quinta-feira, 27 de agosto de 2020

PORCO OU OVELHA

 

TEXTO: Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé...

INTRODUÇÃO: Podemos fazer a seguinte pergunta a respeito desse texto: Por que Paulo deveria se envergonhar do evangelho? Paulo disse, eu não tenho vergonhado evangelho. E um dos motivos de Paulo não se envergonha do evangelho está no verso 17:

·         Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé.

·         Na bíblia Nova Versão Internacional diz assim: Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: "O justo viverá pela fé".

·         Precisamos fazer a seguinte pergunta pensando neste texto: O que é justiça?

Ø  Justiça para nós é fazer a coisa certa.

Ø  Justiça para nós é ser uma pessoa certa.

Ø  Porem justiça na bíblia não é fazer a coisa certa.

Ø  Acabamos de ler que no evangelho é revelado a justiça de Deus.

Ø  Esta justiça que do princípio ao fim é pela fé.

Ø  Este é o maior dom de Deus aos homens

Ø  Justiça é um dom de chegar diante de Deus sem senso de culpa, sem medo.

Ø  Justiça é um dom de um cristão chegar diante de Deus sem medo de ser condenado.

Ø  O que é esse dom?

v  Para muitos, esse dom de Deus nos fazer justiça é apenas Deus fazer uma vingança para você. A pessoa diz: Eu estou aguardando a justiça de Deus!

v  É isso que nós pensamos sobre ser justo.

·         A justiça na bíblia sagrada não esta ligada a fazer, esta ligada a crer.

·         Precisamos entender o que significa justiça no velho testamento e no novo testamento.

Ø   Justiça na lei era uma coisa, justiça antes da lei no caso de Abraão era outra coisa.

Ø  Na lei justiça significava ser perfeito, aí sim você está certo.

Ø  O homem justo durante 1250 anos, no período da lei, era o homem que fazia coisas corretas. Este era o homem justo.

Ø  Então, na lei o homem justo significava o homem sem defeito.

Ø  Basicamente aonde começou o termo justo a ser usado.

Ø  Antes da lei, quem foi chamado de Justo?

v  A bíblia diz que Adão era perfeito antes de pecar, então Adão era justo.

v  A bíblia diz que Noé era justo, um homem justo, porque ele cria em Deus.

v  A bíblia diz que 450 anos antes da lei, Abraão foi chamado de homem justo.

v  A bíblia também chama Jó, que era um homem contemporâneo a Abraão de justo.

v  Tanto Abraão, como Adão, Noé e Jó, não foram chamados justos porque praticavam coisas boas.

v  A bíblia diz que Abraão foi considerado justo porque Creu em Deus.

Ø  Só existe duas maneiras de Deus considerar você justo:

v  Praticando boas obras ou pela fé.

v  Então, só existe duas maneiras de você receber a justiça de Deus na sua vida, pela fé e por méritos.

Ø  A justiça na lei por exemplo, depois do período de Abraão, o termo nunca mais foi usado na terra para se referir aos homens.

v  Quando a lei de Moises veio, o homem parou de ser chamado justo.

v  Na lei, o termo passa a ser usado a um animal na terra.

v  Veja Isaias 53:11: Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si.

v  O termo justo na terra passou a ser dado a um cordeiro.

v  Quando veio a lei, todos os anos, os homens pegavam um cordeiro de um ano de idade e sem defeito, chegavam diante do sumo sacerdote e cortavam o pescoço deste cordeiro e derramava o seu sangue. Isto era feito durante 7 dias, era chamado de yom kippur, dia da expiação, ou seja, dia do perdão, a mais importante data da religião judaica.

v  Ali durante este dia o homem coloca a sua mão na cabeça do cordeiro enquanto aspergia o seu sangue e ele confessava todos os seus pecados.

v  A bíblia não diz que o sacerdote examina o pecador, a bíblia diz que o sacerdote examinava o cordeiro.

v  Era o cordeiro que não podia ter defeito.

v  A bíblia diz também que os sangue destes cordeiros, destas ovelhas não foram suficientes para purificar o pecador.

v  Por isto Isaias 53:11 fazendo menção sobre Jesus diz: Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si.

v  Você percebe que depois da lei o termo justo deixou de ser dado ao homem, e passou a ser dado a Cristo, na terra o cordeiro.

v  Aquele cordeiro trazido ao Yom Kippur simbolizava a perfeição de Cristo no céu.

v  Se lembre quando Abraão foi sacrificar Isaque e Deus não permitiu! Preso entre os arbustos estava o cordeiro. Aquele cordeiro referia-se ao cordeiro de Deus.

v  Na lei, todos os homens ficaram expostos pelos seus pecados.

v  A lei escancarou aos homens que eles não são perfeitos.

v  Por causa da lei, os homens deixam de ser chamados de justos.

Ø  Agora no tempo atual que chamados de graça, o termo justo passa a ser usado por duas pessoas, dois indivíduos:  

v  Um deles é Jesus e o outro é você.

v  Veja novamente o texto de Romanos 1.17: Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: "O justo viverá pela fé".

v  Nós não somos justos pela nossa performance.

v  Você não é justo diante de Deus baseado pelos seus méritos.

v  Você só pode ser justo pela graça de Deus.

v  A bíblia diz que não há nem um justo sequer. Todos são pecadores.

v  Diante desse fato, o homem só pode ser considerado justo diante de Deus crendo.

v  Observe o texto de Romanos 1.17 mais uma vez: Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: "O justo viverá pela fé".

v  Veja no texto que você não é justo fazendo, você é justo crendo.

v  Você não é justo porque merece, você é justo porque você crer.

v  Você é considerado justo diante de Deus porque você tem fé.

v  Você não é justo praticando.

v  Vejamos Gálatas 3.8: Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti.

v  Em Atos 16.31: E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.

v  Percebe que em todos esses padrões justo é ser aceito pela fé.

v  A palavra justo é ser aceito por Deus.

v  Nada do que você fizer de bom fará você ser justo.

v  E nada do que você fizer de mal fará Deus te amar menos.

v  Você não é aceito diante de Deus porque você merece.

v  A grande verdade é que nós merecemos o inferno, mas o que nós recebemos é o amor.

v  Nós não somos justos fazendo, somos justos crendo.

v  Você é justo diante de Deus porque crer em Jesus e não porque teria que praticar uma boa obra.

·         Pergunto: Como que sou perfeito e justo, se ao mesmo tempo sou pecador?

Ø  É interessante entender isso, porque a palavra justo é algo perfeito, sem macula.

Ø  Apesar de você ser justo, a bíblia diz que você nasceu em pecado.

Ø  Você não é pecador porque peca, você peca porque você é pecador.

Ø  Você nasce em pecado.

Ø  Não são os seus pecados que te fazem pecador, é a sua natureza.

Ø  Veja comigo Romanos 5.17-19: Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo. Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida. Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.

Ø  Neste texto vemos que você é pecador por causa de Adão.

Ø  Você é pecador não porque você pecou, mas porque você herdou a natureza pecaminosa.

Ø  Isto é injusto, mais ainda assim, condena você.

Ø  E então você diz: O que eu faço pastor?

v  Veja o texto: Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.

v  Perceba que ser justo é um dom da graça

v  Por meio de Adão todos são pecadores e a morte entrou por causa de Adão.

v  Mas o texto também diz que nós recebemos de Deus a abundante graça e observe o termo, o dom da justiça.

v  Você recebe pela graça a justiça

v  Você não é justo fazendo, você recebe o dom de ser justo.

v  Você não é aceito por Deus porque você merece, você é aceito por Deus porque Jesus mereceu.

v  O texto continua, veja o verso 18: Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.

v  Seguimos verso 19: Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.

v  Você percebeu no verso 19 que não é os teus pecados que te fazem pecador, mas é o pecado de Adão. Você nasce com esse DNA.

v  Porem no vemos verso 19b diz: assim pela obediência de um, muitos serão feitos justos.

v  Você percebeu que é pela obediência de Jesus muitos são feitos justos.

v  Você não é justo pelos méritos que você tem, mas pelo que Jesus fez.

v  Quando você entende a graça, automaticamente você recebe a justiça de Deus.

v  O dom de ser justo é o resultado da graça

v  O que justo? É você chegar diante de Deus sem Ele te consumir com a santidade dEle.

v  Deus é santo, e Ele é três vezes santo.

v  Lembra de Isaias capitulo 6, os serafins diziam santo 3 vezes.

v  A santidade de Deus derreteria você.

v  A justiça faz você chegar diante de Deus sem Ele te matar.

v  Deus te considera justo não porque você merece, mas por causa de Jesus.

v  Todo aquele que crer em Jesus é considerado justo diante de Deus.

v  Você não é justo fazendo justiça, você é justo crendo certo.

v  Você precisa entender que crer certo é diferente de crer errado.

v  Se você crer errado muda tudo na sua vida.

v  Quem crer errado canta errado, prega errado, educa filhos errado, vive errado.

v  Exemplo: Se você acreditar que me deve 1 milhão de reais e não tem condições de pagar, todas as vezes que você me ver, você não vai se aproximar de mim. Se você crer que Deus é contra você isso não facilita as coisas para você.

v  O dom da justiça é você entender que Deus não tem nada contra você.

v  Jesus levou todos os nossos pecados na cruz. Ele pagou pelos nossos pecados.

v  Você é justo quando você crer certo, então você vive certo.

Ø  Alguém pergunta: Pastor, como que eu sou perfeito e justo diante de Deus se eu sou cheio de pecados?

v  Então eu te faço uma pergunta: O que Jesus fez para morrer como um pecador?

v  A bíblia diz que Ele se fez pecado. Você acha que Jesus merecia morrer como um pecador? A bíblia diz que Ele nunca pecou.

v  A obra de Adão te fez um pecador e condenou a todos, a obra de Jesus me fez justo e salvou a todos.  

v  Veja mais uma vez Romanos 5.9: Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um, muitos serão feitos justos.

v  Você é justo diante de Deus mesmo sendo um pecador.

v  Você é perfeito diante de Deus mesmo sendo imperfeito.

v  Como se explica isso? Veja 2 Co 5.21: Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.

v  Percebe que Deus (Jesus) se fez pecado por nós.

v  Jesus nunca pecou, mas Ele se tornou pecado.

v  O que Jesus fez para ser pecador? Nada!

v  O que você fez para ser justo? Nada.

v  Se Jesus se tornou pecado, sem cometer nenhum pecado, como você se torna justo sem praticar nenhum ato de justiça?

v  Podemos dar o exemplo: Um certo fazendeiro tinha duas ovelhas que estavam prenhas. Elas ganham no mesmo dia e mesma hora. Uma dar a luz e morre e a outra dar a luz e o filhote morre. Agora ele tem mãe sem filho e filho sem mãe. Ele pega o corpo da mãe morta e joga no pasto e pega também o filhote morto e joga no pasto. O fazendeiro então pega a ovelhinha viva e dar mãe viva. Tem jeito de filho, cara de filho, idade de filho, mas não é filho. Porem a mãe não sabe. Então o fazendeiro pega a ovelhinha e coloca junto da mãe que perdeu o filho. A ovelhinha já vai buscando a teta. Porém o fazendeiro se esquece que só tem uma maneira de o filho ser reconhecido, pelo cheiro. Aquela ovelhinha que tem jeito de filho, cara de filho, idade de filho, mas não tem a marca do filho e ela ver que não é filho. Ela então tira aquela ovelha. Agora o fazendeiro tem um problema, esta ovelha vai morrer de fome porque ela não tem mãe. O fazendeiro então se lembra que lá no pastor tem o corpo da outra ovelhinha morta. Ele então tira a pele daquela ovelha e veste a ovelha viva e leva de volta para a mãe. Veja que não é filho, mas tem jeito de filho, cara de filho, idade de filho e agora cheiro de filho. Veja que aquela ovelha não é aceita pela mãe porque é filho, mas porque alguém deu a vida.

v  A história de Isaque, Jacó e Esaú aponta para Jesus. Jacó não foi aceito por ser primogênito, mas porque estava revestido de primogênito.

v  Imagine que quando você chegar diante de Deus, você não será aceito por ser bom, você será aceito porque estará revestido de Cristo.

v  A obra de Adão condenou você, a obra de Cristo fez você ser aceito.

v  Por isso vemos na bíblia: Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

v  Lembra quando anjo da morte iria passar no Egito, Deus disse para os hebreus marcarem os umbrais das portas das casas com o sangue do cordeiro. Veja que com um ato desse aplaca a ira de Deus.

v  A bíblia diz em Ezequiel 18.20a: A alma que pecar, essa morrerá;

v  Então porque você não morre? Por causa de Cristo.

v  Nós não somos bons, pelo contrário, somos maus, mas Jesus é justo e Ele me fez justo.

·         Como Deus me ver?

Ø  Vejamos o texto de Êxodo 12.12-13: E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o Senhor. E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito.

Ø  Agora em Hebreus 10.17 sobre aqueles que tem o sangue de Jesus na sua vida e entenderam o sacrifício do cordeiro diz assim: E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades.

Ø  Como Deus me ver? Quando Deus olha para mim, Ele ver Jesus em mim.

Ø  Nós estamos escondidos no corpo de Cristo.

Ø  Veja o que esta escrito em Cl 3.3: Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.

Ø  Observe o que Paulo diz em Romanos 8.10: E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.

Ø  E tem gente que vai dizer: Mas se Deus não ver o meu pecado, então eu posso pecar!

v  Você precisa entender que crer certo produz um estilo de vida certo.

v  Na lei de Moises tinha um animal que representava o justo, o cordeiro, e tinha outro animal que representava o injusto, o porco.

v  Imagine que você é um porco antes de Cristo. No reino espiritual é isto. Todo porco ama lavagem, lama e chiqueiro, que representa nossos pecados.

v  Agora a bíblia diz que você mudou de natureza, veja que Deus não lavou o porco e chamou ele de baby. Ele matou o porco e nasceu uma ovelha.

v  Você não foi melhorado quando veio para Jesus, você morreu quando veio para Jesus.

v  Não existe possibilidade de você ser melhorado, você tem que morrer e nascer de novo.

v  Você morreu para mundo e nasceu para Cristo.

v  Uma ovelha que se senti bem no chiqueiro é um crente que se senti bem no mundo.

v  Eu posso pegar um porco e leva-lo para minha casa, dar banho nele, passar talco nele, perfume, colocar um lacinho, chamar ele de baby, mas quando ele ver lavagem, lama e chiqueiro o que ele vai fazer? Ele vai para lá porque ele é porco.

v  Agora também posso pegar uma ovelha e jogar ela na lama, é o que acontece com muitos crentes, cheio de lama, pecados.

v  A menos que esta ovelha realmente se tornou um porco, ela não vai se sentir bem, porque é uma ovelha, assim é o crente.

v  Pergunto: Tem como uma ovelha se sentir porco e porco se sentir ovelha?

ü  Se você crer que é um adultero, um adultero será.

ü  Se você crer que é um mentiroso, um mentiroso será.

ü  Se você crer que vai para o inferno, para o inferno irá.

ü  Se você crer que Deus é seu inimigo, é seu inimigo que ele será.

ü  Crer errado produz um estilo de vida errado.

ü  Se você crer que você é uma ovelha, é uma ovelha que você vai ser.

ü  Se você crer que Deus te ama, Ele te ama.

ü  Se você crer que não é um adultero, você não é um adultero.

ü  Tem gente que diz, eu sou assim mesmo. Não, você não é.

ü  Crer errado produz estilo de vida errado.

ü  Você é ovelha de Jesus!

v  Lembra-se, foram nos porcos que os demônios resolveram entrar.

v  Veja apocalipse 22.11: Quem é injusto, seja injusto ainda; e quem é sujo, seja sujo ainda; e quem é justo, seja justificado ainda; e quem é santo, seja santificado ainda.

ü  É sobre identidade que estamos lidando

ü  Veja o texto: injusto, seja injusto, sujo, seja sujo ainda, quem é justo, seja justificado.

ü  Tem a ver com o que você crer.

ü  Você precisa crer certo.

·         Como vencer o pecado?

Ø  Acompanhe comigo este texto Rm 4.15 Porque a lei opera a ira. Porque onde não há lei também não há transgressão.

v  Quem vive da lei, atrai a ira de Deus.

Ø  Veja Romanos 3.19: Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus.

v  A lei veio como espelho para dizer que você é pecador e a graça vem depois e começa nos trazer vida.

v  A lei não oferece ajuda para o pecador.

v  A lei quebra um coração de pedra, a graça coloca um coração de carne.

v  A lei condena os melhores de nós, a graça salva os piores de nós.

v  A lei tira o pior de nós, a graça extrai o melhor de nós.

v  Veja o que Paulo diz em Gálatas 3.10: Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.

v  Os que estão na lei estão debaixo de maldição.

v  Veja o que Paulo diz em 1 Coríntios 15.56: Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.

v  A lei é a força do pecado.

Ø  Como vencer o pecado: precisamos dos efeitos da graça.

v  Vamos observar o que Paulo diz em Romanos 6.14: Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.

v  Paulo diz ainda em Romanos 6.1-2: Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?

v  Graça não é permissão para pecar, graça é a única força que temos para ir e não pecar.

v  Graça é favor imerecido, graça e capacitação para vencer.

v  Paulo diz em 1 Co 15.34: Como justos, recuperem o bom senso e parem de pecar; pois alguns há que não têm conhecimento de Deus; digo isso para vergonha de vocês.

v  Crer certo muda sua vida.

v  Quanto maior entendimento tivemos da graça de Deus, mais força temos para irmos e não pecar.

v  É entendimento da vontade de Deus que santifica

v  É o entendimento do amor de Deus que transforma.

v  O entendimento de Deus tira toda dor e tira todo mal.

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