuidado das ovelhas. Eu sou o bom Pastor,
e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.
Ø Quando
analisamos este texto Jesus fala de dois tipos de gente, o pastor da ovelha e o
vendedor da ovelha que é o mercenário.
Ø Quando
você vai em Israel você se depara com estes dois tipos.
Ø Você
vai entender quem é o pastor e quem é o mercenário.
Ø O
pastor ele vai adiante com um sininho. Além dele falar com a voz ele toca o
sininho e as ovelhas ouvem a sua voz e vem atrás.
Ø O
mercenário, ele vai atrás com uma vara pontiaguda na mão espetando as ovelhas,
ferindo as ovelhas, machucando as ovelhas, porque as ovelhas não é dele.
Ø O
pastor ele vai a frente e as ovelhas o seguem, o mercenário vai atrás.
Ø No
verso 8 Jesus diz que todos que vieram antes de mim eram ladrões e salteadores.
Ø No
verso 10 o texto começa categoricamente dizendo, o LADRÃO não vem senão...
Ø O
mercenário é aquele que não se importa com as ovelhas, para ele é só comercio.
Ø Para
o mercenário vender ovelha é profissão.
·
Precisamos enfatizar, ser pastor não é ser
um profissional!
·
Nestes textos nós identificamos as
características dos cães.
·
Aqueles que são mercenários
EXORDIA: Analisemos então
as caraterísticas do verdadeiro pastor:
1.
ELE AVALIA OS CUSTOS DO MINISTÉRIO:
I.
Em Lucas 14:26-30 Jesus vai trazer uma
palavra muito dura.
·
Se alguém vier a mim, e não aborrecer a
seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua
própria vida, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não levar a
sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo. Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se
assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a
acabar? Para que não aconteça que, depois
de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem
comecem a escarnecer dele, Dizendo: Este
homem começou a edificar e não pôde acabar.
·
O
texto sugere que Jesus está dizendo que toda pessoa que almeja o ministério
deve sentar, pensar e calcular se é isto mesmo que quer.
Ø Deve
se fazer uma profunda reflexão.
Ø Isto
para depois não culpar a igreja por depressão, por sua dor e outras coisas.
Ø Quantos
pastores vemos murmurando? E a palavra murmurar na bíblia significa rosnar.
Ø Deve-se
avaliar o custo chamado ministério.
Ø Jesus
não obriga ninguém a entrar no ministério, mas se entrar, só sai morto.
Ø Ministério
é carregar a própria cruz
Ø Ministério
é renunciar a pai, mãe, esposa, filhos, irmãos e irmã e etc. por amor de mim.
Ø Ministério
é enfrentar grandes pressões.
v Pressões
de traições
v Pressões
de lideranças
v Pressões
de calunias
v Pressões
financeiras
v Pressões
de pessoas falsas
v Pressões
daqueles que deveriam ajudar a atrapalham
v Pressões
emocionais
v Pressões
de pessoas decepcionadas
v E principalmente
pressões do diabo.
Ø Pastor
precisa entender que ele ama a Deus e apascenta o povo.
Ø Por
isto que Jesus pergunta Pedro tu me amas?
v Jesus
não perguntou para Pedro, ama minha igreja?
v Jesus
perguntou para Pedro tu me amas?
v Jesus
está dizendo: Pedro, se você me ama, apascenta minha igreja.
v Nós
não apascentamos igreja por amar igreja, nós apascentamos igreja por amar a
Cristo.
v O pastor
que tem valor para igreja é aquele que está chegando e aquele que está indo embora,
o atual nunca é bom.
v Jesus
não exigiu que devemos amar a igreja.
v Jesus
não mandou o pastor ter um caso com a igreja.
v Tem
pastores que cuidam mais da igreja do que da esposa.
v Pastor
cuida da igreja e Deus cuida do pastor.
v Ser
pastor não é alto promoção, é alto rebaixamento.
v Ser
pastor é se escolhido.
·
Jesus não prometeu que seria fácil, mas que
seria difícil.
Ø Vejo
o texto de Mateus 5:10-12: Bem-aventurados os que sofrem
perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados
sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal
contra vós por minha causa. Exultai
e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim
perseguiram os profetas que foram antes de vós.
·
Também faz parte do ministério galardões
pagos pelo Senhor, alegrias do dever cumprido.
Ø Vidas
transformadas, enfermos curados, famílias transformadas, pessoas libertas,
salvação de almas e etc.
II.
O pastor que não é o cão, eles estão mais
preocupados com caráter do que com carisma.
·
Em 1 Tm 3 vemos as características de quem
almeja o ministério
Ø Dentre
estas características descritas por Paulo, somente duas é talento e o restante
tudo é caráter.
Ø Hoje
se inverteu, algumas coisas têm haver com caráter e talento é o que importa.
Ø Veja
o texto de 1 Tm3:1-7: Esta é uma palavra fiel: se alguém
deseja o episcopado, excelente obra deseja. Convém, pois, que o
bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro,
apto para ensinar; Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de
torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; Que governe
bem a sua própria casa, tendo seus
filhos em sujeição, com toda a modéstia (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da
igreja de Deus? ); Não neófito,
para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. Convém também que tenha bom testemunho dos que estão
de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo...
Ø Repare que há somente dois talentos o restante em grande
maioria é caráter.
CONCLUSÃO:
·
Deve-se entender que ministério é um
caminho sem volta, você não pode retroceder.
Ø Em
Lucas 9:62 diz: E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e
olha para trás, é apto para o reino de Deus.
Ø Em Hebreus 10:38: Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem
prazer nele.
·
O povo que se levanta contra a autoridade
de um pastor, se levanta contra Deus que pôs ele ali, e da mesma forma, pastor que
culpa o povo de seus problemas se levanta contra Deus.
Ø Precisa
entender que foi Deus que colocou pastor do povo e não o povo que o colocou
pastor.
Ø É preciso
avalia o custo.
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